sexta-feira, 29 de abril de 2011

Muito mais que um reforço

Confesso aos leitores que a última partida que eu vi de Juninho Pernambucano foi há quase cinco anos! Sim, desde a Copa de 2006 não vejo uma partida do excelente meio-campo. Por isso não posso definir se ele, que acertou seu retorno ao Vasco, irá mais ajudar que atrapalhar em campo ao time de Ricardo Gomes. A única informação que tenho é a de que Juninho hoje em dia atua mais como organizador, um típico camisa 10, ao contrário do que fazia quando deixou o país, há dez anos! Mas isso importa muito pouco à torcida vascaína!

Sim, porque mesmo que não arrebente em todas as partidas do Gigante da Colina, a volta de Juninho é muito mais simbólica do que qualquer outra contratação este ano no futebol brasileiro. O pernambucano está no hall seletíssimo de ídolos do Club de Regatas Vasco da Gama, ao lado de nomes como Edmundo, Roberto Dinamite, Romário, entre outros. Seu retorno enche de alegria os corações cruzmaltinos.


Se bem explorada pelo marketing do clube, a volta de Juninho pode trazer muitas cifras aos cofres combalidos de São Januário. Que torcedor vascaíno não vai querer comprar a camisa, comparecer na apresentação e na estreia ou em qualquer evento que tenha a presença do Reizinho da Colina? Pois é, pelo menos do ponto de vista da imagem, a volta de Juninho Pernambucano já é um sucesso.

Mas como eu reiterei no início do post, é preciso cautela quanto a seu desempenho dentro das quatro linhas. Juninho jogou por mais de um ano no Oriente Médio e é sabido que jogadores oriundos daquela região custam um enorme tempo para entrarem em forma. Vide o próprio Felipe no Vasco. Some-se a isso que o meia só deve ter condições de jogar a partir de agosto e sua idade já avançada pode prolongar esta reestreia. É bom ter cautela sim!

Eu sei que isso pouco importa no momento para o torcedor vascaíno, empolgado com o retorno de um ídolo histórico. Por isso o Futebol e Samba presenteia os seus amigos vascaínos (especialmente os empolgados Felipe Ayupp, Mauricio Motta e Nilo Chagas) com o antológico gol do Reizinho na vitória sobre o River Plate-ARG pela semifinal da Libertadores de 1998, que abriu caminho para aquela conquista vascaína. O gol inclusive virou hit musical da torcida cruzmaltina nas arquibancadas. Seja bem-vindo de volta Juninho Monumental!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vista assim do alto!

Na data de hoje (28 de abril) uma das mais tradicionais agremiações do carnaval carioca e da cultura brasileira faz 83 anos de fundação. Criada, dentre outros, por Carlos Cachaça e Cartola, a Estação Primeira de Mangueira foi a primeira a vencer um desfile no Rio de Janeiro. E para homenagear a maior torcida do samba brasileiro (inclusive este blogueiro) segue abaixo um vídeo com um dos sambas de exaltação à escola (que tem inúmeros). "Sei Lá Mangueira" foi curiosamente composto por um ilustre portelense, Paulinho da Viola, em parceria com Hermínio Bello de Carvalho. A interpretação é da madrinha do samba, Beth Carvalho! Parabéns à imensa nação mangueirense, a maior escola de samba do planeta!

domingo, 24 de abril de 2011

Estaduais servem para quê?

Recentemente, para justificar a precoce eliminação do Botafogo no Campeonato Carioca o atacante Loco Abreu disse que das competições na temporada o estadual era a menos importante. Soou como despeito, afinal Loco comememorou muito quando o seu Botafogo venceu o Cariocão em 2010. Mas o uruguaio está coberto de razão: de todas as competições do ano, apenas o Estadual não garante vaga em lugar algum. Serve apenas para as gozações entre os torcedores dentro de seus estados.

Na última terça-feira, de maneira debochada, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), disse que daria nota oito a seu campeonato e só não daria dez pois acredita que dá para fazer uma competição com ainda mais jogos. Vale lembrar que o paulistão conta com 20 equipes, mesmo número de participantes do Campeonato Brasileiro. Um disparate! Tanto que só agora, com os jogos mata-mata, é que o torcedor realmente se interessa.


