segunda-feira, 29 de junho de 2009

O grupo da Copa

Devo admitir. Dunga, no comando da seleção brasileira, tem feito um trabalho incontestável. Venceu as duas competições oficiais que disputou (exceto a oOimpíada, que não foi disputada com a equipe principal). Foi até capenga na Copa América, mas ganhou goleando a maior rival, a Argentina, por 3 a 0.

Agora, o título da Copa das Confederações foi absolutamente incontestável. 5 jogos. 5 vitórias. 14 gols marcados. 5 gols sofridos. Se a seleção não deu espetáculo (esteve longe disso, na minha visão) foi, de longe, a mais eficiente e competitiva do torneio. E isso faz, sim, da seleção canarinho a grande favorita ao hexa na Copa de 2010.

Copa que será disputada em pouco menos de um ano, na África do Sul. Acredito que entre 40 e 50% do grupo de jogadores que vai ao Mundial está definido na cabeça de Dunga.

Vamos a um exercício de futurologia:

Goleiros:

Júlio César (confirmado): O maior goleiro do mundo é inconteste. Estará na África!

As outras duas vagas estão em aberto. Dunga chamou várias vezes Doni e Gomes. Para a Copa das Confederações levou Vítor. Mas não testou nenhum dos dois. Alguns ainda crêem em Marcos. Nomes como Bruno (Flamengo), Diego Alves (Almería) e Felipe (Corinthians) podem pintar nas próximas convocações para teste.

Laterais:

Daniel Alves (confirmado): Marcou um gol histórico nas semifinais. Agradou improvisado na ala esquerda.

Maicon (confirmado): Apesar do fraco desempenho nas finais da Copa das Confederações, tem muito crédito com Dunga. A lateral direita está decidida para o Mundial.

A ala esquerda é o único setor da equipe que está totalmente vago. Vários atletas foram testados por Dunga ao longo destes 3 anos. Kléber e André Santos não corresponderam na competição. Esperança para Juan (Flamengo), Fábio Aurélio (Liverpool), Marcelo (Real Madrid) e até dos próprios jogadores que jogaram a Copa das Confederações.

Zagueiros:

Juan (confirmado): Jogador que faz parte da espinha dorsal da confiança do treinador, ao lado de Júlio César, Lúcio, Gilberto Silva, Kaká e Robinho. Só não vai ao Mundial se não se recuperar das lesões musculares que prejudicaram seu desempenho nesta temporada.

Lúcio (confirmado): Será o capitão na Copa de 2010!

Mais duas vagas estão em aberto. Os favoritos são Thiago Silva (Milan), Miranda (São Paulo) e Luisão (Benfica). Está mais para os dois últimos. Thiago Silva não joga há 6 meses.

Volantes:

Gilberto Silva (confirmado): Assim como Lúcio, é a voz de Dunga dentro do grupo. Só uma lástima o retira do Mundial.

Felipe Mello (confirmado): Excetuando os grandes gênios do futebol, nunca foi visto na história da seleção jogador com tamanha personalidade e que jogou todos os jogos como titular desde a estreia, em fevereiro deste ano. É só manter o bom desempenho e garante a presença na África.

As outra vaga (ou duas, dependendo de Dunga) deve ficar com Josué. Se Dunga optar por duas, pode ser que Mineiro reapareça. Eu duvido.

Meias:

Kaká (confirmado): O dono do time. Com toda justiça!

Dentre os meias apenas Kaká está confirmado. Na Copa das Confederações foram convocados Kléberson, Ramires e Júlio Batista. Ronaldinho Gaúcho, se voltar a atuar em alto nível, terá vaga assegurada. É bom espiar o desempenho de Ibson e Hernanes no Campeonato Brasileiro.

Atacantes:

Robinho (confirmado): Apesar do desempenho pífio na Copa das Confederações e de não jogar nada há um bom tempo, inacreditavelmente Dunga o adora. Estará no mundial.

