quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Barril vermelho e preto

É inegável a capacidade do Flamengo em criar crises onde não existe e em transformar garoas inocentes em tsunamis de proporções estratoféricas. Até quando está por cima e brigando em posições que cindizem com sua tradição, o Flamengo consegue criar situações embaraçosas e que quase botam todo a perder, isso quando não botam.

Somente na atual temporada vários foram os momentos em que um simples problema que poderiam facilmente serem sanados internamente se transforamaram em crise amplamente divulgadas pela mídia. Quem não se lembra do episódio Pet, onde o meia deixou um Fla x Flu no intervalo após ser substituído e o bufão dirigente Marcos Braz tentou expurgá-lo do clube, sem pensar nas consequências financeitas do ato.

Com a chegada de Zico muitos pensaram que tais problemas de amadorismo estariam encerrados. Ledo engano e grande decepção. Somente na última semana, o principal nome do futebol rubro-negro protagonizou momentos de amadorismo de fazer inveja em muito dirigente. Primeiro foi a absurda permissão de que líderes de facções organizadas - bandidos com a chancela oficial do clube - fossem pressionar os atletas antes do duelo contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. Isso aconteceu na terça.


A entrada da Gávea: um verdadeiro barril de pólvora!

Após o pífio jogo diante do Goiás, que milagrosamente terminou empatado por 1 a 1, o treinador Silas, que deveria ser o primeiro a defender os jogadores e levantar o moral do grupo, defendeu-se das críticas que recebeu jogando às feras o zagueiro Jean, que teve a infelicidade de marcar um gol contra diante dos goianos. O comandante rubro-negro explicou-se dizendo que "ele não fez nenhum gol contra". Jean respondeu dizendo que "é lamentável um treinador ter este tipo de atitude".

Muitos bancavam que Silas não conseguiria se manter no cargo e a sombra de Luxemburgo já rondava a Gávea. Mas o diretor executivo Zico resolveu bancar o comandante e ele está mantido no cargo até segunda ordem até porque todos conhecem bem como funciona o futebol brasileiro e, principalmente, o Flamengo. O clássico contra o Botafogo no próximo sábado selará o destino dele à frente do rubro-negro.

Eu já disse aqui no blog e em conversas sobre o assunto que não acredito no rebaixamento do Flamengo, apesar de o time ter feito um esforço sobre humano para cair. Primeiro, porquê os cxoncorrentes diretos são absolutamente pífios e segundo pelo fato de, apesar de tudo, o time rubro-negro ser melhor do que a posição atual na tabela indica. Mas o bom o Flamengo não se sentar sobre a própria grandeza pois o clube tem 29 pontos e necessita de 46. Portanto no mínimo mais cinco vitórias em 11 jogos. Parece pouco, mas o Fla só venceu seis em toda a competição.

O ano de 2010 vai se encerrar de forma melancólica na Gávea e a perspectiva era de que poderia ser um dos anos mais vitoriosos de toda a história do clube. Campeão brasileiro no ano passado, após 17 anos, o Fla iniciou a temporada com reais perspectivas para um inédito tetra-campeonato carioca e a conquista da Libertadores, além do sétimo título brasileiro. Zico, contratado como salvador da pátria, vem decepcionando a cada atitude, a cada entrevista, a cada contratação. Seu patamar de maior ídolo da história do Flamengo jamais será abalado, mas a sua credibilidade como gestor de futebol está em xeque. Que haja rápido e para ontem!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 26

A rodada que passou foi excelente para o de novo líder Fluminense, que venceu e contou com tropeços dos principais adversários na luta pelo título: Cruzeiro e Corinthians foram derrotados. Eu ainda creio que a briga pelo caneco ficará entre estes três, com Santos e Internacional correndo por fora. Na parte debaixo da tabela, o Flamengo se aproxima vertiginosamente do Z4 e neste momento está a apenas dois pontos da degola. Dos atuais integrantes da zona, sinto que o Atlético-GO é quem tem mais potencial para sair. Os outros três (Goiás, Atlético-MG e Prudente) caminham a passos largos rumo à Série B. Vamos aos pitacos da rodada 26:

Terça, 28 de setembro:

Vasco x Santos, 21h - São Januário
Goiás x Flamengo, 21h - Serra Dourada

Quarta, 29 de setembro:

Prudente x Guarani, 19h30 - Prudentão
Atlético-PR x Vitória, 19h30 - Arena da Baixada
Cruzeiro x Atlético-GO, 19h30 - Arena do Jacaré
Palmeiras x Internacional, 19h30 - Arena Barueri
Fluminense x Avaí, 21h - Raulino de Oliveira
Grêmio x São Paulo, 22h - Olímpico
Corinthians x Botafogo, 22h - Pacaembu
Ceará x Atlético-MG, 22h - Castelão

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A dramática situação do Galo

A situação do Atlético Mineiro na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro é desesperadora, para dizer o português claro. O Galo Mineiro tem apenas 21 pontos ganhos em 25 rodadas e ocupa a 19ª colocação na tabela de classificação. Para não ser rebaixado novamente (já caiu em 2005) precisará, até o fim do campeonato, obter um desempenho de time que disputa o título. Faltam 13 jogos para o fim do campeonato e o Galo tem de obter no mínimo 46 pontos para não depender de resultados.