O Campeonato carioca tem a absurda marca de 16 times, onde só interessam os clássicos. O Mineiro possuiu 12 equipes que jogam entre si em intermináveis onze rodadas até chegarmos à semifinais, que é o que realmente interessa. O mesmo vale para o Gaúchão. No caso dos estaduais de RS e RJ ainda há decisões de turno, para aliviar um pouco a massante rotinas de jogos.

Não sou contrário aos Estaduais, acho que eles são charmosos, valem aquela velha discussão local, mas não podem ocupar tantas datas no apertado calendário brasileiro. Porquê não Estaduais mais enxutos com oito, dez, no máximo 12 clubes? Os jogos seriam mais interessantes e os atletas não chegariam ao fim de uma temporada tão estafados. Sou a favor da manutenção dos Estaduais, mas eles não servem para rigorosamente nada na prática!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

E agora Imperador?

Para azar de Adriano e da imensa nação corinthiana o que não podia acontecer, aconteceu! O Imperador rompeu os ligamentos do tendão de aquilies de seu pé esquerdo e vai desfalcar o Timão por no mínimo cinco meses. Tempo que pode ser ainda maior se considerarmos a tendência do jogador em ganhar peso e a entrar em forma para atuar em alto nível.

Não acredito que Adriano consiga jogar bem ainda este ano, aliás como há muito não acontece na carreira do jogador. Se formos forçar a barra, podemos considerar que na temporada 2009, quando ele ajudou o Flamengo na conquista do hexacampeonato brasileiro, o Imperador esteve pela última vez em boa forma.



Esta lesão faz o jogador perder muito, já que vai completar praticamente uma temporada inteira sem jogar. Mas quem perde mesmo é o Corinthians, que estava preparando um ataque infernal com Liedson e o Imperador. Sem dúvida um ataque de respeito. Agora o Timão vai ver suas receitas terem que ser recalculadas, uma vez que a presença do qatacante em campo traria retorno comercial e de bilheteria. Isso vai ter que esperar agora.

A lesão do jogador certamente foi uma fatalidade, como na maioria dos casos do futebol. Mas a falta de estrtura física do jogador certamente ajudou. Tivesse Adriano um corpo mais adequado a um atleta de alto nível, se a lesão não pudesse ter sido evitada, poderia ao menos ter sido menos grave ou então a recuperação poderia ser mais rápida. Certo é que no mínimo até novembro, Adriano não poderá atuar. Seu corpo cobra um preço pelo seu estilo de vida!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Agora é decisão!

Enfim chegou o momento que os amantes do futebol tanto aguardam. Desta quarta até meados de junho, quando se encerram a Copa do Brasil e a Libertadores, em todos os meios de semana (e alguns fins de semana também) só teremos jogos decisivos. Na minha visão é o grande momento da temporada brasileira em termos de jogos mata-mata. Afinal, o Campeonato Brasileiro (que é também bem emocionante) é disputado no sistema de pontos cxorridos.

Com os jogos nesta noite de Fluminense e Santos pela Libertadores, saberemos os 16 classificados para as oitavas da competição. Aos paulistas basta uma vitória para chegar lá. Já para os cariocas a tarefa será árdua: têm de vencer o Argentinos Junior na Argentina e ainda torcer por uma derrota do Nacional-URU para o América-MEX em jogo no Uruguai. Se houver um empate neste jogo, o Flu tem de vencer os hermanos por no mínimo dois gols de diferença.




Isso sem falar nas fases decisivas da Copa do Brasil, que vive suas oitavas de final. Alguns grandes já estrearam nesta fase e cumpriram bem o seu papel, casos de Vasco e Palmeiras. Nesta rodada estream Flamengo e São Paulo, outros destacados favoritos. Os cariocas recebem a surpresa Horizonte-CE e o time de Paulo Cesar Carpegiane vai a Goiânia encarar o Goiás.

Algumas equipes viverão estas semanas de maneira intensa onde todos os confrontos serão decisivos. Além das competições acima citadas, também os Campeonatos Estaduais entram em suas fases finais e já contam com jogos decisivos a partir deste final de semana. Caso as equipes avancem em seus compromissos, a tensão irá aumentar a cada jogo, tanto para os atletas como para os torcedores.

