quinta-feira, 29 de abril de 2010

O melancólico fim de uma carreira

A vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Corinthians ontem no Maracanã evidenciou não apenas o triunfo de Adriano, o Imperador, sobre Ronaldo, o Fenômeno na primeira batalha entre eles, tão valorizada e explorada pela imprensa. Mas mostrou também uma triste constatação: Ronaldo deve parar com o futebol profissional ontem. Chega a ser cômico ver o ex-craque em campo protagonizando lances dignos de um bola murcha, muito distante do genial atacante que chegou com méritos ao posto de maior artilheiro da história das Copas do Mundo. Talvez a conta pela falta de profissionalismo esteja chegando agora. E como eu sempre disse, ela é muito alta!

O jogo não foi bom. Este tipo de jogo não costuma ser um primor de técnica, por toda a carga dramática que se apresenta em um duelo de gigantes em um mata-mata. Mas a forte chuva que caiu na cidade do Rio de Janeiro a partir das 19h30 de ontem e perdurou por todo o primeiro tempo, prejudicou o gramado do Maracanã e por tabela a qualidade da partida. Com o gramado completamente encharcado o que se viu foi qualquer esporte, menos futebol. Até os 20 minutos da etapa inicial os jogadores não conseguiam fazer qualquer tipo de jogada, sempre parando nas poças que se espalharam por todo o gramado.

Os únicos rasgos de lucidez técnica podiam ser vistos no time do Flamengo. Destaque para os laterais Léo Moura e Juan. O time do Corinthians claramente veio ao Rio para não sofrer gols e se possível tentar marcar um na bacia das almas. Mas em nenhum momento jogou para isso. Ao fim da primeira etapa a torcida estava irritada com o poquíssimo futebol apresentado. Mas desta vez os jogadores não tiveram muita culpa. O gramado estava impraticável. O único lance de destaque foi a expulsão de Michael, que infaltilmente deu um carrinho em Dentinho e foi justamente excluído do confronto.

Ronaldo: vaiado e nulo. Melancólico fim de uma carreira brilhante.

A chuva deu trégua e o gramado, beneficiado pela espetacular drenagem do Maracanã, melhorou muito na segunda etapa e aí sim pudemos ver jogo de futebol. E o tão esperado duelo dos dois grandes times do Brasil poderia, enfim, acontecer. O Corinthians levava algum perigo nos contra-ataques e nas bolas alçadas por Roberto Carlos para a área. Mas engana-se quem pensa que o Fla atuava com menos um. Ronaldo era nulo em campo e o Timão também jogava com dez . O Flamengo por sua vez, jogando em casa e precisando do resultado, buscava sempre o ataque e a torcida, sentindo a entrega dos jogadores, incentivava.

Aos 19 minutos, após uma boa arrancada de Juan, o lateral do time paulista, Moacir cometeu um pênalti bobo e o Fla teria a chance de abrir o placar. O Imperador não desperdiçou desta vez e colocou o Fla em vantagem. Como de praxe não comemorou e seguiu para o centro do gramado. Não importa, os 72 mil torcedores que estavam no Maraca comemoraram, e muito! O placar fazia justiça a uma equipe que sempre buscava o ataque. Pouco tempo depois, Adriano teve a chance de fazer o segundo. Aos 32 Williams cruzou na medida para o Imperador dar uma cabeçada certeira na direção do gol de Júlio César. Mas o contestado goleiro do Timão fez uma defesa espetacular e evitou o gol que poderia selar a eliminação corinthiana.

Agora o Fla tem a vantagem para o jogo de volta e o Timão não conseguiu marcar no Maracanã. Como o regulamento da Libertadores prevê que um dos critérios de desempate é gol na casa do adversário, eu colocaria o Fla com um ligeiro favoritismo para conseguir a classificação às quartas-de-final. Afinal, se marcar uma vez no Pacaembu obriga o Corinthians a fazer três. E com Ronaldo nulo e acabado para o futebol o Corinthians novamente entrará com dez no jogo de volta.

Adriano abraçado pelos companheiros. O Fla largou na frente.

Não sei se foi por se sentir pressionado ao enfrentar o clube do coração e a vaia que levou (a maior da história do Maracanã), ou se foi pela falta de ritmo por não vir jogando os últimos jogos, ou se a questão física realmente está pesando, mas Ronaldo teve uma noite digna de um atacante brucutu, em nada lembrando o fenomenal avançado que víamos atuar na Europa. O maior artilheiro da história das Copas, além de tudo que já ganhou na vida e na carreira, tem agora uma mancha para contabilizar na sua trajetória: foi o jogador mais hostilizado da história do maior templo do futebol mundial. Isso ele não terá como superar. Nunca mais!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

60 milhões em ação

Chegou o grande dia! Hoje à noite no Maracanã, Flamengo e Corinthians começam a decidir quem chegará às quartas-de-final da Taça Libertadores da América. Um duelo que envolve uma verdadeira multidão de gente, que talvez em nenhum local do planeta se veja tanta gente envolvida com uma partida. As duas maiores instituições esportivas do Brasil e duas nações gigantescas de olho na partida das 21h50. É bom que todos os envolvidos tenham consciência disso.

Flamengo x Corinthians é o maior clássico interestadual do futebol brasileiro, apesar de não ter uma história tão rica assim em termos de jogos decisivos. A primeira vez que se enfrentaram foi em 01º de dezembro de 1918, no extinto estádio da Rua Paissandu, no Rio. O Timão venceu por 2 a 1 e deu início à história deste confronto, no momento em que os clubes nem sonhavam em ter tantos fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Paulistas e Cariocas se enfrentaram 113 vezes até hoje na história. O Flamengo leva vantagem pequena no duelo, com 46 vitórias contra 43 triunfos corinthianos. Aconteceram ainda 24 empares. Flamenguistas marcaram 185 gols no jogo e os paulistas balançaram as redes 174 vezes. Na última vez que se enfrentaran, no Brasileiro de 2009, deu Fla em Campinas: 2 a 0 na penúltima rodada, no momento que o Fla atingiu a liderança da competição e arrancou para o título.

Em Taças Libertadores, as equipes só se enfrentaram duas vezes, pela edição de 1991, quando o Fla chegou por ter ganho a Copa do Brasil no ano anterior e o Corinthians se credenciou após vencer seu primeiro título brasileiro, em 1990. Naquela época os brasileiros ficavam no mesmo grupo. No primeiro jogo, em Cuiabá, empate por 1 a 1. Na partida de volta, em São Paulo, o Fla surpreendeu e derrotou o rival por 2 a 0, com direito a gol do atual técnico do Fla, o ex-zagueiro Rogério Lourenço.

Flamengo e Corinthians já decidiram um título, ao contrário do que muitos pensam. Foi em 1991 também, pela Supercopa do Brasil, que opunha o campeão Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil do ano anterior, nos moldes europeus. A partida, realizada em São Paulo, terminou com vitória dos paulistas por 1 a0, gol do hoje comentarista esportivo Neto. E o Fla contava em seu elenco com Marcelinho Carioca e Vanderlei Luxemburgo como técnico.




Em torneios de mata-mata também há um equilíbrio na história de Flamemgo x Corinthians. A primeira vez que se enfrentaram foi no Campeonato Brasileiro de 1984, pelas quartas-de-final. Na partida de ida, no Rio o Fla venceu por 2 a 0 diante de quase 100 mil pagantes no Maracanã. Mas no jogo de volta veio o troco do Timão, em São Paulo. Vitória por 4 a 1, diante de 115 mil pagantes no Morumbi. O resultado levou o Corinthians à semifinal contra o Fluminense, qua acabaria sendo o campeão nacional naquele ano.

Em 1989, pela primeira edição da Copa do Brasil, Flamengo e Corinthians se encontraram também nas quartas-de-final. A partida de ida foi disputada no Maracanã, com vitória do rubro-negro por 2 a 0. No jogo de volta, no Pacaembu, vitória corinthiana por 4 a 2, mas o Fla se classificou para as semifinais por ter marcado mais gols na casa do adversário. Este critério ainda é válido para o confronto deste ano.

Em 1997, os rivais se encontraram também em uma quartas-de-final. Foi pelo Rio-SP de 1997, e na partida de ida, no Rio deu Fla: 3 a 0. No duelo da volta em São Paulo o Timão venceu por 2 a 0, mas não foi suficiente e o Fla passou às semifinais. No placar dos mata-matas o Fla está vencendo por 2 a1. E uma curiosidade, sempre jogando a primeira em casa. Um bom presságio para os rubro-negros?

A maior goleada da história deste clássico foi aplicada pelo Corinthians: 6 a 0 sobre o Fla pelo Torneio Rio-SP de 1953. A maior vitória do Fla foi por 6 a 2, em 1949, também pelo Torneio Rio-SP. A maior sequência de vitórias neste clássico pertence ao Fla, com cinco vitórias consecutivas entre 1998 e 2000. O Corinthians conseguiu vencer seguidamente quatro vezes, entre 1989 e 1991. A maior invecibilidade de todos os tempos está atualmente em vigor. O Flamengo não perde do Corinthians desde 2005, ou 6 jogos. O Corinthians já ficou sem perder por cinco jogos, entre 1989 e 1991.

Nomes de destaque que fizeram a história deste duelo, como Zico, Rivelino, Júnior, Vladimir, Romário, Neto, Nunes e muitos outros estarão representados nas milionárias figuras de Adriano e Ronaldo, os grandes protagonistas num duelo de arrepiar hoje. Tentarão colocar seus nomes na rica história de um jogo que transcende a rivalidade Rio x SP, mas atinge milhões de corações apaixonados ao redor do paús do futebol.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mais uma fanfarronice!

Às vésperas do duelo entre Flamengo e Corinthians pela Libertadores o oportunismo do Instituto Datafolha e do jornal Folha de SP divulga uma pesquisa onde as torcidas de Flamengo e Corinthians estariam em ampate técnico. Segundo os dados a torcida do Fla teria encolhido de 19 para 17% de dezembro para cá e a do Timão teria subindo um ponto percentual: de 13 para 14%. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos havera um empate técnico.

Quer dizer então que 2% de flamenguistas deixaram de ser da noite para o dia? Ora, chega a beirar o cômico ridículo esta questão de que o Timão pode superar o Fla em torcida. Não é preciso fazer pesquisas de opinião para constatar quem tem o maior contigente de torcedores. Basta checar as médias de público para constatar. Em 39 edições de Brasileirão, o Fla foi líder de público 12 vezes, recorde da competição. O Corinthians liderou em cinco oportunidades.