De acordo com o histórico do Brasileirão por pontos corridos desde que 20 times passaram a disputá-lo, a média de pontos para terminar na 16ª posição (a primeira fora da zona da degola) foi de 45 pontos. Mas de acordo com o matemático Tristão Garcia com esta pontuação a parmanência não está garantida pois pode-se depender de critérios de desempate. O Galo já sofreu mais derrotas neste ano que o Flu em 2009 (16º com 14) e perdeu o mesmo que o Náutico em 2008 (16). O Goiás em 2007 perdeu 19 vezes e o Palmeiras em 2006 escapou com 18 revezes.

Para atingir os 46 pontos necessários para permanacer o Atlético-MG precisa de mais 25 pontos em 39 possíveis. Um aproveitamento de 64% dos pontos, o que no atual Campeonato Brasileiro, apenas Corinthians e Fluminense (que brigam pelo título) conseguiram até aqui. Até o fim da competição o Galo jogará em casa seis vezes contra Corinthians, Avaí, Botafogo, Santos, Flamengo, Goiás. E jogará fora dos domínios seis vezes diante de Ceará, Atlético-GO, Internacional, Guarani, Palmeiras e São Paulo. E ainda terá o clássico contra o Cruzeiro, ainda sem local definido, em 24 de outubro, pela 31ª rodada.

De acordo com o site Infobola as chances de o Galo ser rebaixado para a Série B em 2011 são de 89%. Atualmente o clube mineiro se encontra há oito pontos de diferença para o 16º colocado, que é o Flamengo. Portanto para escapar a curto prazo da Zona de Rebaixamento, o Atlético precisa sair vitorioso nas próximas três rodadas e torcer por tropeços de Goiás, Atlético-GO e do próprio Flamengo.

Eu sinceramente não acredito mais que o Galo escape da Série B. Os equívocos cometidos pela diretoria do presidente que é mais falastrão que gestor e pela comissão técnica anterior, que custava aos cofres do clube 800 mil reais por mês. A chegada de Dorival, se a diretoria assim entender, não pode ser condicionada à permanência do clube na Série A. Mas deve ser planejada para a temporada de 2011, que deve ser na segunda Divisão.

Para que se opere um verdadeiro milagre é preciso, como dizem os jargões do futebol, colocar o coração na ponta da chuteira em todos os jogos, invocar a paixão do atleticano que neste momento deve esquecer a chatiação com o time a apoiar em todos os jogos em casa, tendo muita paciência. O Atlético é um gigante do futebol brasileiro e isso poderá sim ser o seu trunfo para poder operar o milsgre que o Fluminense conseguiu em 2009. Apesar de não acreditar mais, eu torço para que o Galo consiga a permanência.

domingo, 26 de setembro de 2010

O renascimento de Leonardo Moura



A fase do Flamengo na temporada 2010 não é das melhores e o clube está mais próximo da zona de rebaixamento que da parte de cima da tabela. Mas um jogador em especial tem um motivo para comemorar este 2010 em branco para os rubro-negros. O lateral-direito Leonardo Moura voltou a apresentar um futebol vistoso e que o levou para a seleção brasileira em 2008. O jogador tem se destacado no mar de mediocridade em que se transformou o Fla em 2010.

Leonardo Moura é um lateral da mais alta qualidade: apóia como poucos e seu porte físico o ajuda bastante neste aspecto, cruza com muita precisão e defende com menos qualidade, mas não creio que no futebol atual esta seja uma frande deficiência. Mas Léo é um jogador muito incostante emocionalmente e vinha tendo atuações muito apagadas por um motivo que eu não sei qual é. E lida muito mal com as críticas da opinião pública e do torcedor, o que também afeta seu desempenho dentro de campo.

Desde que fez uma temporada maravilhosa pelo Flamengo em 2007, que o levou à seleção no início de 2008, Léo vinha alternando lampejos de bom futebol com partidas muito ruins pelo Fla. Chegou a ser vaiado pelo torcedor e em uma partida contra o Náutico em 2008 perdeu as estribeiras e xingou a torcida do Flamengo, após marcar um gol. Mas este fato não mancha a história do jogador pelo Flamengo.

Léo chegou ao clube em 2005 e desde então já atuou em 295 partidas pelo Flamengo, clube que diz ser de seu cotação. É uma marca de respeito para o jogador, ainda mais nos dias atuais em que os jogadores pouco ficam nos clubes. Me arrisco a dizer que Leonardo Moura está nos anais de grandes jogadores da história do Flamengo: na sua posição talvez seja o segundo maior nome da história, perdendo para Leandro. Acredito que ele já superou Jorginho, pelo menos no aspecto resultados. Basta lembrar que todos os seus títulos como jogador foram conquistados no Flamengo.

Na atual escassez de nomes para a lateral da seleção, eu não descartaria o nome de Léo para futuras convocações, se ele mantiver o futebol que vem recuperando a cada jogo. No futebol brasileiro atual eu vejo apenas Mariano no nível de Léo Moura, mas acho o jogador do Flamengo mais técnico, enquanto o atleta do tricolor defende com mais qualidade. Seria uma boa opção para Maicon ou Daniel Alves.