Para não morrer na praia, entretanto, é preciso ter muita cabeça fria para não botar tudo a perder com expulsões por exemplo. Nesta fase das competições, os nervos são tão importantes quanto as partes física e técnica, ainda mais se levarmos em conta que alguns destes jogos podem se definir nos dramáticos penaltis! Será um bom teste para os nervos não acham?

sábado, 16 de abril de 2011

Muito mais que um jogo de futebol


A partir deste sábado o mundo do futebol vai parar para acompanhar os duelos entre Barcelona e Real Madrid que vão definir o futuro das equipes em três competições distintas. O primeiro dos confrontos ocorre pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol, no qual os catalães possuem oito pontos de vantagem sobre os madrilenhos. No dia 20 de abril jogam para decidir a Copa do Rei, competição que não tem os dois maiores do futebol espanhol frente a frente em uma final desde a temporada 1989-90. Mas os jogos mais aguardados entre os dois sem dúvida vão ocorrer nos dias 27 de abril e 03 de maio pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Duelos que reúnem quase R$ 70 milhões em premiações e contratos de publicidade.

Mas o confronto histórico entre Barcelona e Real Madrid vai muito além da presença de astros dos calibres de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, apenas para citar os mais importantes de cada time. Este clássico coloca frente a frente dois dos maiores clubes do planeta, mas também transcende as barreiras do esporte e do futebol. Rixas políticas e históricas também explicam porque este jogo transcende ao esporte mais popular do planeta.

Barcelona e Real Madrid representam duas correntes de pensamentos ideológicos distintos dentro do território espanhol. Quando eles duelaram pela primeira vez, em 1902, com vitória do Barça por 3 a 1, nem imaginavam tal conotação nos dias atuais. Os madrilenhos representam o poderio econômico e o forte nacionalismo espanhol, vigentes na capital do país: Madrid. Por outro lado, o Barcelona é identificado com o nacionalismo catalão, que dentro da Espanha é visto quase como um país à parte. Tanto que o hino catalão é entoado antes de cada jogo do clube no Camp Nou.

A ferrenha rivalidade ganhou força a partir dos anos 30 e foi encorpada durante os anos da ditadura do militar Francisco Franco, que assolou o país europeu entre 1939 e 1975. Neste período, o Barcelona representava aqueles que eram contra o regime fascista do ditador e foi durante este período que surgiu o slogan que permeia o time de Messi até hoje: "Muito mais que um clube". Por outro lado, o Real Madrid era a síntese dos apoiadores de Franco. Tanto que venceram 14 espanhois no período e o Barcelona apenas oito.

Durante o governo franquista o Barcelona chegou a sofrer uma intervenção do governante, após o assassinato (por tropas de Franco) do então presidente do clube catalão, Josep Sunyol. Foi durante a presença dessa espécie de "presidente biônico" que o Barcelona "abriu" mão de contar com o argentino Alfredo Di Stéfano. O embróglio chegou até a FIFA e Di Stéfano acabou por se transformar no maior ídolo da história do Real Madrid.

Os dois clubes, ao longo de mais de um século de duelos, dominam o futebol da Espanha e detêm, juntos, nada menos que 51 títulos do Campeonato Nacional local (31 do Real e 20 do Barça). Além disso, somam mais de 20 torneios oficiais com a chancela da UEFA, entidade que comanda o futebol europeu. Sem falar nos quatro mundiais que ambos conquistaram com o selo da FIFA, entidade máxima do futebol. Mais de uma centena de conquistas juntos, somados!

O equilíbrio nos jogos entre os dois giganres espanhois se reflete nos números e estatísticas daquele que é conhecido na Espanha como "El Superclássico". Em 241 partidas disputadas entre Real Madrid e Barcelona, os madrilenhos possuem uma pequena vantagem de 97 vitórias contra 92 triunfos catalães. Foram ainda 52 empates. O maior artilheiro deste clássico é o argentino Di Stéfano, que marcou 18 gols.
Ultimamente o Barcelona ve protagonizando momentos históricos no duelo. Na última partida entre os dois rivais, o time comandado por Messi aplicou 5 a 0 no maior rival jogando no Camp Nou. E quem esquece do momento antológico quando Ronaldinho Gaúcho, jogando pelo Barcelona, foi aplaudido de pé no estádio do Real, Santiago Bernabéu, na vitória por 3 a 0 em 2005? Algo impensável em gramados brasileiros.