As três vagas restantes serão para o setor onde a disputa será mais acirrada. Nem tanto pelo número de vagas, mas pela qualidade de seus postulantes. Que seleção no mundo se dá ao luxo de dispor de Adriano, Ronaldo, Nilmar, Fred, Alexandre Pato, Nilmar, Luís Fabiano (este era para estar confirmadíssimo, mas terá de esperar um pouco mais). Acredito que Dunga vá esperar para ver o desempenho de Adriano e Ronaldo. Se atuarem bem, vão á Copa, principalmente o imperador. Aí a outra vaga seria disputada entre Nilmar e Pato. O primeiro agradou mais nos jogos das eliminatórias e Copa das Confederações.

**********

Agora é aguardar os jogos restantes das eliminatórias e conferir na Copa, ano que vem, se meus prognósticos têm algum fundamento.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Que geração é essa, gente ??

Nasci em 1984, em novembro. Tenho, portanto, 24 anos. Pouca idade perto de quem já viveu muito mais que eu. Mas idade suficiente para concluir que pertenço à geração mais infeliz da história recente brasileira.

Sim, não tenho o menor orgulho de minha geração. Muito pelo contrário, tenho é vergonha de passar por ela. Salvo raríssimas exceções, os integrantes dela são vazios, pequenos, idiotas e cruéis. Vazios porque acreditam que Ipod é a maior invenção da humanidade. Pequenos porque acham que sabem mais que os mais experientes (quanta arrogância !!). Idiotas porque veneram a "Dança do Créu" e a "Gaiola das Popozudas". Cruéis porque atiram bombas contra homossexuais e agridem sem dó moradores de rua.

A novela"Caminho das Índias" vem abordando com muita propriedade essa perdida geração. Com brilhantes abordagens de Glória Perez, Duda Nagle, e os demais atores do núcleo, estão mostrando o quão inútil é esta geração.

Tenho muita inveja de quem viveu a geração 70, que lutava (alguns morreram, até) por liberdade. Queriam ter o direito de escolher seus representantes, quando a Ditadura os impunha tais representantes goela abaixo. Seus ídolos eram Chico, Caetano, Roberto Carlos.

Um pouco depois, a chamada injustamente de geração perdida, bradava pela decência em um país onde o jeitinho e "cervejinha" sempre foram o protocolo oficial. Sim, a geração 80 estava certa ao cantar "Que país é esse?". Seus ídolos? Cazuza, Renato Russo, Arnaldo Antunes.

Viriam ainda a geração cara pintada. Menos politizada que as já citadas anteriormente, mas não menos inquieta. Foram para a rua. Queriam a saída de Collor. Se pintaram, não de verde e amarelo como queria o cínico, mas de preto para pedir a sua saída. Tinham vergonha. Na cara. Pintada.

Veio então a tal geração coca-Cola. E pelo que lutamos? No que acreditamos? Outro dia ouvi um amigo dizer: "O Brasil não precisa de mais escolas, centros culturais e museus, precisa, sim, de construir mais casas populares"! Meu Deus ! Taí, é por isso que lutamos. É por dinheiro. É por lucro. Ganância pura. Somos arrogantes com os mais velhos (que sabem 10 vezes mais que a gente), não respeitamos ninguém, só lutamos por nós mesmos. Agredimos, batemos, jogamos bombas nos outros, matamos inocentes. Somos superiores a Deus !

Não tenho orgulho dessa geração. Mas sou parte dela. E tenho vergonha disso !!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Me converti

Sempre tive os dois pés atrás com essas novidades trazidas pela internet. Achava que era muita invasão da privacidade, tinha muito receio. Pois bem, aos poucos fui vencendo este preconceito.

Primeiramente veio o MSN, logo depois criei um orkut (essa foi a parte mais difícil...). Aí não tardei a criar um blog ("Todo jornalista deve ter um blog", dizia um professor na faculdade).

Hoje eu não tenho mais aquela visão! Ainda creio ser a internet um veículo tão perigoso quão fascinante, mas sabendo usar (como quase tudo na vida) não há com o que se preocupar!

