terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feliz 2010 !!!

A todos os leitores do meu blog, que me acompanham desde sempre, gostaria de desejar um ótimo ano de 2010, de muitas realizações para todos! Para ilustrar meus votos para o próximo ano, deixo de brinde pra vocês, neste último post de 2009, um poema de Carlos Drummond de Andrade, chamado "Receita de Ano Novo":


Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,

Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido (mal vivido ou talvez sem sentido)

Para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser, novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior)


Novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?).

Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Porquê Lula é popular?

Nas últimas pesquisas de opinião pública divulgadas pelos principais institutos do Brasil, o presidente Lula aparece com mais de 80% de aprovação. É o maior índice de popularidade de um presidente da república, desde a abertura política, em 1985! E o que mais impressiona é que Lula faz um governo extremamente controverso, até mesmo no que tange à sua relação com a imprensa! Mas porquê Lula é tão popular?

Para quem costuma ler este blog, não é nenhum segredo minhas críticas em relação ao Lula presidente da república (quanto ao Lula líder político, não o que questionar !), principalmente no que diz respeito à postura do chefe de nosso executivo em relação à mídia. Volta e meia Lula joga na imprensa a culpa por alguns índices ruins de seu governo. Mas mesmo assim Lula consegue esses incríveis números de popularidade.

Porquê o presidente é tão popular? Por que ele diz o que o povo quer ouvir!

E ele os consegue por um motivo muito simples. Lula fala direto ao povo. Usa a linguagem que o povo entende. Já era de se esperar, até por que Lula é o primeiro presidente da história a vir diretamente do povo. Vale lembrar que ele foi torneiro mecânico e foi galgando passos até chegar ao posto de presidente.

Na semana passada uma enxurrada de críticas atingiram o presidente, porque ele disse o termo "merda" ao se referir à situação de alguns brasilieiros. Ora, deixemos de sermos hipócritas! Vamos ao contexto: Lula disse que não importava para ele o partido político de alguns líderes do estado do Maranhão, mas sim o que fazia sentido era saber se o povo está na "merda" e tentar mudar esta situação! Esqueçamos a situação partidária, até por que duvido que Lula ignore o partido político de seus colegas ao anunciar investimentos. Mas o foco deste post não é esse.

A elite intelectual do país logo se levantou em coro: "que absurdo! que horror! um presidente não pode falar palavrão! Lula é burro! como esperar outra atitude de um analfabeto?" Ora, me poupem. Quer dizer que nós podemos xingar, mas o presidente não pode? É por isso que Lula tem tanta popularidade meus amigos! Ele poderia ter dito que para ele importava mais era a situação de penúria dos brasileiros, mas preferiu ser curto e grosso: "O povo está na MERDA!"

Lula atinge seu principal público alvo com esta declaração: o povo. E o povo é quem lhe dá o seu melhor feedback: 80% de aprovação! Para desespero dos "pseudo-intelectuais"!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Balanço do Brasileirão!

No dia 09 de maio de 2009 eu postei aqui neste blog um texto, onde tentei fazer um prognóstico sobre o que aconteceria no Campeonato Brasileiro que se iniciaria naquele sábado. Antes de mais nada, eu errei quase tudo! Mas como só erra o pênalti quem bate, vamos ao que eu disse lá em maio e o que aconteceu:

*Briga pelo título: São Paulo, Inter, Corinthians e Cruzeiro

Neste quesito até que acertei a metade. São Paulo e Inter brigaram pelo caneco até a última rodada. O Inter acabou vice e o São Paulo terminou na 3ª posição. O Cruzeiro acabou abdicando da competição em sua primeira metade, mas arrancou no final e terminou no G4. O Corinthians desmantelou sua equipe, após o título da Copa do Brasil, e não conseguiu mais que um 10º lugar.

*Vagas pra Libertadores: Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Sport

Também não fui tão mal assim. O Palmeiras só perdeu a vaga para a Libertadores na última rodada. Além disso, liderou a competição por 19 rodadas, e foi a equipe que mais vezes esteve no topo. O Flamengo, que não fez um bom primeiro turno, arrancou de maneira impressionante até chegar ao título, que não vinha há 17 anos. O Grêmio acabou sendo uma das decepções deste campeonato e jamais chegou a brigar efetivamente pela Libertadores. O Sport fez muita gente cair do cavalo, pois além de não brigar na parte de cima da tabela, acabou na lanterna e rebaixado para a Série B em 2010.