Torcida do Flamengo, como diria Benito de Paula: "Coisa igual não tem"

Ano passado, o Flamengo levou, em média, um pouco mais de 40 mil torcedores ao Maracanã em seus jogos no Brasileiro. O Corinthians levou pouco mais de 20 mil pessoas ao Pacaembu, portanto a metade do contingente de rubro-negros. Não há como comparar as duas torcidas em termos de grandiosidade. O Flamengo arrasta uma multidão por onde passa, o Corinthians só tem força nas arquibancadas no estado de São Paulo, o que o leva a liderar na região Sudeste, porquê o estado de São Paulo tem a maior poipulação da região.

A superioridade do Flamengo nas regiões Norte e Nordeste pode ser confirmada não pela pesquisa, mas sim pelos públicos que o rubro-negro tem quando vai jogar lá por aqueles lados. O Corinthians tem o domínio também da Região Sul em termos absolutos, mas o Flamengo só não tem mais torcedores que os grandes clubes da região: Grêmio e Inter no RS; Atlético e Coritiba no PR. Provavelmente lidera em SC. Há também um empate técnico pela diferença ser de apenas 1%.

Nos estados do Sudeste onde há tradição com clubes grandes, o Fla também só perde para os tais clubes locais. Em Minas perde apenas para Galo e Cruzeiro (está à frente do América). Em SP tem mais fãs que a Lusa, perdendo para os gigantes Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. Nos estados do Nordeste só perde nas capitais para Vitória, Bahia, Náutico, Santa Cruz e Sport. No interior a suura é monumental.

Essa pesquisa não tem a menor credibilidade por dois motivos: o universo pesquisado é ínfimo, bem abaixo do mínimo exigido para se ter um campo razoável de análise, e a pesquisa é veiculada por um veículo notoriamente favorável ao estado de São Paulo, que não tem o menor pudor em colocar a paixão bairrista na frente daquilo que deveria ser a base do bom jornalismo: a realidade dos fatos. E essa não tem como ser questionada, a torcida do Flamengo é a maior do mundo, com mais de 35 milhões de adeptos!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Porquê Andrade caiu

A direção de futebol do Flamengo não resistiu aos péssimos resultados na Libertadores (apesar da classificação para as oitavas) e no Estadual e foi toda ela demitida. Desde o diretor de futebol Eduardo Manhães, passando pelo vice de futebol Marcos Braz e chegando até ao treinador Andrade. O Flamengo será comandado interinamente por Hélio Paulo Ferraz, vice geral do clube, até que um novo gestor para o futebol seja contratado. O nome de Leonardo, atualmente técnico do Milan, é o preferido da presidente Patrícia Amorim para a vaga. Para o cargo de treinador, Joel Santana é o mais cotado, apesar de ainda estar vinculado ao Botafogo.

Como sempre acontece no futebol brasileiro, o técnico paga a conta dos fracassos. Não sei se é porque é mais fácil mandar um embora do que 25, 30 atletas do futebol, mas essa é a cultura em nosso futebol. E os professores sabem disso. Celso Roth tem uma frase ótima sobre isso: "No Brasil todo treinador é interino". É a mais pura verdade. E talvez resida aí o primeiro grande erro de Andrade no comando do Fla. O velho Tromba jamais assumiu a condição de principal comandante da equipe, sempre foi um interino. Por falta de respaldo da direção ou por ser traço de sua personalidade, Andrade jamais combateu a farra de privilégios que se abateu sobre a Gávea desde o início do ano. Jogadores vetando concentração. Adriano faltando a treinos a torto e a direito e Bruno impondo a vontade de um grupo mimado e descompromissado com o ideal maior: o clube. Andrade jamais se confrontou contra isso. E foi sendo aos poucos fritado.

Braz e Andrade, vítimas da crise! Alguma coisa devia ser feita!


Mas Andrade também falhou no que tange à condução da equipe. Se o seu mérito quando da conquista do brasileiro ano passado foi escalar uma equipe insinuante, com força na marcação e no ataque, na mesma proporção, agora parece que o Tromba foi acometido pelo mal que atinge a maioria de nossos professores: a irresistível tentação pela retranca. Não pode um clube como o Flamengo escalar quatro jogadores de contenção em um jogo de Libertadores e em um clássico decisivo pelo Estadual. Nada contra os jogadores, mas deixar Petkovic e Vinícius Pacheco no banco e botar Toró na equipe titular não dá. Não tem equipe que produza desta maneira, com esta escalação. Tanto que ao lançar Pacheco no segundo tempo contra o Botafogo, o Fla melhorou e produziu muito mais chances de gol. A equipe, recheada de jogadores de qualidade, vinha jogando muito mal. E Andrade tem sim sua parcela de culpa.

Mas ele não é o único culpado. Não é nem o principal na minha opinião. O grande responsável pela avalanche de confusões que se abateu sobre a Gávea este ano se chama Marcos Braz. Sim, o dirigente que com todos os méritos conseguiu estancar problemas e conduzir o Flamengo ao título brasileiro, após 17 anos, se transformou em um verdadeiro bobão que deixou o sucesso lhe subir à cabeça. Desta vez, ao invés de discutir internamente os problemas, ele resolveu lavar a roupa suja pela imprensa. O desentendimento com Pet, as absurdas declarações de privilégios a Adriano e Vágner Love a o apoio incondicional às peripécias do Imperador, evidenciam o quão Braz esteve perdido nesta temporada. E o elenco no meio deste bombardeio se transformou num barril de pólvora. Prova disso foram as atuações pífias e carregadas de nervosismo que culminaram com a perda do tetra estadual e por pouco na eliminação da Libertadores.

Agora cabe à nova direção de futebol dar garantias de tranquilidade para o elenco poder se concentrar no dificílimo jogo diante do Corinthians. Se realmente conseguir acertar com Joel, já será o primeiro golaço de Hélio Paulo Ferraz na gestão do futebol. O Natalino tem perfil conciliador e já trabalhou com a maioria dos jogadores deste grupo do Flamengo. Ele fala a "língua" dos boleiros e tem muita competência. Seria a retomada do trabalho que o próprio Joel deixou pelo caminho ao trocar o Fla pela seleção da África do Sul no meio da Libertadores de 2008.

Boa sorte a quem assume e sucesso a quem seguirá o caminho!

SALVE JORGE!



Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge Rogai por Nós.

O bicho vai pegar!

Até que enfim teremos jogos de ponta na temporada do futebol brasileiro. Após o marasmo dos estaduais, alguns ainda em andamento, as fases decisivas da Libertadores e da Copa do Brasil chegam para deleite dos amantes do futebol e dos grandes jogos do esporte bretão. Os cinco representantes brasileiros na Libertadores conseguiram avançar. E as quartas-de-final da Copa do Brasil contém seis gigantes do futebol brasileiro. Somando com os cinco da Libertadores, temos apenas o Botafogo de folga comemorando o brilhante título estadual conquistado na última semana.

O Futebol+Samba vai analisar, humildemente, os confrontos dos brasileiros na Libertadores e mais os jogos das quartas-de-final da Copa do Brasil. Apenas adiantando que é puro palpite, opinião, certo? Lá vai:

LIBERTADORES:

Corinthians x Flamengo:

Se tem uma equipe que chegou às oitavas muito mais por sorte que por mérito, essa equipe é o Flamengo. Por outro lado, o Corinthians nadou de braçada na primeira fase e concluiu com a melhor campanha dentre os 32 participantes. Por tudo isso, aliado ao recente futebol das duas equipes eu acredito que o Corinthians é o grande favorito para este clássico sensacional. O duelo que coloca frente à frente as duas maiores torcidas do Brasil, com as duas maiores instituições esportivas do país duelando. É um clássico, mas com favorito sim. E ele é o Corinthians. Mas que não pensem que o Flamengo está morto.

São Paulo x Universitario (PERU):

O futebol sempre reserva muitas surpresas, sabemos. Vide o título do Botafogo no Cariocão-2010. Mas eu poderia apostar com qualquer um que o São Paulo estará tranquilamente nas quartas-de-final da Libertadores-2010. A diferença técnica e de tradição entre as equipes é gigantesca. E o São Paulo ainda decidirá em casa a sua classificação. O Universitario fez apenas a 15ª campanha da fase de classificação e não deve oferecer muito risco à equipe de Ricardo Gomes. O São Paulo passa.

Nacional (URUGUAI) x Cruzeiro:

Ao lado claro de Flamengo e Corinthians, o Cruzeiro é quem terá a maior carne de pescoço das oitavas. É o ônus de ter terminado na segunda colocação de seu grupo. O Nacional pode não ter um grande esquadrão como em outrora. Mas é uma equipe de muita tradição no cenário sul-americano. O Cruzeiro tem mais elenco e pode passar pelo rival. Mas será muito duro. O jogo de volta será em Montevidéu. É bom a raposa partir para o ataque no primeiro jogo em Belo Horizonte. Na minha opinião, apesar do equilíbrio, o Cruzeiro passa.

Internacional x Banfield (ARGENTINA):

Não é um confronto tão complicado quanto o do Cruzeiro nem tão simples como o do São Paulo. O Inter encara uma equipe argentina de pequeno porte, mas com algum potencial. Confesso que nunca vi jogar, mas pelo que tenho acompanhado parece ser um time com vocação para o ataque, o que pode ser bom para os brasileiros, que jogam a primeira fora de casa e decidem em Porto Alegre. Se marcar gols lá no jogo de ida, pode encaminhar a vaga às quartas. O Inter deve chegar lá.

COPA DO BRASIL:

Vasco x Vitória:

Repetição do confronto das quartas-de-final da Copa do Brasil no ano passado. Na ocasião o Vasco não encontrou dificuldades e goleou em casa por 4 a 0 no jogo de ida e administrou na volta. Agora, os mandos se invertem. O Vitória joga a primeira partida em Salvador e decide no Rio. O Vasco tem mais time que os baianos, mas a distância não é tão grande assim. Basta ter calma e inteligência que o Gigante da Colina estará nas semifinais, assim como em 2009.

