quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Copa da Alegria - Quartas de Final

Os dias vão passando, os jogos vão acontecendo, os grandes vão passando e os pequenos vão indo embora. A Copa chega nos seus momentos de decisão e como diz o velho ditado popular, "é onde o filho chora e a mãe não vê". Agora as oito equipes que merecidamente estão entre as maiores do mundo vão se digladiar na luta por vagas nas semifinais em jogos espetaculares. Aqui no Futebol e Samba eu acertei 6 dos oito classificados das oitavas. Paraguai e Gana me surpreenderam e podem ser considerados os "intrusos" desta festa. Vamos a meus prognósticos para as quartas, que serão mais difíceis de acertar:

Holanda x Brasil, 02/07, 11h: Certamente será um dos grandes duelos da Copa. E uma disputa conceitual de futebol. Quem vai vencer? O ataque da Holanda com os rápidos Sneijder e Robben ou a defesa sólida do Brasil, com Lúcio, Juan e Maicon? Brasil e Holanda já se enfrentaram 3 vezes em Copas do Mundo, com uma vitória brasileira (1994), um empate (1998, com o Brasil triunfando nos penaltis) e uma vitória da Holanda (1974). Eu venho dizendo que acho o time brasileiro melhor, mas a Holanda tem alguns talentos individuais em melhor momento. Qualquer fator pode ser decisivo, e tomando por base a maior eficiência brasileira e uma certa fragilidade dos holandeses na defesa, acho que dá Brasil.
Favorito: Brasil

Uruguai x Gana, 02/07, 15h30: O Uruguai não chegava às quastas de final de uma Copa desde 1970. Gana jamais havia chegado e se vencer será o primeiro país da África a atingir a semifinal de uma Copa. Será um jogo interessante e o vencedor certamente estará fazendo história. Acredito que pela força e tradição o Uruguai esteja com uma pequena vantagem neste duelo. O time de Gana não fez uma primeira fase muito boa e na minha opinião foi pior que os EUA no jogo das oitavas. Os africanos já igualaram as campanhas de Camarões em 90 e Senegal em 2002. Já foram longe demais.
Favorito: Uruguai

Argentina x Alemanha, 03/07, 11h: Assim como Brasil e Holanda, este será outro jogaço! A Argentina dita por muitos como a melhor seleção da Copa enfrentará pela primeira vez um ataque que realmente teste sua frágil defesa. A Alemanha, para mim a real grande seleção deste Mundial, defrontará os geniais atacantes argentinos e terá também o grande teste de seu sistema de contra-ataques tão fulminante nesta Copa. Um jogo onde absolutamente qualquer um que chegue às semifinais terá sido por mérito. Alemães e argentinos já se enfrentaram 5 vezes em Mundiais (duas por fases de grupos em 1958 e 1966) e em três mata-matas: na final de 1986 deu Argentina. Quatro anos depois, tembém na final, deu Alemanha. E na última Copa pelas quartas de final, os alemães passaram nos pênaltis em casa.
Favorito: Alemanha

Paraguai x Espanha, 03/07, 15h30: O confronto mais desequilibrado das quartas. O Paraguai já cumpriu com seu papel ao chegar pela primeira vez entre os oito melhores de uma Copa. A Espanha sempre esteve cotada entre as maiores forças do Mundial antes de seu início e deve confirmar esta expectativa neste duelo. É bem verdade que os espanhois jamais passaram da fase de quartas de final na história das Copas, exceto em 1950 quando o sistema de disputa era outro e eles terminaram entre os quatro primeiros. Por isso, têm tudo para realizarem a maior campanha da história do país. O problema virá na sequência.
Favorito: Espanha

terça-feira, 29 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 19º Dia

Paraguai 0 (5) x (3) 0 Japão, Pretória - Loftus Versfeld: Após bons jogos nesta fase de oitavas de final da Copa, tivemos um dos piores jogos deste Mundial, que somente após a cobrança de penalidades máximas decidiu-se quem iria para as quartas. Em nenhum momento da partida Paraguai ou Japão mereceu vencer. Mas como se tratou de um jogo eliminatório, a única forma de se resolver este imbróglio foi a disputa de pênaltis. O time qua passasse de fase já teria conseguido seu grande feito, afinal não seria páreo para Portugal ou Espanha. E o Paraguai chega ao seu maior momento em Copas do Mundo e certamente em toda a trajetória futebolística do país sul-americano. Depois de 80 anos de Copas do Mundo, pela segunda vez teremos mais representantes sul-americanos que europeus entre os oito melhores do Mundial. A outra oportunidade fora em 1930, quando poucos europeus estiveram nu Mundial do Uruguai.

Espanha 1x0 Portugal, Cidade do Cabo - Greenpoint: A Espanha fez valer o seu favoritismo em cima da equipe de Portugale avançou sem maiores sustos para as quartas de final da Copa. O que não acontecia desde 1982 quando a Copa foi na Espanha. A seleção portuguesa tentou cozinhar o jogo a todo momento e nunca foi de fato ameaçadora na área espanhola. O que os comandados de Carlos Queiroz não imaginavam é que o talento de David Villa fosse novamente fazer a diferença e botar a Espanha na frente, com um gol irregular, diga-se. Mais um nesta Copa. A Espanha segue como uma das mais fortes candidatas à conquista da Copa e dificilmente não estará nas semifinais.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 18º Dia

Holanda 2x1 Eslováquia, Durban - Moses Mabhida: Sem sustos! Foi assim a classificação holandesa para as quartas de final da Copa do Mundo. No confronto mais desquilibrado de toda a fase de oitavas de final, a Holanda impôs o seu futebol muito superior à organizada equipe da Eslováquia. Apesar do placar apertado em nenhum momento os laranjas deixaram a classificação sob risco. Com a volta de Robben ao ataque a Holanda figura ao lado de Argentina, Brasil e Alemanha no hall dos principais favoritos à conquista desta Copa. Entretanto, sem o craque do Bayern de Munique a equipe holandesa não passa de uma boa equipe. A continuidade na Copa depende da condição física deste jogador. Agora a Holanda terá o Brasil pela frente, em um confronto igualmente eletrizante, assim como Argentina x Alemanha. Assim como creio nos alemães em vantagem diante dos hermanos, acredito num leve favoritismo para o Brasil diante dos holandeses.

É agora Dunga!

Brasil 3x0 Chile, Johanesburgo - Ellis Park:

Ao longo de três anos e meio fomos bombardeados por Dunga e sua comissão técinca com os mantras de que era preciso aprender com os erros de 2006 para não cometê-los. Falou-se que jogador pra jogar no Brasil tinha de ter paixão pela camisa amarela, que o comprometimento era mais importante que o talento, que a condição física era tão importante quanto à qualidade técnica. Pois bem, Dunga conseguiu muitos resultados com esta filosofia. Venceu a Copa América e a Copa das Confederações. Terminou em primeiro nas Eliminatórias. Chegou à Copa como favorito e vem seguindo nela com alguma tranquilidade.

Após a convincente vitória diante do Chile por 3 a 0, Dunga se vê diante de seu maior desafio à frente da seleção. O confronto com a Holanda, por si só já é equilibrado e difícil, mas este jogo pelas quartas de final tem um ingrediente a mais para Dunga: assim como em 2006, venceu-se a Copa América e a Copa das Confederações no Pré-Copa. Assim como na Alemanha o Brasil passou por seus adversários sem maiores sustos. Até chegar nesta fase. Como agora, o Brasil era favorito diante da França. Mas perdeu e as mazelas daquela preparação vieram à tona.

O time de Dunga terá de vencer a Holanda para não somente dar um enorme passo rumo ao hexacampeonato, mas para o treinador conseguir superar o Brasil de 2006, tão combatido por ele ao longo de três anos e meio. Se perder, poderá ser tão criticado quanto fora Parreira ao fim daquela Copa. Se vencer, terá dado um passo decisivo para chegar á finalíisima, uma vez que enfrentará Uruguai ou Gana nas semis, adversários sem força pra vencer o Brasil.

O jogo será parelho com toda certeza, porque na minha opinião o time brasileiro é até melhor que o holandês, se considerarmos apenas onze contra onze. Mas a Holanda tem jogadores individualmente em um melhor momento que os atletas brasileiros. Casos de Sneijder e Robben. Se o Brasil tem uma defesa sólida e quase intransponível, a Holanda tem 100% de aproveitamento e uma dupla infernal que vem fazendo um bom Mundial. Dunga terá a chance de mostrar com sua seleção que todo seu discurso estava certo. Ou não ! Essa é a hora!

domingo, 27 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 17º Dia

Alemanha 4x1 Inglaterra, Bloemfontein - Free State: O grande jogo desta Copa do Mundo até aqui foi disputado nesta manhã em Bloemfontein. E com requintes de crueldade para os ingleses e uma doce vingança para os alemães. Após envolverem o adversário e abrirem 2 a 0, os alemães viram os rivais reagirem e diminuírem o marcador ainda na primeira etapa. Mas o golpe mais duro foi dado pelo árbitro da partida, o uruguaio Jorge Larrionda. Após um belo chute de Lampard, a bola bateu na trave e quicou dentro do gol, mas a arbitragem anulou. Em 1966, na final da Copa entre os mesmos rivais, a Inglaterra empatou com um lance idêntico, mas desta vez a bola não havia entrado e o juiz validou o gol. Na segunda etapa, os alemães com contra-ataques fulminantes fecharam o caixão da Inglaterra e esperariam pelo duelo de argentinos e mexicanos.

Argentina 3x1 México, Johanesburgo - Soccer City: Na minha visão foi a pior atuação da Argentina nesta Copa, assim como foi o pior jogo de Lionel Messi. Os argentinos, no momento que sofriam pressão do México, foram favorecidos pela arbitragem com o gol de Tevez em claro impedimento e ampliaram o marcador com um gol de Higuaín, após um "passe" açucarado do tapado zagueiro mexicano Osorio. Estava sacramentada a classificação da Argentina, afinal o México se mostrava desnorteado em campo. Na segunda etapa a Argentina ainda faria o terceiro gol e os mexicanos diminuíram tarde demais. Agora teremos um confronto espetacular entre Alemanha e Argentina nas quartas. Pelo que foi apresentado em todo o Mundial até aqui, acredito que a Alemanha seja favorita. Mas depois do que vi no Soccer City hoje, os argentinos podem ter muita esperança em avançar para as semis.

sábado, 26 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 16º Dia

Uruguai 2x1 Coreia do Sul, Port Elizabet - Nelson Mandela Bay: Após 40 anos como coadjuvante no cenário mundial do futebol, o Uruguai volta a ser protagonista de uma Copa. Se eles não se classificavam para as oitavas de um Mundial desde 1990, 1970 foi a última vez que estiveram nas quartas. A partida em port Elizabet premiou a melhor qualidade técnica e a vontade de ganhar dos uruguaios que, quando atacaram e agrediram, levaram muito mais perigo que os asiáticos da Coreia. A Coreia do Sul cumpriu um bom papel, mas no jogo de hoje o Uruguai fez por merecer a histórica classificação. A velha celeste olímpica volta a fazer história.

