terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um dia triste para o jornalismo!

Peço licença aos leitores do blog para excepcionalmente hoje sair do assunto esporte ou samba, mas não posso deixar de lamentar o encerramento das atividades impressas de um dos maiores jornais do país: o Jornal do Brasil. Após mais de um século prestando enormes serviços à sociedade brasileira com um jornalismo inteligente e independente, o velho JB, apartir do dia de hoje apenas funcionará em sua versão on line.

É uma notícia muito ruim para os jornalistas, mas para todos que de uma forma geral usavam o JB como fonte de informação. Fundado em 1891, o Jornal do Brasil representou por anos a vanguarda do jornalismo impressso brasileiro e teve em seu quadro de profissionais nomes que mudaram a história do jornalismo brasileiro. Personagens como Zuenir Ventura, Armando Nogueira, Sandro Moreira, Ancelmo Gois, João Saldanha, Marcos Penido, Paulo César Vasconcellos, Carlos Heitor Cony, Oldemário Touguinhó, Ricardo Noblat, Sérgio Noronha, Alberto Dines, Renato Maurício Prado, apenas para citar os mais conhecidos.

31/08/2010 - Última versão impressa do JB

O JB, em sua fase áurea, competia de igual para igual com o principal veículo impresso das Organizações Globo, o jornal O Globo. Hoje unânime na casa da maioria dos brasileiros, durante muitos e muitos anos JB e O Globo rivalizavam na preferência do leitor carioca e brasileiro. Assim como toda a mídia da época, o JB também apoiou o golpe militar de 1964, que durante mais de 20 anos cerceou a liberdade de imprensa no Brasil.

22/04/1985 - A morte de Tancredo

Mas o JB foi o principal opositor do regime ditatorial brasileiro ao longo de duas décadas. E por isso, foi um dos veículos mais atingidos pelos censores da ditadura, quendo esta se endureceu ainda mais após o Ato Institucional Nº5, em 1968. Mas a inteligência e a sagacidade do JB se notava até nos momentos de alta tensão. Quem lia diariamente o diário, sabia que quando era publicada uma recita nas páginas internas do jornal, é porque ali estaria alguma reportagem que a censura vetou de ser publicada.

Ao longo destes 109 anos de história, o JB ensinou muito do jeito de se fazer jornalismo impresso. Não basta divulgar a notícia, que nos dias de hoje já é açltamente difundida quando o jornal sai para as bancas devido ao advento da internet e da TV, mas tem de se esmiuçá-la com análises, repercussões, consequências e tendências que virão com a determinada notícia.

18/07/1994 - Brasil é Tetra!


Infelizmente o fim do JB não é uma surpresa para quem acompanha a história recente do jornal. A grave crise que abateu o jornal no início deste século teve início com a venda dos direitos sobre o veículo da familia Nascimento Britto para o empresário Nelson Tanure, em 2001. Em 2005, o jornal perdeu a sua lendária sede na Avenida Brasil e teve de se mudar para o histórico prédio da casa do Bispo, no Rio Comprido. Em 2006, deixou o formato standard para circular no formato tablóide. Agora foi anunciado o encerramento das atividades impressas para se dedicarem apenas à versão on line. Uma notícia muito triste para os amantes do bom jornalismo.

O JB deixará muita saudade!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Muito trabalho pela frente

O novo treinador do Flamengo, Silas já viu que terá muito o que fazer no clube rubro-negro após a petética derrota diante do Guarani, quando vencia o adversário até os 45 minutos do segundo tempo. Após uma completa pane da boa defesa do Fla, o time campineiro aproveitou e conseguiu uma improvável vitória.

A realidade é que os atuais campeõs brasileiros não conseguem se acertar em um ano que tinha tudo para ser bom, mas está se revelando um dos mais decepcionantes anos da história recente do Flamengo. Desde 2005 o clube da Gávea não termina uma temporada sem uma conquista e esse panorama dificilmente se alterará até o fim deste ano.

O anúncio de Silas foi coerente com o que o time do Fla precisa neste momento. Um treinador competente e que faz o time jogar no ataque, a maior vocação do Flamengo. Sempre que teve times vencedores ao longo da história o Fla o fez com ofensividade e muitos gols. E Silas tem um perfil ofensivo que pode fazer o time melhorar sensivelmente.




Apesar da campanha vergonhasa no ano de 2010 até aqui, o Flamengo tem um dos melhores elencos do país e a única explicação para o mau momento passa pela questão extra-campo, pois qualidade o time tem de sobra. Um goleiro jovem, mas que está se revelando uma bela promessa e até pênalti pegou no duelo em Campinas. Os laterais já passaram pela seleção brasileira e dominam suas posições há cinco anos. Ronaldo Angelim, se não é um monstro, tem segurança e sempre joga sério. Jean ou David são bons parceiros. O meio tem no nomes consagrados como Petkovic e Renato Abreu e ainda conta com guerreiro Williams, um dos melhores da posição no Brasil. O ataque, que era aterrorizante, agora tem nomes de respeito com Deivid e Diogo.

Portanto o problema não é de qualidade, mas sim de postura. A equipe está desorganizada desde o início da temporada. Pet não consegue comandar o meio como fez em 2009, até pela sua idade avançada. Renato ainda está fora de forma e o principal setor da equipe fica sobrecarregado, prejudicando muito o funcionamento da equipe. Prova disso é a escassez de gols no Campeonato Brasileiro: apenas 14 gols em 17 partidas, o pior ataque da competição ao lado do Ceará.