Palmeiras x Atlético Goianiense:

Com todo o respeito que a equipe de Goiânia merece, mas me recuso a apontar outro resultado, que não seja o Palmeiras nas semifinais. Está certo que o Atlético chegou à primeira divisão, fez uma excelente Série B, mas a diferença entre as equipes é abissal. Jogando a primeira em casa, o Verdão tem de partir para cima e fazer muitos gols no rubro-negro goiano para viajar tranquilo ao Centro-Oeste. O Palmeiras deve encarar o Vasco em uma das semis, esta sim sem favoritismo.

Fluminense x Grêmio:

Um clássico do futebol brasileiro. Sem favorito? Claro que não. O Grêmio leva a vantagem por três aspectos neste duelo. O primeiro a tradição dos gremistas em Copas do Brasil - já venceram quatro vezes, recorde. O segundo é a qualidade do elenco que é superior ao do Fluminense e os resultados na temporada traduzem isso. E o terceiro, que não pode ser desprezado, é a ausência de Conca no jogo de ida no Maracanã. O principal jogador do Flu foi expulso na vitória sobre a Portuguesa e fará muita falta no jogo de ida. Justamente o jogo em que o Flu terá para tentar abrir uma vantagem, por ser no Rio. Fazer um resultado no Sul será muito mais difícil. O Grêmio deve passar.

Atlético-MG x Santos:

Tenho de ter muita calma agora para não irritar o meu amigo Edigar! Mas até ele sabe que o Santos vem aterrorizando a todos neste início de temporada. Mas que os meninos não achem que vão encontrar vida fácil contra o Galo, que é um time de chegada, até mais que o Santos. Dorival Júnior certamente deve falar sobre isso com a patota de Neymar e cia. Luxemburgo, técnico do Galo, conhece muito bem o elenco do Santos e com certeza vai aprontar alguma para o ex-clube. O primeiro jogo será em BH e aí reside a chance do Galo, na minha visão. Com a casa cheia o Atlético pode tentar fazer um placar favorável. Se não conseguir, dificilmente o fará na Vila. Com o perdão de meu amigo Edigar, não dá para não indicar o Santos como favorito.

Agora é botar a cerveja para gelar, providenciar o tira-gosto e ligar a TV para acompanhar estes grandes jogos. Para quem vai in loco aos jogos é providenciar as entradas e ajustar o melhor meio de chegar nos estádios para vivenciar os grandes momentos do futebol brasileiro, pré-Copa do Mundo. É só apreciar.... Sem moderação!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A ira de uma nação

No post abaixo eu disse que era hora de unir forças e esquecer tudo o que passou para empurrar o time para a vitória. Pois bem, até o fim da partida esta espécia de "cessar fogo" estava valendo. Mas não dá para ir para casa sossegado após uma vitória apertada sobre um limitadíssimo time da Venezuela. O Fla venceu o caracas por 3 a 2 e agora precisa fazer muitas contas se quiser chegar às oitavas da Copa Libertadores.

O Fla novamente atuou muito mal. Jogadores muito nervosos e perdidos em campo. Aos 14 da primeira etapa, após uma falha inacreditável de toda a defesa rubro-negra, a bola sobrou para Catellin que escorou para o fundo das redes. O aspecto facial de todos no Maracanã era de incredulidade. Menos mal que o time reagiu logo. Aos 17, após cruzamento, Ronaldo Angelim escorou e empatou. A torcida respirava aliviada, por enquanto.

Mal a bola saiu e o Fla novamente marcou. Adriano, em lapso de futebol que é o que lhe resta na temporada 2010, deu um belo passe para Michael, que deu um bonito chute e colocou o Fla em vantagem. Este resultado se manteve até o final do primeiro tempo com o Fla sempre mantendo a iniciativa de ataque, porém sem qualquer organização e muito nervosismo. O Caracas, meu Deus, ameaçava a cada contraátaque e levava os rubro-negros a suspirarem no Maraca!


Adriano: novamente nulo em campo.

Com a segunda etapa iniciada, o panorama se manteve inalterado. O Flamengo, desorganizado e desesperado para marcar o terceiro, e o Caracas se divertindo no gramado do Maracanã. Afinal, qualquer resultado era indiferente para os eliminados venezuelanos. E como quem joga sem compromisso acaba beneficiado pela tranquilidade, aos 22, o meia Gómez fez uma fila de jogadores rubro-negros e só parou dentro das redes. Um gol inacreditável sofrido pela perdida defesa do Flamengo. 2 a 2 no placar e desespero de novo no Maracanã.

Neste momento o Flamengo, campeão brasileiro em 2009, estaria fora da Libertadores, independente de qualquer resultado amanhã. Mas novamente o rubro-negro ganhava um sopro de esperança: aos 30, após novo cruzamento para a área a bola sobrou para Léo Moura que rolou para David novamente desempatar: 3 a 2! Alívio no Maracanã e um roteiro com os mesmos personagens do hexacampeonato: os zagueiros David e Ronaldo Angelim resolvendo a parada.

Apesar da vitória, a torcida do Flamengo que compareceu ao Maracanã não desfarçou a revolta. Palavras de ordem nada amistosas foram disparadas contra os líderes do elenco: Bruno e Adriano. O vice de futebol Marcos Braz também não foi poupado. A torcida não engole a maneira desrespeitosa e covarde com que o dirigente vem tratando o ídolo Petkovic. Este sim foi enaltecido ao fim do jogo pela massa: "Pet, Pet, Pet!", gritavam os possessos rubro-negros.


Angelim e David. Os heróis do hexa voltaram a decidir!

Agora o Flamengo precisa fazer contas para chegar às oitavas. O jogo entre Internacional e Deportivo Quito (EQU) precisa ter um vencedor. Se houver um empate o Fla estará eliminado e dependendo do outro jogo do grupo os dois podem se classificar com a igualdade. Quem perder está fora. Além disso o Racing (URU), pelo grupo do Corinthians, não pode golear o Cerro Porteño (PAR) por mais de quatro gols de diferença, para o Fla avançar.

Os resultados até que são bastante plausíveis de acontecer. O Inter joga em casa e precisa da vitória para ser 1º no grupo. E o Racing jamais fará quatro gols (ou mais...) no Cerro, em Assunção. Se passar o Fla encara o Corinthians nas oitavas. Com vantagem para os paulistas. A matemática até que pode ajudar. Mas o futebol? Esse está muito aquém do time que é o atual campeão brasileiro!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

É hora de unir forças

A torcida do Flamengo tem toda a razão de estar instaisfeita com o time. A diretoria tem motivos para querer mudanças no elenco e na comissão técnica. O elenco tem motivos para estar com um pé atrás com relação ás atitudes da diretoria. A comissão técnica está certa ao se sentir desprestigiada pela direção. O Flamengo vem jogando mal. Perdeu um título que não poderia perder para um adversário muito mais fraco. Alguns atletas não vem honrando a camisa da principal instituição esportiva do Brasil. Tudo isso é fato e não há o que questionar.

Mas é fato também que tudo isso deve ficar do lado de fora do Maracanã hoje à partir das 21h50. Pode deixar tudo anotado na mesa da presidente Patrícia Amorim, lá na Gávea. Mas quando entrar em campo para encarar o Caracas (VEN) hoje pela última partida da fase de grupos da Libertadores, o Flamengo precisa atuar com o coração na ponta das chuteiras. A torcida tem que apoioar do primeiro ao último minuto, como só ela sabe fazer no futebol brasileiro. A pressão tem que ser constante, o jogo todo. Sim, é decisão! É um jogo de vida ou morte para o flamengo nesta temporada.

O rubro-negro precisa vencer o eliminado time da Venezuela de qualquer maneira para chegar às oitavas-de-final da Libertadores. De preferência com uma larga margem de gols. Se vencer por apenas 1 a 0, é bem provável que tenha de encarar o Corinthians nas oitavas, com a vantagem para a equipe paulistadecidir em casa. Além disso, é bom torcer para que o Racing (URU) não goleie o eliminado Cerro Porteño (PAR), sob pena de ver a classificação se transformar em eliminação.


Ela sempre fez a diferença! Hoje é mais um dia de mostrar isso.

Caso consiga uma vitória para além dos dois gols de diferença, o Fla praticamente garantirá sua vaga na próxima fase. E com grandes chances de enfrentar o Universidad de Chile, equipe que o Fla enfrentou duas vezes na fase de grupos, com um empate e uma derrota. Outro grupo que os rubro-negros podem ficar de olho é o grupo do Internacional. O confronto entre a equipe gaúcha e os equatorianos do Deportivo Quito fará que um deles saia da competição, em caso de vitória do Fla. Como o jogo é em Porto Alegre deve dar Inter.

Andrade, que vem sendo muito pressionado, resolveu escalar o meio com mais criatividade e velocidade, enfim. Vinícius Pacheco entra na equipe em lugar de Toró e Michael está mantido. Com esta formação o Flamengo jogou bem melhor contra o Botafogo e só não empatou a partida porque Adriano perdeu um pênalti. A história poderia ter sido outra. Mas isso não vem ao caso. O que vem ao caso é que acredito que com esta formação o Fla pode fazer os gols que precisa para chegar às oitavas da libertadores, o que é uma obrigação para o campeão brasileiro.

Ontem os jogadores se reuniram com os jogadores na concentração. Não sou adepto a estas reuniões de torcida com atletas, me parece inversão de valores. Mas os jogadores prometeram mais empenho, principalmente o craque da equipe: Adriano. Que torcida e jogadores possam se dar bem na noite de hoje e que seja uma bela vitória do Flamengo no grande templo do futebol mundial. Hoje é dia de esquecer os problemas e unir forças!

Os 83 anos do Estádio Vasco da Gama

O Estádio Vasco da Gama, mundialmente conhecido como o Estádio de São Januário, casa do Vasco completa hoje 83 anos de fundação. Inaugurado em 21 de abril de 1927, no jogo Vasco 3x5 Santos, São Januário foi durante muitos anos o maior estádio de futebol da América Latina, até a inauguração do Maracanã em 1950.

O Vasco teve de construir seu próprio estádio sob a pena de não poder disputar o campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Como é o único clube grande da cidade a não ser oriundo da zona sul e da elite, a equipe sofria muitas represálias e enfrentava muitos obstáculos para poder jogar o estadual. Tudo porque, dentre outras atitudes consideradas "inaceitáveis" na época, o Vasco aceitava jogadores negros em seu elenco.