EUA (0) 1x1 (1) Gana, Rustemburgo - Royal Bafokeng: Após a saída dos outros cinco re´presentantes africanos da Copa, Gana se tornou uma espécie de porta-voz dos africanos na primeira Copa disputada no continente. Assim como os EUA, Gana também não fez uma primeira fase de encher os olhos, mas no jogo de hoje soube aproveitar as oportunidades que teve. Os EUA voltaram a sofrer com sua falha nas conclusões. Sem vir jogando um Mundial brilhante, Gana iguala as campanhas de Camarões (em 1990) e Senegal (em 2002), as outras seleções africanas a chegaram às quartas de final. Para chegar a uma histórica semi final, os ganeses terão de superar o Uruguai. Acho que a história já está bem escrita até aqui.

A Copa da Alegria - Oitavas de Final

Após 15 dias de disputas e mais de com gols marcados chegamos na fase que para muitos pe a que realmente importa na Copa do Mundo. Pela primeira vez sem os finalistas de uma Copa anterior (França e Itália) as oitavas de final deste Mundial conta com algumas gratas surpresas, como os asiátiscos Coreia e Japão, menos europeus que o esperado, um aproveotamento de 100% dos times latino-americanos e dois clássicos de arrepiar já neste momento. Vamos às minhas impressões dos confrontos:

Uruguai x Coreia do Sul, 26/06, 11h: Duas equipes que fizeram uma boa primeira fase com um futebol sempre ofensivo. Pela tradição e pelo elenco que tem, acredito que o Uruguai é o favorito para este confronto, mas a força dos coreanos não pode ser despresada, já que no grupo da Argentina perderam apenas para os hermanos. Os uruguaios terminaram invictos na primeira fase, appós empatarem com a França e vencerem a África do Sul e o México.
Favorito: Uruguai

EUA x Gana, 26/06, 15h30: Um duelo interessante e não esperado. Quando muitos bancaram que a Inglaterra seria a primeira no Grupo C e defrontaria o segundo colocado do Grupo D, que para mim seria a Sérvia, americanos e ganeses se enfrentam novamente em um jogo difícil de apontar um favorito. Os EUA têm um time melhor, mas não fizerem apresentações tão boas na primeira fase. Ganeses surpreenderam e chegaram à última do grupo à frente da Alemanha. EUA e Gana se enfrentaram num Mundial de 2006, pela primeira fase e os africanos venceram por 1 a 0.
Favorito: EUA

Alemanha x Inglaterra, 27/06, 11h: Jogo de arrepiar. Clássico que já foi final de Copa (a Inglaterra venceu em 1966) e também semifinal (a Alemanha passou nos pênaltis em 1990). Partida com cara de penaltis e na minha visão sem um favoritismo muito claro para alguma equipe. A Inglaterra chegou mais badalada que a Alemanha no Mundial, mas dentro de campo os alemães surpreeenderem com um futebol melhor e os ingleses penaram para passar de fase. Jogo imperdível.
Favorito: Alemanha

Argentina x México, 27/06, 15h30: Reedição das oitavas de 2006, quando argentinos e mexicanos se encontraram na Alemanha. Se passarem e a Alemanha também , os argentinos também os reencotrarão nas quartas de final, à exemplo do que aconteceu quatro anos atrás. Não dá para apontar outra coisa, senão a do que a classificação argentina, apesar de ser um jogo dificil de duas escolas semelhantes. Em 2006, a Argentina só conseguiu passar depois da prorrogação. Será um duelo interessante.
Favorito: Argentina

Holanda x Eslováquia, 27/06, 11h: Este é o confronto mais desequilibrado das oitavas de final. Ninguém é capaz de apontar que a Eslováquia será capaz de fazer história novamente. Esperando pelos italianos, os holandeses comemoraram a queda da Eslováquia em seu colo. Neste duelo entre europeus a Holanda é franca favorita e apenas um milagre pode tirá-los das quartas de final da Copa. A Eslováquia já deve estar satisfeita por ter vencido e eliminado a poderosa Itália.
Favorito: Holanda

Brasil x Chile, 27/06, 15h30: Mais uma reedição de oitavas de final de um Copa. Em 1998, na França, Brasil e Chile se enfrentaram e o Brasil passou fácil: 4 a 1. Desta vez o Chile, apesar de não contar mais com Marcelo Salas e Iván Zamorano, tem uma equipe superior mas não deve ser páreo de novo para o Brasil. Pelas eliminatórias os brasileiros golearam em Santiago e em Salvador. O estilo de jogo do Chile é fatal para enfrentar o Brasil e seus contra-ataques quase mortais.
Favorito: Brasil

Paraguai x Japão, 28/06, 11h: Este será outro confronto interessante. A grande surpresa da primara fase (o Japão) encara um tambpém surpreendente time paraguaio que acabou líder de uma chave que tinha a Itália. Os japoneses esqueceram a escola asiática e jogaram muito mais como brasileiros e latinos, com direito a sambinha na comemoração. O Paraguai de 2010 é muito mais forte no ataque que na defesa, diferentemente de outrora. Jogo de muitos gols?
Favorito: Japão

Espanha x Portugal, 28/06, 15h30: Mais um grande jogo das oitavas. Talvez seja o melhor duelo, porque além de clássico europeu, confronta dois times que gostam de atacar e têm característica de fazer muitos gols. Portugal aplicou a maior goleada da Copa até aqui e a Espanha é o time que mais finaliza no Mundial. Promessa de jogo aberto e franco, onde uma das duas seleções irá manter a sina de nadar e morrer na praia. Vale a pena conferir.
Favorito: Espanha

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 15º Dia

Coreia do Norte 0x3 Costa do Marfim, Nelspruit - Mbombela: Era pouco provável que a Costa do Marfim conseguisse tirar a diferença de nove gols de saldo que a seleção de Portugal havia colocado devido à vitória por 7 a 0 sobre a mesma Coreia do Norte que os africanos enfrentariam na rodada final no Grupo G. A verdade é que qualquer um apostava que Brasil e Portugal passaria neste grupo e, com o empate entre os favoritos, as chances africanas ficaram impossíveis. Em relação ao Mundial da Alemanha em 2006, os marfinenses pouco evoluíram a não ser na pancada e os gols de Touré, Romaric e Kalou pouco representam na história da Costa do Marfim nas Copas. Portugal é azarão contra a Espanha nas oitavas.

Suíça 0x0 Honduras, Bloemfontein - Free State: A Suíça realmente não gosta de vencer. Bastava aos suíços a vitória que eles estariam nas oitavas de final, desde que Espanha ou Chile vencessem um ao outro. Como era pouco provável um empate naquela partida, era só atacar para a Suíça chegar às oitavas de final. Mas não, o prazer pela defesa sempre fala mais alto e a retaguarda menos vazada da história das Copas se defendeu como sempre e por pouco não levou gol da semi-profissional equipe de Honduras. As duas merecem voltar para casa e só vieram à África do Sul para corroborarem com a tese do espírito esportivo: o importante sempre é competir!

Espanha 2x1 Chile, Pretoria - Loftus Versfeld: Talvez este fosse o jogo de maior risco desta terceira rodada. Afinal quem perdesse poderia estar eliminada caso a Suíça vencesse. Mas como esperar que a Suíça vença alguém é quase uma utopia, os dois acabaram classificados e seguem na Copa. A Espanha sempre procurou o gol, até porquê tem mais time para isso. O Chile não se postou atás e também acabou premiado com um gol. Agora os espanhóis encaram Portugal em um jogo no qual são favoritos para mim. Os chilenos vão pegar ninguém menos que o Brasil. Já fizeram muito em chegar nas oitavas.

Porquê?

Brasil 0x0 Portugal, Durban - Moses Mabhida:

Uma das coisas que mais deixam Dunga indignado são as perguntas. Ele não gosta de ser questionado, de ser indagado acerca de suas escolhas. O que o irrita é o fato de que ocupa um cargo onde será sempre perguntado sobre esta ou aquela decisão. Antes do jogo contra Portugal Dunga, com a classificação garantida, optou por sacar Robinho do time e escalar Nilmar, além das alterações já previstas que eram as saídas de Elano e Kaká, para as entradas de Daniel Alves e Júlio Batista. O resultado de 0 a 0 garantiu a primeira colocação, o grande objetivo da primeira fase. Mas algumas perguntas não querem calar após esse empate.

A primeira: qual é a real situação de Robinho? Antes do jogo, surpreendeu a não escalação do atacante do Santos. A princípio era uma opção de Dunga para poupar o jogador que ele mais vezes botou pra jogar na sua gestão como técnico do Brasil. Apesar de ter feito um ótimo primeiro tempo, Nilmar desapareceu no segundo tempo, talvez não somente por sua culpa. A criação de jogadas inexistiu na etapa final. Em um dado momento da partida, todos os atletas do banco brasileiro foram para o aquecimento, exceto Robinho. Porquê? Robinho tem algum problema mais sério? Ou será que o jogo estava tão tranquilo que não demandava o talento de Robinho?


O jogo das perguntas. Qual é o problema com Felipe Mello?

A segunda: o Brasil depende de Kaká? Qualquer equipe que busque a vitória tem de ter uma posição básica dentro do campo, e esta é a de armador, organizador de jogadas. O Brasil tem um sem número de grandes nomes nesta posição e hoje esta função é exercida por Kaká. Graças à sua expulsão contra a Costa do Marfim, o meia do Real Madrid não pode jogar diante dos portugueses. Dunga optou pelo meio-campo inicial com Gilberto Silva, Felipe Mello, Daniel Alves e Júlio Baptista. Jogadores lutadores, corredores, mas nem um pouco técnicos e com característica de armar jogadas. Como sempre foi dito na Era Dunga como técnico, Júlio Batista não pode execercer a função de substituir Kaká, o que perfeitamente poderia ser feito por Robinho. Será que Dunga entende que Júlio Batista é o substituto de Kaká?