Silas é o nome certo para ajustar o setor ofensivo da equipe, uma vez que a defesa está entre as melhores da competição. Paulo Silas do Prado Pereira começou sua carreira como jogador do São Paulo em 1985, tendo sido eleito o melhor atleta do Mundial Sub-20 daquele ano. Além do São Paulo, Silas atuou no Vasco e no Inter e em grandes clubes da Europa. Foi o camisa 10 do Brasil na Copa de 1990. Começou a carreira de treinador no Fortaleza, em 2007, mas foi no Avaí, à partir de 2008 que ganhou notoriedade nacional. Acertou com o Grêmio no início deste ano, mas não resistiu à eliminação na Copa do Brasil e à má campanha no Brasileiro. Silas chega para ser o terceiro comandante do Fla em 2010. Que tanha sorte, pois trabalho não faltará.

sábado, 28 de agosto de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 17

Novamente meu índice de acertos na rodada passada foi de 50%. Após os jogos do meio de semana o Fluminense voltou a ampliar sua vantagem na liderança sobre o Corinthians. Os cariocas chegaram a 36 pontos e os paulistas se mantiveram nos 31. A configuração atual do G4 beneficiaria o Cruzeiro, que iria para a libertadores mesmo na 6ª colocação, já que Internacional e Santos já se garantiram no principal torneio sul-americano em 2011. Na parte de baixo da tabela segue o calvário de Atlético-MG e Santos, mas o outrora poderoso São Paulo se aproxima perigosamente da zona de perigo. Vamos aos pitacos para a rodada 17:

Sábado, 28 de agosto:

Vasco x Cruzeiro, São Januário - 18h30
Santos x Goiás, Pacaembu - 18h30
Internacional x Botafogo, Beira-Rio - 18h30
Ceará x Prudente, Castelão - 18h30

Domingo, 29 de agosto:

Atlético-MG x Palmeiras, Ipatingão - 16h
Corinthians x Vitória, Pacaembu - 16h
Guarani x Flamengo, Brinco de Ouro - 16h
Fluminense x São Paulo, Maracanã - 18h30
Atlético-GO x Avaí, Serra Dourada - 18h30
Atlético-PR x Grêmio, Arena da Baixada - 18h30

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 16

Na rodada passada acertei cinco, dos dez palpites. Os resultados deram uma embolada na parte alta da tabele, pois com o empate do Flu e a vitória do Corinthians, os paulistas encostaram nos cariocas e agora a diferença entre eles é de apenas dois pontos. Os gigantes Grêmio e Atlético-MG seguem na Zona de Rebaixamento e a partir de agora e até o mês de outubro teremos jogos nos fins de semana e meios de semana, totalizando mais 12 rodadas e chegando até à 28ª, quando atingiremos a reta final da competição. Eis os palpites para a rodada 16:

Quarta, 25 de agosto:

Goiás x Fluminense, Serra Dourada - 19h30
Botafogo x Ceará, Engenhão - 19h30
Avaí x Internacional, Ressacada - 19h30
Prudente x Atlético-PR, Prudentão - 21h
Grêmio x Santos, Olímpico - 22h
Cruzeiro x Corinthians, Parque do Sabiá - 22h
São Paulo x Vasco, Morumbi - 22h

Quinta, 26 de agosto:

Palmeiras x Atlético-GO, Pacaembu - 21h
Vitória x Guarani, Barradão - 21h
Flamengo x Atlético-MG, Maracanã - 21h

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um ataque de respeito!

Desde a saída do chamado "Império do Amor" do Flamengo, o clube rubro-negro vem penando com atacantes que não possuem a menor condição de vestir a camisa deste clube. Val Baiano e Borja não possuem qualidade. Diego Maurício é ainda muito jovem para ser solução. Vinícius pacheco é uma eterna promessa que não consegue vingar, apesar de um bom começo em 2010. E Leandro Amaral sofre ainda com a falta de ritmo e um enorme ponto de interrogação sobre si. O resultado são os números do ataque após a saída de Adriano e Vágner Love. Em oito jogos desde a volta da Copa, o Fla marcou apenas quatro gols e dois foram marcados por atacantes. Diferença gritante em relação aos números da antiga dupla, que marcou 38 vezes durante seis meses.

Mas agora esta tendência pode mudar com a chegada de dois reforços, que se não tem ainda a mesma qualidade de Adriano E Vagner Love, são atletas de muita qualidade e ao que consta atualmente não possuem passagens pelas páginas policiais, apenas as esportivas. Deivid e Diogo chegam para comandarem o ataque do Fla e retirá-lo da carência total de gols, o que faz do clube o segundo pior ataque do campeonato, ficando atrás apenas de Atlético-GO e Ceará, empatados como o pior.

Deivid começou a carreira no futebol carioca atuando pelo Nova Iguaçu, mas foi no futebol paulista que o atacante foi reconhecido nacionalmente ao atuar pelo Santos, entre 1999 e 2001. Por lá o atacante marcou mais de 60 gols em pouco mais de dois anos. O atacante atuou ainda por Corinthians e Cruzeiro, onde conquistou o título brasileiro de 2003, antes de retornar ao Santos em 2004, após passagens apagadas pela Europa. Desde 2005 Deivid atuava na Europa, onde jogou pelo Sporting (POR) e o Fenerbahce (TUR). Entre suas principais conquistas estão a Tríplice Coroa pelo Cruzeiro em 2003, o Campeonato Brasileiro pelo Santos em 2004 e a Copa do Brasil pelo Corinthians em 2002. Deivid vem em definitivo e assinou contrato até dezembro de 2012.

Diogo e Deivid chegam para tentar resolver o problema no ataque.