Agora, minha mais nova peripécia na Rede Mundial de Computadores é o Twitter. Uma rede social onde postam-se pensamentos, opiniões e frases, mas num espaço bem mais curto que este por exemplo. São 240 caracteres, no máximo !!

Estou totalmente inserido na aldeia global. E estou gostando muito !!!

Há quem interessar possa eis, meu Twitter.

Naveguem a vontade.

Sem moderação !!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Não somos cozinheiros

"Quando uma noticia não é verídica ela não será evitada pela exigência de que os jornalistas frequentem um curso de formação. É diferente de um motorista que coloca em risco a coletividade. A profissão de jornalista não oferece perigo de dano à coletividade tais como medicina, engenharia, advocacia. Nesse sentido por não implicar tais riscos não poderia exigir um diploma para exercer a profissão. Não há razão para se acreditar que a exigência do diploma seja a forma mais adequada para evitar o exercício abusivo da profissão"

Esta foi a justificativa do ministro do Supremo tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, para defender seu voto contrário à obrigatoriedade do diploma universitário para se exercer a função de jornalista. Mendes chegou, ainda, a comparar os jornalistas a cozinheiros, alegando que para se ter uma boa comida, segundo ele, não se faz necessária a existência do Diploma de Cheff.

Infeliz a comparação do ministro. E equivocada a sua visão de que erros cometidos por jornalistas não tem o mesmo impacto de falhas cometidas por médicos ou engenheiros, por exemplo. É claro que tem! Ou calúnia e difamação não causam danos? Danos psicológicos podem, sim, equiparar-se a danos físicos.

Ao abolir a obrigatoriedade do diploma, o STF está contribuindo para a proliferação de cada vez mais erros dentro da imprensa. Um cidadão graduado em Jornalismo sai da faculdade (ou pelo menos deveria sair) com conhecimentos em teorias de comunicação, técnicas de entrevista, noções de diagramação, etc. Concordo com o argumento de que não é preciso ser graduado para escrever e se comunicar bem. Mas a profissão de jornalista não se atem a este pilar apenas.

Jornalista tem de saber, sim, sobre teorias de comunicação, técnicas variadas de abordagem de conteúdo, noções de abordagem de conteúdo. Ao chegar ao mercado sem esses conceitos, o erro de avaliação causa os tais erros de interpretação que geram processos e mais processos. E prejudicam a vida de tanta gente.

O STF se equivocou feio. Nada contra os cozinheiros, mas nós somos jornalistas e merecíamos ser tratados como tal. Ou então não vamos mais exigir diplomas de médicos, advogados, engenheiros, dentistas e, porque não, cozinheiros !!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Saudade Eterna !!!


Não tem mais a alegria...
Não tem mais o alto astral...
Não tem mais a brincadeira...
Não tem mais o trenzinho...
Não tem mais a força interior...
Não tem mais a determinação...
Não tem mais o exemplo de vida...
Não tem mais o pai exemplar...
Não tem mais o tio querido...
Não tem mais o parceiro de todas as horas...
Não tem mais o genro dos sonhos...
Não tem mais o marido companheiro...
Não tem mais o profissional respeitado...
Não tem mais o amigo insubstituível...

Fica a saudade e a lembrança de grandes momentos de um grande ser humano !!!

O momento é de muita dor !!!

É de muita saudade !!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

A veia autoritária do governo ataca novamente

A estatal brasileira de maior renome internacional realmente não vive a melhor das fases. Depois de sofrer com a criação de uma CPI para investigar supostas irregularidades em contratos da empresa com ONG's, agora a Petrobrás resolve atacar e tentar acuar o principal meio de propagação da democracia: a Imprensa.

Ao veicular em seu blog oficial respostas a perguntas de jornalistas da Folha de São Paulo, de O Globo e do Estado de São Paulo, a estatal deu um recado bem claro. Não tem a menor intenção de respeitar as liberdades individuais dos jornalistas que cumpriam com seu trabalho de informar a população. Ou seja, atingiu em cheio a Liberdade de Imprensa, direito adquirido por todos os brasileiros após a Constituição de 1988.