A terceira: Dunga terá humildade de mexer na equipe? Desde os amistosos de preparação já no continente africano, ficou claro que as alterações de Elano e Felipe Mello por Ramires e Daniel Alves produziu um Brasil muito mais insinuante e com a cara do nosso verdadeiro futebol. A boa atuação de Elano contra a Costa do Marfim (eu não concordo que ele jogou bem contra a Coreia do Norte) fez surgir os defensores de sua manutenção na equipe. Eu ainda defendo que poderiam ser escalados Ramires e Daniel Alves, com Kaká na armação e Robinho e Luis Fabiano na frente. E para ser ainda mais ousado, como bom brasileiro, que tal Robinho e Kaká na armação, com Nilmar e Luís Fabiano na frente? Dunga não mudará suas convicções? O hexa dependeria disso?

O jogo diante de Portugal saiu dentro da encomenda. Um empate garantiu o primeiro lugar do grupo, repito o grande objetivo desta fase. Agora o Brasil caiu na chave, digamos, mais tranquila dentro da fase final. Mas a nossa seleção fez uma atuação muito boa na primeira etapa, com algumas chances de gol e uma atuação muito fraca no segundo tempo. Jogando atrás, esperando o adversário como não condiz com nossa tradição e como gosta o nosso treinador. O Brasil vem forte para os mata-matas e é favorito independente do nosso adversário nas oitavas. Mas a sensação da falta de ousadia ainda incomoda o torcedor brasileiro, inclusive este blogueiro.

A Copa da Alegria - 14º Dia

Eslováquia 3x2 Itália, Johanesburgo - Ellis Park: Segue a maldição da Taça FIFA. Desde 1994, o campeão do Mundial anterior não consegue fazer uma Copa que honre tal título no torneio seguinte. Desta vez o mico coube aos italianos. A derrota para a insignificante Eslováquia e a eliminição ainda na primeira fase é um dos maiores vexames da história do futebol italiano. A Azurra não era eliminada de uma Copa na primeira fase desde 1974. Para a Copa como evento não deixa de ser ruim, pois perde-se a chance de termos um Holanda x Itália nas oitavas para termos um Holanda x Eslováquia. Mas, convenhamos, com o futebol que jogaram os italianos não mereciam melhor sorte. Em nenhum momentop da partida conseguiram se impor diante do fraco adversário e chegou a estar perdendo por dois de diferença, precisando ganhar. A Eslováquia já fez história e não deve ser páreo para a Holanda.

Paraguai 0x0 Nova Zelândia, Polokwane - Peter Mokaba: Confirmando a boa fase dos sul-americanos nesta Copa, o Paraguai encerrou a primeira fase na liderança do Grupo E foi o terceiro do continente a conseguir este feito, que ainda pode ser completado por Brasil e Chile. De olho no jogo dos italianos, os paraguaios não se arriscaram muito pois estavam garantindo a vaga e a liderança. Agora eles enfrentam o Japão nas oitavas, em um jogo sem favoritismo. Apesar de a Nova Zelândia estar a um gol de chegar a uma histórica classificação, os oceânicos já fizeram história ao sair da Copa sem sequer ter perdido (nem ganhado) e terminado na frente da poderosa Itália. Isso tudo disputando apenas seu segundo mundial.

Dinamarca 1x3 Japão, Rustemburgo - Royal Bafokeng: Após fazer uma Copa muito ruim em 2006 quando caiu ainda na primeira fase, os japoneses se revelam a grata surpresa da Copa da África. Em um grupo onde quase ninguém apostava neles, eles venceram duas partidas (perderam apenas da Holanda) e com um futebol muito agradável de se ver se credencia para disputar as oitavas de igual para igual com os paraguaios. No jogo diante da Dinamarca, bastava um empate para garantir a vaga, mas os asiáticos partiram pra cima e não deram chance aos dinamarqueses, que apenas têm na memória aquele bom time de 1986 e 1998. Esta Dinamarca não passa de uma equipoe esforçada, apesar de possuir o talento de Romendhal.

Camarões 1x2 Holanda, Cidade do Cabo - Green Point: Já classificada para as oitavas, a Holanda não precisou se esforçar muito para derrotar os já eliminados Camarões em um jogo que serviu apenas para cumprir tabela. Assim como nas demais partidas os holandeses jogaram o suficiente para vencer, sem no entanto encher os olhos como fizeram nos amistosos preparativos e nas eliminatórias da Copa. Os holandeses, mais que qualquer um, comemoraram a eliminação italiana e agora vão encarar a Eslováquia num confronto onde são amplos favoritos. Eu espero muito mais da Holanda na fase final e acredito que os próprios holandeses também.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 13º Dia

Eslovênia 0x1 Inglaterra, Porto Elizabeth - Nelson Mandela Bay: A Inglaterra fez sua melhor apresentação até aqui neste Mundial, mas num foi nada que merecesse grandes aplausos. Fez o suficiente para vencer a Eslovãnia e conseguir sua classificação às oitavas de final na bacia das almas. Rooney segue sem marcar na Copa e o tento salvador coube ao reserva Jermain Defoe. A Eslovênia esteve classificada até o instante final da partida, pois mesmo perrdendo, com o empate entre EUA e Argélia, a equipe europeia passaria em segunda do grupo. Mas o gol dos norte-americanos não só eliminou os eslovenos como jogou os ingleses para o segundo lugar, o que vai obrigá-los a defrontar a Alemanha em um confronto sensacional.

EUA 1x0 Argélia, Pretória - Loftus Versfeld: Os americanos jogaram o melhor futebol deste grupo. Mas por caprichos do futebol, só conseguiram a sua vaga no último minuto do jogo contra a Argélia com gol de Landon Donovan. Novamente prejudicados pela arbitragem, os americanos abusaram do direito de perder gols e agora terão pela frente a seleção de Gana, o melhor time do continente africano que está nesta Copa. Ao contrário dos ingleses, os americanos jamais abdicaram de atacar e acabaram premiados por isso,ainda bem!

Gana 0x1 Alemanha, Johanesburgo - Soccer City: Coube a Oezil a incumbência de colocar os alemães nas oitavas. Após uma boa estreia diante da Austrália e um jogo em que a sorte esteve com o adversário contra a Sérvia, os alemães voltaram a deixar uma boa impressão nesta vitória e, na minha opinião, pintam como favoritos no confronto contra os ingleses. O autor do gol é um dos melhores jogadores da Copa até aqui e talvez perca apenas para Messi. Com jogadores jovens e com muito talento, os alemães podem ter esperanças em uma boa fase final.

Austrália 2x1 Sérvia, Nelspruit - Mbombela: Era pouco provável que Gana e Alemanha conseguissem passar juntas para as oitavas pois uma mataria a outra, diziam os analistas. Mas eles não contavam que o fraco time da Austrália fosse derrotar os aplicados, mas hoje azarados sérvios. Abusando do direito de perder gols, a Sérvia tomou dois gols no segundo tempo e só encontrou forças para diminuir 39 da etapa final. Com este resultado, os dois times deixam Copa da África e voltam para casa. Terão de tentar voltar na Copa de 2014, no Brasil. A conferir.

terça-feira, 22 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 12º Dia

África do Sul 2x1 França, Bloemfontein - Free State: Imbuídos novamente de um sentimento nacional de que era possível buscar a improvável classificação, os africanos até que jogaram bem e derrotaram o esfacelado time francês, que sem dúvida foi a maior vergonha da história das Copas. Um vexame que ficará para sempre gravado na memória dos mundiais e de todos os franceses. Em um dado momento da partida, bastava à África marcar mais um gol e torcer para que os uruguaios marcassem o segundo na seleção do México, que os anfitriões conseguiriam a histórica classificação. Não foi possível, mas ao contrário dos franceses, os africanos podem se orgulhar do desempenho de sua seleção. A imagem do treinador francês Reymon Domenech se recusando a cumprimentar Parreira foi o gran finale da vergonhosa participação da França na Copa do Mundo de 2010.

Uruguai 1x0 México, Rustemburgo - Royal Bafokeng: Muitos achavam que uruguaios e mexicanos fariam um jogo de compadres, afinal um empate classificaria os dois para as oitavas. Mas o que se viu em Rustemburgo foram duas equipes buscando o gol para sacramentar de vez a primeira colocação do grupo e fugir da temida Argentina na próxima fase. E coube ao México esta ardilosa tarefa, como ocorrera nas oitavas da Copa de 2006. Com o gol de Luiz Suarez, os uruguaios saíram com a vitória de Rustemburgo e passaram às oitavas de um Mundial, o que não acontecia desde 1990 na Itália. Os uruguaios buscarão a vaga nas quartas contra os coreanos e na minha visão são favoritos.

Argentina 2x0 Grécia, Polokwane - Peter Mokaba: A Argentina cumpriu com o papel que dela se esperava nesta primeira fase, quando caiu em um grupo fraco. Venceu os três jogos com sobras e continua firme seu caminho rumo ao tri-campeonato mundial, onde é uma das grandes favoritas. No jogo de hoje fez um primeiro tempo muito lento e os jogadores pareciam com preguiça. Maradona escalou sete reservas e o craque Messi voltou a fazer uma ótima partida sem, no entanto, conseguir marcar seu segundo gol na história das Copas, o primeiro na África do Sul. A Argentina é grande favorita para o duelo com os mexicanos.

Nigéria 2x2 Coreia do Sul, Durban - Moses Mabhida: O jogo mais emocionante do dia. Os nigerianos sapiram na frente, mas permitiram a virada dos asiáticos que, com este resultado, se garantiriam nas oitavas. Porém, quase que simultaneamente, os argentinos abriam o placar contra os grgos, os nigerianos empatavam a partida. Bastaria, então, que os africanos conseguissem marcar o terceiro para entrarem na zona de classificação par as oitavas. E a pressão foi grande, mas a falta de competência dos atacantes idem. Yakubu Ayegbeni perdeu o gol mais feito deste Mundial e um dos mais fáceis da história das Copas, sem goleiro. Os coreanos agora são os azarões diante do tradicional Uruguai.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 11º Dia

Portugal 7x0 Coreia do Norte, Cidade do Cabo - Greenpoint: Enfim uma seleção que faz gols e não abdica do ataque nesta Copa. Está certo que o adversário de Portugal não era uma grande potência mundial, mas os portugueses fizeram um número de gols suficiente para praticamente assegurar sua vaga nas oitavas. A Costa do Marfim terá de tirar uma diferença de nove gols no saldo para chegar na próxima fase, no lugar dos portugueses. Jogadores como Cristiano Ronaldo, Liédson e o jovem Tiago desencantaram e os lusos mostraram sua força. Futebol é imposição e a melhor forma de se respeitar um adversário mais fraco é jogando com seriedade os noventa minutos. Agora, teremos um jogaço pela última rodada entre Brasil x Portugal para decidir a primeira vaga do Grupo G.