Aliados à instituição que comandava o futebol carioca na época, os demais clubes grandes da cidade, Flamengo, Botafogo e Fluminense, diziam que o Vasco não poderia jogar pois não tinha um estádio próprio. Então o clube construiu o maior estádio da cidade e do país e não teve como não ser aceito. O jogo de abertura do estádio, em 21 de abril de 1927, foi Vasco da Gama x Santos, com vitória dos santistas por 5 a 3. O primeiro gol marcado foi de Evangelista, atacante da equipe do Estado de São Paulo. O recorde de público do estádio aconteceu em 19 de fevereiro de 1978, quando o Vasco perdeu por 2 a 0 para o Londrina pela fase final do Brasileiro de 1977. 40.209 pagantes estiveram presentes.

Até a inauguração do Maracanã, São Januário foi o principal estádio do Brasil. E não só para a prática do futebol. O então presidente da república, Getúlio Vargas, usava a estrutura do estádio para comícios e atividades voltadas aos trabalhadores, no afã de conquistar a simpatia da população com suas estratégias populistas. Em 1935 foi realizado no estádio o encerramento do Primeiro Congresso Nacional de Educação, que reuniu o Ministro Gustavo Capanema, o presidente da República, Getúlio Vargas e centenas de educadores e estudantes numa discussão sobre os rumos da educação nacional.



O estádio já recebeu também alguns eventos culturais. Em 1940, o maestro Heitor Villa Lobos reuniu 40 mil estudantes da então capital federal no estádio para um coral de canto orfeônico. O estádio também sediou o Desfile das Escolas de samba do Rio de Janeiro nos anos de 1943 e 1945. Em 1943 um desfile comemorativo promovido pela primeira-dama, Darcy Vargas. Já em 1945 a competição oficial, que teve como campeã a Portela com o enredo "Brasil Glorioso".

O Vasco da Gama já enfrentou seus tradicionais rivais em sua casa por 123 oportunidades. Venceu 54 partidas, empatou 34 e perdeu 35 vezes. A seleção brasileira também já atuou algumas vezes no estádio Vasco da Gama. A primera vez foi em 6 de janeiro de 1929, com vitória de 5 a 3 sobre a equipe argentina do Barracas. Ao todo foram 23 partidas da seleção canarinho no estádio, com 19 vitórias, um empate e apenas três derrotas. A última vez que jogou em São Januário foi em 14 de julho de 1993, em um amistoso contra o Paraguai. Vitória por 2 a 0.

A primeira vez que o Vasco comemorou um título em sua então nova casa foi no Estadual de 1929, quando venceu o América na grande decisão. De lá pra cá foram inúmeras conquistas, a maior delas a conquista da Taça Libertadores da América, em 1998, contra o Barcelona (EQU). O maior artilheiro de São Januário é Roberto Dinamite, também maior artilheiro vascaíno, com 184 gols marcados no estádio. Logo em seguida vem Romário, com 152 gols, e Ademir Marques de Menezes, com 94 gols.

Confira algumas manchetes de jornais a respeito da inauguração do estádio*:

INAUGURA-SE AMANHÃ O MAGESTOSO 'STADIUM' DO VASCO DA GAMA (O Globo)

UMA DATA GRANDIOSA PARA O SPORT NACIONAL (Correio da Manhã)

O GRANDIOSO ACONTECIMENTO SPORTIVO DE HOJE (Gazeta de Notícias)

UM GRANDE DIA PARA O SPORT CARIOCA (Jornal do Brasil)

INAUGURA-SE HOJE O IMPONENTE ESTÁDIO DO VASCO DA GAMA (O Imparcial)

O MAIS BRILHANTE ACONTECIMENTO SPORTIVO DO ANO (O Jornal)

VASCO DA GAMA INAUGURA HOJE O SEU STADIUM, QUE É O MAIOR DA AMÉRICA DO SUL (O Paiz)


*Fonte: SiteNetvasco.

terça-feira, 20 de abril de 2010

O balanço do Cariocão!

O título do Botafogo neste estadual evidencia o quão fraco foi o Cariocão-2010, um dos mais fracos de toda a história desta competição. Se todos concordam que a equipe de Joel Santana era o elenco mais fraco dentre as grandes, e ela vai e leva a taça há uma clara deficiência técnica de todas as demais equipes grandes, o que puxa o nível da competição para baixo. Mas nível técnico não é mesmo o forte destas competições estaduais.

Eu me lembro de ter dito no post de abertura do Cariocão-2010 que se o nível técnico nos últimos anos vinha deixando a desejar, o mesmo não poderia ser dito das médias de público que eram as mais elevadas dentre todos os Estaduais. Pois bem, esta edição do campeonato carioca se notabilizou pelos estádios vazios. Inclusive em alguns clássicos. A média de público desta edição teve a pífia marca de apenas 4.828 torcedores por jogo. Nos clássicos a média foi de 33.755, muito aquém da capacidade do Maracanã.

Ainda falando daquele post de aberturta da competição eu fui cair na asneira de tentar ser futurólogo e palpitar sobre o que achava que ia acontecer. Pois bem , errei quase tudo que chutei, como vocês poderão conferir abaixo:

Quem vai ser campeão? Flamengo

*Eu acho que todos os torcedores dos rivais cariocas e óbivio os próprios rubro-negros cravavam no início da competição que o Flamengo era o grande adversário a ser batido. Por motivos óbvios; era (é ainda) o recém campeão brasileiro de futebol e havia mantido a sua base vencedora para a disputa do estadual. Porém, o Fla decepcionou sua torcida e fez o blogueiro aqui quebrar a cara: o Botafogo de Joel Santana levou o caneco para General Severiano pela 19ª vez! E sem disputar as finais!

Quem vai ser rebaixado? Tigres e Macaé

*Este prognóstico até que eu consegui acertar. O Tigres já está rebaixado e ainda está em disputa um triangular esdrúxulo para ver quem faz companhia à equipe da baixada na Série B em 2011. Duque de Caxias, Friburguense e Resende são os postulantes à vaga. A definição sairá em 28 de abril. O Macaé escapou do descenço e vai disputar o cariocão em 2001, na Série A.

Quem vai ser o craque? Conca, do Flu

*Esta categoria é algo subjetiva, pois se trata de uma opinião pessoal. Pelo Brasileirão que havia feito achei que Conca seria o principal jogador deste Estadual, mas certamente não foi. Não que tenha realizado uma competição pífia, mas não foi tão decisivo como eu esperava que fosse. Foi atrapalhado pelo fraco desempenho do Fluminense. Quem foi então o craque do Cariocão-2010? Eu fico dividido entre três nomes: Vágner Lova, do Fla, Philippe Coutinho, do Vasco e Jéfferson, o goleiro do Bota. Apostaria em Vágner Love pela regularidade.

Quem vai ser o artilheiro? Adriano, do Fla

*Também embevecido pela campanha do Fla no Brasileiro apostei que Adriano seria o principal goleador. Não foi! O seu parceiro de ataque no "Império do Amor", Vágner Love, marcou 15 gols e terminou no topo da tabela de goleadores. Mesmo jogando muito mal algumas partidas, fico com a sensação de que se tivesse jogado mais vezes, o Imperador certamente seria o artilheiro da competição, pois terminou com a média de um gol por jogo.

Quem vai ser a revelação? Léo Gago, do Vasco

*Outro erro crasso. Aliás não sei onde estava com a cabeça quando apontei Léo Gago como a possível revelação deste Estadual. Muito fraco tecnicamente, fiquei também com a boa impressão que deixou no Brasileiro com a camisa do Avaí! Mas ele só faz chutar de fora da área. De dez chutes, acerta dois. A grande revelação deste Carioca foi, sem sombra de dúvida, o talismã do Botafogo Caio, que será um grande atacante e muito em breve estará em uma equipe de ponta da Europa.

A seleção do Cariocão:

Difícil escolher os melhores em uma competição tão fraca. Mas não vou me fazer de rogado:

Goleiro:

Jéfferson (Botafogo): Sem dúvida o melhor goleiro da competição, por ter sido decisivo no momento em que dele se esperava. As atuações na fase decisiva da Taça Rio foram fundamentais para a conquista do alvinegro.

Lateral-Direito:

Léo Moura (Flamengo): O lateral voltou a fazer excelentes exibições com a camisa do Flamengo e se destacou em jogos importantes da equipe rubro-negra. Menções honrosas para Fágner, do Vasco e Mariano, do Flu.

Zagueiros:

Thiago Martineli (Vasco): Fez um bom campeonato, tendo marcado gols duas vezes em clássicos. Barrou o quase insubstituível Fernando na zaga do Vasco e conseguiu se destacar no fraco elenco cruzmaltino.

Dalton (Fluminense): Uma jovem promessa com muito futuro pela frente. Se envolveu em uma briga com a diretoria tricolor porque a mesma não lhe pagou os salários durante três meses. Se desligou da equipe e dizem que pode pintar no Fla.

Lateral-Esquerdo:

Marcelo Cordeiro (Botafogo): Surpreendeu a todos com um futebol moderno, intercalando um excelente apoio com uma competente marcação (leal) nos adversários. Foi o motorzinho do Bota no primeiro turno.

Volantes:

Leandro Guerreiro (Botafogo): Sempre discreto, sempre na dele, mas sempre muito eficiente e leal. O maior ídolo do Botafogo nos últimos tempos. Um jogador que qualquer treinador quer em sua equipe.

Williams (Flamengo): Apesar do destempero em alguns jogos, foi mais uma vez fundamental na formação tática do Flamengo neste Estadual. Joga com uma raça incrível e tem sim alguma qualidade. É peça fundamental no meio-campo rubro-negro e merece a vaga na seleção do Carioca.

Meias:

Conca (Fluminense): Apesar de não ter sido o craque brilhante do ano passado foi o melhor do Flu no Carioca. Com atuações regulares e vez ou outra ficava sobre carregado em um meio-campo sem nenhuma criatividade. Fez o que pôde e mereceu a vaga entre os melhores do Estadual.

Philippe Coutinho (Vasco): Não foi a revelação do campeonato porque ele, apesar da idade, já disse a que veio desde o ano passado. Coutinho é um craque de bola e vai fazer muito sucesso na Europa, chegando certamente à seleção brasileira. Foi o lapso de lucidez no fraquíssimo time do Vasco.