Entendendo o Caso

Em sua edição de domingo último, 06/06, o jornal O Globo publicou uma reportagem intitulada "Petrobrás ainda financia a fracassada mamona", onde questiona a atitude da estatal em investir sobre um recurso sabiamente (segundo informações de O Globo) fadado ao fracasso, do ponto de vista de rendimento orgânico, no que tange à produção do biodiesel.

Porém, no sábado, dia 05/06, a assessoria de imprensa (!?), que desde o início do mês mantém um blog na internet, cometeu o ato insano de publicar as perguntas e as respostas antes da veiculação da matéria. Tal atitude fere o direito do jornalista de informar a sociedade. sem pressão de terceiros. Ao publicar as respostas, na tentativa clara de induzir a linha editorial da redação do texto, há uma clara intenção de intimidar a Imprensa. E a Petrobrás o fez com o Estadão e a Folha, também.

Atitude lamentável que nos faz lembrar de outras tentativas deste governo de brecar as liberdades individuais.

Autoritarismo Petista

Desde que assumiu o governo, em 2003, cercado de esperanças por um novo tempo, o PT vem tendo estas atitudes, no mínimo, cínicas de buscar o cerceamento da imprensa. A primeira, e mais grave na minha visão, foi a tentativa de criar um conselho de jornalismo, com cláusulas que chegavam à cassação do registro de um profissional.

Com a graça de Deus o projeto não vingou. Não satisfeito o governo propôs, em 2004, a expulsão do jornalista, Larry Rother, correspondente do "The New York Times" aqui, após a publicação de matéria em que o jornalista denunciava, digamos, o gosto exacerbado do presidente Lula por bebidas alcoólicas. O teor da reportagem foi preconceituoso e mal educado, mas daí a propor a extradição de um cidadão que vive aqui dentro da lei, vai um longo caminho.

Sem contar a má vontade do presidente Lula com a imprensa. Sabem quantas entrevistas coletivas o mandatário maior da nação já deu em 6 anos de mandato? Duas! Isso mesmo, duas entrevistas em SEIS ANOS! E quando perguntado sobre esse relacionamento, Lula não titubeia: não gosta da imprensa.

Ora, um presidente que não gosta de dar entrevista e tem horror à imprensa, só podia orientar o governo e suas instituições atacar e intimidar quem tem o direito (e o dever !!) de informar à sociedade: a Imprensa.

Não é surpresa a atitude da Petrobrás.

CPI neles !!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O viradão e o apagão

E o samba atravessou o Túnel Rebouças...

A mais legal iniciativa do Viradão Carioca foi tentar desmistificar essa história de cidade partida, que tão mal faz ao Rio e para a convivência entre seus moradores. Ao promover um verdadeiro encontro de bambas em Ipanema, a Secretaria de Cultura deu o recado. E mais interessante ainda: foi em Ipanema sim, e estava lotado e num clima de muita paz e alegria.

A primeira que subiu ao palco foi a grande rainha do Império Serrano, Dona Ivonne Lara, entoando o clássico "Alguém me avisou", acompanhada da competente banda DNA do samba, que é formada por herdeiros de grandes nomes do samba, como Nelson sargento, Silas de Oliveira, Martinho da Vila, dentre outros.


A cativante Dorina entoou sucessos seus mesclados com outros grandes nomes. Destaque para a magistral interpretação de "Na cadência do samba", antológico samba de Ataulfo Alves, que completaria 100 anos em 2009. Após Dorina, ainda subiram ao palco Adilson Pereira (o Adilson da Vila), Noca da Portela (vídeo acima), Marquinhos Diniz e uma apresentação solo do DNA do samba.

Para encerrar a inesquecível noite, Monarco subiu ao palco cantando "Corri pra ver", em homenagem à sua Portela. Ao final da apresentação todos se uniram e cantaram "Contos de Areia" (samba de 1984 da azul e branco de Madureira) e "Eu sou o samba", de autoria do também portelense Zé Keti.