Chile 1x0 Suíça, Porto Elizabeth - Nelson Mandela Bay: Após 559 minutos, recorde absoluto na história das Copas do Mundo, o ferrolho suíço foi quebrado por esse bom time do Chile. Coube a Mark González a tarefa de colocar os chilenos na liderança do Grupo H e a pressão sobre os espanhóis. Um resultado diferente da vitória, poderia representar o adeus dos chilenos, já que eles enfrentam a Espanha e a Suíça pega Honduras na rodada final. Com a vitória, os chilenos jogam por um empate para provavelmente escapar do Brasil nas oitavas. Achei a exibição do Chile aquém daquela da partida de estreia, talvez pelo impressionante ferrolho armado pelos suíços. O Grupo H segue sem qualquer definição.

Espanha 2x0 Honduras, Johanesburgo - Ellis Park: Assim como na partida de estreia contra a Suíça, os espanhóis perderam um caminhão de gols e a chance fazer um saldo de gols confortável contra a fraca seleção de Honduras. Autor de dois gols, o excelente David Villa ainda perdeu um pênalti. Com o resultado a Espanha depende de suas próprias forças para terminar em primeiro na chave. Tem de ganhar do Chile para isso. Se empatar, provavelmente terá a seleção brasileira pela frente. Sem dúvida a Espanha tem um dos melhores times desta Copa, mas este excesso de preciosismo pode ainda custar caro a eles numa eventual partida de mata-mata.

domingo, 20 de junho de 2010

Porquê não te calas?

Após a vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, que garantiu a classificação da seleção para as oitavas da Copa, o treinador Dunga ao invés de enaltecer a vitória e elogiar, por exemplo, a atuação de Luís Fabiano preferiu se dedicar a seu esporte favorito desde que assumiu o cargo: atacar a imprensa e sugerir que os jornalistas brasileiros torcem contra o sucesso do Brasil na Copa.

Mas hoje Dunga ultrapassou os limites da picuinha pessoal contra os jornalistas e demonstrou o quão mal educado e baixo é o treinador da seleção brasileira. Após discordar de uma indagação do colega Alex Escobar, antes de terminar a resposta, interpelou o profissional com ironias que em nada ajudam na compreensão do torcedor da análise do comandante do Brasil sobre a bela vitória frente aos africanos.

Pior que isso. Dunga, ao longo de toda a coletiva no estádio Soccer City, ficou balbuciando palavrões que foram detectados pelo sitema de som da FIFA e foram veiculados por toda a mídia internacional que participavam da entrevista coletiva em Johanesburgo. Chegou a ser constrangedor ver o treinador da seleção brasileira atuar como um cidadão completamente descontrolado e xingando como se fosse um moleque de rua contrariado por algma ordem superior.


Dunga, como diria o rei Juan Carlos, "porquê não se cala?"

Dunga deixa a entender sempre que não tem o menor preparo para ocupar um cargo da envergadura que ocupa. Uma cadeira que já teve Parreira, Felipão e Zagallo, agora tem um cidadão sem a menor educação naquele lugar. Se os nomes que citei estavam muito longe de ter uma relação amorosa com a imprensa, pelo menos havia respeito mútuo e jamais eles desceram de sua autoridade para propagar impropérios da altura que Dunga fez, faz e certamente continuará fazendo.

O nosso treinador não se conforma com o papel que a imprensa pode e deve desempenhar. Jornalistas não são torcedores e não tem de noticiar envoltos em uma bandeira verde e amarela, gritando "Vai Brasil". Não, jornalistas tem de informar ao torcedor o que de fato está acontecendo dentro da seleção brasileira. Se a notícia é ruim, paciência, mas ela tem de ser dada. Imprensa não foi feita para torcer, mas para informar. Dunga não entende isso. Ao aceitar assumir um cargo deste tamanho, devia ter sido orientado neste sentido.

Ao atacar desta forma aqueles que tem o dever de informar, Dunga não atinge os jornalistas que o interpelam nas entrevistas coletivas, mas sim os próprios torcedores brasileiros, que a cada dia ficam sem contar com as informações corretas sobre o time que foi à África em busca de nosso sexto título mundial. Se já não era tão querido como jogador, Dunga se transforma no treinador mais antipatizado da história da seleção brasileira, o que faz muitas pessoas até torcerem contra o Brasil, inclusive brasileiros. É pena ver que uma instituição, como é a nossa seleção, seja representada por uma figura tão antipática e mal educada!

Mão de Deus ?? Nós também temos !!!


">
Brasil 3x1 Costa do Marfim, Johanesburgo - Soccer City:

Enfim a seleção brasileira mostrou o verdadeiro futebol brasileiro nesta Copa. Apesar de novamente ter começado mal a partida, o Brasil colocou os africanos da Costa do Marfim na roda e venceu por 3 a 1, garantindo matematicamente a nossa classificação para as oitavas de final. Somente Brasil e Holanda jogarão a terceira rodada já classificados para a fase seguinte.

Apesar da bela vitória alguns aspectos merecem a atenção de Dunga na sequência da Copa. A saída de bola de nosso time ainda está deficiente e prejudicando o trabalho, principalmente, de Kaká e Robinho. Apesar de terem feito uma boa partida, os volantes Gilberto Silva e Felipe Mello têm muita dificuldade em sair jogando e o Brasil sofreu para começar a impor seu futebol contra os carniceiros africanos.

Por mais carniceiros que sejam os jogadores marfinenses, não pode o Kaká perder a cabeça da forma como perdeu. Ele que já foi eleito o melhor do mundo, já ganhou vários títulos na carreira e está acostumado a enfrentar alguns dos jogadores que vestem o uniforme da Costa do Marfim. Mas também não pode o juiz deixar os jogadores da Costa do Marfim baixarem o sarrafo nos brasileiros, sem qualquer tipo de punição. O Dunga deveria ter tirado o Kaká quando ele havia tomado o primeiro cartão e estava nitidamente fora de si.

A arbitragem de Stephane Lannoy foi a pior desta Copa do Mundo até aqui. O francês, além de validar um gol ilegal de Luís Fabiano feito com a mão, não coibiu a violência dos jogadores africanos e perdeu completamente o controle sobre o emocional dos jogadores. Kaká foi bem expulso, mas só se descontrolou devido à falta de pulso e a frouxidão do juiz francês.

O Brasil, se fez uma exibição constrangedora na partida de estreia, quando atuou como time pequeno diante da minúscula Coréia do Norte, agora atuou com a autoridade que o futebol brasileiro exige. Jogadores como Kaká e Luís Fabiano chamaram a responsabilidade e a seleção, durante 20 minutos na segunda etapa, mostrou na minha visão o melhor futebol desta Copa fraca de ousadia. Colocamos os africanos para dançar no legítimo baile brasileiro e, assim como nossos hermanos, mostramos que a nossa mão de Deus é muito mais charmosa.

A Copa da Alegria - 10º Dia

Eslováquia 0x2 Paraguai, Bloemfontein - Free State: Após arrancarem um improvável empate na estreia contra a poderosa Itália, os paraguaios vencerem a Eslováquia e deram um passo enorme rumo às oitavas de final, para igualar a campanha de 1998. Com gols de Vera e Riveros, os sul-americanos chegaram aos quatro pontos e dependem apenas de suas forças para conseguir este objetivo. O jogo não foi um primor de técnica e os paraguaios poderiam ter até feito mais gols, não fosse o velho gosto por recuar o time quanso se está em vantagem. Este grupo está completamente indefinido.

Itália 1x1 Nova Zelândia, Nelspruit - Mbombela: A Itália protagonizou uma das maiores zebras da hitória das Copas ao ser derrotada pela Coreia do Norte em 1966, na Inglaterra. Nesta manhã os italianos protagonizaram novamente um dos maiores vexames na história dos Mundiais. Os campeõs do mundo apenas empataram com a Nova Zelândia, que tem em seu currículo apenas 5 jogos em Copas, e complicaram muito sua chance de chegar às oitavas de final em primeiro do grupo. Agora os italianos têm de vencer os eslovacos e torcer para que os neozelandeses aprontem pra cima dos paraguaios, porque senão podem encarar a Holanda já na sequência da Copa.

sábado, 19 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 9º Dia

Holanda 1x0 Japão, Durban - Moses Mabhida: A segunda partida da laranja e a segunda vitória. Apesar de não ter encantado como fez nos amistosos, os holandeses são os primeiros classificados matematicamente para as oitavas de final da Copa do Mundo. Na minha visão a equipe da Holanda fez um jogo melhor na estreia quando derrotou a Dinamarca por 2 a 0. O Japão armou um ferrolho defensivo, que se deu certo contra Camarões, não deu contra os europeus, graças a um belo chute de Sneijder e a contribuição do goleiro Eiji Kawashiwa, mais uma vítima da Jabulani?

Gana 1x1 Austrália, Rustemburgo - Royal Bafokeng: O jogo que fechou a segunda rodada do Grupo D do Mundial poderia ter complicado a vida dos alemães, mas o prejuízo da derrota de ontem acabou minimizado com este empate entre Gana e Austrália. Todo mundo previa uma vitória dos africanos e eles perderam a chance de se distanciarem ainda mais dos alemães e praticamente sacramentarem a passagem para as oitavas, apesar de serem os líderes do grupo. O jogo foi mais uma partida brocrática e chata deste Mundial marcado pela falta de ímpeto ofensivo das equipes, que primeiro querem não perder e só depois ganhar. Alemanha e Gana farão um bom jogo na última rodada, assim espero. Os ganeses jogarão pelo empate para passarem em primeiro.

Camarões 1x2 Dinamarca, Pretória - Loftus Versfeld: Na minha opinião o grande jogo da Copa do Mundo de 2010 até aqui. Uma partida cheia de alternativas, com as equipes buscando o ataque durante os 90 minutos, até porquê ambas foram derrotadas na primeira rodada e tinham de se reabilitar. Apesar de ter saído na frente, os camaroneses acabaram cedendo a virada e estão matematicamente fora da Copa. Já os dinamarqueses seguem sonhando com a vaga e para isso necessitam da vitória contra o Japão. A Holanda apenas cumprirá tabela diante dos eliminados camaroneses.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 8º Dia

Alemanha 0x1 Sérvia, Porto Elizabeth - Nelson Mandela Bay: Se os alemães foram protagonistas do melhor futebol da primeira rodada, desta vez foram surpreendidos pelos aplicados jogadores sérvios que com a vitória embolaram o Grupo D da Copa. Gana pode disparar na frente se vencer a Austrália amanhã. Os alemães não jogaram tão mal assim e a derrota pode ser creditada a falhas individuais de alguns de seus principais jogadores. Podolski, que errou um pênalti, e Klose que acabou expulso, acabaram prejudicando a Alemanha, que no entanto deve conseguir a vaga às oitavas. Talvez não mais em primeiro, o que pode ser um complicador na luta pelo tetra.