*Vagas pra Sul-Americana: Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Coritiba, Vitória e Santos
*Zona da Marola: Goiás, Avaí e Santo André

Este tópico merece um esclarecimento. Ninguém briga por vaga na Sul-Americana. As equipes que ficam fora do G4 acabam caindo na Sul-Americana como prêmio de consolação, e a maioria abdica da competição ao escalar reservas. Já as equipes que escapam do rebaixamento, acabam comemorando uma vaguinha em uma competição internacional. Mas no ano seguinte fazem o mesmo das demais: escalam equipes reservas. Portanto em maio eu defini estas equipes como sendo as equipes que fariam mais figuração na competição. Pois bem, Botafogo e Fluminense lutaram até o último instante para não cair. O Atlético-MG acabou surpreendendo e lutou até a 34ª rodada pelo título. O Coritiba esteve sempre próximo da zona de rebaixamento, e acabou por cair na última rodada. Vitória e Santos fizeram figuração durante todo o campeonato. O Goiás chegou a estar no G4 e no fim acabou caindo, mas tirou pontos de Flamengo e São Paulo na reta final. Mas terminou apenas em 9º. O Avaí foi a grande surpresa do campeonato, e se não tivesse um início tão ruim teria chegado ao G4 no final. O Santo André acabou caindo.

*Briga contra o rebaixamento: Barueri, Atlético-PR e Náutico

Fui bem neste tópico. O Barueri jamais brigou contra a queda, o que me surpreendeu. O Furacão só se livrou da queda na 37ª rodada. O Náutico caiu nesta mesma rodada. Sete equipes acabaram pulverizando a briga contra a queda. Além das que eu imaginei estiveram lá o Botafogo, o Fluminense, o Coritiba, o Sport e o Santo André.

*Subirão da Série B para a A: Vasco, Portuguesa, Bahia e Figueirense

O Vasco era barbada. Portuguesa e Figueirense estiveram na briga até o fim, mas morreram na praia. O Bahia, confesso que era mais uma torcida do que realmente uma possibilidade, acabou brigando contra a queda para a Série C. Se juntam ao Vasco na Série A em 2010, Ceará, Atlético Goianiense e Guarani.

*O craque do campeonato: Ronaldo

Esta é uma escolha subjetiva. Mas errei feio. Não há cristo que considere Ronaldo o craque do campeonato, nem o mais louco dos corinthianos. O craque na visão da CBF foi Diego Souza, do Palmeiras. Na minha opinião foi um jogador que nem tinha clube quando o campeonato começou: Petkovic, do Flamengo.

*O artilheiro: Adriano e Ronaldo, empatados

Mais um acerto pela metade. Adriano terminou a competição no topo da tabela de artilheiros, ao lado de Diego Tardelli, do Atlético-MG, com 19 gols. Acredito que a lesão que Ronaldo sofreu na mão, e que o deixou fora por 2 meses, acabou tirando o craque desta briga. Mesmo assim ele marcou 12 gols na competição e foi o principal marcador do Timão.

*A revelação: Taisson, do Inter

Também errei. Na premiação da CBF, Fernandinho do Barueri foi a revelação. Concordo com a escolha. Taisson acabou se perdendo após um belo primeiro semestre, junto com todo o time do Inter. Destacaria também as participações de Diogo Renan, do Atlético-MG e Williams, do Flamengo.

Os premiados da CBF - Análise:

Na noite de ontem a CBF entregou a taça de campeão ao Flamengo, e escolheu o craque do campeonato, a seleção, o craque da torcida, a revelação, a torcida de ouro, o melhor treinador e o melhor árbitro.

*Goleiros: Foram indicados Bruno, do Flamengo, Vítor, do Grêmio e Marcos, do Palmeiras. O escolhido foi Vítor. Concordo com a escolha. Foi o mais regular. Bruno foi decisivo no final da competição, mas falhou muito no 1º Turno. Marcos está muito abaixo do que já foi um dia.

*Laterais-Direitos: Jonathan, do Cruzeiro, levou o prêmio. Léo Moura, do Flamengo, e Vítor do Goiás, foram indicados também. Não concordei com a escolha de Jonathan, apesar de ter feito um bom campeonato. Vítor é o melhor lateral-direito do futebol brasileiro e foi o melhor do campeonato.