Os amantes do futebol cancelarão todos os compromissos possíveis ao redor do mundo para assistir à maratona de duelos entre Real Madrid e Barcelona. A Espanha vai parar para curtir mais um "El Superclassico". Frente a frente os geniais Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Muita paixão, muita história, muita rivalidade. E se o slogan do Barça é "mais que um clube", o lema para este confronto poderia ser "muito mais que um jogo"!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

E agora Gomes?

Ricardo Gomes chegou ao Vasco no início de fevereiro depois que o clube, antes comandado por PC Gusmão, coleciounou vexames no início da temporada e acabou alijado da Taça Guanabara. Com o novo comandante o cruzmaltino melhorou, passou a fazer exibições convincentes, garantiu vaga nas semifinais da Taça Rio e está praticamente garantido nas quartas de final da Copa do Brasil. Trabalho consistente, mas Gomes tem uma tremenda dor de cabeça e terá de tomar uma posição em breve.

Diego Souza chegou como o grande reforço da temporada. Fez bela estreia diante do Botafogo, inclusive marcando um gol. Mas desde então, o ex-jogador do Atlético Mineiro vem praticamente se arrastando em campo e a sombra do garoto Bernardo (que sempre entra e incendeia o jogo) se torna cada vez mais ameaçadora. Me parece claro que ou Diego ou Éder Luís vão acabar preteridos pelo treinador para a entrada do jovem jogador, revelado no Cruzeiro.


Ricardo Gomes, ao longo de sua curta carreira de treinador, não costuma deixar ninguém como titular apenas pelo nome. Se esta tendência se confirmar é questão de tempo que Bernardo entre no time titular. São duas as opções de Gomes. Se quiser manter Diego, ele sacaria Éder Luís e poderia optar por Bernardo jogando ou como atacante formando dupla com Alecssandro ou ao lado de Felipe e neste caso Diego se manteria no ataque. Se for Diego a deixar a equipe, aí Bernardo seria recuado a fazer dupla na armação com Felipe.

Me agrada mais a formação com Diego mantido, mesmo mal ele pode decidir um jogo, coisa que Éder há muito não faz. Neste caso o Vasco ficaria com um quarteto infernal, com Felipe como o maestro na armação e um trio de atacantes com características diferentes e interessantes. Bernardo e Diego pelas pontas e Alecssandro centralizado. O comandante do Trem Bala deve mudar a composição dos passageiros. E agora Gomes?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Copa do Brasil se afunila!

Desde que a CBF decidiu mudar a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro para o sistema de pontos corridos, em 2003, o torcedor que gosta de acompanhar os jogos emocionantes do mata-mata têm apenas as fases decisivas dos Estaduais e da Copa do Brasil para sentir o clima desta tipo de duelo. Considero que a competição nacional agora começa a atingir o seu ápice com bons e emocionantes confrontos. E a tendência é melhorar até o fim.

As oitavas de final se avizinham, ainda com alguns confrontos desiguais, mas com outras partidas interessantes. Vamos fazer um rápido exercício de futurologia aqui no Futebol e Samba e tentar prever quais equipes passam à fase de quartas de final. Eis os confrontos e minha opinião sobre cada um. As equipes marcadas em negrito são minhas favoritas e aquelas com asterisco jogam a segunda partida em casa:

Flamengo x Horizonte-CE*: A equipe cearense é a grande surpresa da competição até o momento. Tirou do torneio duas equipes mais tradicionais (ASA-AL e Guarani) e agora chega para defrontar o poderoso Flamengo como franco atirador. E na minha visão, não deve ser páreo para o Bonde comandado por Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Cravo os cariocas neste duelo.
Jogo de Ida: 20/04, Engenhão (Rio de Janeiro-RJ)
Jogo de Volta: 27/04, Domingão (Horizonte-CE)