O jovem atacante Diogo surgiu na Portuguesa em 2006, quando a Lusa atuava pela Série B do Campeonato Brasileiro. Foi um dos destaques do ascesso da equipe à Série A no fim de 2007 e atuou muito bem no Brasileiro de 2008, quando inclusive fez uma bela partida contra o Flamengo no Canindé e marcou os dois gols de sua equipe no empate por 2 a 2. Durante a janela de transferências daquele Brasileirão Diogo deixou a Lusa e acertou com o Olympiakos da Grécia, tendo inclusive tendo trabalhado raídamente com Zico, quando o Galinho treinou aquela equipe. Diogo vem por empréstimo de 11 meses e fica até julho de 2011.

Sem dúvida são ótimos nomes para o ataque de nervos que o Flamengo tem atualmente. Deivid fez sucesso e gols por onde passou e acredito que não será diferente no clube que ele próprio declara como sendo o seu time de infância. O atleta joga centralizado, assim como fazia Adriano. Diogo tem muito potencial, mas ainda é jovem, e pode sentir o peso de atuar por um clube do tamanho do Flamengo. Se não sentir o peso dará muitas alegrias ao torcedor rubro-negro. Em 39 partidas pelo Olympiakos marcou oito gols em dois anos. Mas sua principal característica é atuar pelos lados do campo. São dois estilos que podem se encaixar muito bem.

É preciso que o torcedor rubro-negro tenha paciência pois eles jamais jogaram juntos e certamente precisarão de tempo para se entrosarem no comando do ataque do Fla. Será necessário também que os armadores da equipe (Renato e Petkovic) joguem mais do que vem jogando para municiar as bolas para os dois. Diogo jpa deve estrear contra o Atlético-MG no Maracanã e Deivid deve jogar apenas contra o Santos, também no Maraca pela última rodada do primeiro turno. Boa sorte a eles!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Rio na crista da onda!

Apesar dos problemas naturais que qualquer grande centro metropolitano enfrenta, o Rio de Janeiro vive um momento especial em vários aspectos, em especial no esporte. Após ser confirmada como cidade das Olimpíadas de 2016 e se tornar a principal sede da Copa de 2014, a cidade maravilhosa pode ver os seus quatro grandes clubes entre os dez primeiros colocados no Campeonato Brasileiro. Um fato inédito na história do campeonato por pontos corridos.

Há muitos anos o torcedor carioca não tinha tantos motivos para comparecer aos estádios e elevar a média de público do Brasileirão. Talvez desde a década de 80, não se via os quatro grandes do Rio voltarem a ser protagonistas. O Fluminense lidera o Brasileiro e caminha firme para uma conquista que não vem há 26 anos. O Vasco, após anos obscuro, volta a ter a confiança do torcedor, apesar de possuir um time ainda fraco. O Botafogo sob a batuta de Joel voltou a encher o Engenhão. O Flamengo, apesar do mau momento atual, é o atual campeão nacional e tem potencial para crescer na competição.

Tal momento pode ser comprovado no Maracanã no eletrizante clássico entre Vasco e Fluminense. Um verdadeiro show das duas torcidas, que levaram mais de 80 mil espectadores para o velho Maracanã, numa espécie de despedida do estádio, já que ele será parcialmente fechado a partir desta semana. Recorde de público do campeonato, que não será quebrado. E todos que compareceram ao Maraca foram brindados com um jogaço sensacional, cheio de alternativas, que terminou com um justo empate de 2 a 2.

O velho Maraca! Recordes de público a cada jogo!

No sábado o Botafogo bateu o seu próprio recorde no Engenhão, levando mais de 30 mil pagantes, ao vencer o Avaí por 1 a 0. O Flamengo jogou fora de casa e mesmo em má fase possui a quarta maior média de público da competição, com 20.895 torcedores por jogo. Só perde para Fluminense, Corinthians e Ceará, clubes que disputam o G4 da competição. Certamente quando os reforços estrearem o Fla voltará a lotar o Maracanã.

O bom momento do futebol brasileiro passa necessariamente por um bom momento dos clubes da cidade do Rio de Janeiro. Basta comparar os números do campeonato com os dos clubes cariocas. O Brasileirão tem média de 13.539 torcedores por jogo. Os quatro grandes do Rio possuem média de aproximadamente 19.460. Dos dez maiores públicos do campeonato, quatro foram no Maracanã. Na edição de 2009, os sete maiores públicos da competição foram registrados no Maracanã. E mesmo na Série B, o Vasco protagonizou com o rival Flamengo uma competição espetacular pela quebra de recordes de público no principal estádio da cidade.

Alheio a tudo isso a realidade de que os clubes do Rio ainda estão engatinhando quando o assunto é organização e estrutura de futebol profissional. Nenhum clube do Rio tem um CT descente, o que para muitos é primordial para se tornar vencedor. Ajuda, mas não basta. Desorganizados e quase amadores os clubes cariocas são os que mais levam os torcedores para os estádios. Têm o atual campeão brasileiro e protagonizam espetáculos nas arquibancadas que nenhuma outra grande praça esportiva é capaz de protagonizar. Que assim continue!

domingo, 22 de agosto de 2010

Para relembrar os anos 80

Quando entrarem em campo logo mais às 18h30 no Maracanã para o 332º jogo entre si da história, Vasco e Fluminense tentarão invocar o espírito do jogo mais importante da história deste clássico, conhecido como "Clássico dos Gigantes", no ano de 1984, quando o Fluminense conquistou seu único título de campeão brasileiro justamente sobre o rival. Porém, na contagem geral de confrontos, a vantagem é amplamente vascaína. O time da Colina já derroutou o tricolor 127 vezes e perdeu 108. O jogo registrou 96 empates.