EUA 2x2 Eslovênia, Johanesburgo - Ellis Park: O melhor jogo do dia na África do Sul. A Eslovênia mostrou que a vitória diante da Argélia não foi um mero acaso. Com um estilo de jogo bem definido, onde a defesa é sólida e os contra ataques são perigosíssimos, os europeus meteram 2 a 0 nos americanos no primeiro tempo. Os EUA partiram para o ataque no segundo tempo, afinal só um empate poderia manter o sonho dos americanos de passar de fase. Com um futebol ofensivo na segunda etapa, eles buscaram o empate e poderiam ter saído com a virada, não fosse o erro clamoroso da arbitragem de Koman Coulibaly, que anulou um gol legítimo dos EUA. Foi o principal erro de arbitragem deste mundial até aqui.

Inglaterra 0x0 Argélia, Cidade do Cabo - Green Point: A Inglaterra desponta como a grande decepção desta Copa. Na minha opinião mais que os franceses, que não têm time para fazer mais do que estão fazendo. Mas a Inglaterra de Fábio Capello chegou badaladíssima e com a alcunha de favorita. Mas nas duas partidas que fez não jogou absolutamente nada e pode até dar adeus ainda na primeira fase. Para isto não acontecer terá de vencer a Eslovênia na última rodada se não quiser torcer por um tropeço dos EUA. Durante a partida de hoje, em nenhum momento os ingleses impuseram seu futebol sobre a fraca Argélia. Nomes como Rooney, Lampard e Gerrard estiveram nulos em campo e argelinos e ingleses protagonizaram um dos piores jogos desta Copa.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 7º Dia

Argentina 4x1 Coreia do Sul, Johanesburgo - Soccer City: A Argentina mostrou todo o seu arsenal ofensivo no jogo de hoje de manhã diante da Coreia do Sul. Com mais uma boa atuação de Messi, apesar de ele ter jogado melhor diante da Nigéria, os nossos hermanos praticamente selaram a classificação para as oitavas. Destaco as atuações de Higuaín, Tevez e principalmente Agüero, que mudou a equipe após sua entrada. A Argentina ainda tem de acertar a defesa que é bem fraca e a Coreia ainda pode se garantir na próxima fase caso vença a Nigéria, já que a Argentina deve passar sem sustos pela Grécia. Os argentinos são candidatíssimos, para fazer bater mais forte o coração "platino" de meu amigo Maurício.

Grécia 2x1 Nigéria, Bloemfontein - Free State: Este resultado novamente me surpreendeu, pois se esperava uma vitória grega frente aos coreanos na primeira rodada, óbvio que acreditava em um trinunfo africano neste jogo. Mas, apesar de sair na frente, a Nigéria cedeu o resultado, principalmente após a expulsão de Sani Kaita. Com isso, a Nigéria terá de vencer a Coreia do Sul para passar de fase. A vaga deve ficar entre estas duas seleções, já que a Grécia não será páreo para a Argentina. O grande destaque do jogo, de novo, foi para o goleiro nigeriano Vincent Enyeama, que apesar de ter falhado no segundo gol, foi o homem do jogo.


França 0x2 México, Polokwane - Peter Mokaba: A partida que praticamente selou a saída dos franceses da Copa do Mundo. E não dá para chamar de zebra este resultado. O time francês é um emaranhado de jogadores que já deixaram o auge de suas carreiras há tempos. E o treinador Reymon Domenech não tem mais o talento de Zidane para compensar. Os franceses devem enfrentar o mesmo período de entre-safras que viveu após o fim da Era Platini e o início da de Zidane. Por outro lado, a aplicação tática do México, aliada a bons jovens valores fez a equipe da América Central dar um tremendo baile nos europeus e praticamente garantir a vaga para as oitavas, pelo quinto mundial consecutivo, diga-se. Uruguai e México devem fazer um jogo de compadres para garantirem as suas vagas na terceira rodada, o que faz parte do jogo.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 6º Dia

Honduras 0x1 Chile, Nelspruit - Mbombela: O Chile estreoou com o pé direito diante da fraca equipe de Honduras, que certamente não vencerá nenhum adversário nesta Copa. Apesar do placar apertado, a equipe criou chance de gol durante todo o jogo e merecia sair vitoriosa, como de fato saiu. Ajudada pela derrota da Espanha mais tarde, os chilenos lideram o Grupo H do Mundial e podem até beliscar a liderança do grupo, dependendo do confronto com os espanhóis. Que ficar em segundo neste grupo, vai provavelmente encarar o Brasil.

Espanha 0x1 Suíça, Durban - Moses Mabhida: Sem sofer gols em Copas do Mundo há cinco jogos, a Suíça protogonizou a primeira grande zebra desta Copa. A vitória certamente deve ter derrubado o bolão de muita gente que acreditava não numa vitória da Espanha, mas até numa goleada. Apesar de não ter jogado mal, a Espanha quis dar espetáculo e o preciosismo em algumas jogadas custou caro. Por outro lado, os suíços nas duas únicas vezes que chegaram ao ataque marcaram o gol e mandaram uma bola na trave. Eficiência premiada. A Espanha deve se refazer do susto contra Honduras.

África do Sul 0x3 Uruguai, Pretória - Loftus Versfeld: A empolgação da primeira partida deu lugar à verdadeira África do Sul nesta partida: uma equipe desorganizada, sem padrão tático e com jogadores de qualidade duvidosa. A derrota para o Uruguai praticamente sepulta o sonho africano de chegar às oitavas de final. O que será um fato inédito na história dos Mundiais, afinal sempre os países sede passaram de fase. Quanto ao Uruguai, a equipe desponta como favorita à 1ª vaga do grupo e demonstra que não fará feio na Copa pois tem jogadores de qualidde, principalmente Forlán. Os uruguaios não venciam uma partida na Copa do Mundo desde 1990.

Constrangedor!

Brasil 2x1 Coreia do Norte, Johanesburgo - Ellis Park:

Esta Copa do Mundo vem servindo para se estabelecer uma nova ordem no futebol mundial. E se a Alemanha outrora representava o futebol força e de resultados, agora ela levanta a bandeira do toque de bola e venceu a Austrália sem cruzar uma bola na área sequer. Por outro lado, o Brasil é o novo estandarte do futebol feio, onde não sofrer gols é mais comemorado que uma bela jogada de efeito. O que se viu no estádio Ellis Park em Johanesburgo foi, no mínimo, constrangedor.

Um primeiro tempo pífio, em uma das piores atuações que eu já vi da seleção brasileira. Das grandes favoritas ao título, foi o Brasil que jogou o pior futebol apesar da vitória de 2 a 1. O velho problema da saída de bola da defesa para o ataque foi flagrante, afinal esta função ainda cabe à Felipe Mello e Elano. Definitivamente não é o melhor meio-campo para se escalar, isso claro se o time de Dunga quiser ser campeão mundial.

É bom lembrar que estávamos diante da Coréia do Norte, a seleção mais mal classificada do ranking da FIFA, dentre todas que disputam a Copa. E frente a este adversário o Brasil passou 45 mintos sem conseguir marcar um gol. Menos mal que ainda pudemos contar com lampejos de talento do Robinho, o melhor jogador em campo ontem. Nasceram de seus pés, as jogadas dos dois gols brasileiros. Pior que escalar um monte de volantes contra a Coreia do Norte, é ver que se perdemos em criatividade, também não estamos tão protegidos assim na defesa, afinal ainda levamos um gol do "poderoso" ataque norte-coreano.


Maicon comemora com Robinho seu gol. Eles foram o lastro de talento do Brasil.

Kaká deixou claro que não está em condições de ser o homem do time nesta Copa. Não por culpa dele, mas porquê ele claramente não tem condições físicas para tanto. E também ele num é do tipo de personalidade que chama responsabilidade nos momentos decisivos. Ele nunca foi assim. Sua saída para a entrada de Nilmar evidenciou o que todos já sabíamos e temíamos: Dunga não tem um plano B para a criação da equipe. Quem vai desempenhar esta função? Júlio Batista, Gilberto, Daniel Alves, Ramires? A sua teimosia em deixar Ganso de fora pode lhe custar muito caro.

Me parece vlaro que Dunga tem de mexer na equipe se quiser chegar ao título. Acredito que ele o fará, colocando Ramires e Daniel Alves no time titular e sacando Felipe Mello e Elano, que apesar do gol não tem qualidade para jogar pelo Brasil. Com estas mudanças, se a equipe não voa, pelo menos não fica tão engessada quanto ficou no primeiro tempo na vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte. A nova ordem mundial tem o Brasil como representante do futebol de resultados, o que não deixa de ser constrangedor!

A Copa da Alegria - 5º Dia

Eslováquia 1x1 Nova Zelândia, Rustemburgo - Real Bafokeng: Mais um joguinho marot deste Mundial sem graça até aqui. Unanimemente reconhecidas como as babas do Grupo F, Eslováquia e Nova Zelândia empataram e deixaram a situação completamente indefinida, pois as quatro equipes seguem com um ponto. O empate foi bastante agradável para Itália e Paraguai, que devem sofrer menos para atingir as oitavas-de-final.

Costa do Marfim 0x0 Portugal, Porto Elizabeth - Nelson Mandela: Apesar do placar em branco foi um bom jogo, com algumas chances de gol. A equipe da Costa do Marfim, na minha opinião, jogou melhor e merecia a vitória. São os melhores africanos deste mundial. A seleção portuguesa tem uma equipe muito fraca e devem sofrer para chegar às oitavas, isso se chegarem. Cristiano Ronaldo deu apenas um chute e foi só. Drogba entrou no segundo tempo, quando a Costa do Marfim esteve bem mais perto do gol que a seleção portuguesa. O resultado foi bom para a seleção brasileira, que se mantém na ponta de forma isolada. A luta pela outra vaga nas oitavas será dura.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 4º Dia

Holanda 2x0 Dinamarca, Johanesburgo - Soccer City: A Holanda esteve aquém do que pode apresentar, talvez devido a ausência de seu principal atacante, Robben. Mesmo assim a Laranja venceu a Dinamarca sem qualquer tipo de dificuldade e confirmou a condição de uma fas favoritas deste Mundial. Em compensação a Dinamarca nem de longe lembra o bom time de outrora e deve fazer figuração nesta Copa. Prova disso, foi o gol contra duplo e bisonho que abriu o placar noSoccer City. Fechando a vitória tranquila, o gol de Kuyt, mais um bom jogador holandês. E ainda sem Robben!