Leonardo Moura começou a carreira no Botafogo , em 1997. Mas não conseguiu se destacar, até ser negociado com um desconhecido time europeu. Ele retornou ao Brasil em 2001 para o próprio Botafogo e em 2002 se transferiu para o Vasco. Esteve ainda no Palmeiras, São Paulo, Vasco e Santos até chegar ao Flamengo e conquistar vários títulos e os prêmios individuais de melhor lateral-direito do Brasileirão em 2007 e 2008. Se mantiver a cabeça boa pode voltar à amarelinha. Futebol para isso tem de sobra!

sábado, 25 de setembro de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 25

O Campeonato Brasileiro caminha para sua fase mais aguda e após a rodada 25, restarãp apenas 13 jogos para conhecermos o campeão, quem vai para Libertadores, Sul-Americana e quem descerá para a Segunda Divisão. Nesta semana a Conmebol anunciou que apenas três representantes do Campeonato Brasileiro seguirão para a Libertadores, se juntando a Santos e Internacional, já garantidos. O bloco de dispua pelo título se polariza em Corinthians, Fluminense e Cruzeiro e os representantes do Z4 estão cada dia mais afundados na Zona de Rebaixamento: Atlético-GO, Atlético-MG, Goiás e Grêmio Prudente. Vamos aos pitacos da rodada 25:

Sábado, 25 de setembro:

Atlético-GO x Grêmio Prudente, Serra Dourada - 18h30
Santos x Cruzeiro, Arena Barueri - 18h30
Guarani x Vasco, Brinco de Ouro - 18h30
Flamengo x Palmeiras, Engenhão - 18h30
São Paulo x Goiás, Morumbi - 18h30

Domingo, 26 de setembro:

Botafogo x Atlético-PR, Engenhão - 16h
Vitória x Fluminense, Barradão - 16h
Internacional x Corinthians, Beira-Rio - 16h
Atlético-MG x Grêmio, Arena do Jacaré - 18h30
Avaí x Ceará, Ressacada - 18h30

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Luxa e a reciclagem

Vanderlei Luxemburgo não resistiu a mais uma derrota do Atlético-MG e foi demitido pelo presidente falastrão Alexandre Kalil do comando da equipe mineira. Contratado a peso de ouro pelo Galo no fim de 2009, Luxa deixa o clube após 53 jogos, com 22 vitórias, 12 empates e 19 derrotas. O treinador ajudou a levar o clube a um título estadual, que não vinha desde 2007, muito mais pelo pouco interesse do Cruzeiro que pelos próprios méritos do Atlético.

A verdade é que Luxemburgo concluiu um de seus piores trabalhos em sua vitoriosa carreira. Talvez esta passagem pelo Galo se iguale àquela no Flamengo, em 1995, quando tinha também um excelente elenco em mãos, mas só acumulou derrotas. É verdade também que o outrora respeitadíssimo técnico não vence um torneio de alta envergadura há pelo menos seis temporadas, quando levou o Santos ao bicampeonato Brasileiro em 2004.


Luxemburgo dá entrevista após demissão do Galo!

Ao deixar o comando do Galo o próprio Luxa fez um meaculpa e admitiu ser este um de seus piores momentos no futebol. Disse não se lembrar de um momento em que tenha deixado um clube contra sua vontade. Sempre que o fez foi para seguir em um novo trabalho ou porque não se sentia bem em dterminado clube e pedira para sair. Vanderlei disse ainda que concorda com a tese dos que defendem que seu trabalho precisa sofrer uma reciclagem.

Eu concordo com os que têm esta tese e com o próprio Luxemburgo. O treinador vitorioso precisa definir em sua cabeça o caminho que quer seguir: se quer continuar como treinador, e aí suas atrubuições são "apenas" comandar treinamentos e estruturar a equipe dentro de campo, ou se ele pretende seguir com seu ambicioso projeto de manager, onde aí sim ele poderá se envolver diretamente nasnegociações de transferências e contratos de jogadores. Foi esta espécia de bipolaridade indefinida que fez Luxa fracassar no Galo.

Eu ainda respeito profundamente a competência e a carreira de Vanderlei luxemburgo. Acredito que ele tem total cacife para comandar qualquer grande equipe do futebol brasileiro sem precisar ficar dando entrevistas chorosas para conseguir este objetivo. Basta lembrar que Luxemburgo é dos maiores treinadores de nossa história. São cinco títulos de campeão Brasileiro (sem contar a Série B de 1989 pelo Bragantino) , uma Copa do Brasil, 12 conquistas estaduais, e na passagem pela seleção, uma Copa América e um Torneio Pré-Olímpico. Currículo invejável. É um tpecnico de ponta livre no mercado, mas que precisa se reciclar. Ele próprio sabe bem disso.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 24

A rodada do meio fim de semana polarizou os blocos de dispua pelo título e contra o rebaixamento. Na briga pelo caneco, na minha visão, estão destacados Corinthians, Fluminense e Cruzeiro. Eu acredito que até o fim da competição, Corinthians e Cruzeiro continuarão firmes e o Flu segue num viés de queda preocupante. Na parte de baixo da tabela não teremos aletrações no Z4 nesta rodada, já que a diferaneça entre Avaí (16º) e Atlético-MG (17º) é de quatro pontos. A situação dos mineiros é bastante complicada e eu sinceramente não banco maisa a permanência do Galo na elite. Vamos aos pitacos da rodada 23:

Quarta, 22 de setembro:

Prudente x Palmeiras, Prudentão - 19h30
São Paulo x Guarani, Morumbi - 19h30
Goiás x Atlético-GO, Serra Dourada - 19h30
Cruzeiro x Ceará, Arena do Jacaré - 19h30
Vasco x Botafogo, Engenhão - 21h
Santos x Corinthians, Vila Belmiro - 22h
Grêmio x Flamengo, Olímpico - 22h
Atlético-PR x Internacional, Arena da Baixada - 22h

Quinta, 23 de setembro:

Vitória x Avaí, Barradão - 21h
Fluminense x Atlético-MG - Engenhão - 21h

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Apenas uma escola de samba!