*Zagueiros-Centrais: André Dias, do São Paulo (que foi muito vaiado por ter dito que o Flamengo era um time pequeno, durante o campeonato) foi o eleito na votação, que teve ainda Danilo, do Palmeiras e Chicão, do Corinthians. Acredito que Dias venceu mais pela falta de qualidade dos concorrentes do que por sua própria competência.

*Quartos-Zagueiros: Miranda, do São Paulo, é incontestável. Melhor zagueiro do país disparado e melhor do campeonato. Ronaldo Angelim, o herói do hexa do Flamengo e Réver, do Grêmio, foram os outros indicados.

*Laterais-Esquerdos: Júlio César, do Goiás, venceu Kléber, do Inter e Armero, do Palmeiras. Escolha justa, pois Júlio César é muito superior a estes concorrentes. O Goiás tem a melhor dupla de laterais do país.

*Volante-Direito: Não concordei com a escolha de Hernanes, do São Paulo. É um baita jogador, mas fez um campeonato irregular. Williams, do Flamengo, foi o melhor na minha visão. Além deles, Pierre, do Palmeiras, foi indicado. Se não tivesse se machucado poderia levar este prêmio seguramente.

*Volante-Esquerdo: Dois atletas do Inter foram indicados: Guiñazu e Sandro. Além deles, Maldonado, do Flamengo. Guiñazu venceu merecidamente. Foi um dos destaques do Inter. Maldonado esteve muito bem, mas jogou poucos jogos. Mas foi decisivo no hexa do Fla.

*Meia-Direita: Diego Souza, do Palmeiras, era barbada. Fez um ótimo campeonato e destoou na fase ruim do Palmeiras. Foram indicados também Cleiton Xavier, do Palmeiras e Souza, do Grêmio.

*Meia-Esquerda: Outra barbada. Petkovic, do Flamengo, ressurgiu das cinzas e foi, para mim, o craque do campeonato. Venceu Marcelinho Paraíba, do Coritiba e Conca, do Fluminense, que foi o melhor jogador do tricolor na competição.

*Ponta de Lança: Muito merecido o prêmio para Diego Tardelli, do Atlético-MG. Foi disparado o nome do Galo na competição. Fred, do Fluminense, que quando quis jogar foi decisivo, pena que quis apenas no final, e Fernandinho, do Barueri, também foram indicados.

*Atacante: Adriano, do Flamengo, venceu com todos os méritos. Ao lado de Pet foi decisivo para o hexacampeonato. Iarley, do Goiás e Ronaldo, do Corinthians, também foram indicados.

*Treinador: Andrade, do Flamengo, foi o eleito. O homem que mais títulos brasileiros tem na história do futebol, mostrou que é competente, sem precisar ser arrogante. Silas, do Avaí, e Celso Roth, do Galo, também foram merecidas indicações.

*Craque: Como já disse, Diego Souza, do Palmeiras, venceu. Fez um ótimo campeonato, mas não foi mais decisvo que Petkovic, do Flamengo, na minha visão.

*Revelação: Fernandinho, do Barueri, levou com todos os méritos. Dificilmente fica no clube paulista para o ano que vem.

*Craque da Galera: Esta é uma votação popular, onde os torcedores decidem pela internet. Conca, do Fluminense, venceu Pet, do Flamengo e Hernanes, do São Paulo. Acabou sendo justo pelo empenho do argentino ao longo de todo o campeonato.

*Árbitro: Héber Roberto Lopes foi o menos pior, em um Brasileirão marcado por erros inaceitáveis de arbitragem.

*Torcida de Ouro: Como o Flamengo foi o campeão também na média de público, acabou levando, de novo, este prêmio. Mas poderia ter sido feita uma menção honrosa a outras duas torcidas cariocas: Fluminense e Vasco. Aliás que show deu o torcedor carioca em 2009!

Enfim, chegou ao seu final o mais emocionante Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Com 6 equipes pleiteando o caneco, acabou se sagrando campeã aquela que foi decisiva contra os adversários diretos. O Flamengo, nos confrontos diretos, contra os principais concorrentes levou a melhor na maioria. E perdeu poucos pontos para as equipes inferiores. Errou menos, foi campeão.