Uma bela noite em que Madureira foi à praia. E em grande estilo.

**********

Pane generalizada !!

O Flamengo começou surpreendentemente bem contra o Sport em plena Ilha do Retiro. Com 10 minutos de jogo já estava vencendo por 2 a 0. Porém, uma pane inexplicável em sua defesa, favoreceu a equipe pernambucana, que marcou 4 gols em 8 minutos. Eu nunca vi isso antes na história do futebol.

Me pareceu que Cuca fez uma avaliação errada. Ao perder Kléberson para a seleção, o treinador rubro-negro, ao invés de fazer entrar um jogador com a mesma característica do pena campeão, promoveu a entrada do bom (mas inexperiente) zagueiro Wellinton e adiantou Williams para fazer a função de Kléberson. E foi aí que o Sport ganhou o jogo.

Mas não há motivo para pânico. Poucas equipes irão somar pontos na Ilha do Retiro. A lamentar apenas a circunstância da derrota.

Acorda Cuca !!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tudo muda..

Olá amigos, como puderam perceber o blog está diferente. Mas não se assustem sou eu mesmo que ainda dou as cartas por aqui. Eu necessito estar em constante mudança, me sinto vivo, ativo, quando mudo, quando altero alguma coisa.

Desde que voltei a ser um blogueiro, no início do ano, resolvi que falaria basicamente sobre futebol e, de vez em quando, tocaria em algum outro assunto de meu interesse. Mas eu mudei de opinião !

Continuarei dando meus pitacos esportivos. Mas falarei de outros assuntos, que não somente o esporte bretão. Assuntos que gosto também, como música, política, polêmicas em geral, rsrsrs....

O blog mudou seu nome para "Tira-Gosto", porque criar aqui um espaço de conversa informal, onde todo mundo tem a sua opinião, sempre respeitando, claro, o ponto de vista dos demais, como sugere uma mesa de bar, regada com um bom chopp, uma saboroso tira-gosto.

Eu vou estar sempre por aqui. Escrever, para mim, é mais que um prazer, é uma terapia! Espero que continuem me prestigiando.

Aquele abraço !!

A gente não quer só comida...

Começa hoje, no Rio, a primeira edição do "Viradão Carioca", com eventos culturais por toda a região metropolitana. Inspirado na Virada Cultural de São Paulo, o evento terá 48 horas de programação ininterrupta, terminando apenas no domingo. Todas as atrações são gratuitas.

Merece os parabéns esta iniciativa da Prefeitura do Rio, em parceria com a Globo Rio. Isto porque levará cultura, lazer e entretenimento a quem raramente tem a possibilidade de acompanhar a agenda cultural tradicional da cidade. 80% dos eventos vão se concentrar nas Zonas Norte e Oeste, sabiamente as mais carentes do Rio.

Outro fator interessante: as atrações vão "fugir" à tradição de cada região. Isto é, na quadra das escolas de samba, por exemplo, ao invés do tradicional samba, duelos de hip hop e peças teatrais. Nas lonas culturais shows de música e áreas de lazer. Na Zona Sul, acostumada a grandes eventos culturais, rodas de samba e djs tocando os mais variados estilos.



Não podemos dizer que o povo carioca é alheio aos eventos culturais. Muito pelo contrário, o Rio já foi conhecido como a capital cultural do país. E acho que ainda o é. Por isso, era necessário e latente um evento desta proporção. As atrações serão mais de 200 em 48 horas de programação ininterrupta.

Que esta iniciativa não fique restrita a este evento. Que os nossos governante dêem um maior carinho à Cultura, que pode parecer gasto supérfluo e desnecessário, mas não é. Um povo sem cultura é um povo sem identidade. Como diria o saudoso Gonzaguinha: "a gente não quer só comida, a gente quer diversão e arte"

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Deu a lógica !!

Sim, deu a lógica para a final da Copa do Brasil. Os dois melhores times do Brasil na atualidade, sob minha ótica, vão decidir a principal competição do primeiro semestre. Corinthians e Internacional chegaram. E, na minha opinião, com méritos, pois não acredito que uma decisão de uma competição de alto nível possa ser considerada injusta.