Atacantes:

Vágner Love (Flamengo): Para quem não acreditava no sucesso do "Império do Amor", a dupla infernal do Fla marcou "só" 26 gols no Estadual. Não há o que discutir. Vágner Love é um excelente atacante e vem fazendo uma temporada muito boa. Foi o craque do Estadual na minha concepção.

Loco Abreu (Botafogo): Decisivo! Marcou gols em todos os jogos decisivos do Botafogo na competição e mostrou que é um atacante de muita qualidade. Além de marcar gols, tem sim qualidade. O gol de pênalti na final da Taça Rio com aquela cavadinha é coisa de quem conhece, e muito.

Treinador:

Joel Santana (Botafogo): Não dá para discutir a competência do Natalino quando o assunto são as conquistas estaduais. Tirou leite de pedra do fraco time do Botafogo. Botou na cabeça do elenco a fragilidade da equipe e ensinou o caminho das pedras: jogar como time pequeno para surpreender. E conseguiu.

Sugestões para 2011:

Como observador do futebol e do Campeonato Carioca eu vejo que é urgente reduzir o número de clubes para 2012, já que para o ano que vem é impossível. Em 2011 poderiam cair 4 clubes e subirem 2, chegando a 14. E 2012, novamente mais 4 caindo e 2 subindo, chegando aos 12 de dois anos atrás. Nos dois anos seguintes, mantendo-se esta regra de descenço e em 2014 chegaríamos ao número ideal de 10 clubes, que comportam o tamanho do estado do Rio de Janeiro.

Outro fator é a volta de jogos dos grandes nos estádios dos pequenos. Sempre foi assim, porque mudaram? Uma das poucas chances dos pequenos tentarem ameaçar os grandes é jogar em suas casas. Não acredito que a condição acanhada dos estádios seja o real motivo para esta mudança. Isso é coisa da TV, que quer mais espaço para adaptar seus equipamentos. Mas todos têm que se adaptar, inclusive a TV. Já tivemos jogos memoráveis em Moça Bonita, Rua Bariri, Conselheiro Galvão, etc. Basta vontade política para aplicar as mudanças.

E que os próximos estaduais sejam muito melhores que este. O público carioca merece. Afinal, temos o Campeonato mais charmoso do mundo. Temos de cuidar melhor dele!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mais uma bola fora do Flu

Quando o Fluminense foi eliminado da Taça Rio e por tabela do estadual eu disse que pelo volume de investimentos que a equipe das Laranjeiras recebia os resultados eram muito insatisfatórios. Como sempre acontece no futebol brasileiro, o treinador paga uma conta que nem sempre é dele. E no Flu não foi diferente: Cuca foi demitido hoje à tarde do comanda da equipe que ajudou a livrar do rebaixamento em 2009.

Cuca comandou o tricolor em 21 jogos neste ano de 2010. Venceu 14, empatou quatro e perdeu apenas três. Aproveitamento de 73% dos pontos disputados. O azar do treinador foi ter sido sempre derrotado nos clássicos, o que acabou causando a eliminação da equipe no Carioca. Na Copa do brasil o Flu ainda tem boas possibilidades de chegar ás quartas-de-final. Mas no futebol carioca, os resultados a nível local falam mais alto que a nível nacional.

Quando cuca foi demitido do Fla eu me lembro bem de ter dito aqui neste espaço que o considerava bom treinador e que sua demissão era equivocada. Naquela ocasião vim a saber depois que ele não tinha bom relacionamento com o elenco e o time acabou campeão brasileiro. Foi um caso em que a troca surtiu efeito. Mas ela geralmente não dá o resultado esperado. Logo após a mudança, acontece uma subida no rendimento pela chegada de u novo profissional. Mas rapidamente as deficiências retornam.

Cuca, demitido. Mais um na lista do Flu!

O Fluminense deve ser a equipe que mais troca de treinador. Só em 2009, foram quatro profissionais: René Simões, Parreira, Renato Gaúcho e Cuca. Não há planejamento que resista. Nenhum tipo de estrutura que seja montada sobrevive aos palpites quase que diário que a patrocinadora oficial do clube dá nos assuntos do futebol. O presidente da empresa nutre uma espécie de amor platônico por Renato Gaúcho, um treinador muito mais falacioso que competente. Agora a direção quer trazer Muricy Ramalho, sem dúvida um ótimo nome. O Flu tem condições financeiras para trazê-lo, mas será que após o treinador perder três, quatro jogos, a patrocinador não vai voltar ao lobby por Renato de novo?

O Fluminense vem amargando temporadas medianas, que estão muito abaixo dos investimentos na equipe. Dois títulos estaduais, em 2002 e 2005, e uma Copa do Brasil, em 2007, são o máximo que o Flu conquistou na década de 2000. Muito pouco para uma equipe da importância do Fluminense no cenário nacional. A patrocinadora deveria questionar isso com a direção e não fazer força para demitir s treinadores.

Eu continuo acreditando que Cuca é um bom profissional, apesar de achar que ele mexe demais nas equipes que dirige. O treinador foi o responsável pelo embrião da equipe do São Paulo que em 2005 veio a conquistar o Mundial, quando passou por lá em 2004. Foi com Cuca também a passagem pelo Goiás em 2003, quando a equipe saiu da Zona do Rebaixamento do Brasileiro para a Taça Libertadores da América no ano seguinte. Sem falar o excelente trabalho no Botafogo, quando a equipe alvi-negra encantou o país com um futebol de altíssimo nível e liderou o Brasileiro por nove rodadas.

Cuca não precisa provar a ninguém que tem competência para trabalhar nos maiores clubes do país. Muito menos para a confusa e incompetente diretoria do Fluminense. Mas no brasail futebol é resultado. E tem de ser um resultado à curto prazo! E portanto Cuca vai para a lista de demitidos pelo Fluminense. Pela segunda vez, aliás.

Tetra só o Fogão!

Após amargar três vice-campeonatos consecutivos no Campeonato Carioca, o Botafogo descoloriu o estado que era rubro-negro para as cores preto e branca. O 19º título estadual do Glorioso (que se aproxima do Vasco, com 22) de quebra serviu para impedir o inédito tera-campeonato do Flamengo, justamente 75 anos apósoi próprio Botafogo ter conquistado o seu tetra. O Flu também pode se gabar de ter este titulo no currículo. São os únicos no Estado!

Peço desculpas aos leitores do Futebol+Samba pois não tive como assistir à partida devido àuma viagem. Estava dentro do avião quando soube o resultado do jogo. Apenas vi lances pela TV. Mas mesmo sem ter visto o jogo, posso dizer sem medo de errar que o título é merecidíssimo. Primeiro porquê não acredito em conquista injusta. Se um time é campeão, ele tem todos os méritos para ter chegado lá. Segundo pois o Botafogo ganhou os dois turnos. Não há como questionar este fato. Há 12 anos isso não acontecia no Rio. A última vez foi o super Vasco do fim da década de 90!

Andrade dá explicações após a derrota! Fla ainda não 'jogou' em 2010!

Ao colocar na cabeça dos jogadores do Bota de que a equipe era fraca e estava atrás dos demais rivais, Joel começava a criar o grupo campeão. Dois momentos são marcantes nesta caminhada do 19º título estadual do alvinegro. O primeiro, quando a equipe de Joel Santana iria defrontar o até então carrasco Flamengo. O treinador conseguiu fazer os jogadores atuarem de maneira inteligente contra um adversário muito superior. A vitória por 2 a 1 fez a equipe chegar à final da Taça GB e derrotar o Vasco na final, garantindo-se na decisão.

O segundo momento se deu ao longo de todo o 2º Turno. Ao não abdicar da disputa da Taça Rio, o Botafogo deu o recado de que é possível vencer os dois turnos, e por tabela o título estadual, com uma equipe bem inferior aos principais rivais. Na minha opinião dificilmente o Flamengo teria perdido o título se estivesse chegado à decisão em dois jogos, apesar de ter perdido duas vezes para o Botafogo neste Estadual. Ao priorizar o Carioca, e sacrificar até a Copa do Brasil, o Bota apostou todas as fichas na competição que tinha reais chances de conquistar. E conquistou.

Jogadores comemoram o título do Bota! A eficiência deu resultado!

Ao Flamengo fica a lição que o futebol não se cansa de ensinar. Não basta ter jogadores de qualidade, mas é preciso fazê-los jogar como uma equipe coesa e competitiva. Não resta dúvida de que o time do Flamengo é o melhor do Estado do Rio e um dos melhores do futebol brasileiro. É o atual campeão nacional, é preciso lembrar. Mas o fato é que os flamenguistas ainda não iniciaram o ano de 2010 e fizeram atuações que vão muito aquém da qualidade deste elenco.

Eu havia dito aqui no Futebol+Samba que a grande prioridade do Fla deveria ser a Libertadores. Se vencer (ou pelo menos fazer um melhor papel nesta competição) toda a torcida terá esquecido a perda da chance do tetra estadual. Mas é preciso jogar muito mais do que vem jogando se quiser ir em algum lugar de destaque na Libertadores. Agora apenas o Internacional, da equipes que disputam a Libertadores, tem chance de vencer o estadual. Todas as demais estão fora. Alguma dúvida sobre qual deve ser a prioridade de quem disputa o torneio sul-americano?

domingo, 18 de abril de 2010

Os donos do Rio

Este é o último estadual da década de 2000. Nas nove edições anteriores, em seis oportunidades ou Flamengo ou Botafogo estiveram na final. Em três ocasiões os dois rivais estiveram presentes se enfrentando. E se o Flamengo vencer o Botafogo no jogo de hoje á tarde e conquistar a Taça Rio, será a quarta decisão consecutiva entre as mesmas equipes. Um recorde na história do Estadual. Não há dúvida, Flamengo e Botafogo são os donos do Rio de Janeiro.

O clássico teve seu primeiro jogo em 13 de maio de 1913, pelo Estadual, em General Severiano, sede do Botafogo. E a vitória ficou com o time casa: 1x0. De lá pra cá foram outros 342 jogos, com 123 vitórias do Flamengo e 108 do Botafogo. Ainda hove 111 empates. Os rubro-negros marcaram 526 vezes em jogos contra o Botafogo, e os alvi-negros balançaram as redes do Fla 489 vezes. Este ano foram dois jogos e o Bota está invicto. Pela semifinal da Taça GB, vitória por 2 a 1 e na 1ª Fase da Taça Rio, empate por 2 a 2, o placar mais comum deste clássico nos últimos anos.