No último final de semana este blogueiro foi pela primeira vez à quadra do Império Serrano, lendária escola de samba de Madureira no subúrbio carioca. E o que tenho a dizer sobre o que presenciei nada tem a ver com bela estrutura, com ar-condicionado, acesso fácil, ou coisas do tipo. O que tenho a relatar é sobre um slogan que vi espalhado nos produtos oficiais da escola e por toda a quadra: "Uma escola de samba".

Pode parecer uma coisa meio óbvia, afinal o que mais seria do império, caso não fosse uma escola de samba? Mas nos dias de hoje em que o carnaval se transformou em um negócio em que a beleza estética suprime a emoção e a espontaneidade do componente, o slogan do Império é sim extremamente emblemático e manda um belo recado, como quem diz que "aqui se faz é samba, com emoção e carinho, em detrimento de estética ou tecnologia, ou afins.."

O Império serrano é uma escola que até bem pouco tempo detinha o título de terceira maior vencedora do carnaval carioca, com nove campeonatos, perdendo apenas para as tradicionalíssimas Portela e Mangueira. Mas o crescimento do carnaval espetáculo fez o Império perder este posto para a Beija-Flor, que já possui dez conquistas.


"Uma escola de Samba..."

O Império Serrano talvez seja a escola de samba do Rio que mais produziu sambas antológicos ao longo de seus 63 anos de uma gloriosa história. Quem não sabe cantar clássicos do quilate de "Exaltação a Tiradentes" (1949), "Aquarela Brasileira" (1964), "Cinco Bailes..." (1965), "Heróis da Liberdade" (1969), "Carmen Miranda" (1972), "Bumbum..." (1982), apenas para citar os mais famosos. Sem falar nos grandes artistas que saíram da Serrinha, nomes como Arlindo Cruz, Jorginho do Império, Dona Ivonne Lara, Roberto Ribeiro, Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola.

Uma pena constatar que o Império não faz mais parte do grupo de escolas que disputam título no carnaval carioca. Talvez porque a própria escola tenha decidido seguir sua filosofia de apenas ser uma escola de samba e apenas disso. Não se vê nos desfiles do Império carros vultuosos, comissões de frente magistrais, bateria subindo em carro alegórico, rainhas de bateria globais e muito menos o luxo que acostumamos a ver no carnaval da década de 80 pra cá.

Se vê sim no Império sambas antológicos e uma comunidade absolutamente apaixonada e que canta essesas antologias até hoje, como ocorreu no último sábado, quando o lendário Jorginho do Império entoou os grandes sambas do Império e de demais escolas do Rio. É como diz um samba imperiano de 1982, ano em que a escola venceu pela última vez, e que manda um belo recado para as pessoas que comandam o carnaval atualmente: "Super Escolas de Samba S.A./Escondendo gente bamba, que covardia..."

sábado, 18 de setembro de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 23

A rodada de meio de semana embolou ainda mais a disputa pelo título do Brasileirão 2010. O Cruzeiro encostou nos líderes Corinthians e Fluminense e tem um confronto direto e decisivo contra o Botafogo no Rio. Se vencer pode até assumir a liderança, em caso de tropeços de paulistas e mineiros. Na briga contra o rebaixamento, a situação dos já ocupantes do Z4 piora a cada rodada e eu acho difícil que algum deles deixe a zona nesta rodada. Vamos aos palpites para a rodada 23:

Sábado, 18 de setembro:

Corinthians x Prudente, Pacaembu - 18h30
Atlético-GO x Atlético-PR, Serra Dourada - 18h30
Botafogo x Cruzeiro, Engenhão - 18h30

Domingo, 19 de setembro:

Atlético-MG x Vitória, Arena do Jacaré - 16h
Palmeiras x São Paulo, Pacaembu - 16h
Internacional x Vasco, Beira-Rio - 16h
Guarani x Santos, Brinco de Ouro - 16h
Ceará x Goiás, Castelão - 18h30
Flamengo x Fluminense, Engenhão - 18h30
Avaí x Grêmio, Ressacada - 18h30

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O primeiro passo

A operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro que botou na cadeia nove torcedores ligados à facções organizadas do Vasco e do Flamengo foi pouco divulgada mas merece todos os aplausos daqueles que gostam de frequentar os estádios brasileiros para acompanhar o esporte não para nutrir o ódio e o fanatismo contra os torcedores rivais. Um primeiro passo muito importante na luta contra esses bandidos travestidos de torcedores.

A operação, batizada de Hooligans em alusão aos sangrentos torcedores na Inglaterra, teve entre os detidos até um policial e vinha investigando os suspeitos há um tempo, todos envolvidos em brigas, agressões e até assassinatos. Eles responderão, dentre outros crimes, por homicídio qualificado, tentativa de homicídio e lesão corporal qualificada. Os presos pertenciam às já conhecidas facções Força Jovem (do Vasco) e Torcida Jovem (do Flamengo).


Suspeito (de verde) é acompanhado por PM!

Quem costuma frequentar os estádios da cidade do Rio de Janeiro sabe o quantos estas facções acima citadas são violentas e sangrentas. No caso da Jove, do Flamengo, eles cometem o insano ato de brigarem até com uma outra facção do próprio Flamengo, a Raça Rubro-Negra. É o ódio deixando as pessoas completamente cegas, afinal se trata do mesmo time ora. Essas torcidas costumam ostentar em seus quadros bandidos profissionais e têm até bandeiras com o rosto de ex-integrantes assassinados, como se fossem ídolos dos clubes.

Pior de tudo é constatar que estas fábricas de marginais recebem todo o respaldo da direção dos clubes, recebendo ingressos de jogos, quendo o correto seria que eles comprassem como um torcedor "comum" faz. As facções, além dos ingressos, recebem dinheiro para viajar no caso de jogos fora do Rio de Janeiro. As maiores torcidas do Rio possuem até uma sala exclusiva dentro do Maracanã para guardar instrumentos musicais e bandeiras.