No caso do confronto entre Vasco x Corinthians, a equipe carioca foi superior no jogo de ontem. Surpreendentemente, até. Foi o Vasco quem tomou a iniciativa desde o primeiro minuto. Criou as melhores chances de gol. E não sentiu em nenhum momento a pressão da Fiel, que nem de longe lembrou a poderosa Fiel corinthiana, na noite de ontem.

Mas é fato também que em confrontos mata-mata são jogos de 180 minutos. E no jogo todo, ou seja, nos famigerados 180 minutos o Corinthians acabou superando o Vasco nos critérios de desempate (no caso, o gol fora de casa). Sim, porque o Vasco jogou muito pior em casa do que fora. Ironias do futebol. E o Corinthians que não sentiu a pressão da torcida vascaína parece ter sentido a pressão de sua própria torcida.



No jogo de ontem, o Vasco começou melhor e surpreendia com uma equipe bem postada em campo e que encurralava o Corinthians. Me pareceu que Mano Menezes estava mais preocupado em torcer pelo fim do primeiro tempo do que em corrigir as falhas ainda na primeira etapa. E o Vasco repetia alguns erros do primeiro jogo: errava nas finalizações.

Na volta do intervalo o Corinthians melhorou. Mas o Vasco seguia melhor até os 24 minutos do segundo tempo, quando Carlos Alberto (cansado) deixou o campo. A partir daí o Timão teve 3 grandes chances e as desperdiçou. E o Vasco sentiu isso. Parou de atacar com a volúpia anterior, e quando o fazia era desorganizado. O Corinthians passou a administrar o jogo e assustar nos contra-ataques.

O lance capital do jogo aconteceu aos 16 minutos do segundo tempo. Após cruzamento na área do Corinthians, Chicão puxou assintosamente a camisa de Elton na área. Pênalti claro. Não marcado por Gaciba, que vive uma fase infeliz na carreira. Não devia ter sido escalado para este jogo. Como sempre, chuveram reclamações e especulações sobre a arbitragem. Desnecessário comentar aqui.

A torcida do Vasco pode ficar orgulhosa de seu time, que enfrentou uma equipe bem superior e chegou a ser melhor em alguns momentos das duas partidas. Fica, claro, o gostinho de que a classificação esteve muito perto. Mas fica também a certeza, de minha parte, de que o vasco foi eliminado da Copa do Brasil aqui no Rio, após o péssimo primeiro tempo do primeiro jogo. É o tal jogo de 180 minutos.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Vai que dá Vascão !!

O grande jogo da noite de hoje será, sem dúvida, Corinthians x Vasco. Um clássico de muita tradição que coloca frente a frente duas das maiores torcidas do país. Após um empate por 1 a 1 no Rio, um novo empate por 0 a 0 classifica o Corinthians. Empate por mais de um gol dá Vasco. Quem vencer leva a vaga. Se acontecer um novo 1 a 1, teremos pênaltis.



Será que o torcedor vascaíno tem motivos para acreditar que o seu time chegará à sua segunda decisão de Copa do Brasil?

Claro que tem.

Quer ver?

1) O Vasco costuma se dar bem na terra da garoa. O titulo brasileiro de 1989, conquistado em pleno Morumbi, e a Taça Mercosul, levantada após aquele jogo épico contra o Palmeiras, foram conquistados na terra da Garoa.

2) O Vasco não perde do Corinthians no Pacaembu há 4 jogos. Inclusive, na luta contra o rebaixamento de 2007, pelo Timão, o Vasco venceu por 2 a 1 e ajudou a rebaixar o rival.

3) Carlos Alberto estará de volta nesta partida. Trata-se do principal jogador do Vasco na temporada.

4) O Vasco marcou gols em todas as partidas da Copa do Brasil até agora. Se marcar pelo menos um hoje obriga o Corinthians a, pelo menos, empatar para levar para as penalidades.