A primeira partida entre Vasco e Fluminense data de 11 de março de 1923, quando os vascaínos saíram vitoriosos pelo placar de 3x2 em um amistoso. A primeira vitória tricolor veio dois anos depois, pelo Campeonato Carioca, e foi também a primeira grande goleada do confronto: 5 a 1 para o Flu, um placar sonoro. Mas também é do Vasco a maior goleada da história: 6 a 0, em 1930. O placar mais elástico à favor do Flu foi 6 a 2, em 1941.

O Clássico dos Gigantes já decidiu o Campeonato Carioca por cinco vezes ao longo da história. E a vantagem também é vascaína. Em 1993 e 1994 o Vasco foi bi-campeão sobre o rival e a última conquista estadual dos clube da Colina, em 2003, também foi sobre o Tricolor. Já o Fluminense venceu o Vasco na final em 1976 e 1980, quando tinha um timaço que ficou conhecido como a "Máquina TRicolor".



O grande momento da história deste clássico aconteceu em 1984, quando ambos chegaram a decisão daquele Campeonato Brasileiro. No primeiro jogo o Flu venceu por 1 a 0, gol de Romerito e levou a vantagem para o segundo confronto. Diante de mais de 128 mil pagantes, o Flu segurou um empate de 0 a 0 e conquistou sua única taça de Campeão Brasileiro. Se considerarmos a Taça Brasil de 1970 e a Copa do Brasil de 2007, o Flu é três vezes campeão nacional.

Vasco e Fluminense se enfrentaram também em 1985 pela Taça Libertadores da América (naquela época eram dois representantes brasileiros e eles se enfrentavam já na primeira fase) com dois empates: 3x3 e 0x0. Pela Copa do Brasil, eles se encontraram duas vezes e cada um se deu bem em uma oportunidade. Em 2000, pelas oitavas de final e dentro de São Januário, após empatar em 1 a 1 no Maracanã, um novo empate em 2 a 2 classificou o Flu. Em 2006, pela semifinal, após vencer por 1 a 0 na partida de ida, o empate em 1 a 1 no confronto de volta classificou o Vasco para a final, onde perderia o título para o Flamengo.

Com todos os ingressos já vendidos, Vasco e Fluminense terá o recorde de público do Campeonato Brasileiro até aqui. Recorde que já pertencia ao estádio do Maracanã, com o clássico entre Flamengo e Vasco. É mais uma oportunidade para o torcedor carioca ir se despedindo aos poucos do principal estádio da cidade do Rio de Janeiro, afinal ainda não está claro sobre quando se dará o fechamento em definitivo. Que seja um bom jogo para brindar a todos que comparecerão ao Maior do Mundo. E que não seja a despedida!

sábado, 21 de agosto de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 15

Segue neste post meus prognósticos para a 15ª rodada do Brasileirão, que começa finalmente a esquentar. Com o fechamento da janela estes serão os elencos até o final da competição e os grupos começam a se redefinir. Eis os palpites:

Sábado, 21 de agosto:

Botafogo x Avaí, Engenhão - 18h30
Goiás x Prudente, Serra Dourada - 18h30
Ceará x Grêmio, Castelão - 18h30

Domingo, 22 de agosto:

Atlético-PR x Flamengo, Arena da Baixada - 16h
Internacional x Atlético-GO, Beira-Rio - 16h
Guarani x Palmeiras, Brinco de Ouro - 16h
Santos x Atlético-MG, Vila Belmiro - 16h
Cruzeiro x Vitória, Ipatingão - 18h30
Vasco x Fluminense, Maracanã - 18h30
Corinthians x São Paulo, Pacaembu - 18h30

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Parabéns ao Santos!

O jovem talento Neymar, contrariando todos os prognósticos, resolveu permanecer no Santos e recusar uma proposta milionária do clube inglês Chelsea, um dos maiores do mundo na atualidade. A atitude de Neymar causa espanto, ao mesmo tempo que pode representar uma nova era na relação entre jogadores e clubes de futebol. Para os que acreditavam que Neymar não tinha cabeça e aceitaria facilmente uma transferência, aí está a prova em contrário: ele permanece e mostra que não apenas o dinheiro é importante.

Neymar surgiu pelo Santos no ano passado mas "amadureceu" mesmo dentro das quatro linhas nesta temporada quando, na companhia de Robinho, André e Paulo Henrique Ganso, formou um quarteto infernal e conduziu o Santos ao título do Campeonato Paulista e à conquista da inédita Copa do brasil, garantindo uma vaga na Libertadores do ano que vem. Somente nesta temporada, Neymar já balançou as redes pelo Santos 29 vezes.

Sua decisão de ficar impressiona pela coragem, mas acima de tudo pela personalidade. Como ele mesmo disse na entrevista coletiva que decretou sua permanência: "Respeito todos que me aconselharam, mas a decisão final só quem pode tomar sou eu e eu vou ficar". É isso que todo jogador deveria fazer. É claro que uma transferência para a Europa é o sonho de qualquer jogador, ainda mais jogar por um clube de ponta em uma das melhores ligas do mundo. Mas, com o futebol que ele tem, tranquilamente terá outras inpumeras oportunidades de jogar lá, por equipes de envergadura até maior.

Neymar vai ficar! Acertou em cheio na permanência!

O jovem garoto foi na contramão do que geralmente acontece com os garotos (e não tão garotos assim) jogadores brasileiros. Assim que recebem uma proposta vantajosa, não pensam meia vez e já deixam o clube com o qual têm contrato. O problema é que quase sempre trata-se de um clube sem a menor expressão e localizado fora dos grandes centros do futebol mundial. O que geralmente acontece é que esse jogador cai no anonimato e se não for repatriado, seu futebol some e perde-se um talento.