A única forma de extirpar de vez a violência dos estádios, além de operações como essas, é tratar essas torcidas organizadas como elas realmente são: um grupo de marginais e bandidos violentos e que não titubeam em tirar a vida de uma pessoa apenas porque ela torce por um time adversário. É claro que não são todos, mas o novo Estatuto do Torcedor obriga as facções a manter um cadastro atualizados de seus integrantes justamente para que a polícia possa investigar quem tem ou não envolvimento neste tipo de barbárie!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Para não se perder na própria soberba

Quem me acompanha aqui no blog e nas conversas sobre futebol de minha total admiração pelo futebol de Neymar e de todos os outros moleques do Santos. Fiz parte daqueles que ficaram encantados pelo futebol apresentado por Neymar, Ganso, Robinho e André. E defendi muito o garoto quando muitos o tacavam pedra por considerarem-no arrogante e atrevido em excesso. Sempre achei que falta ao futebol esse tipo de personagem, que fala o que pensa e abusa da molecagem.

Mas eu acho que agora Neymar está tomando uma feição que não é legal! Todo jogo do Santos agora fica marcado por alguma trapalhada do garoto que joga muita bola. Primeiro foi no duelo contra o Avaí, quando jogadores do time catarinense acusaram o santista de tentar humilhá-los com palavras durante o jogo. No último fim de semana, contra o Ceará, Neymar foi o protagonista de uma confusão que deu até polícia no campo. Agora, diante do Atlético-GO, ele desacatou o seu treinador, por ter sido preterido como cobrador de um pênalti.

Neymar precisa entender que ele não está acima do Santos, uma instituição mundialmente reconhecida por ter revelado para o mundo simplesmente Pelé. Dá para entender que o garoto está passando por um turbilhão de transformações naturais em um garoto de 18 anos normal, imagine para um cara que de uma hora para outra se tornou ídolo e astro de um dos maiores clubes do mundo.


Neymar dá mais um piti! É preciso freá-lo!

Mas nem essa tal transformação pode tapar um fato: Neymar, por mais dinheiro e fama que tenha, não é melhor que ninguém, e se ele não botar isso na sua cabecinha confusa, não chegará a lugar algum na carreira. Não basta aprontar e vir a público pedir desculpas, é preciso se conscientizar de que tem de mudar a postura. Cabe ao Santos ser enérgico e punir o atleta para que ele aprenda da pior maneira possível: tendo seu bolso afetado. Como disse René Simões após o jogo, o garoto precisa ser educado. E aí entra a família do jogador, que não pode achar graça em todas as barbaridades que ele faz.

Infelizmente jogadores como Neymar surgem a cada dia no futebol brasileiro. Cidadãos sem o menor senso de respeito pelo próximo, que acham que dinheiro e fama são tudo na vida de uma pessoa. Craques em campo e completos panacas fora dele. Recentemente os jogadores da seleção brasileira declararam não conhecer nenhum atleta do time campeão mundial de 1958. Ontem um jornal da França publicou uma declaração de Ronaldinho Gaúcho onde o craque afirma ter sido ele o maior jogador brasileiro que já havia atuado na Europa.

Para mudar este triste panorama tem de começar a conscientização desses garotos ainda na base, com psicólogos e assistentes sociais, pois não é fácil enriquecer tão rápido e não se deslumbrar com a exposição na mídia. Lamentavelmente este trabalho não é feito pelos grandes clubes brasileiros. O resultado é que ainda sem atingir o time profissional se tem jogadores se achando acima do bem e do mal. Ou, como disse René Simões, verdadeiros "monstros" de empáfia e arrogância!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Um jogo com muita história

Fluminense e Corinthians duelam logo mais no Engenhão em uma partida que para muitos é considerada a decisão do Brasileiro deste ano. Acho exagerado já taxar o jogo de decisão, afinal ainda faltarão 16 rodadas para o fim da competição e até lá muita coisa pode acontecer. Quem perder pode cair até para a terceira posição na tabela e embolar ainda mais a competição. Mas é inegável que a partida opões os principais concorrentes ao caneco.

O Flu está no G4 há 17 rodadas, sendo que desde a 12ª o clube lidera a competição. O Corinthians não sabe o que é estar fora do G4 nesta edição do Brasileirão. Liderou por nove rodadas. Os dois clubes ainda disputam o título de melhor ataque da competição (o Flu tem 36 gols contra 35 do Timão). O tricolor das Laranjeiras ainda não perdeu como mandante nesta cometição (sete vitórias e três emaptes). O Corinthians, como visitante, vai mal e tem apenas uma vitória fora de seus domínios.

Mas foi jogando fora de casa justamente contra o Fluminense em uma edição do Brasileiro que o Timão protagonizou um dos maiores momentos de sua história. No Campeonato Brasileiro de 1976, pela semifinal daquela competição, Flu e Corinthians empataram por 1 a 1 no Maracanã diante de mais de 145 mil pagantes, sendo que a maioria de torcedores corinthianos. O jogo ficou conhecido como o da "invasão corinthiana" no Maraca. Nos penaltis o Timão venceu por 4 a 1 e chegou à decisão contra o Inter, que acabou campeão naquele ano.


Invasão corinthiana em 76! Um jogo histórico!