Grêmio Prudente* x Ceará: O time paulista protagonizou a grande zebra da Copa do Brasil até o momento ao tirar um dos favoritos na minha opinião, o Atlético Mineiro. Mesmo assim considero os cearenses com um ligeiro favoritismo, pois fazem uma boa temporada e tem a força de seu torcedor em casa. O Prudente aproveitou-se de um momento ruim do Galo e só por isso passou de fase. Acredito no Ceará para este duelo.
Jogo de Ida: 21/04, Domingão (Horizonte-CE)
Jogo de Volta: 27/04, Prudentão (Presidente Prudente-SP)

Caxias* x Coritiba: Um confronto desigual na minha opinião. O Coritiba não está apenas invicto em 2011, mas venceu todas as 18 partidas da temporada. Os gaúchos não terão força para tirar da competição o Coxa. O jogo de ida será em Curitiba e não me surpreenderei se o time paranaense aplicar uma goleada nos gaúchos. O Coxa passa às quartas.
Jogo de Ida: 14/04, Couto Pereira (Curitiba-PR)
Jogo de Volta: 28/04, Centenário (Caxias do Sul-RS)

Palmeiras* x Santo André: A tendência desta chave é termos um Flamengo x Palmeiras como uma das semifinais da Copa do Brasil. Neste duelo entre paulistas, teremos o líder do Paulistão contra um virtual rebaixado à Série A2. Se nada extraordinário acontecer (como costuma ocorrer com o Palmeiras recentemente na CB), o time de Felipão estará na próxima fase.
Jogo de Ida: 13/04, Bruno José Daniel (Santo André-SP)
Jogo de Volta: 21/04, Pacaembu (São Paulo-SP)

Vasco* x Náutico: Duelo espinhoso. Ao contrário do que acontece na maioria do Nordeste, em Pernambuco os torcedores torcem e apoiam o time da casa, neste caso o Náutico. E o Vasco costuma ter a vida dificil lá. A última vitória foi em 1983 e além dela, foram apenas duas. Mas vai ter o jogo da volta e por isso considero o Vasco o favorito para este duelo. Mas que não pensem que será fácil. O Vasco passa, com dificuldades.
Jogo de Ida: 13/04, Aflitos (Recife-PE)
Jogo de Volta: 27/04, São Januário (Rio de Janeiro-RJ)

Atlético-PR* x Bahia: Na minha opinião este é o duelo mais imprevisível das oitavas. Duas equipe que têm força jogando sob seus domínios, mas que não realizam boa temporada, tendo inclusive já trocado de treinador. Considero que os paranaenses levam um ligeiro favoritismo, justamente por decidirem em casa. Mas não me surpreenderia se o Bahia passasse. Mas confirmo meu prognóstco: dá Furacão.
Jogo de Ida: 13/04, Pituaçu (Salvador-BA)
Jogo de Volta: 20/04, Arena da Baixada (Curitiba-PR)

Botafogo x Avaí*: Apesar da temporada ruim que vem fazendo, o Botafogo na minha visão é o favorito para este confronto. Considero o time do Avaí fraco e, caso não aconteça uma das coisas que só acontece ao Botafogo, os cariocas devem estar na próxima fase. Fazer um bom resultado já no primeiro jogo favoreceria os cariocas.
Jogo de Ida: 13/04, Engenhão (Rio de Janeiro-RJ)
Jogo de Volta: 20/04, Ressacada (Florianópolis-SC)

São Paulo* x Goiás: Antes de começar a CB apontei o São Paulo como um dos favoritos ao título, ao lado de Flamengo e Atlético Mineiro. O último já caiu e sigo apostando minhas fichas em paulistas e cariocas. O tricolor deve passar pelo Goiás sem maiores problemas, apesar de os adversários gostarem de complicar a vida dos são-paulinos. Dá São Paulo nas quartas.
Jogo de Ida: 20/04, Serra Dourada (Goiânia-GO)
Jogo de Volta: 27/04, Arena Barueri (Barueri-SP)

Se os prognósticos se confirmarem as quartas de final ficariam assim:

Flamengo x Ceará
Coritiba x Palmeiras
Vasco x Atlético-PR
Botafogo x São Paulo

Vamos acompanhar e torcer!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Boas Notícias!