Permanecendo no Santos, Neymar continuará a ser chamado para comandar o ataque da seleção brasileira e, ao longo dos jogos com a amarelinha, será visto na Europa e muito em breve receberá uma nova proposta da Europa. A atitude do Santos também é louvável, pois fez de tudo para segurar sua joia rara, indo também na contramão do que a maioria dos clubes faz. Vende por qualquer valor para fazer caixa, esquecendo-se que podem vender muito mais alto numa eventual transferência futura.

O Santos ainda arrecadará muito dinheiro com seus jovens talentos Neymar e Paulo Henrique Ganso, cuja multa contratual é ainda mais alta que a de Neymar (cerca de 120 milhões de reais). Mas é prudente que eles permaneçam no mínimo até a Libertadores de 2001, ou até o fim do próximo ano, para adquirirem experiência atuando pelo Santos e pela seleção brasileira. Aí chegarão "na ponta dos cascos" na Europa. E aí ganhariam os jogadores, com uma transferência para um clube de ponta. E ganharia o Santos, com um valor de transferência ainda mais alto.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Um gigante vermelho

Belém, capital do Pará, 17 de novembro de 2002. O tradicional Sport Club Internacional enfrentaria o Paysandu fora de casa naquela que seria a última rodada da fase de classificação daquele Campeonato Brasileiro. Uma derrota poderia significar um humilhante rebaixamento ao clube que vencera três vezes a mais importante competição do país, sendo uma delas invicto. A tensão teve fim com os gols de Fernando Baiano e do lateral Chiquinho. O Inter permeneceria na divisão de elite para o ano de 2003. O recém empossado e aliviado presidente Fernando Carvalho teria um longo trabalho pela frente.

Quase oito anos após esta dramática história, temos um Internacional campeão Mundial (2006) bi-campeão da Libertadores (2006-2010), campeão da Sul-Americana (2008) e campeão da Recopa Sul-Americana (2007), sem falar das seis conquistas estaduais alcançadas ao longo destes anos. Fernando Carvalho não é mais o presidente do Inter, apesar de fazer parte da atual diretoria. Deixou o cargo justamente em 2006, maior ano da história colorada que culminou com a conquista do Mundial sobre o Barcelona.

Fernando Carvalho, o homem que mudou os rumos do Inter!

Estou contando toda essa história para o amigo leitor do Futebol e Samba para evidenciar e tentar provar que com uma gestão séria e profissional qualquer clube pode sair das trevas e atingir o Olimpo das vitórias. O Inter não é só o clube mais vencedor da década atual no futebol brasileiro, mas montou uma estrutura capaz de fazer o torcedor colorado ter muita esperança em dias ainda melhores.

O clube gaúcho, que segundo a última pesquisa Ibope tem apenas a 10ª maior torcida do país, possui a impressionante marca de 100 mil sócios torcedores, disparado na liderança do ranking neste aspecto. Para efeito de comparação, o Flamengo, com mais de 30 milhões de torcedores, possui a irrisória marca de 8 mil sócios. Mais de 90% a menos. Com isso, o Inter precisaria de dois Beira-Rios para acomodar todos os seus sócios em uma partida, uma vez que o Gigante comporta apenas 50 mil torcedores, aproximadamente.



Além disso o Inter é o clube brasileiro que mais ganha dinheiro em transferências de jogadores. A razão é muito simples. O clube gaúcho revela talentos (bons) na mesma proporção que o milho na panela vira pipoca. Nomes como Rafael Sóbis, Nilmar, Taisson, Renan, Sandro, Alexandre Pato, apenas para citar os mais famosos, foram revelados no Inter e é por isso que o clube ganha tanto dinheiro com venda de jogadores, o que permite o clube investir em reposições com a mesma qualidade dos jogadores que saem.

A gestão profissional apregoada por Fernando Carvalho lá em 2002 e continuada por Vitório Píffero à partir de 2006, faz cair por terra o argumento daqueles que defendem a tese de que para vencer no futebol atual é preciso fazer alianças escusas e adotar a falta de escrúpulos como matéria-prima básica para atingir o sucesso. Uma gestão séria e acima de tudo competente faz qualquer grande clube estar sempre no lugar que é seu por direito: o alto do pódio!

Parabéns ao Sport Club Internacional não apenas pela brilhante conquista da Libertadores de 2010, a segunda de sua história. Mas parabéns acima de tudo por não se curvar aos velhos vícios tão lamentavelmente difundidos no futebol e na sociedade brasileira, de forma geral. O clube honra não somente a sua apaixonada torcida, mas acima de tudo àqueles que acreditam que a saída decente para o futebol é a gestão profissional e não as negociatas e a falta de escrúpulos. O Rio Grande do Sul nos ensina mais esta lição!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O calcanhar de aquiles dos mineiros!

O tradicional estádio Governador Magalhães Pinto, ou simplesmente Mineirão, foi fechado visando às obras de melhoria para a Copa do Mundo de 2014, uma vez que a capital mineira, Belo Horizonte será uma das sedes principais do Mundial e concorre, com boas chances, para receber a partida de abertura da próxima Copa. O fechamento foi necessário, pois o estádio de 55 anos não oferece a menor condição de receber uma partida de Copa do Mundo.

Mas os grandes clubes da cidade, Atlético e Cruzeiro, são os maiores prejudicados com o fechamento de seu estádio. Não dá para falar em futebol mineiro sem lembrar das memoráveis partidas de ambas equipes no estádio do Mineirão. Agora com a falta da casa, os mineiros estão penando para poder impor respeito a seus adversários quando jogam em seus domínios.