Apesar de não ser a maior rivalidade do Estado nem de longe, Flamengo x Botafogo tem algumas histórias curiosas. Durante a década de 60, quando o Botafogo tinha um verdadeiro esquadrão de jogadores, a equipe de General Severiano costumava ser impiedosa com os rivais, como definia o lendário goleiro Manga: "Em jogo contra o Flamengo eu faço a feira antes, pois o bicho é certo". Uma declaração impensável nos dias de hoje. Em 1972, o Fla foi surrado por 6x0 bem no dia de seu aniversário. A vingança veio em 81, o maior ano da história do clube, com juros e correção e direito ao último gol marcado pelo hoje técnico Andrade.



Desde que o regulamento do Carioca adota as semifinais e finais em cada turno, a partir de 2004, Flamengo x Botafogo se encontraram em semifinais e finais de turno três vezes. Em 2008, pela final da Taça Guanabara deu Flamengo. Pela semifinal da Taça Rio do mesmo ano, o Bota deu o troco ao vencer por 3 a 0. Ano passado as equipes se encontraram na final da Taça Rio e o triunfo foi do Fla, pelo plcar de 1 a 0.

Em toda a história do confronto, Fla e Fogo já estiveram frente à frente em decisões por 23 ocasiões. E a vantagem é amplamente vermelho e preta: 18 conquistas sobre o rival, contra cinco. Pelo Estadual o Bota ganhou 1961,62 e 89. O Flamengo levou a melhor em 1953,79 e o tri-campeonato 2007-08-09. As equipes decidiram também o brasileiro de 92 e o Flamengo venceu (após uma vitória por 3x0 e um empate em 2x2). Por decisões de turno do estadual, o Botafogo ganhou o Torneio Início de 1961 e a Taça Guabara de 1968. O Flamengo conquistou o 1º e o 2º Turnos em 1979, a Taça Guanabara em 1981, 95 e 08. Além da Taça Rio em 1991 e 2009.

O maior jejum de vitórias neste clássico pertence ao Bota. Ficou 15 jogos sem vencer o rival, entre 2004 e 2008. O maior tempo que o Fla passou em branco foi entre 1950 e 1952 e entre 1967 e 1969, ou nove jogos. O maior artilheiro da história do confronto é botafoguense: Heleno de Freitas marcou 22 gols no rival. Zico é o maior artilheiro do Fla, tendo infernizado os alvi-negros 20 vezes.

Hoje no Maraca conheceremos mais um capítulo da rica história do confronto Flamengo x Botafogo! Se der Fla, mais dois jogos para a decisão e a garantia de sua nona Taça Rio. se o Bota vencer, além de garantir sua quinta conquista da Taça Rio garantirá o seu 19º título Estadual. Jogo sem muitos prognósticos, mas eu arriscaria 2 a 0 Fla e finais nos próximos dois fins de semana! E você apostaria em quem? Flamengo ou Botafogo?

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Os royalties e as bolinhas!

De um lado Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton, Zinho e Zico; Renato Gaúcho e Bebeto. Do outro lado estão Flávio, Betão, Estevão, Marco Antônio e Zé Carlos Macaé; Rogério, Ribamar e Zico; Robertinho, Nando e Neco. Os times acima descritos são, respectivamente, as escalações de Flamengo e Sport Recife que protagonizam, desde 1987, a maior polêmica do futebol brasileiro. Esta equipes nunca chegaram a se enfrentar pois, por uma decisão do Clube dos 13, os vencedores da Copa União (equivalente á primeira divisão naquele ano) não deveriam confrontar os finalistas do Módulo Amarelo (que correpondeu à segunda divisão), como queria a CBF.

Pois bem, a entidade máxima do nosso futebol resolver manter sua posição e não considera o Fla campeão de 1987, mas sim o Sport. Portanto, não vai entregar a Taça de Bolinhas (que pertenceria ao primeiro penta-campeão brasileiro) ao clube carioca, mas sim ao São Paulo, que foi penta em 2007. Como o leitor do Futebol+Samba pode claramente constatar, não há comparação entre as equipes e portanto o Fla não enfrentou o adversário por decisão política, apoiado por todos os grandes clubes brasileiros.

A Copa União de 1987 foi organizada pelo Clube dos 13 como o campenoato brasileiro daquele ano, pois a CBF ao fim de 86 declarou não ter condições financeiras de organizar a competição. O Clube dos 13, entidade que continha os 12 clubes de maiores torcidas do país e mais o Bahia, organizou então aquele que foi o primeiro torneio no Brasil que contou com a presença de patrocínio nas camisas de clubes de futebol. Era o embrião do chamado futebol moderno, com visão de mercado.

O time do Sport reconhecido como campeão! Nenhum jogador hoje é lembrado.

Até hoje, este Brasileirão foi o de maior média de público, com 20.787 torcedores por jogo. Um sucesso de público e com jogos eletrizantes entre os maiores clubes do Brasil. Divididas em dois grupos com oito equipes, na primeira fase as equipes de um grupo defrontaram as do outro grupo. Os campeões (Atlético-MG e Internacional) garantiram-se nas semifinais. Na segunda fase, os jogos foram dentro dos grupos e novamente o galo foi o vencedor de seu grupo e O cruzeiro venceu o outro. Como já estava garantido nas semifinais, o time mineiro abriu uma vaga para o segundo lugar, que foi do Flamengo.

As semifinais, portanto, estavão marcadas para Atlético-MF x Flamengo e Internacional x Cruzeiro. Porém como no Brasil regulamentos são mudados em maio a competições a CBF, vendo a rentabilidade e o sucesso do torneio, resolveu ordenar que para se decidir quem seria o campeão brasileiro os dois finalistas da Copa União deveriam se confrontar com os finalistas do Módulo Verde. Claro que os grandes clubes se recusarem e decidiram não jogar, até porquê seria um fim melancólico para um campeonato tão bom. Isto tudo foi decidido antes das semifinais serem realizadas.

Como era de se esperar foram quatro jogos espetaculares que conduziram o Flamengo e o Internacional à decisão do campeonato. No primeiro jogo, no sul, empate em 1 a 1, diante de um público de 63 mil pessoas. Na partida de volta, com um Maracanã colorido por 90 mil rubro-negros o Flamengo venceu por 1 a 0, gol de Bebeto e conquistou o seu quarto título nacional, e a hegemonia do futebol brasileiro.

O Fla campeão de 87! Todos os jogadores já atuaram pela seleção!

Do outro lado, Guarani, Sport, Bangu e Atlético-PR fizeram as semifinais do Módulo Amarelo e os dois primeiros times chegaram à decisão. Como os clubes grandes resolveram não jogar, nas partidas em que eles enfrentariam Sport ou Guarani foi decretado W.O. e nas partidas finais as equipes empataram primeiro por 1x1 e na volta o Sport vencer por 1 a 0, gol de Marco Antônio.

Nestes 23 anos muito se discutiu, liminares foram veiculadas, batalhas verbais e jurídicas se arrastram e continuam se arrastando. A CBF, ressentida de ter sido preterida na organização da competição, nunca aceitou o Fla como campeão de 1987. Inscreveu o Sport e o Guarani na Libertadores de 88, na primeira vez da história que as equipes vencedoras da Série B chegaram à competição continental, no lugar dos legítimos campeão e vice da Série A. Mas a declaração de Ricardo Teixeira, após definir o destino da Taça de Bolinhas é emblemática: "Como dirigente da CBF não posso dizer que o Fla é hexa, mas como torcedor do Flamengo que sou me considero hexa". Constrangedor, para dizer o mínimo.

Esta decisão remete à emenda do deputado Ibsen Pinheiro, que tentou retirar do estado do Rio de Janeiro os royalties pela exploração da camada de pré-sal do petróleo. Ora, se 80% ddo petróleo brasileiro está no território fluminense, como não repassar ao Rio a maior fatia dos lucros? Ricardo Teixeira é o "Ibsen Pinheiro" do futebol brasileiro, ao retirar, de maneira covarde, um título que o Flamengo conquistou com todo o brilho dentro de campo.

A presidente Patrícia Amorim está certíssima em declarar guerra à entidade máxima de nosso futebol e deve chegar até as últimas consequências para fazer valer o direito do Flamengo. Se preciso jogar com as mesmas armas que a CBF costuma empregar, como por exemplo tentar pressionar a presidente do clube a mudar seu voto na eleiçção do Clube dos 13, para em troca entregar a Taça das Bolinhas ao Fla. Claramente não é uma decisão esportiva, mas sim de cunho político e baixo!

A torcida do Flamengo, a maior do brasil, também promete uma reação á altura de sua grandeza. Os torcedores do clube compõe uma massa de 35 milhões de apaixonados que, se não podem entregar a Taça de Bolinhas na base da marra, podem pelo menos fazer um barulho bastante incômodo! E mesmo que toda esta luta seja em vão, de nada vai adiantar. A CBF pode dizer, a FIFA pode corroborar, mas ninguém tira do sentimento de todo o rubro-negro que o seu clube, uma instituição centenária e muito maior que a CBF, é sim Hexacampeão brasileiro! E tomara que o presidente do Sport tente me processar por este post!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Complicou!

O Flamengo fez a sua pior exibição talvez desde a inacreditável eliminação da Libertadores de 2008, para o América-MEX, ontem diante do Universidad Católica (CHI). O justíssimo resultado de 2 a 0 para os chilenos coloca o Flamengo em uma delicada situação na luta por uma vaga nas oitavas-de-final da competição sul-americana.

Agora, para se classificar, o Fla tem de vencer o Caracas (VEN) em casa, e de preferência, por uma boa margem de gols, e torcer para que outras equipes de outros grupos tropecem para que o rubro-negro se classifique como um dos melhores segundos colocados, uma vez que conseguir a liderança da chave ficou matematicamente impossível após a derrota aliada à vitória da Universidad de Chile na terça.

No momento, o Flamengo estaria fora das oitavas, pois tem a sétima campanha entre os segundos lugares. Neste ano apenas os campeões de cada grupo e os seis melhores segundos avançam, pius a CONMEBOL resolveu presentar duas equipes mexicanas com a vaga direta nas oitavas. Coisas do futebol Sul-Americano. Se bem que em termos de decisões esdrúxulas, CBF e CONMEBOL disputam pau a pau quem é a mais imbecil!