Enquanto a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) não divulga as justificativas com as notas dos jurados do carnaval de 2011, o assunto no mundo do samba é o vai-vém de profissionais já com vistas ao próximo ano, além dos burburinhos políticos em algumas agremiações e outras até já definindo seus enredos para 2012. E as notícias até agora são animadoras!

Quatro escolas já têm temas definidos para o ano que vem. Na minha visão, exceção feita à União da Ilha que falará de um tema muito batido, a história das Olimpíadas, três escolas escolheram enredos muito interessantes para o próximo carnaval. Depois de surpreender em 2011 com um belo carnaval sobre a medicina, a Imperatriz homenagerá o escritor e poeta Jorge Amado. Muito juso e merecido! A vida do bom baiano certamente dá samba.

A Mangueira, seguindo a tendência dos últimos anos de valorizar a cultura e o samba cariocas, vai contar a história do Cacique de Ramos, tradicional bloco carnavalesco que está completando 50 anos. Debaixo daquelas tamarineiras foram revelados nomes como Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Jorge Aragão e muitos outros. Não duvido que a velha manga novamente emocionará a Marquês de Sapucaí.

Se em 2011 a África esteve distante da Sapucaí, no próximo ano a Vila Isabel novamente vai falar de um tema sugerido por seu mais ilustre componente: Martinho da Vila concebeu o enredo sobre Angola, país africano com o qual Martim José Ferreira tem enorme identificação, tanto quanto com a escola da Zona Norte. A história daquele país é riquíssima e Rosa Magalhães, com seu enorme talento, pode manter a Vila no hall das favoritas.

Outra bela notícia deste período entre o fim do carnaval e o início de fato dos trabalhos para a próxima folia, é o anúncio por parte de Mestre Átila, que comandou a bateria da Vila Isabel nos últimos dois carnavais, de que vai concorrer à presidência do Império Serrano nas eleições deste ano. Átila é cria da Serrinha e tudo que a tradicional agremiação de Madureira precisa neste momento difícil é de alguém que conheça suas entranhas para reerguer a escola.

Com as notícias de momento, como diz aquele velho samba-canção, o próximo carnaval não será igual a este que passou. Vamos torcer para que assim continue!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Salve a Portela!

Hoje é aniversário de um dos maiores patrimônios da cultura e do samba brasileiro. Salve a Portela! Para homenagear a escola e todos os portelenses, entre eles o amigo Edigar Cruz, a música que melhor define a escola de Madureira e seis golriosos 88 anos. Como diz o samba-enredo de 1991 da agremiação, "posso perder, posso ganhar isso é normal, 21 vezes campeã do carnaval".

PORTELA NA AVENIDA:



portela
eu nunca vi coisa mais bela
quando ela pisa a passarela
e vai entrando na avenida
parece
a maravilha de aquarela que surgiu
o manto azul da padroeira do Brasil
Nossa Senhora Aparecida
que vai se arrastando
e o povo na rua cantando
é feito uma reza, um ritual
é a procissão do samba abençoando
a festa do divino carnaval
portela
é a deusa do samba, o passado revela
e tem a velha guarda como sentinela
e é por isso que eu ouço essa voz que me chama
portela
sobre a tua bandeira, esse divino manto
tua águia altaneira é o espírito santo
no templo do samba
as pastoras e os pastores
vêm chegando da cidade, da favela
para defender as tuas cores
como fiéis na santa missa da capela
salve o samba, salve a santa, salve ela
salve o manto azul e branco da portela
desfilando triunfal sobre o altar do carnaval

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quando o marketing atrapalha o futebol

É inegável que no futebol de hoje em dia o marketing tem um papel decisivo, tanto para aproximar cada vez mais o torcedor de seus clubes e ídolos, mas principalmente para viabilizar financeiramente a vinda e permanência de grandes jogadores em nosso futebol, conforme este blogueiro lembrou aqui neste espaço há pouco tempo. Mas há que se respeitar um limite, onde o esporte deve (ou deveria) ser mais importante que as ações de marketing.