Primeiramente a alternativa tentada foi a utilização do estádio Arena do Jacaré, localizado na cidade de Sete Lagoas, interior do estado. O estádio, com capacidade total de 25 mil pessoas, recebia, por medida de segurança, vendia no máximo 15 mil ingressos. Um tiro no pé para o torcedor cleste e atleticano. Primeiro, pelo complicado deslocamento da capital para o interior e segundo pela limitadíssima carga de ingressos disponibilizada. O clássico Atlético x Cruzeiro chegou ao inacreditável cúmulo de receber apenas os torcedores do Galo, por medida de segurança.


Os mineiros estão sem sua casa, o Mineirão!

A solução encontrada então foi a utilização do Ipatingão, que curiosamente possui uma capacidade total ainda menor que a Arena do Jacaré, entretanto pode disponibilizar uma carga maior de ingressos. Apesar de ser ainda mais longe da capital mineira, a cidade de Ipatinga costuma receber jogos de Cruzeiro e Atlético quando o Mineirão e o Independência estão impossibilitados de realizarem jogos. É uma questão quase que cultural.

A realidade é que enquanto o Mineirão estiver fechado, dificilmente Cruzeiro e Atlético conseguirão impor-se sobre os adversários fortes jogando em estádios acanhados e sem a menor condição de receber torcidas da envergadura dos mineiros. A prova desta deficiência é o pífio desempenho dos times sob seus domínios. Em 14 jogos, foram apenas seis vitórias e quatro derrotas, com quatro empates. Aproveitamento de 52%, inferior ao de oito clubes no atual Campeonato Brasileiro. O Galo tem a 9ª campanha dentre os mandantes e o Cruzeiro apenas a 18ª.

Não vejo uma perspectiva de melhora para os mineiros enquanto eles não puderem jogar no Mineirão. E pela previsão do Comitê Organizador da Copa de 2014, o prazo limite para a entrega dos estádios prontos é dezembro de 2012. O que resta é torcer para a reabertura do Independência, para que os clubes de BH possam pelo menos voltar a jogar em sua cidade de origem. Para este ano, terão de se contentar com o Ipatingão. O calcanhar de aquiles dos mineiros neste Brasileirão é justamente aquele que era o seu ponto forte.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Já começou o carnaval!

Para os leigos que apenas acompanham o desempenho das escolas de samba durante o período do carnaval ainda é cedo para se falar da festança de Momo. Mas quem trabalha e vive do carnaval o período de trabalhos na confecção do maior espetáculo da Terra começa muito antes que as fantasias e carros alegóricos possam ser confeccionados.

Em junho a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) realiza o sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial. A partir daí, as agremiações têm o período de um mês para divukgarem a sinopse de seus enredos para a mídia e suas respectivas ala de compositores, para a confecção dos sambas de enredo que serão cantados na avenida durante o carnaval. Veja qual será a ordem dos desfiles para 2011:

Domingo, 06/03/11:

São Clemente
Imperatriz
Mocidade
Unidos da Tijuca
Vila Isabel
Mangueira

Segunda, 07/03/11:


União da Ilha
Salgueiro
Portela

Grande Rio

Porto da Pedra
Beija-Flor

O Futebol e Samba faz aqui neste espaço um balanço sobre o que aconteceu no mundo das escolas de samba nos primeiros meses do ano, período que é uma espécie de pré-temporada para o carnaval carioca. A ordem respeita a sequência de desfiles durante o carnaval do Grupo Especial:

São Clemente: A irreverente escola da zona sul retorna ao Grupo Especial com um enredo que tem a cara da escola. "O meu, o seu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza" contará a história da cidade maravilhosa e, apesar de já estar batido, pode dar "caldo" na avenida, ainda mais que será trabalhado por Fábio Ricardo uma eterna promessa do carnaval carioca. O intérprete será o jovem Igor Sorriso, revelado na desconhecida Mocidade Unida de Santa Marta. Pode ser o renascimento da amarelo e preta de Botafogo!

Imperatriz: A outrora bicho-papão do carnaval carioca não conquista um campeonato desde 2001, jejum que completará dez anos no ano que vem. A escola nunca ficou tanto tempo sem vencer, desde que ganhou pela primeira vez em 1980. No próximo ano o enredo da escola de Ramos será "A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à saúde", uma temática sobre a saúde. A falta de criatividade ao escolher o nome do enredo se reflete no próprio tema, que pode ser politicamente correto mas não me empolga enquanto assunto plausível de se explicar na avenida. Será que teremos hospitais e farmácias como alegorias? A bateria virá de médico? Não me convence!

Mocidade: Outra agremiação que já foi temida e respeitada pelas co-irmãs é a Mocidade. Nos tempos de Castor de Andrade a escola da Zona Oeste ganhou três campeonatos em seis anos e lançou para o samba os nomes de Renato Lage e Paulinho Mocidade, o famoso intérprete. Mas o jejum de Padre Miguel é ainda maior que o da Imperatriz. Em 2011, completará 15 anos sem um título no Grupo Especial. “Parábola dos Divinos Semeadores”, é o tema da escola para o próximo carnaval. Pode ser interessante pelo ineditismo do assunto e a competência de Cid Carvalho pode fazer a Mocidade voltar aos dias de glória. Mas eu também acho muito complicado a escola contar um enredo tão confuso, que tentará explicar a vida dos homens do campo, através da agricultura. Não sei se isso gera carnaval.

Unidos da Tijuca: A grande sensação do carnaval atual vem muito forte para tentar o bi-campeonato com o grande craque do sambódromo nos últimos tempos. Após chocar a avenida no bom sentido com uma comissão de frente histórica, Paulo Barros vai falar de medo e escuridão na avenida. Pode parecer difícil mas o enredo "Esta Noite Levarei Sua Alma" certamente irá impressionar tanto quanto o de 2010, sobre o segredo. Barros é um craque na arte da criatividade e do improviso. O povo do Borel pode festejar de novo em março de 2011.