O troco do tricolor viria oito anos mais tarde no Brasileirão de 1984, em outra semifinal. Desta vez em jogos de ida e volta, os adversários se enfrentaram pela primeira vez em São Paulo, no Morumbi, diante de 90 mil pessoas. O Flu surpreendeu e venceu lá por 2 a 0, gols de Assis e Tato. No jogo de volta, no Maracanã, com quase 120 mil espectadores, o Flu administrou um empate em 0 a 0 e chegou à decisão contra o Vasco, onde se sagrou campeão brasileiro pela única vez.

Outro jogo de destaque entre os adversários por Campeonatos Brasileiros aconteceu em 2002 e novamente por uma semifinal. No primeiro jogo, no Rio, com quase 60 mil pagantes no Maracanã deu Fluzão, com vitória de 1 a 0, gol de Romário. No jogo de volta, em São Paulo, Roni marcou duas vezes para o tricolor, mas o Timão venceu por 3 a 2, gols de Gil e Guilherme, duas vezes. Diante de quase 60 mil pessoas no Morumbi o Timão chegpu à decisão contra o Santos, mas tal qual ocorrera em 1976 acabou com o vice-campeonato.

Os adversários ainda se enfrentaram em um mata-mata pelas quartas de final da Copa do Brasil no ano passado. E novamente o Timão tirou o Flu da competição. No primeiro jogo, em São Paulo, vitória dos paulistas por 1 a 0, gol de Dentinho. No duelo de volta, no Rio, deu empate de 2 a 2. Gols de Thiago Neves e Allan para o Flu e Chicão e Jorge Henrique para o Timão. O Corinthians acabaria campeão sobre o Inter na final e superaria a "maldição" de eliminar o Flu e morrer na praia.

Na minha visão o jogo de logo mais, apesar de ser disputado no Rio, não tem um favorito destacado. O Flu mandará o jogo no Engenhão, um estádio onde não tem tido muita sorte. O Timão tem um time equilibrado e muito entrosado, pois joga junto há pelo menos dous anos. O líder do campeonato vem caindo de produção, apesar de se manter há muito na ponta. A pressão psicológica durante esta semana será enorme, pois além do duelo pela liderança logo mais, enfrentará o clássico contra o Flamengo no fim de semana. Em caso de resultados negativos, o clube pode despencar na tabela e mergulhar em uma crise. Vale à pena acompanhar o jogão de hoje.

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 22

A última rodada potencializou a disputa pelo título e colocou de vez Santos, Botafogo, Inter e Cruzeiro no páreo do caneco. Ainda mais que teremos dois confrontos diretos decisivos nas rodadas 22 (Flu x Corinthians) e 23 (Cruzeiro x Botafogo). Na parte de baixo da tabele, o Flamengo pode figurar no Z4 caso perca do Prudente, fora de casa, e o Atlético-MG vença o Atlético-PR, também fora. Vamos aos "chutes" para a rodada 22:

Quarta, 15 de setembro:

Santos x Atlético-GO, 19h30 - Vila Belmiro
Grêmio x Palmeiras, 19h30 - Olímpico
Atlético-PR x Atlético-MG, 19h30 - Arena da Baixada
Goiás x Botafogo, 19h30 - Serra Dourada
Cruzeiro x Guarani, 19h30 - Arena do Jacaré
Vitória x Ceará, 22h - Barradão
Prudente x Flamengo, 22h - Prudentão
Fluminense x Corinthians, 22h - Maracanã

Quinta, 16 de setembro:

Vasco x Avaí, 21h - São Januário
São Paulo x Internacional, 21h - Morumbi

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Zico não joga!

Quando o Flamengo acertou a vinda de Zico para chefiar o departamento de futebol, em meio à frustração das eliminações na Libertadores e no Estadual, muitos rubro-negros se encheram de esperança de dias melhores na Gávea. Porém, eu aqui no blog, apesar de elogiar a escolha do Galinho, alertei para o fato de que o Zico jogador (ídolo eterno do Flamengo) não poderia fazer nada para ajudar o Zico dirigente, que é competente e experiente, mas que precisaria de todo o respaldo e o principal: ele não entraria em campo.

Passados pouco mais de três meses do anúncio do Galinho, o que se vê na Gávea é a Zona de Rebaixamento cada vez mais próxima e um time que não consegue produzir atuações dignas da camisa do Flamengo. No início de sua gestão com o clube, Zico chegou a flertar com nomes como Rafel Sóbis, Montillo e o treinador Felipão. Mas a realidade é que vieram Leandro Amaral, Renato Abreu, Cristan Borja, Val Baiano, Jean, Deivid e Diogo. A maioria deles sem condição física ideal para entrar e resolver.

O Flamengo tem o pior ataque do Campeonato Brasileiro e o pior: a última vez que saiu um gol do time em jogada tramada no campo (sem ser de bola parada) foi no dia 21 de julho, há quase dois meses portanto. Foi também a última vez que um atacante do Flamengo marcou um gol na competição, com Diego Maurício.

A verdade é que Zico e a direção de futebol viram a coisa apertar e na base da correiria investiram em jogadores de qualidade, mas sem nenhuma condição física. O que não é culpa somente deles, pois não passa pela minha cabeça que jogadores são contratados por um clube do tamanho do Flamengo sem que sua condição física seja conhecida.

O Flamengo não tem ligação do meio com o ataque pois os atletas que deveriam desempenhar esta função andam em campo: Renato Abreu e Petkovic. Juan há tempos joga com o nome e não deixa o time porquê sequer possui um reserva no elenco. A defesa até que vem cumprindo bem o seu papel, pois é uma das melhores da competição.