Falando do jogo, o Flamengo realmente escapou de levar uma sonora goleada no Estádio San Carlos de Apoquindo. Defesa desatenta, meio-campo lento e ataque nulo. Para se ter uma ideia, o "melhor" jogador do Flamengo na partida de ontem foi o lateral-esquerdo Juan. Foi o que tentou mais jogadas pelos flanos e até acertou uma bola na trave. Sem Adriano, Vágner Love apenas assistia ao passeio chileno de uma posição priviliegiada. Não fosse a ruindade do adversário e o rubro-negro tomaria muito mais gols.

É realmente muito estranha a ausência de Adriano por tantos jogos devido à uma simples dor nas costas. Não dá para comentar os boatos de que ele estaria sendo preservado por estar com substâncias entorpecentes no sangue. Não tenho como provar, portanto não posso acusá-lo. Mas que qualquer trabalhador comum encara serviços muito piores que jogar uma bola com dor nas costas diariamente, isso eu tenho certeza. Fala-se em sua volta contra o Botafogo. Deve ser verdade, pois o Flamengo claramente acredita que o tetra-estadual é mais importante que a Libertadores.

Outro fato que eu constato é que, se um dia o Fla já ganhou uma Libertadores ultrapassando adversários e batalhas campais, hoje em dia o clube não sabe mais jogar esta competição. A forma displiscente com que leva gols é totalmente inaceitável em uma competição deste naipe. O descontrole emocional também é um fator determinante nestas derrotas todas. Agora, se passar de fase, o rubro-negro deve encarar um adversário de tradição no cenário sul-americano ou até algum brasileiro. Isso se num ficar pelo caminho antes, o que seria mais um capítulo vexatória na história recente do Flamengo na Libertadores!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Uma temporada em 90 minutos

O jogo de hoje à noite entre Flamengo e Universidad Católica (CHI) pela quinta rodada da Libertadores é a principal partida dos cariocas nesta temporada de 2010 até aqui. Muito mais importante que a decisão da Taça Rio ou do Estadual, se vier a acontecer. Afinal, a Libertadores é muito mais importante que mais um título estadual, pelo menos na minha opinião.

Com sete pontos e na segunda colocação do grupo 8, o Flamengo precisa de no mínimo mais quatro se quiser chegar à oitavas. Para chegar à esta pontuação precisa, pelo menos, empatar hoje e vencer o Caracas (VEN), pela última rodada, em casa. Mas é bom o rubro-negro partir pra cima do adversário para conquistar uma vitória, pois somente assim o rubro-negro poderá chegar à liderança do grupo. No momento, após os jogos de terça, o Fla é o sétimo "melhor" segundo colocado, e estaria eliminado da competição se a primeira fase estive encerrada hoje. Convém lembrar, entretanto, que o Fla tem um jogo a menos que alguns rivais.

Se vencer logo mais a Católica, o Flamengo atingirá os dez pontos e ficará a apenas um do Universidad de Chile na última rodada. Os dois chilenos do grupo se enfrentam em um clássico na última rodada e, em caso de um empate, e uma vitória do Fla sobre o Caracas, os cariocas garantem-se na liderança do grupo. Se houver um empate hoje, o Flamengo chega aos oito pontos e fica a três de La U. Neste caso precisaria vencer o Caracas e torcer por uma derrota do Universidad de Chile. Mas mesmo que não consiga a liderança, deve garantir a classificação como um dos melhores segundos, ao chegar a 11 pontos.

Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago. O Fla encara a sua maior "batalha" na temporada.

Sem dúvida, o pior cenário para os rubro-negros é a derrota no jogo de hoje à noite. Neste prisma, o Fla estaciona nos sete pontos, e La U classifica-se assim matematicamente para as oitavas. Mesmo com a vitória na última rodada, o que levaria o rubro-negro aos dez pontos, não está garantida a classificação, pois dependerá de outros resultados. Portanto, se um empate não é de todo um mal resultado, a vitória é o melhor dos cenários para o rubro-negro carioca.

Já pelo lado do time chileno, as chances de classificação são remotíssimas. E se elas já são quase nehuma em caso de vitória, se o trinunfo não vier, aí sim as possibilidades da Católica passar estarão reduzidas a zero. Portanto, se quiser manter alguma chance de classificação a equipe do Chile precisa desesperadamente da vitória hoje em casa diante do Flamengo. Um jogo com toda a cara de Libertadores, com campo pequeno, torcida próxima, adversário desesperado. Mais que nunca os nervos da equipe brasileira precisam estar muito preparados para a batalha de Santiago.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Inversão de valores

Eu não sou médico e muito menos não tenho a intenção de questionar as dores lombares de Adriano, que o tiraram de combate dos últimos três jogos, mas pelo que eu li, vi e ouvi na imprensa especializada, o jogador estaria liberado clinicamente para jogar, mas se sentiu inseguro e pediu para se preparar melhor com o intuito de chegar melhor na decisão da Taça Rio. Não vou nem comentar esses boatos idiotas de anti-doping, deixa isso para os "excelentes" profissionais do jornal O Dia.

Mas na minha visão está havendo um equívoco do Adriano e do próprio Flamengo. A prioridade deveria ser a Libertadores. Se ele está se poupando no jogo decisivo contra a Universidad Católica (CHI) amanhã ele deveria fazê-lo é no estadual, ora essa. Se acontecer de o Flamengo for derrotado pelo Botafogo no domingo e perder o Estadual, paciência. Mas a Libertadores é muito mais importante. O Flamengo tem 31 estaduais no seu currículo e não é um a mais ou a menos que vai fazer a diferença. Agora Libertadores não. O rubro-negro corre atrás desta conquista há quase 30 anos, quando ganhou pela última e única vez.

Adriano deveria tentar jogar nesse jogo de amanhã (ele não viajou e já está fora, portanto não tem mais jeito) para ver como vai se sentir em campo. Poderia até ajudar na sua escalação no jogo de domingo. Mas eu insisto, se por ventura ele tiver de ir para o sacrifício, que ele seja feito na Libertadores, uma competição internacional milhões de vezes mais importante que este lixo de estadual do Rio de Janeiro.


Adriano de novo fora! O custo-benefício vai valer à pena no fim?

Adriano atuou em apenas dois jogos do Fla nessa Libertadores, contra a própria Universidad Católica no Maracanã e diante do Universidad de Chile, em Santiago. Esteve fora contra o Caracas, na Venezuela e não enfrentou La U, no Maracanã. Uma vez esteve fora por problemas pessoais e na outra já devido às dores lombares. É no mínimo uma incoerência da parte dele, se realmente estiver se poupando para o Carioca. Afinal, o jogador alegou que só não deixou o clube no fim do ano passado, pela possibilidade de disputar e ganhar uma Libertadores atuando pelo Flamengo.

Apesar de ainda não ter sido derrotado quando atuou sem o Imperador, o Flamengo claro sente a falta de seu principal jogador, o que ficou nítido no confronto contra a Universidad de Chile. A equipe rubro-negra fará o principal jogo desta temorada até aqui amanhã, e não domingo contra o Botafogo. Se por ventura vier a perder amanhã e ameaçar a sua classificação às Oitavas-de-Final, e vencer a Taça Rio domingo e até o Estadual duas semanas depois, não terá valhido à pena, na meu ponto de vista.

Vencer ou no máximo empatar, é o que o Flamengo precisa buscar amanhã diante da Universidad Católica se quiser continuar almejando passar à oitavas da competição sul-americana. E ainda precisa secar o Universidad de Chile, hoje à noite, diante do Caracas. Em caso de vitória nas duas partidas da Libertadores e em conquista da Taça Rio todos irão esquecer o último episódio Adriano. Mas se não conseguir os objetivos, a coisa vai ficar preta na Gávea! Vamos aguardar!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A arbitragem em xeque

Este estadual do Rio é um inegável fracasso. Venha quem venha a ser o campeão eu não mudo o meu pensamento. Este foi um dos piores estaduaias de toda a rica história do futebol carioca. Mas se tinha uma coisa que vinha "dando certo" neste Carioca eram as arbitragens. Pelo menos não comprometiam. Mas esses verbos estão conjugados no passado porque os juízes resolveram aparecer justo agora na hora de definição do campeonato.

No sábado o eletrizante duelo entre Botafogo x Fluminense ficou manchado pelo lance que definiu a partida. O chute de Caio fez com que Herrera, impedido, participasse da jogada ao fazer um corta-luz e o árbitro validou o gol, de maneira errada. Isso não tira os méritos da vitória do Fogão, que jogou melhor e mereceu chegar à final da Taça Rio. Como cagada pouca é bobagem o juiz do jogo entre Flamengo x Vasco conseguiu ser ainda pior. Deixou de assinalar um pênalti claro à favor do Vasco, e conseguiu aparecer mais que o artilheiro do jogo: Vágner Love. Que também fique claro que a classificação do rubro-negro foi justíssima, pois tem um time muito superior e mais organizado que o rival.

O fato é que hoje tricolores e vascaínos estão lamentando uma arbitragem. Mas amanhã poderão estar aliviados com algum erro a seu favor. E certamente, um dia já foram beneficiados. A arbitragem brasileira erra, não por má fé ou corrupção como querem crer alguns torcedores, mas erra por ruindade, deficiência, desconhecimento da regra. E os dirigentes ao invés de tentarem mudar este panorama, só fazem dar declarações inflamadas e tomadas de emoção, sem nenhuma razão.

Os mandatários do futebol não querem que a arbitragem melhore, mas querem que os árbitros favoreçam somente as suas equipes. Os dirigentes do Vasco que hoje lamentam a arbitragem de domingo, são os mesmos que irão se calar diante de um possível benefício amanhã. Nem vou entrar no mérito da discussão de que o Vasco foi beneficiado por anos a fio durante a gestão de Eurico Miranda.

Na era do futebol extremamente profissional, de todos que estão envolvidos em um jogo de futebol, apenas os árbitros não são profisionais. Jogadores ganham rios de dinheiro para correr atrás de uma bola por 90 minutos. Treinadores recebem milhares de reais para armar equipes. Jornalistas possuem vários meios de se especializarem para dar a melhor opinião e retratar da maneira mais fiel possível o que acontece em uma partida. Mas e os árbitros? Para se ter uma ideia, um árbitro FIFA ganha, por jogo, R$ 2.800,00! Essa é a maior, digamos, "patente" que um juiz de futebol pode conseguir. Alguns jogadores ganham isso por hora.