5) O Vasco está invicto na Copa do Brasil. Se marcar gols e não perder tem grandes chances de passar.

6) Ronaldo disse que o Timão tem obrigação de passar. Se Dorival souber usar esta declaração pode ajudar o Vasco.

7) A rivalidade Rio x SP é, por si só, uma atrativo para a partida.

8) Se vencer a CB, o clube de São Januário conseguirá um feito que os outros grandes que caíram não conseguiram até então: vencer a Copa do Brasil no ano em que disputa a segundona. Ou seja, além do retorno à elite, em 2010 o vasco estará na Libertadores, caso conquiste o título.

9) A última Libertadores disputada pelo Vasco foi em 2001. Está na hora de voltar!

10) Roberto Dinamite merece uma conquista para calar a boca daqueles que acreditam que no futebol só vence quem é adepto de maracutaias e negócios escusos.

Vai que dá Vascão !!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Habemus Atacante !!!

Vamos aos pitacos do fim de semana imperial:

Flamengo 2x1 Atlético-PR, Maracanã/RJ:



Foi muito melhor que a encomenda. Nem o mais otimista dos 72 mil rubro-negros presentes no Maraca ontem (que show, que festa..) acreditava numa estréia tão boa do imperador. Adriano não só marcou um gol mas também participou ativamente da partida, voltando, marcando, complicando muito a vida do adversário. A presença de Adriano na área adversária causa respeito e medo nos concorrentes. Vide o gol contra de Antônio Carlos, apavorado com a presença do imperador paerto dele. O Flamengo voltou a jogar bem (não havia convencido contra Avaí e Santo André) e a criar muitas chances. Só que desta vez os rubro-negros podem dizer: Habemus Atacante! Com Adriano entrando em forma e o Fla não se desfazendo de muitos atletas, o rubro-negro briga por Libertadores, no mínimo!

**********

Fluminense 1x1 Náutico, Aflitos/PE:

Afobação e inexperiência de Maicon aliado a um gramado sem condições de receber uma partida de futebol profissional. Eis os fatores que levaram o Fluminense a sofrer o gol de empate contra o Náutico a 48 minutos do segundo tempo. Apesar de não ter visto o jogo, as informações dão conta de que o Flu não jogou para vencer. E acabou castigado. Mais uma vez! O alento foi o gol de Fred, que voltou a marcar após longo jejum e a falar com a imprensa. É assim: se joga bem, fala, se não joga tão bem, não fala. Belo exemplo o Fred. E Parreira continua insuportavelmente estático! A fase é negra no Flu.

**********

Vasco 1x3 Paraná, Pinheirão/PR:

Venho elogiando sempre aqui o treinador do Vasco, Dorival Júnior. Mas ele errou feio, na minha visão, ao escalar uma equipe quase que completamente reserva na partida contra o Paraná. O resultado de 3 a 1 para os paranaenses comprova que o Vasco não tem condições técnicas para colocar em campo um time B, mesmo disputando a segundona. Sempre achei uma grande bobagem essa história de poupar jogador. Ora, se não está machucado ou suspenso, e for uma opção do treinador, tem que jogar sim senhor! Jogadores recebem um gordo salário para reclamar de cansaço. Menos mal que ainda foi na 4ª rodada. Agora é se concentrar na partida contra o timão, quarta-feira. Palpite? Corinthians passa.

**********

Botafogo 2x2 Sport, Engenhão/RJ:

Dentre as equipes do Rio, o Botafogo é a que mais preocupa para a sequência do Brasileiro. Jogando em casa, o alvinegro fez um péssimo primeiro tempo e tomou dois gols do não menos esfacelado time do Sport. A atuação da equipe melhorou no segundo tempo e o Fogão conseguiu empatar. Dentro das circunstâncias acabou ficando de bom tamanho. Mas a diretoria que abra o olho. Se não contratar vai brigar para não cair.

**********

Obina marcou o primeiro gol em seis meses. O futebol é mesmo uma bênção !

**********

Agora é pra valer...

Começou a Copa de 2014 !!