Os atacantes Diogo e Deivid, que possuem muita qualidade, também sofrem com a falta de ritmo e até aqui não disseram ao que vieram e sequer conseguiram marcar um gol no campeonato. O Fla figura hoje na 16ª colocação do campeonato com 22 pontos, apenas uma posição acima da Zona de Rebaixamento. As contas que se fazem para garantir uma permanência na Série A giram em torno de 45 pontos. Ou seja, o Fla precisa de pelo menos mais 23 pontos para escapar da degola. Entre sete e oito vitórias em 18 jogos restantes. Em tese, basta vencer todos os jogos em casa para se livrar.

A situação está longe de ser desesperadora. Não creio inclusive que o Fla brigará contra a queda, mas terminará no máximo entre os dez primeiros. O fato é que é muito pouco para o atual campeão brasileiro. Zico precisa tomar consciência de que o Flamengo não pode parar pelos próximos anos apenas para que sua filosofia de trabalho (com a qual en concordo integralmente) seja imposta. Construir estrutura é importante. Não cometer loucuras financeiras idem. Mas o Flamengo tem de ter time para disputar títulos sempre. Foi assim quando ele era jogador e é preciso que entenda que deve ser assim também como dirigente!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitlândia - Rodada 20

Seguem abaixo os palpites para a 20ª rodada do Brasileirão, que abre o segundo turno da competição. No post anterior listei meus palpites para as tendências do que pode acontecer na reta final do campeonato. Eis ospalpites:

Quarta, 08 de setembro:

Goiás x Guarani, Serra Dourada - 19h30
Cruzeiro x Internacional, Parque do Sabiá - 19h30
Fluminense x Ceará, Engenhão - 19h30
Grêmio x Atlético-GO, Olímpico - 19h30
Atlético-PR x Corinthians, Arena da Baixada - 22h
São Paulo x Flamengo, Morumbi - 22h
Vitória x Palmeiras, Barradão - 22h

Quinta, 09 de setembro:

Santos x Botafogo, Vila Belmiro - 21h
Prudente x Avaí, Prudentão - 21h
Vasco x Atlético-MG, São Januário - 21h

O segundo turno!

Com o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, algumas previsões feitas por este blogueiro no post de abertura do campeonato certamente já não se concretizarão mais. A partir de agora faltam 19 rodadas para a finalização da edição de 2010 do Brasileirão. As primeiras 19 foram disputadas em quatro meses (contando a paralisação para a Copa) e o segundo turno se finalizará em três meses, com muitos jogos entre fins e meios de semana. Será necessário muito preparo físico e fôlego para não perder a toada e despencar na tabela.

Briga pelo título: No post de maio eu apostei que Cruzeiro, Santos, Flamengo e Grêmio disputariam a taça de campeão, mas não errei tanto assim. Neste momento Fla e Grêmio se preocupam mais com a zona de rebaixamento, é verdade. Mas Santos e Cruzeiro estão no grupo que disputam o caneco no segundo turno, na minha visão. Junto com eles acredito no Inter e nos líderes Corinthians e Fluminense. Os integrantes do "G6" devem brigar pelo título até as últimas rodadas e o afunilamento só deve acontecer nos instantes finais do campeonato.

Briga pela Libertadores: Em maio eu cravei São Paulo, Atlético-MG, Internacional e Corinthians como postulantes às vagas. Só que neste ano a configuração da disputa está diferente. Santos e Inter, já garantidos na edição de 2011, se mantiverem-se na ponta, abrem mais duas vagas, caso nenhum clube brasileiro vença a Sul-Americana. Neste aspecto a briga pelas vagas na Libertadores está extremamente aberta na minha visão. Além dos atuais integrantes do G6 eu apostaria no São Paulo e no Vasco como postulantes a uma das vagas, com Palmeiras e Flamengo correndo muito por fora.

Briga contra o rebaixamento: Apostei que Guarani, Ceará, Prudente e Atlético-PR brigariam contra o descenso em 2010. Atualmente a zona de rebaixamento tem Atlético-MG, Atlético-GO, Prudente e Goiás. Na minha visão dificilmente os dois goianos e o Prudente irão escapar. Apesdar da fase ruim, não acredito no rabaixamento do Galo e nem do Grêmio, as equipes de ponta que estão mais próximas da zona. Colocaria a quarta vaga em disputa entre Vitória, Avaí e Ceará. O Guarani acumou uma boa gordura e deve conseguir se manter na elite em 2011.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Como é presidente?

Mal na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil resolveu apoiar a esdrúxula campanha da torcida do clube de "dar uma prensa" em jogadores que estiverem curtindo a noite mais do que deveria (!?). "É bom tomar uns cacetes na noite para ficar esperto. Isso não faz mal pra ninguém". Quer dizer então que agora o torcedor virou patrão de jogadores?

Alguns integrantes de torcidas do clube criaram uma espécie de "Disque-Denúncia" para pegar jogadores do Galo que estiverem curtindo a noite, enquanto o clube luta penosamente contra o rebaixamento no Brasileirão. O torcedor atleticano que pegar o tal atleta se esbaldando na balada ligaria para um número e aí este jogador seria repreendido por alguns torcedores para ver se fica mais esperto e "respeita as cores do Galo"!

A atitude do senhor Alexandre Kalil é profundamente lamentável e patética. Nada surpreendente pois vem de uma figura que se acha muito polêmica, mas que na verdade não passa de um bufão que acredita saber mais de futebol que os outros. Kalil é um irresponsável ao incitar uma torcida já inflamada e apaixonada por natureza contra os jogadores, que até prova em contrário estão exercendo sua prifissão com decência e honestidade.