Decepção para Grêmio e Palmeiras, que tinham times para fazer mais do que fizeram. Surpreendente as campanhas de Avaí e Atlético-MG, apesar de a torcida do Galo ter se decepcionado no final. Era o máximo que o time poderia atingir.

Na parte de baixo menos mal que nenhuma equipe dos grandes centros caiu desta vez. Com a volta do Vasco, as 12 maiores forças do país voltam a disputar a Série A. Uma pena o futebol do nordeste ter apenas um representante. Mas como não acredito em rebaixamento injusto, fizeram por merecer Coritiba, Santo André, Náutico e Sport.

Como sempre ocorre no sistema de pontos corridos, houve justiça em todas as posições!

Que venha 2010!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O relato de um torcedor !!!

Antes de mais nada gostaria de deixar claro que este artigo não tem a menor intenção de ser imparcial ou coerente com o que foi a partida. Tenho simplesmente a intenção de relatar a maior emoção que já vivi na minha curta vida, até aqui.

Eu não sou carioca. Sou mineiro. Da cidade de Ubá, interior do estado. Aliás tenho imenso orgulho disso. Mas como minha cidade natal fica mais próxima do Rio de Janeiro do que da capital mineira, BH, muitas pessoas escolheram os times cariocas para torcer. E eu, por influência do meu pai, sou rubro-negro! Sempre ouvi meu pai contar as histórias do lendário time de Zico, na década de 80! Ele teve a sorte de viver no Rio nos anos de 1981 a 1983 e vibrar muito com o Mengão no Maracanã! Eu sempre ouvia essas histórias me perguntando: será que um dia vou ter uma emoção dessas?

Me mudei para o Rio no dia 30/12/2008. Desde então passei a acompanhar, in loco, os jogos do meu time no maior estádio do mundo. Foram 15 jogos que eu acompanhei este ano. E tive a felicidade, e a sorte, de não ver nenhuma derrota do meu time. Assisti a um jogo épico contra o Botafogo na final do Carioca, onde fomos tri-campeões apenas nos penaltis. Assisti o início da arrancada no Brasileiro até o dia histórico que vou levar para sempre em minha memória.


Esse dia começa em 26/11/2009, data que a direção do Flamengo definiu para o início das vendas de ingressos para o jogo Flamengo x Grêmio, que poderia dar ao Fla um título brasileiro após 17 anos na fila! Naquela quinta-feira, o campeonato tinha o São Paulo na liderança, seguido do Flamengo, do Inter e do Palmeiras. Porém, o Fla jogaria contra o Corinthians fora de casa no domingo seguinte, e só uma vitória manteria as chances de título! E daí? Um flamenguista é, antes de tudo, otimista por natureza. Acordei às 6h30 da manhã naquele dia. Fui até à Gávea e me deparei com uma fila de quase 1km! Não desanimei e resolvi esperar. E esperei! Muito! 10 horas para ser mais exato. Após 10 horas eu tinha o ingresso que me garantiria o direito de ver o meu time ser campeão brasileiro! Todos me chamaram de louco! Eu prefiro me achar apaixonado! Apaixonado pelo meu clube! Como outros 35 milhões de brasileiros!



No dia 29/11/2009 o Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 0 e, beneficiado pela derrota do São Paulo frente ao Goiás, chegou à liderança do Brasileiro pela 1ª vez! Na 37ª rodada! Bastaria vencer o Grêmio para comemorar o hexacampeonato (vou poupar a mim e a vocês de contar a história do título de 87, legitimamente vencido pelo Flamengo!). A semana mais longa de toda a minha vida, sem dúvida, foi essa que passou. 7 dias que pareciam meses, anos!

"A maior torcida do mundo faz a diferença"! Mais uma vez !!!

Mas o domingo, 06/12/2009, finalmente chegou! O dia em que o Flamengo poderia ser campeão brasileiro novamente, após 17 anos! E eu poderia assistir a tudo, ao vivo! Acordei as 10 da manhã. Tenso, nervoso, ansioso! Ouvia no rádio a movimentação nos arredores do Maraca. Muitos torcedores que não conseguiram ingresso foram até lá na esperança de conseguir uma entrada. Os cambistas faziam a festa! Ao meio-dia me encontrei com meus amigos e fomos para o Maracanã! Animados e otimistas, mas ao mesmo tempo, tensos, nervosos e ansiosos.