Japão 1x0 Camarões, Blomfontein - Free State: Na minha visão este resultado pode ser considerado uma surpresa sob dois aspectos. Primeiro porque eu acreditava em uma vitória dos africanos e que eles fossem a segunda força deste grupo, atrás da Holanda. E segundo porque, ao contrário de Copas anteriores, o Japão demosntrou uma consciência tática que as equipes asiáticas não costumam possuir. Jogou atrás, esperando o ímpeto camaronês e, depois de um contra-ataque, conseguiu abrir o placar, para depois se fechar num ferrolho quase intransponível. Destaque negativo para a pífia atuação de Samuel Et'o, o principal nome de Camarões. Japão larga na frente na luta pelas oitavas e acredito que deve conseguir, após essa vitória.

Itália 1x1 Paraguai, Cidade do Cabo - Green Point: A grande surpresa do dia e de toda a Copa até o momento foi este empate, na abertura do Grupo F. Desacreditados como em toda Copa, os campeões mundias já começaram tropeçando diante da esforçada equipe do Paraguai, que saiu na frente com gol de cabeça de Alcaráz, quando a Itália jogava até melhor. Na segunda etapa, aos 17 minutos, De Rossi empatou, mas o placar não se alterou e os italianos mostraram porquê são tão criticados, apesar de terem tido uma atuação melhor que o adversário. Mesmo com este resultado, italianos e paraguaios não devem encontrar maiores empecilhos para superar Nova Zelândia e Eslováquia e chegar às oitavas-de-final.

domingo, 13 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 3º Dia

Argélia 0x1 Eslovênia, Polokwane - Peter Mokaba: Antes de a bola rolar para esse jogo já havia a suspeita de que ele não seria um primor de técnica e emoção. E ele foi muito pior que isso, uma partida horrorosa, bem do tamanho da tradição de argelinos e eslovenos em Copas do Mundo. Mais uma vez fomos "brindados" com a pichotada de um goleiro. A vítima da Jabulani desta vez foi o argelino Chaouchi e novamente após um chute despretencioso do esloveno Korem. Não fosse esta falha e certamente teríamos mais um 0x0 insosso nesta Copa. Com o resultado, a Eslovênia lidera o Grupo C com três pontos. Inglaterra e EUA têm um cada. E os argelinos seguram a lanterna, sem ponto algum. Na próxima rodada, os americanos encaram os eslovenos e os ingleses enfrentam os argelinos. Teoricamente mais fortes, Inglaterra e EUA precisam vencer para encaminhar a classificação.

Sérvia 0x1 Gana, Pretória - Loftus Versfeld: A vingança africana sobre os europeus veio na partida das 11h em Pretória. Em mais um joguinho horroroso neste início de Copa, os ganeses arrancaram a vitória contra os sérvios. E o ganês Gyan dedicou o seu gol a toda a população africana, naquela que foi a primeira vitória de uma equipe do continente na primeira Copa disputada na África. A vitória de Gana é importante, pois na minha concepção estas duas seleções duelam pela segunda vaga deste grupo que tem a Alemanha como grande favorita. Por isso, Gana larga na frente na luta pelas oitavas de final. Os sérvios têm pela frente os alemães na próxima partida e os ganeses confrontam os australianos, a grande baba do Grupo D.

Alemanha 4x0 Austrália, Durban - Moses Mabhida: O grande jogo desta Copa do Mundo até aqui. Surpreendeu a postura ofensiva da Alemanha, destoando da principal característica deles que é primar pela solidez defensiva para depois pensar em ataque. Mas os alemães mostraram que têm uma equipe técnica e jogadores de muita qualidade como os já conhecidos Philip Lahm, Schweinsteiger e Podolski, que foram auxiliados por Müller e Özil, que foi o grande nome do jogo. Destaque para o gol do brasileiro naturalizado alemão Cacau que entrou no lugar de Klose, que marcou seu 11º gol em Copas do Mundo e está a quatro do recorde de Ronaldo, maior artilheiro da história dos mundiais. Como sempre, a Alemanha vai dar trabalho.

A Copa da Alegria - 2º Dia

Coréia do Sul 2x0 Grécia, Porto Elizabeth - Nelson Mandela Bay: O segundo dia da Copa começou com um jogo batante surpreendente a meu ver. Eu tinha dito no post de apresentação do Mundial que acreditava ser a Grécia a segunda força deste Grupo B, afinal a Argentina deveria ser a primeira. Mas me surpreendi positiva e negativamente com este jogo, vencido pelos coreanos. Positivamente, com a seleção da Coréia do Sul, que jogou um bom futebol e tem tudo para brigar pela segunda vaga nas oitavas. Em compensação, a seleção grega pinta como a provável baba do grupo e pode certamente sair do Mundial sem marcar um único gol sequer, assim como fizera em 1994.

Argentina 1x0 Nigéria, Johanesburgo - Ellis Park: A segunda partida do dia, no meu modo de ver, foi o melhor jogo desta Copa do Mundo até aqui. Duas equipes que priorizam o ataque e acabam se esquecendo da defesa. A Argentina, com Messi atuando muito bem, não fez uma partida brilhante mas conseguiu seus primeiros três pontos. Na minha opinião, com um gol irregular, afinal Walter Samuel segurou o atacante Obinna e o lateral Heinze ficou livre para cabecear. Mesmo com a boa atação de Messi, o nome do jogo foi o goleiro nigeriano Enyeama, que impediu um placar maior por parte dos sul-americanos. Fora o jogador do Barcelona, os outros jogadores da Argentina fizeram uma partida discreta, principalmente Tevez, Higuaín e Verón. A Argentina duela contra a Coréia do Sul na próxima rodada, no jogo que deve definir quem ficará com a liderança desta chave.

EUA 1x1 Inglaterra, Rustemburgo - Royal Bafokeng: A seleção inglesa, uma das cotadas para o título da Copa 2010, começou tropeçando em um adversário que certamente dará trabalho nesta Copa. Vide o que fizeram na Copa das Confederações, quando por pouco não levaram a taça. A equipe inglesa protagonizou os dois monentos chave da partida. Aos 4 minutos, quando o capitão Gerrard marcou um belo gol após triangulação do meio-campo inglês e aos 40 minutos, quando o goleiro Green protagonizou o frango que promete ser o maior de todo o Mundial. Após chute despretencioso de Dempsey, o arqueiro inglês deixou a bola passar de maneira absolutamente displiscente. Com o empate, uma das zebras deste Grupo C (Argélia ou Eslovênia) pode assumir a liderança caso haja um vencedor neste confronto de amanhã. O que deixaria o caminho para os favoritos EUA e Inglaterra um pouco mais espinhoso.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 1º Dia

África do Sul 1x1 México, Johanesburgo - Soccer City: No jogo de abertura do Mundial a emoção e a expectativa que cercavam a partida, ficou relegada a segundo plano. Em um jogo cheio de alternativas, o México ignorou as vuvuzelas e acabou surpreendendo, ao jogar mellhor que a África do Sul no primeiro tempo. Os sul-africanos pareciam assustados e não ameaçaram o gol dos mexicanos na primeira etapa. Mas ao voltarem para o segundo tempo, os bafana acabaram abrindo o placar com Tshabalala, logo no início da segunda etapa. Os africanos ,jogando melhor no segundo tempo, sofreram um gol, mas com uma falha clamorosa da defsa, foram penalizados com um gol de Rafa Márquez, aos 35 da etapa final. Não pelo que foi apresentado no segundo tempo, mas pelas atuações ao logo de todo o jogo a partida acabou tendo um justo resultado.


Uruguai 0x0 França, Cidade do Cabo - Green Point: Curiosamente o jogo que era o mais aguardado no primeiro dia da Copa acabou decepcionando muito aos torcedores ao redor do mundo. A vice-campeã de 2006 e campeã de 1998 e os campeões de 1930 e 1950 defendiam três títulos mundiais mas fizeram um jogo muito ruim na capital da África do Sul. Com o resultado, todo mundo acabou com um ponto ao final da primeira rodada no Grupo A e manteve a situação no grupo tal qual antes das disputas iniciais. O 0x0 reproduziu fielmente o que foi um jogo muito fraco tecnicamente e com muito poucas chances de gol. Raros foram os momentos em que Uruguai e França arrancaram suspiros em seus torcedores. Jogo muito ruim que concorre a um dos piores deste Mundial, mesmo tendo sido disputado apenas no primeiro dia de Copa.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vai começar a Copa mais alegre da história!

O maior objeto de desejo do futebol mundial.

A 19ª Copa do Mundo da FIFA será marcada por um fator que geralmente não encontramos nestes grandes eventos, tamanha que é a seriedade e os aparatos de segurança que cercam estes momentos. A primeira Copa no continente africano certamente será marcada pela alegria de um povo que durante décadas foi oprimido pela crueldade de um sistema político que colocava em patamares distintos negros e brancos. Sob a batuta de Nelson Mandela, a África do Sul conseguiu e será sede de uma Copa do Mundo, que começa amanhã com o jogo África do Sul x México às 11h.

Os amantes do futebol aguardam pelo início da maior competição do planeta desde que o italiano Fabio Grosso converteu a penalidade máxima que deu o tetra campeonato mundial para a Itália no Mundial da Alemanha, há quatro anos. De lá pra cá os países membros da FIFA, exceção feita à própria África do Sul, tiverem de se digladiar nas Eliminatórias ao redor do mundo para sabermos quem seriam os 32 postulantes ao maior título do futebol mundial: a Taça FIFA.