Imagine o amigo leitor que você passe por um mau momento dentro de seu trabalho, o que naturalmente já aconteceu com qualquer um. Aí por causa disso, você deixaria de se divertir? Passaria a viver triste e enclausurado apenas porquê passa por problemas profissionais? É claro que não. É preciso separar os problemas do trabalho com a vida pessoal de cada um.

Ao jogar a torcida contra os jogadores Kalil abre mais um precedente perigoso na relação entre torcedores e atletas. Criou-se a cultura no Brasil de que os torcedores têm algum direito de cobrar os jogadores fora de campo. Essa história de que é a torcida quem paga o salário dos jogadores é uma tremenda babaquice. Ora, nós sabemos muito bem de que tipo de gente são compostas essas torcidas organizadas. De bandidos profissionais que vivem de ingressos doados pela diretoria dos clubes e que adoram intimidar os atletas.

A verdade é que o senhor Alexandre Kalil, como sempre faz, resolveu jogar para a galera. Trouxe um treinador consagrado, mas uextremamente ultrapassado e que não vence um torneio de alta envergadura há pelo menos seis anos. Investiu suas fichas em jogadores que já foram consagrados, mas que hoje passam mais tempo tentando se aprimorar fisicamente do que jogando. Nomes como Diego Souza, Ricardinho, Fábio Costa e Daniel Carvalho. Kalil deveria ser cobrado mais que os jogadores pela torcida do Galo.

domingo, 5 de setembro de 2010

O gigante vai descansar

O estádio que é conhecido como o maior templo do futebol e que há muito deixou de ser "o maior do mundo", mas jamais perdeu este apelido vai fechar suas portas para as reformas visando à Copa do Mundo de 2014. O velho Maracanã, palco de tantas momentos que ficarão para sempre na mente de todos, só voltará a ter o acesso a suas rampas inesquecíveispor volta de 2013, ano da Copa das Confederações.

Não sei se essa obra é tão necessária como dizem todos. Mas entendo que o padrão FIFA de ecigência é relativamente alto e para que o Mário filho se encaixe nesta filosofia aí sim, as obras de melhoria se fazem necessárias. Esta é a terceira intervenção no Maracanã em apenas dez anos. A primeira foi para o Mundial de Clubes de 2000, a segunda para o Pan de 2007 e a terceira é agora para a Copa de 2014. Esta será, sem dúvida, a maior delas.


Maracanã: o gigante vai descansar! O torcedor ficará órfão!

Quem mais tem a perder com isso, além óbvio dos clubes que precisam do Maracanã para jogar (principalmente Fluminense e Flamengo), é o torcedor carioca, que já se acostumou ao longo de 60 anos de Maracanã a ter todo um ritual para ir ao estádio que é um verdadeiro símbolo da cidade do Rio de Janeiro. Em dia de grande jogo, o torcedor almoça com a família e parte para o Maracanã horas antes da partida para poder sentir o clima do entorno antes de adentrar o velho gigante.

Só quem já sentiu lá de dentro a atmosfera deste estádio sabe o que é assistir a um jogo no Maracanã. Este blogueiro já teve esta sensação algumas vezes e cada uma delas é diferente da outra. O estádio é diferente de tudo que se tem no mundo em termos de emoção. Que me perdoem os modernos estádios europeus, os belos caldeirões latino-americanos, os também gigantes brasileiros Mineirão e Morumbi, mas como diria um velho diretor do Salgueiro, "o Maracanã não é melhor e nem pior que os outros, mas é apenas DIFERENTE".

E para dar um até breve a este templo sagrado do esporte bretão, nada melhor que um clássico digno da grandeza de um Maracanã. O jogo que detém o recorde absoluto de público da história do Campeonato Brasileiro. Em 1983, Flamengo e Santos levaram ao Maraca quase 160 mil pagantes, público inimaginável para os dias de hoje. E por isso este recorde jamais será quebrado um dia. Na ocasião o Flamengo derroutou o Santos por 3 a 0 e se tornou tri-campeão brasileiro. Os times estão bem diferentes 27 anos depois, mas a aura daquele dia histórico poderia descer sobre o velho gigante para que ele descanse pelos próximos três anos.

Certamente já estamos com saudades, velho gigante!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Brasileirão 2010 - Palpitolândia - Rodada 18

Na rodada passada este blogueiro metido a palpiteiro só acertou dois dos dez jogos da rodada. Estamos atingindo a metade da competição, pois após a rodada 18, estaremos há apenas uma do fechamento do 1º Turno, com algumas equipes com um jogo a menos. O G4 ainda se configura como G6, pois Santos e Inter já estão na Libertadores, beneficiando Cruzeiro e Botafogo. A vantagem do Flu caiu para 3 pontos, mas pode voltar a subir já que o Corinthians não jogo hoje, dia de seus 100 anos. No Z4 a briga ainda é bem aberta e os tradicionais Galo e Grêmio ainda figuram nela. Muito cedo para qualquer prognóstico. Eis os palpites para a 18ª rodada:

Quarta, 01 de setembro:

Prudente x Botafogo, Prudentão - 19h30
Vitória x Internacional, Barradão - 19h30
Grêmio x Guarani, Olímpico - 19h30
Goiás x Atlético-MG, Serra Dourada - 21h
Fluminense x Palmeiras, Maracanã - 21h
Cruzeiro x Flamengo, Mineirão - 22h
Atlético-PR x Ceará, Arena da Baixada - 22h

Quinta, 02 de setembro:

São Paulo x Atlético-GO, Morumbi - 21h
Santos x Avaí, Vila Belmiro - 21h