A via crúcis do dia 26/11 iria se repetir, e com requintes de crueldade! Como não consegui ingresso de arquibancada, fui de cadeira. Quando cheguei ao portão 16 para tentar entrar pude sentir na pele como é tratado o torcedor nos estádios de futebol. Policiais despreparados e funcionários perdidos por parte da Suderj (empresa estatal que administra o Maracanã) levavam pânico e terror para uma simles entrada em uma partida. Mas eu não ia desistir ali. Como diz a letra dos Engenheiros do Havaí: "eu não vim até aqui para desistir agora...". Me lembrei das 10 horas na fila. Do ano inteiro em que eu pude acompanhar o meu time. Sofrendo, gritando, xingando, rezando, comemorando!! Eu não ia desistir. E fui até o fim, espremido como gado, mas consegui chegar até a roleta e entrei no templo maior do futebol mundial!

Pronto, agora bastaria ao meu time vencer os reservas do Grêmio. Grêmio? O pior visitante do campeonato, com apenas 1 vitória? Com 8 reservas? Podendo tirar de seu maior rival o título de campeão, caso perdesse? É claro que o Flamengo venceria tranquilamente, diante de 90 mil apaixonados torcedores, nada poderia dar errado. Pois bem, esqueceram de avisar aos garotos do Grêmio que era para entregar o jogo, como foi falado durante toda a semana. Uma bobagem, aliás!

Um primeiro tempo em que parecia que o Grêmio brigava pelo título e o Flamengo estava de férias. Aos 21' do 1º tempo o Grêmio abriu o marcador após um escanteio! Um minuto depois veio a noticia do gol do Inter. Naquele momento o Inter era campeão e o Fla vice! Um filme começava a passar na minha cabeça! A lembrança dos fracassos recentes do Flamengo em seu estádio. O meu otimismo era dominado pelo medo. E dentro de campo o time não correspondia. Estava apático, sem brios. A torcida estava calada. Porém, mesmo jogando muito mal, aos 31' ,David, um zagueiro reserva, chuta no canto e empata. Era fundamental que o Fla empatasse ainda no 1º tempo para que meu otimismo voltasse. E voltou, com toda força. Eu e todo o Maracanã voltamos a acreditar! "Vamos Flamengo, Vamos ser campeões...!" gritávamos a plenos pulmões! Terminava o 1º tempo e o empate ainda dava o título ao Inter, o maior rival do Grêmio.

Era preciso uma nova postura no 2º tempo. Afinal, o Flamengo disputava um título. Tinha que jogar como campeão. E jogou! Voltou no 2º tempo com outra postura e sufocou o Grêmio até conseguir o gol da vitória. A torcida sentia e empurrava. O goleiro do Grêmio resolveu encarnar o espírito lutador do povo gaúcho (que heresia alguém pensar que um gaúcho vá entregar facilmente a rapadura!) e defendia até pensamento.

O Flamengo chegou ao gol aos 24' do 2º tempo. Ronaldo Angelim cabeceou para o fundo das redes após cruzamento de Petkovic. Os 2 a 1 reconduziam o Flamengo à liderança. Faltavam 20 minutos para o hexa! E o tempo que até então passava rápido demais, resolveu travar. Sem dúvida foram os 20 minutos mais longos de toda minha vida. E mais tensos. Meu coração batia no compasso de uma bateria de escola de samba.

Eu estava a poucos minutos de ter a mesma emoção que meu pai tanta vezes me contou. Eu não entendia. Mas às 18h58 do dia 06 de dezembro de 2009 eu saberia! O Flamengo era campeão brasileiro após 17 anos de longa espera. E um filme novamente passava em minha mente. Dessa vez as horas na fila, a batalha de um ano acompanhando um time que fez jus à camisa que envergavam, as histórias do meu pai, tudo isso passava pela minha cabeça, ao mesmo tempo que lágrimas incontroláveis caíam pelo meu rosto e berros insandecidos faziam de mim uma criatura descontrolada! Eu abraçava meus amigos e agradecia a Deus e ao meu clube pela inesquecível tarde/noite que me proporcionaram!

O dia em que eu vivi a maior emoção da minha vida! Eu vi o meu Flamengo ser campeão brasileiro, in loco !!!

Eu jamais vou esquecer o dia 06 de dezembro de 2009!