Falo isso devido a mais uma polêmica envolvendo o garoto e craque Neymar. Ao comemorar seu golaço diante do Colo Colo-CHI na vitória por 3 a 2, o jovem atacante pegou uma máscara com seu próprio rosto, foi punido com o cartão amarelo e acabou expulso, por já ter sido advertido uma vez. Segundo a própria presidência do Santos, foi uma ação combinada com um patrocinador. O resultado? O principal jogador da equipe não enfrenta o Cerro Porteño-PAR em jogo decisivo pela Libertadores.


Entendo o presidente do Santos, Luiz Álvaro Oliveira, quando ele diz que Neymar só permaneceu no Santos graças ao apoio destes patrocinadores, que viabilizam financeiramente o pagamento do salário astronômico que recebe o moleque prodígio. Mas daí a querer interferir dentro de uma partida de futebol já acho um pouco demais, independente de quem seja. E se o Santos perde na próxima rodada e fica por ventura fora da Libertadores? O prejuízo financeiro e esportivo será incalculável.

Também estou com aqueles que defendem a tese de que o rigor do árbitro foi excessivo. Entretanto há que se dizer que o juiz apenas cumpriu uma determinação da FIFA, que manda punir com o cartão amarelo o jogador que se exceda nas comemorações de um gol, como levantar a camisa, escalar o alambrado ou usar objetos estranhos ao jogo. Rigor excessivo, mas dentro da lei.

Jogadores e as empresas que atuam no futebol precisam entender que só existem graças a uma instituição que é maior: o próprio futebol e os clubes. Neste caso uma instituição do calibre de um Santos Futebol Clube, que revelou para o futebol ninguém menos que Pelé! Para essas ações de marketing serem mais bem sucedidas sem prejudicar o desempenho técnico e esportivo, é preciso que elas sejam planejadas fora das quatro linhas.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sem freio é o Vascão!

Sim, o Flamengo ainda não perdeu na temporada, já conquistou a Taça Guanabara e está nas oitavas de final da Copa do brasil sem fazer qualquer força. Por isso, o hit "Bonde do Mengão sem Freio" é entoado aos quatro cantos pelos rubro-negros, mas me permitam discordar, porque na Taça Rio quem parece sem freio é o Vasco.

A bela vitória sobre o bom time do Bangu com a maior atuação de um jogador (Felipe) neste Eatadual coroa o ótimo momento vivido pela turma da Colina. O Vasco vem realizando atuações consistentes e convincentes. Basta lembrar que nos dois clássicos já realizados no 2º Turno o time somou quatro pontos e poderiam ser seis, uma vez que foi melhor em ambos.

E como o futebol imita a vida não é verdade? No inpicio do Estadual, quando o vasco protagonizava vexame atrás de vexame, o então treinador Paulo César Gusmão afastou do elenco as estrelas Carlos Alberto (que acabou no Grêmio) e Felipe, que acabou com o jogo ontem. Alguns amigos vascaínos chegaram a defender a saída de ambos. Mas o maestro ficou, ainda bem para os vascaínos.
Felipe tem muita qualidade e sua carreira só não foi ainda mais brilhante por sua própria falta de regularidade. Aliado a dois bons laterais (Fagner e Remon) e um zagueiro (Dedé) que na minha concepção não é espetacular, mas vive excelente fase e tem alguma qualidade, o treinador Ricardo Gomes tem um time interessante em mãos. A chegada de Juninho Pernambucano pode deixar o Vasco com status de grande time para o Brasileiro. Na minha visão ainda é preciso um bom cabeça de área e eu não gosto do ataque, comandado atualmente por Alecssandro.

Mais do que estar "sem freio" e chegar forte para as semifinais da Taça Rio, da qual é o maior vencedor, o mais importante desta fase é o retorno do vascaíno ao estádio e confiança que parece ter voltado a encher de alegria os alvinegros. O público de 16 mil pagantes em São Januário não deixa dúvidas. Não me recordo do último público bom do Vasco em seu Caldeirão. O Carioca é quem ganha com este momento e se o Fla segue invicto, me parece que quem está sem freio é o Trem Bala da Colina. Para o deleite dos amigos Nilo Chagas, Maurício Motta e seu incontrolável sobrinho Matheus Motta, além de Rodrigo Condé, Felipe Ayupp e Hugo Ayupp!