Não dá para colocar apenas na conta dos juízes os seus próprios erros. A Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) impede os seus profissionais de se explicarem após as partidas. Ora, se jogadores e treinadores têm de dar explicações, porquê não os juízes também? É preciso profissionalizar com urgência a profissão de árbitro. Nos dias de hoje não é possível manter a função de árbitro apenas. O sujeito tem de dividir com outra função, pois não consegue pagar as suas contas com apenas as diárias dos jogos.

Enquanto isso não for feito continuaremos a ver os juízes errando lances infantis, torcedores saindo das partidas indignados, dirigentes alimentando teorias da conspiração esdrúxulas e o espetáculo sendo maculado por esses erros. É preciso uma mudança de postura de todos os envolvidos no futebol. Já!

Os rumos do futebol brasileiro

Alheia à fase decisiva das decisões estaduais, uma eleição que acontece hoje às 14h em São Paulo vai definir os rumos do futebol brasileiro pelos próximos anos. O pleito é para decidir quem vai ser o próximo presidente do Clube dos 13, entidade que representa os maiores clubes do país. Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo, e Fábio Koff, ex-presidente do Grêmio e atual do Clube dos 13, disputam o pleito.

A disputa tem de um lado São Paulo, Internacional, Grêmio, Atlético-PR, Sport, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, que apoiarão a chapa de Koff. Mas Corinthians, Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e Goiás estão do lado de Kléber. Ainda estão indecisos Fluminense, Santos, Guarani, Bahia, Portuguesa e Vitória.


Fábio Koff: atual presidente tem aopio do São Paulo

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, apóia a candidatura de Kléber Leite e teria acenado com a possibilidade de repassar a total organização do Campeonato Brasileiro à entidade, em caso de vitória de seu pupilo. Como forma de pressionar o Flamengo a mudar de lado na eleição, teria também prometido o reconhecimento do título brasileiro de 1987 e a entrega da polêmica taça das bolinhas ao rubro-negro. A Rede Globo também está do lado da chapa de Leite, devido aos negócios que mantém com o ex-presidente do Flamengo.

Do outro lado desta queda de braço está Juvenal Juvêncio, o presidente do São Paulo, que é o homem forte de Fábio Koff. Desafeto declarado de Ricardo Teixeira, Juvêncio articula um contrato milionário com a Rede Record para a transmissão exclusiva do Brasileirão à partir de 2012, se a chapa encabeçada por Koff for a vencedora. A investida do presidente do tricolor pode custar caro ao clube. Além de não receber a taça das bolinhas pode ficar sem o Morumbi na Copa de 2014.

Kléber Leite teria o apoio da CBF e da Rede Globo.

Ao apoiar a chapa encabeçada por Kléber Leite, Ricardo Teixeira busca o total controle da organização do futebol brasileiro, mesmo que de maneira "velada". Se conseguir emplacar seu candidato, Teixeira ficaria à frente apenas dos negócios da seleção brasileira e "passaria" o comando das competições de clubes para o Clube dos 13.

As duas chapas têm contas distintas para o pleito desta tarde. Fábio Koff garante ter o voto certo de 12 clubes. Porém, votos declarados no atual presidente da entidade são somente seis. Flamengo e Palmeiras declararam apoio, mas estão sofrendo um forte lobby para mudarem de lado. Kléber Leite diz já ter 11 votos, o que lhe garantiria a vitória. Porém, também apenas seis clubes declaram o voto no ex-presidente do Flamengo. As seis equipes que ainda estão indecisas serão o fiel da balança e decidirão quem vai comandar o Clube dos 13 e os rumos do futebol brasileiro nos próximos anos.

domingo, 11 de abril de 2010

Deu Flamengo! De novo!

É simples constatar: o time do Flamengo é muito melhor que o do Vasco, como eu venho dizendo aqui no Futebol+Samba ao longo da semana, e fez valer esta superioridade em campo ao derrotar o rival por 2 a 1 em um jogo eletrizante esta tarde no Maracanã. Agora mais uma vez o Flamengo vai defrontar o Botafogo em uma final de turno no Rio. Se der Bota, o campeonato está encerrado. Se der Mengo, mais dois jogos para decidir o título do Estadual.

O jogo no primeiro tempo foi um pouco estranho, mas muito bom. Sem os seus dois principais jogadores, Adriano e Carlos Alberto, as equipes não se fizeram de rogadas e buscaram o gol. O Vasco tinha mais posse de bola e era muito mais ousado no ataque do que o rival, mas errava muito a última bola e não obrigava Bruno a trabalhar. Por outro lado, o Flamengo era muito mais tímido, mas criou as principais chances de gol da primeira etapa. Com seis minutos já houve a primeira polêmica: Léo Moura perdeu infantilmente uma bola para Márcio Careca que cruzou e Elton, após empurrar Ronaldo Angelim, cabeçeou para o fundo das redes. Falta bem marcada pelo árbitro e gol muitíssimo bem anulado. Tanto houve a falta que o time do Vasco sequer reclamou. Quem cala consente.

Até marcar o primeiro gol da partida, aos dez minutos de jogo, o Flamengo já havia desperdiçado duas claríssimas oportunidades de gol. Mas após lançamento de Bruno Mezenga, ele mesmo, Vágner Love invadiu a área do Vasco completamente livre, driblou Fernando Prass e pressionado pelos zagueiros do Vasco, conseguiu chutar em direção ao gol e a bola morreu no canto direito para abrir o placar no Maraca.

O Vasco seguia melhor mesmo em desvantagem no placar, principalmente pelo lado direito de defesa do rubro-negro pois Léo Mora avançava e não tinha nenhuma proteção da zaga rubro-negra. O Gigante da Colina viu isso e passou a explorar esta deficiência rubro-negra levando perigo ao gol de Bruno. Aos 31 minutos, sempre pelo lado esquerdo, o Vasco criou uma bela jogada e ganhou um escanteio. Na cobrança a zaga do Fla desviou e cedeu novo escanteio. Ao cobrar, o bom lateral Fágner colocou na cabeça de Thiago Martineli e o zagueiro, beneficiando-se de uma nova falha de Álvaro, meteu a cabeça para empatar: 1 a 1.

As equipes desceram ao vestiário e os treinadores mantiveram as suas formações. Porém Gaúcho tinha a possibilidade de colocar Carlos Alberto e tentar mudar o panorama. Pelo Flamengo, Andrade não tinha como escalar Adriano mas a torcida pedia insistentemente pela entrada de Petkovic. Os "professores" não ouviram os apelos e as equipes voltaram iguais para a segunda etapa.

Se na primeira etapa o Vasco tinha mais posse de bola e era muito insinuante, o panorama no início do segundo tempo não era o mesmo. As falhas defensivas da equipe de São Januário se mantiveram (como no primeiro tempo) mas o ímpeto ofensivo caiu pela metade. Sentindo este momento, o Flamengo ameaçava muito mais e criava as melhores chances da partida. Aos 26 da etapa final, já com Pet em campo, Léo Mora avançou pela área do Vasco e foi tocado por Fágner. Muitos árbitros não marcariam o pênalti. Eu confesso que também não! Mas o fato é que Léo Moura é tocado pelo lateral vascaíno, mesmo ele tendo a intenção de tocar a bola. É uma questão interpretativa e não pode ser considerada responsável pelo resultado da partida. Aliás arbitragens não podem ser responsabilizadas por resultados de partidas. Love converteu a cobrança e pôs o Fla em vantagem! 2 a 1!

Vágner Love: o artilheiro do amor marca o seu 14º no Estadual!

Após o resultado positivo, o Flamengo recuou excessivamente e trouxe o Vasco para dentro de seu campo, o que por pouco não resultou no gol de empate do Gigante da Colina. Aliás, antes de o Fla marcar o seu segundo gol, Philippe Coutinho, muito apagado em campo, recebeu uma bola de Márcio Careca e, mesmo sem ângulo, chutou contra a trave de Bruno. Um lance que se tivesse resultado em gol aliviaria o árbitro da responsabilidade do resultado.

A inutilidade ofensiva do Vasco prosseguia e a falta de ímpeto de contra-ataque do Flamengo faziam a partida se tornar muito ruim tecnicamente. O Vasco era um bando de desesperados em busca do empate. As esperanças do clube da Colina, Carlos Alberto (já em campo) e Philippe Coutinho eram apagadíssimos e o Fla não conseguia acertar uma jogada de ataque, o que poderia significar a finalização do jogo.

Como polêmica pouca é bobagem aos 42 novo lance que foi para a "conta" de João Batista de Arruda. Após cruzamento para a área do Fla, com a mão Williams impediu que a bola chegasse à cabeça de Thiago Martinelli. Pênalti claro ignorado por Arruda, que estava de cara para o lance. Na minha visão, o único lance em que o árbitro errou.

Como sempre acontece no Rio, a equipe derrotada põe na conta do árbitro o resultado negativo. Aos invés de descarregar críticas sobre o árbitro, o presidente Roberto Dinamite poderia investir em reforços para a sua equipe, que hoje têm jogadores que sequer poderiam passar à porta de São Januário. O Flamengo mais uma vez não fez uma boa exibição e acabou levando a vitória. Porquê? Porque a equipe de Antrade tem jogadores que decidem. Um vacilo, uma bobeada e o Flamengo define a partida. Prova disso é ser a equipe que tem o maior número de pontos ganhos neste Estadual.

Pelo fato de ter criado mais jogadas, apesar de menos volume de jogo, e ter definido a partida, o que se espera em um clássico, o Flamengo venceu merecidamente na tarde de hoje no Maracanã. Ao Vasco resta seguir concentrado na Copa do Brasil (o caminho até a final não é tão difícil) e se preparar para a disputa do Brasileiro. Com este time não acredito que o clube vá muito longe. Gaúcho precisa de muitos reforços se Roberto Dinamite quiser comemorar algum título, em detrimento de ficar colocando a responsabilidade em terceiros.

Novamente Flamengo x Botafogo numa final de turno. Eu continuo na mesma toada. O Flamengo tem muito mais time, mas a raposa felpuda do Joel Santana deve ser respeitada em mais uma decisão. Mas não vou ficar em cima do muro: acredito que dê Flamengo e o campeonato vai novamente para uma decisão eletrizante entre Flamengo e Botafogo, e sem qualquer responsabilidade de juiz, afinal ele não joga!