Os grupos foram sorteados em 04 de dezembro do ano passado e a partir de amanhã enfim a bola vai rolar. O Futebol e Samba faz um exercício de futurologia, apontando quem são as seleções que podem avançar e aquelas que apenas vão ter a honra de participar da primeira Copa na África. Vamos aos grupos então:

Grupo A - África do Sul/México/Uruguai/França:

Este é o grupo mais forte da Copa na minha opinião. Três títulos mundias estão aí dentro, representados por Uruguai e França. Campeões em 98 e atuais vice-campeões mundias, os franceses não têm mais Zidane e contam com um Ribery em baixa, além de seu treinador - Reymon Domenech - ter deixado de fora o atacante Benzemá. Os africanos, como donos da casa, serão difíceis de encarar. Os uruguaios depositam a esperança na eterna tradição, mas possuem jogadores de qualidade e podem beliscar uma vaga nas oitavas. Os mexicanos, além de bons jogadores, têm chegado às oitavas nos últimos quatro mundiais. No grupo mais imprevisível da Copa, eu apostaria nos latinos.

Quem passa: 1º México/2º Uruguai.

Grupo B - Argentina/Nigéria/Coreia do Sul/Grécia:

Depois de encarar dois mundiais com grupos muito fortes, a Argentina não deve ter problemas para superar a primeira fase. Com uma das melhores gerações de sua história, os hermanos têm reais chances de lutar pelo tri. A segunda vaga do grupo deve ficar entre a Grécia, bem distante do time que fora campeão europeu em 2004, e a Coreia do Sul, que fez bons amistosos pré-copa. A Nigéria vive da lembrança do título olímpico de 1996 e não deve passar para as oitavas.

Quem passa: 1º Argentina/2º Grécia.

Grupo C - Inglaterra/EUA/Argélia/Eslovênia:

Há muito tempo os ingleses não chegavam tão fortes em uma Copa. Apesar de colocá-los em um segundo pelotão de favoritismo, acredito que a Inglaterra fique com a primeira vaga deste grupo, apesar de ter perdido nomes importantes antes da Copa, como Beckham e Ferdinand. O grande trunfo deve ser o competente treinador Fábio Capello. Vice-campeões da Copa das Confederações ano passado, os EUA devem garantir-se nas oitavas como segundo do grupo. A euforia de ter eliminado o Egito nas eliminatórias não credencia a Argélia a nada neste mundial. Ao lado dos eslovenos devem ser presas fáceis de Inglaterra e EUA.

Quem passa: 1º Inglaterra/2º EUA.

Grupo D - Alemanha/Austrália/Sérvia/Gana:

Após sediarem o Mundial e perderem a chance do tetra em 2006, os alemães não chegam com a mesma força de quatro anos atrás, apesar de a camisa alemã ter um peso enorme na história das Copas. O grupo não é lá muito difícil e eles devem chegar às oitavas sem sustos. Devem fazer companhia aos alemães os sérvios, que fizeram uma excelente eliminatória, jogando a França para a repescagem. Austrália, e seus jogadores botinudos, e Gana, com seus atletas jovens com cara de velhos, não serão adversários fáceis, mas devem sucumbir à força dos europeus.

Quem passa: 1º Alemanha/2º Sérvia.

Grupo E - Holanda/Dinamarca/Japão/Camarões:

Com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias e um time capaz de tirar do país a sina de sempre morrer na praia. Esta é a Holanda que chega ao Mundial. Um grupo fraco, onde os holandeses devem passear facilmente. E chegam fortes como há muito não chegavam em uma Copa do Mundo. A outra vaga do grupo é um mistério, pois pelos amistos Dinamarca e Japão não oferecem resistência e devem ficar na primeira fase. Com Samuel Et'o, Camarões deve se garantir nas oitavas.

Quem passa: 1º Holanda/2º Camarões.

Grupo F - Itália/Paraguai/Nova Zelândia/Eslováquia:

Os campeõs mundias se deram muito bem no sorteio de dezembro. Exceção feita ao Paraguai, os italianos não devem ter problemas para passar por Nova Zelândia e Eslováquia neste grupo. E os paraguaios, mesmo que percam dos italianos, devem vencer os demais adversários e assim ficar com a segunda vaga. Eslováquia e Nova Zelândia são fortes candidatas. A serem as duas grandes babas do torneio.

Quem passa: 1º Itália/2º Paraguai.

Grupo G - Brasil/Coreia do Norte/Costa do Marfim/Portugal:

Depois de muitos mundias caindo em grupos muito fáceis, o Brasil vai ter de suar bem mais para chegar às oitavas de final em 2010. Exceção feita à Coreia do Norte, os jogos contra Costa do Marfim e Portugal serão muito duros, mas acredito que o Brasil deve ficar com a primeira vaga desta chave. O jogo do dia 15, às 11h, entre Costa do Marfim e Portugal pode selar o destino de ambas nesta Copa. Quem perder pode dar adeus, se considerarmos que o Brasil ficará com a outra vaga. A Coreia do Norte será surrada nos três jogos.

Quem passa: 1º Brasil/2º Portugal.

Grupo H - Espanha/Suíça/Honduras/Chile:

O grupo mais previsível deste Mundial. A Espanha deve passar por cima sem muitos esforços por Suíça, Honduras e Chile. Com uma equipe encantadora, os espanhóis podem acabar com a sina de sempre ficarem pelo caminho. A grande chance, sem dúvida, será este ano na África do Sul. O Chile, com uma equipe alucinada no ataque e muito fraca na defesa deve conseguir a segunda vaga, o que proporcionaria um confronto com o Brasil nas oitavas. A Suíça deve protagonizar alguns 0x0 como na última Copa e Honduras veio para participar da festa e ser goleada impiedosamente pela Espanha.

Quem passa: 1º Espanha/2º Chile.

Com estes prognósticos para a primeira fase, as oitavas de final ficariam com a seguinte configuração:

México x Grécia;
Inglaterra x Sérvia;
Holanda x Paraguai;
Brasil x Chile;
Argentina x Uruguai;
Alemanha x EUA;
Itália x Camarões;
Espanha x Portugal.

Quando chegarmos nas oitavas, durante a Copa, farei um post sobre minhas previsões para o mata-mata e analisarei se meus palpites foram bem feitos ou se foram uma grande furada.

Durante o Mundial a cada dia de competições farei aqui no Futebol e Samba uma análise do que ocorreu a cada dia de Copa, onde nesta primeira fase, exceção feita ao primeiro dia, teremos três jogos por dia, sempre às 08h30, às 11h e às 15h30. Agora é curtir a Copa do Mundo e torcer para que Deus ilumine a cabeça de nossos jogadores e eles possam trazer o hexacampeonato na Copa mais alegre de todos os tempos!

Boa Copa a todos!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

As coincidências que podem trazer a Copa para a América!

Há dois dias do início do maior evento esportivo mundial, a Copa do Mundo domina os assuntos e toma de ansiedade todos os amantes de futebol. E se há um torneio onde a técnica e a tática podem ser relegadas a um segundo plano, este torneio é o Mundial. Não são raras as histórias de equipes desacreditadas derrotarem outras mais bem preparadas e com elencos melhores. Ao longo de 80 anos de disputa, mitos caíram e desconhecidos se consagraram. Para a edição de 2010 cada um tem os seus favoritos, mas algumas coincidências me fazem crer que ou Brasil ou Argentina podem voltar ao topo do mundo.

A primeira e mais forte delas é que jamais na história das Copas uma seleção européia conseguiu ganhar um Mundial fora das fronteiras do velho continente. Dos nove títulos conquistados por eles todos foram erguidos na Europa (1934, 1938, 1954, 1966, 1974, 1982, 1990, 1998 e 2006). Repare que estas Copas foram disputadas, pela ordem, na Itália, França, Suíça, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália, França e Alemana, no caso das três últimas a Copa voltando a estes países.

Desde 1962, quando começou a haver um rodízio entre Europa e outros continentes na realização dos mundias, uma outra estranha coincidência vem ocorrendo. Neste momento da história, o placar das Copas estava em 3 Mundias para cada continente. Desde então, europeus e sul-americanos vêm se revezando Copa a Copa na luta pela hegemonia. De lá pra cá, foram mais seis títulos mundias para cada continente. E pela ordem, estaria na hora de dar América do Sul novamente, afinal a última campeã foi a Itália, na Alemanha em 2006.

Não sou muito adepto a numerologia, mas é impressionante a força do número 24 na história das Copas. Após vencer a Copa do México em 1970, o Brasil amargou longos cinco mundias sem uma conquista. E 24 anos depois, nos EUA, de novo contra a Itália o Brasil era tetra campeão mundial. Doze anos depois, na Alemanha, foi a vez da Itália encerrar o jejum de conquistas, quem também durava 24 anos, para também ser tetra campeã. Sabem quem está agora chegando na casa dos 24 anos sem uma Copa? Eles mesmos, os nossos hermanos argentinos que podem ser tri campeões.

Se os europeus jamais ganharam uma Copa fora de seus domínios o mesmo não se pode dizer de nós brasileiros, afinal somos os únicos a vencer mundias em outro continente. Em 1958, ano de nosso primeiro título levantamos a taça na Suécia. 44 anos depois, na primeira Copa disputada no continente asiático, o Brasil venceu pela segunda vez fora de seus domínios e chegou ao penta. Em 2010, será a primeira Copa do Mundo a ser disputada no continente africano e alguma semelhança com 2002 não será mera coincidência.

Aliás, as semelhanças com a trajetória da seleção de Dunga nos aproximam muito do escrete comandado por Felipão em 2002. Assim como na Ásia há toda uma expectativa para uma Copa na África. Assim como oito anos atrás, nossa seleção prima mais pelo conjunto de jogadores do que pela qualidade técnica individual e chega na África com total descrédito até de nós brasileiros. Tal qual ocorrera no Japão e na Coréia, temos um jogador onde depositamos muitas esperanças, mas ninguém sabe suas reais condições físicas. E assim como no ano do penta, agora vamos enfrentar uma seleção asiática totalmente desconhecida na primeira fase.

É claro que estas coincidências sozinhas não garantem a vitória ou a derrota. O futebol ainda é um esporte decido dentro das quatro linhas de um campo, onde inúmeros fatores interferem no resultado final. Mas como bom brasileiro é bom não desprezar as coincidências que cercam a história das Copas e indicam que a Taça FIFA pode parar nas mãos da Argentina (para delírio de meu amigo Mauricio Motta e desespero deste blogueiro) ou do Brasil (aí a situação se inverteria). É como diz um velho ditado, "eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem"!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A formação ideal para o Brasil

Os amistosos de preparação para o Mundial diante dos sparrings da Tanzânia e do Zimbábue se não serviram para avaliar a força da seleção brasileira para a Copa, pelo menos serviram para mostrar que a formação titular escolhida por Dunga está equivocada. E o próprio treinador sabe disto, tanto que as alterações na vitória sobre a Tanzânia por 5 a 1 fizeram o Brasil mudar completamente dentro de campo. As saídas de Elano e Felipe Mello, para as entradas de Ramires e Daniel Alves transformaram o futebol do Brasil.