Vila Isabel: Após causar uma enorme expectativa no povo de Noel este ano ao narrar a história de Noel Rosa, a Vila acabou decepcionando a todos com um modesto 5º lugar e o sambaço de Martinho da Vila terminou por não acontecer na avenida. Para 2011, a Vila Isabel virá com o enredo "Mitos e Histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo". Outro assunto que me parece uma encomenda de alguma empresa, já que a escola não teve patrocínio em 2010, e nós sabemos como são as coisas no carnaval atual. A consagrada, mas atualmente ultrapassada, Rosa Magalhães recebeu a incumbência de tentar transformar em carnaval essa temática esdrúxula. Que tenha sorte!

Mangueira: Assim como a Vila este ano, a Mangueira terá uma enorme expectatica colocada sob si para 2011. Com o enredo “O filho fiel, sempre Mangueira", sobre Nelson Cavaquinho, a escola da Zona Norte promete emocionar a avenida e já recebeu mais de cem sambas concorrentes para a disputa que terá fim em outubro. Nelson Cavaquinho é um dos maiores nomes da história da Mangueira e sua presença neste carnaval vai emocionar até quem não é mangueirense. Se a escola souber dosar esta emoção com um bom desfile pode voltar a ser campeã, o que não ocorre desde 2002.

União da Ilha: Após voltar ao Grupo Especial nove anos depois de cair e conseguir se manter na elite, quebrando um tabu de muitos anos de que a escola que vem do Grupo de Acesso abre os desfiles acaba rebaixada, a Ilha virá com o enredo “O mistério da vida” em 2011. A escola da Ilha do Governador tentará explicar um pouco da Teoria da Evolução da Espécia preconizada por nomes como Charles Darvin. É um tema muito rico que pode perfeitamente ser explorado pelo talentoso Alex de Sousa. Sempre leve, a escola pode voltar aos dias de glória em 2011. O povo insulano merece!

Salgueiro: Após a volta dos dias de glória em 2009, com a conquista de um título que não vinha desde 1993, o Salgueiro promete novas emoções para 2011. “Salgueiro apresenta: O Rio no Cinema” é o tema da escola para o próximo carnaval. Renato Lage vai contar na avenida a história do Rio através dos filmes. Portanto, nada tem a ver com tema da São Clemente. Em 2008 a escola já falou sobre o Rio, através do Turismo e ficou com o vice-campeonato. Pode surpreender novamente, pois o tema é bastante interessante.

Portela: Nos últimos anos a escola de Madureira vinha tentando retornar aos dias de glória com um terceiro e um quarto lugares em 2008 e 2009, respectivamente. Mas ano passado voltou a decepcionar com a modesta 9ª colocação. Ano que vem a Portela vem com o enredo "Rio, azul da cor do mar" para contar a história das grandes navegações. É uma çena que a escola cogitou contar sua própria história em 2011, mas recuou através das evidentes dificuldades financeiras. É um tema interessante, que pode casar com as cores da escola. Mas fica um gostinho de quero mais na boca do portelense que poderia ter sido retratado no carnaval de 2011.

Grande Rio: A escola de Duque de Caxias vem protagonizando o momento de maior ascenção dentro do carnaval carioca. Já beteu na trave duas vezes e a cada ano se aproxima de seu primeiro campeonato. "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)" é o tema da escola para 2011. Parece confuso, mas nada mais é que a história da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Mais um enredo patrocinado com a cara da agremiação da Baixada. Como o talentoso Cahê Rodrigues a escola merece toda a tenção. Olho na Grande Rio.

Porto da Pedra: A azul e branco de São Gonçalo é uma espécie de higlander do carnaval. Todo ano é apontada como candidata ao rebaixamento e, apesar de sempre figurar entre as últimas, não é rebaixada desde o ano 2000. Em 2011, a Porto da Pedra vem com o enredo “O sonho sempre vem pra quem sonhar..." para contar a vida e a obra da poetisa Maria Clara Machado. Enredos biográficos sempre primam pela emoção e a vida de Maria Clara é muito rica e pode facilmente ser explorada na avenida. Em 1992, a Unidos do Jacarezinho já contou a vida da poetisa na avenida. É um bom tema.

Beija-Flor: A maior expectativa de todo o carnaval 2011 está em cima da Beija-Flor de Nilópolis. "Roberto Carlos, a simplicidade de um Rei" é o enredo da escola sobre o maior nome da MPB. Beija-Flor assumido, o cantor, que completou 50 anos de carreira em 2009, terá sua vida contada na Sapucaí e até o seu eterno parceiro Erasmo Carlos enviou samba para as disputas na escola. Roberto Carlos já confirmou a presença no desfile virá no último carro, encerrando com toda a pompa o carnaval do Grupo Especial em 2011. Conhecendo o competente trabalho de Laíla, com o carisma do intérprete Neguinho da Beija-Flor e contando com o Rei, arrisco-me a dizer que a Beija-Flor virá com tudo, mais que nunca.

Essas são as minhas primeiras impressões para o carnaval de 2011. Óbviamente a temática se baseou nos enredos das escolas para o ano que vem, uma vez que os sambas vencedores das eliminatórias só devem ser conhecidos em meados de outubro. Quando eles forem definidos faço outro post sobre a safra de 2011. Que venha o carnaval!

sábado, 7 de agosto de 2010

Brasileirão 2010 Palpitolândia - Rodada 13

Eis os palpites que acredito para a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Sábado, 07 de agosto:

Guarani x Avaí, Brinco de Ouro - 18h30
Botafogo x Atlético-MG, Engenhão - 18h30

Domingo, 08 de agosto:

Santos x Internacional, Vila Belmiro - 16h
Grêmio x Fluminense, Olímpico - 16h
Goiás x Palmeiras, Serra Dourada - 16h
Corinthians x Flamengo, Pacaembu - 16h
Ceará x Atlético-GO, Castelão - 16h
Cruzeiro x Prudente, Mineirão - 18h30
Atlético-PR x São Paulo, Arena da Baixada - 18h30
Vasco x Vitória, São Januário - 18h30

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

E agora Kaká?

Durante a Copa do Mundo, mais precisamente às vésperas do jogo Brasil x Costa do Marfim, o jornalista Juca Kfouri divulgou a informação de que Kaká estaria jogando o Mundial sem condições para tanto e que sua lesão era mais grave do que a mídia e o tporcedor brasileiro acreditavam. Ele chegou a dizer que o problema do meia era tão grave quanto o de Guga, ex-tenista, com seu quadril.

A reação imediata de Kaká foi desmentir e atacar o jornalista, acusando-o de persuguição religiosa, pois o mesmo se declara ateu e Kaká é sabidamente um ferrenho evangélico. O ex-jogador do São Paulo chegou a afirmar que faltava Jesus Cristo no coração do jornalista e que ele (Kaká) não seria irresponsável de jogar sem condições. A reação foi tão exagerada quanto sua postura em campo, quendo chegou a ser expulso de campo, justamente contra a Costa do Marfim.


Kaká não consegue ter uma sequência no Real.

A verdade é que agora Kaká, na sua reapresentação ao Real Madrid, foi submetido a uma nova intervenção cirúrgica, desta vez no menisco de seu joelho esquerdo para raspagem de cartilagem. O tempo de recuperação do jogador pode chegar a quatro meses, o que praticamente o tira da temporada 2010-11, uma vez que ele só retornaria no início do próximo ano e até se recondicionar fisicamente já estará nas portas para o fim da temporada.

A cirurgia nada tem a ver com a pubalgia que o tirou de praticamente metade da temporada passada e que suscitou a polêmica com Juca Kfouri. Segundo o site do Real Madrid o jogador se submeteu a exames em Los Angeles (EUA), onde está sendo realizada a pré-temporada do Real Madrid, e os resultados foram animadores quanto à evolução da lesão.

A reação destemperada de Kaká com Juca Kfouri não foi compreendida por quase ninguém, afinal o jogador sempre tratou a todos com a maior educação e respeito. Agora entende-se essa reação. Kaká realmente estava fora de qualquer condição e jogou sim no sacrifício. Ficou irritado porquê qualquer cidadão fica quando é confrontado com a verdade e essa verdade incomoda. Que Kaká possa se recuperar e voltar a ser o jogador que já foi outrora. A eliminação do Brasil na Copa passa obrigatoriamente por sua fraca atuação.

Boa sorte pra ele!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O novo... e justíssimo... Campeão!

Quando começou a temporada de 2010 e o Santos disparou a detonar os adversários com um time moleque e encantador, surgiram os chatos de plantão que diziam que era nas finais do Paulistão e da Copa do Brasil que os moleques teriam de mostrar mesmo se tinham fôlego pra irem adiante. Pois bem, os meninos da Vila detonaram o São Paulo na semi do estadual e foram campeões diante do Santo André. Faltava a coroação maior, com o grande objetivo do semestre: a Copa do Brasil. E o Santos, com os seus moleques, é o grande campeão do torneio e vai disputar a Libertadores ano que vem.




Não há como questionar esta conquista, apesar da vitória do aguerrido time do Vitória por 2 a 1. A distância técnica entre as duas equipes é abissal. O Santos possui em seu elenco jogadores que certamente são a esperança de renovação da seleção brasileira. Nomes como Neymar, Paulo Henrque Ganso, André e Wesley tem futebol de sobra para envergarem a camisa amarela nos próximos anos.

Ainda existem aqueles que possuem um ranço contra os meninos, acham que são arrogantes, folgados e inconsequentes. Ora, mas que moleque da idade deles não foi assim? A diferença é que, como pessoas públicas, tudo que fazem caba tomando uma enorme repercussão. Mas a história ensina que todo moleque abusado na adolescência se transformou em genial jogador no futuro. Aqueles que defendem a "seriedade" exagerada e o comprometimento são os mesmos que fizeram de Dunga o arauto de uma geração sem nenhum talento.


Os meninos da Vila trouxeram de volta a alegria de jogar bola!

Eu que pensei que não havia mais como reverter os rumos do futebol, pois os resultados estavam sempre do lado do estilo brucutu de se jogar. Mas veio a Copa do Mundo e a genial Espanha venceu os açougueiros holandeses, que já haviam eliminado o irreconhecível time do Brasil. Agora o Santos, moleque, abusado, atrevido, ganha seu segundo título em seis meses e mostra para o Brasil e o Mundo que é possível vencer e jogar com elegância, sem ter que bater ou ficar com onze jogadores atrás da linha da bola.

Tomara que essa seja a nova tendência do futebol. Que os atacantes e meias ofensivos sejam mais valorizados em um time do que os volantes e zagueiros. Que se tome gols com a defesa desprotegida, mas que se faça os dobro lá na frente. Qual o problema de vencer uma partida por 4 a 2 ou 5 a 3? O importante não são os três pontos, como dizem os defensores do maldito futebol de resultado? Pois bem, o que importa é vencer, ser campeão. De preferência jogando bonito, pra frente, como ensinou ao mundo o futebol brasileiro.

Parabéns ao Santos pelo título e por trazer de volta o verdadeiro espírito do futebol brasileiro! Obrigado meninos!