Com uma equipe recheada de volantes, Dunga começou a meiúca com Gilberto Silva, Felipe Mello, Elano e Kaká, a formação que ele vem defendendo quase que civicamente ao longo de três anos de trabalho como a melhor para a seleção. Mas a má fase de Felipe Mello e Elano fez a seleção jogar um primeiro tempo pífio e levar um baita sufoco da fraca Tanzânia na primeira etapa. Tanto que o goleiro reserva Gomes foi o destaque canarinho em todo o primeiro tempo.

O problema é que com Elano, Gilberto Silva e Felipe Mello o meio da seleção fica muito lento e a saída de bola da defesa para o ataque fica seriamente comprometida, afinal são jogadores com qualidade técnica muito discutível, exceção feita a Elano, mas ele está em uma fase muito ruim. Com esta formação o Brasil não conseguirá ir longe na Copa.

Mas Dunga mexeu na equipe e o Brasil melhorou sensivelmente. Saíram Felipe Mello e Elano para entrarem Ramires e Daniel Alves, dois jogadores com qualidade de passe muito superior e que ainda chegam ao ataque com muito mais perigo que os titulares. Ramires, inclusive, marcou dois gols na partida. E Daniel Alves cumpre o papel de Elano com muito mais competência, além de ser tão bom quanto o ex-santista nas bolas paradas.

Este jogo contra a Tanzânia remete ao jogo contra o Japão, na Copa de 2006, quando já classificada a seleção entrou em campo com Juninho, Robinho e Cicinho no jogo que foi o melhor do Brasil naquela Copa. Porém Parreira insistiu na teimosia de manter os medalhões e todos vimos qual foi o resultado. Dunga veio ao longo destes anos repetindo o mantra de que os erros de 2006 não poderiam ser novamente cometidos. Insistir na escalação de Elano e Felipe Mello será um equívoco tal qual o de Parreira quatro anos atrás. É bom que Dunga enxergue isso o quanto antes.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 07

Enfim chegamos à última rodada no Brasileirão antes da pausa para a aguardada Copa do Mundo. O desempanho na última rodada de palpites foi um pouco melhor, com seis acertos em dez possívei. No cartola também consegui dobrar meu rendimento, mas ainda muito aquém do que deveria. Segue abaixo meua palpites para a 7ª e última rodada antes da Copa, do Brasileiro:

Sábado, 05 de junho:

Vitória x Atlético-PR, 18h30 - Barradão
Flamengo x Goiás, 18h30 - Maracanã
Avaí x Fluminense, 18h30 - Ressacada

Domingo, 06 de junho:

Atlético-MG x Ceará, 16h - Mineirão
Santos x Vasco, 16h - Vila Belmiro
São Paulo x Grêmio, 16h - Morumbi
Botafogo x Corinthians, 16h - Engenhão
Guarani x Prudente, 18h30 - Brinco de Ouro
Atlético-GO x Cruzeiro, 18h30 - Serra Dourada
Internacional x Palmeiras, 18h30 - Beira-Rio

quinta-feira, 3 de junho de 2010

É camisa 10 da seleção

Durante a Copa de 74 o cantor Luiz Américo, notório por criar músicas com a temática futebolística, cantava uma canção que provocava o então técnico da seleção, Zagallo. A letra dizia "Desculpe seu Zagallo, mexe nesse time que tá muito fraco". Luiz Américo tinha uma certa razão, afinal o Brasil após encantar o mundo em 70 fez uma Copa pífia quatro anos mais tarde e terminou na quarta colocação, após perder a disputa do terceiro lugar para a Polônia. O refrão da música, para descontrair a crítica, pedia "É camisa dez da seleção, Dez é a camisa dele , quem é que vai no lugar dele".

A verdade é que a camisa 10 causa um enorme frisson na torcida brasileira, mais que em outros países. Hoje em dia é pouco comum ver equipes com as numerações tradicionais de um a onze. Mas no brasil isso é uma tradição que perdura por todas as Copas, desde que a numeração dos jogadores foi instituída em 1950, na Copa aqui no Brasil. Coube ao meia Danilo, do Vasco da Gama, a honra de ser o primeiro camisa 10 da história da seleção nas Copas. Ainda sem a tal mística, o príncipe como era chamado fez uma carreira mais vitoriosa no Vasco da Gama do que na seleção.

Em 54, na Suíça, ainda sem o surgimento daquele que fora o maior atleta do século (Pelé) a camisa 10 amarelinha caiu nas costas de José Lázaro Robles, ou simplesmente Pinga, que jogava também no Vasco da Gama, equipe brasileira que formava a base do Brasil durante a década de 50, graças ao histórico time conhecido como "Expresso da Vitória". O Brasil saiu precocemente da Copa, eliminado que foi pela irresistível Hungria, que viria a ficar com o vice-campeonato.

Mas na Copa de 58 começara a surgir a tal mística dos brasileiros com a camisa 10. Diz a lenda que ela caiu nas costas de Pelé por acaso, de maneira aleatória. E é bem possível que seja verdade, afinal o ainda menino que se tornaria Rei sequer era titular no time de Vicente Feola e só o seria no decorrer da Copa. O fato é que Pelé vestiu a 10 e encantou o mundo com seu futebol na primeira conquista mundial do Brasil.

Já mundialmente reconhecido como o Rei do futebol Pelé com toda a justiça envergou a 10 amarelinha nas outras três copas que disputou. Em 62, ano do bi-campeonato, ele só jogou uma partida, pois saiu contundido, mas esteve sempre com a delegação. Quatro anos mais tarde em 66, novamente com a 10, ele participou do fracasso ao lado de todos outros atletas que foram à Inglaterra naquela que foi a pior Copa de nossa história. Em 70, na sua despedida de Mundias, Pelé comandou um time de sonhos que trouxe o tricampeonato do México. O Brasil ficaria órfão de seu maior camisa 10?


A camisa 10 do Brasil! A mais famosa do mundo.

Na Alemanha, em 1974, coube a Rivellino a responsabilidade de vestir a camisa 10, já mundialmente reconhecida e pesada por ter sido usada por Pelé. Assim como toda a seleção, Riva fez uma péssima Copa na Alemanha. Mas ele manteve o posto na sua despedida das Copas em 1978, na Argentina. A seleção teve um desempenho um pouco melhor, terminando na terceira posição em uma das Copas mais obscuras de todos os tempos.

As duas Copas realizadas na década de 80 tiveram em Zico o dono da camisa 10. Para muitos o maior jogador a vestir a camisa, após Pelé. Mas o Galinho de Quintino, ao contrário do Rei, não conseguiu ganhar nenhuma Copa e sua geração acabou taxada de perdedora, apesar de ter encantado o mundo em 82, na Espanha e em 86, no México. Nesta última Zico foi escolhido como o "culpado" pela eliminação do Brasil, por ter perdido um penalti diante da França. Como diz com muita propriedade o jornalista Fernando Calazans, "se Zico nunca ganhou uma Copa, pior para as Copas".

A geração pós Zico trouxe para o Brasil um título mundial e um futebol muito mais próximo do estilo europeu do que do brasileiro. Coube ao atual treinador do Grêmio, Silas a responsabilidade de substituir Zico com a camisa 10. Assim como toda aquela equipe, eliminada pela Argentina na Itália, Silas fracassou na busca pelo tetra. Em 94, nos EUA, 24 anos após vencer um mundial pela última vez, Raí foi o dono da 10, mas sequer terminou a Copa como titular, perdendo a vaga de capitão também para Dunga, atual treinador da seleção.

Nas duas Copas que se seguiram, em 98 (na França) e em 2002 (no Japão e na Coréia do Sul) o pernambucano Rivaldo foi o dono da mística camisa 10. Sempre contestado por toda a opinião pública, o jogador fez excelentes mundiais e foi o maestro brasileiro na conquista do penta na Ásia, ao lado de craques como Ronaldo e Ronaldinho. Rivaldo sempre jogou mais do que as pessoas diziam que ele jogava pela seleção. Um dos jogadores mais injustiçados da história da amarelinha.

O último camisa 10 da seleção em uma Copa protogonizou um novo fracasso. Melhor jogador do mundo em 2005, Ronaldinho Gaúcho chegou na Alemanha para a Copa de 2006 como o provável grande nome do torneio. Mas ao lado de medalhões como Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano e Kaká, acabou eliminado pela França naquela que foi a pior Copa do Brasil desde 1990, na Itália.

A responsabilidade de vestir a 10 na primeira Copa na África caberá a Kaká. Após Danilo, Pinga, Pelé, Rivellino, Zico, Silas, Raí, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, o garoto certinho vai fazer parte do panteon de nomes que vestiram a camisa dez do Brasil em uma Copa do Mundo. Kaká tem sem dúvida futebol para merecer a 10. Apesar de na minha opinião não possuir o talento de alguns que já citei acima, como Zico e Rivaldo. Pelé não pode entrar nesta comparação. O futebol de Kaká se assemelha mais com o de Raí, que acabou sacado do time na Copa de 94. Isto não deve acontecer com Kaká e se acontecer, certamente o Brasil não irá longe no Mundial. Poucas vezes se viu uma seleção brasileira tão dependente de um só jogador. Mais do que nunca a mística da camisa 10 tem de funcionar nesta Copa. Bem que Luiz Américo poderia criar uma canção para Dunga e sua teimosia.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 06

Já diz o ditado que "toda soberba será castigada" e comigo não foi diferente. Com um desempenho pífio no cartola na 5ª rodada (após uma boa atuação na rodada 4) e apenas metade de acertos nos palpites do último fim de semana, lá vou eu para os pitacos da 6ª e penúltima rodada do Brasileiro antes da parada para a Copa do Mundo. Aliás, começa logo Copa!

Quarta, 02 de junho:

Prudente x Atlético-GO, 19h30 - Prudentão
Fluminense x Vitória, 19h30 - Maracanã
Atlético-PR x Botafogo, 19h30 - Arena da Baixada
Ceará x Avaí, 21h00 - Castelão
Palmeiras x Flamengo, 21h50 - Pacaembu
Cruzeiro x Santos, 21h50 - Mineirão
Goiás x São Paulo, 21h50 - Serra Dourada

Quinta, 03 de junho:

Grêmio x Atlético-MG, 21h00 - Olímpico
Corinthians x Internacional, 21h00 - Pacaembu
Vasco x Guarani, 21h00 - São Januário