sábado, 14 de abril de 2012

Santos! O inventor do futebol brasileiro

O Santos não tem uma torcida numerosa como Flamengo ou Corinthians. O torcedor santista também não é um fanático apaixonado como são os torcedores do Atlético ou do Bahia, por exemplo. Some-se a isso o fato de o clube não ser de uma capital, fato inédito dentre os maiores do país. Mas o Santos Futebol Clube atinge neste sábado seu centenário recheado de glórias e em um momento mágico tanto dentro como fora de campo.

Não é para menos! Detentor de dois títulos Mundias, três Libertadores, oito Brasileiros, uma Copa do Brasil, cinco torneios Rio-SP e 19 Paulistas, o grande orgulho do torcedor santista está muito longe de sua riquíssima sala de troféus! O Santos é o "inventor" da escola brasileira de se jogar futebol. Não essa que a gente vê hoje, mas aquela que eternizou o Brasil como país do futebol, principalmente depois dos títulos nas Copas do Mundo de 1958 e 1962.

O Santos nos deu Pelé, o maior jogador de todos os tempos, e apenas por isso mereceria estar no panteón eterno dos grandes clubes do planeta. Tanto que a FIFA colocou o clube como o quinto maior do século passado. Mas no Santos também já jogaram os goleiros Gilmar (o goleiro do tri no México), Manga, Rodolfo Rodríguez e Zetti; os defensores Carlos Alberto Torres (o capitão do tri), Joel, Mauro e Narciso; os meio-campistas Clodoaldo, Diego, Giovanni, Mengálvio e Zé Roberto; os atacantes Friendenreich, Coutinho, Dorval, Edu, Pepe, Robinho e Serginho Chulapa. Sem falar nas joias atuais: Ganso e Neymar.

O agora centenário Santos Futebol Clube ao longo de seus gloriosos anos, sempre que conquistou vitórias e títulos importantes, o fez com equipes leves, insinuantes e ofensivas. E no momento em que o futebol brasileiro parece perder sua verdadeira identidade, é justamente no Santos que vemos uma espécia de resistência ao nosso velho estilo. Sem falar na forma heróica e valente com que a atual diretoria valoriza e mantém suas estrelas, como o craque Neymar! Viva o futebol brasileiro! Viva o estilo ofensivo! Viva o glorioso Santos Futebol Clube!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Flamengo + Libertadores = Vexame ?

Em sua 11ª disputa de Libertadores o Flamengo novamente frustrou seu torcedor ficando pelo caminho muito antes do que se esperava. E olha que os deuses do futebol ajudaram até os 46 do segundo tempo quando o jogo Olímpia x Emelec permaneceu empatado, até o time do Equador garantir a sua vaga. Os motivos que causaram mais uma eliminação precoce do rubro-negro são basicamente os mesmos das últimas recentes quedas: certa dose de azar, falta de entendimento da competição, elenco aquém da dificuldade do torneio, desorganização interna e jogadores pouco comprometidos com a causa!

O torcedor rubro-negro se orgulha de ter ganho uma Libertadores e posteriormente o Mundial. Mas isso já faz mais de 30 anos e desde então as campanhas do Flamengo na Libertadores são pífias e dignas de times pequenos. A verdade é dolorida, mas deve ser dita. Desde a batalha contra o Cobreloa em 1981, o máximo que o time carioca conseguiu na Libertadores foram três eliminações nas quartas de final (1991, 1993 e 2010) e duas participações na segunda fase (em 1982 e 1984). Esta foi a terceira vez que o Flamengo caiu já na primeira fase da competição. Por isso, abaixo o leitor poderá relembrar o porque de o rubro-negro há anos ser motivo de chacota na Libertadores da América!

Campeão da Libertadores no ano seguinte, o Fla chegou em 1982 à Libertadores já na segunda fase, que na época dava vaga para a grande final. Os adversários foram o River Plate-ARG e Peñarol-URU. O Fla ganhou dos argentinos aqui e lá, mas foi derrotado pelos uruguaios diante de um Maracanã lotado (portanto não é de hoje) e também em Montevidéu. O sonho do bi foi adiado.

No ano seguinte o Fla novamente chegou à Libertadores graças ao título brasileiro conquistado em 1982. Desta vez o rubro-negro precisou enfrentar a fase de grupos, ao lado de Grêmio (vice Brasileiro), Blomming e Bolívar, ambos bolivianos. O Flamengo fez uma campanha irregular, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, fatal em uma época que apenas um time passava de fase. Nos duelos entre os brasileiros um empate em Porto Alegre e uma vitória dos gremistas, que viriam a ser os campeões de 1983, no Rio (3x1) encaminharam a eliminação dos cariocas ainda na primeira fase, pela primeira vez. 

Assíduo na Libertadores nos anos 80, o Fla estava lá de novo em 1984, por ser bi-campeão Brasileiro. Desta vez, o rubro-negro esteve ao lado dos colombianos América de Cali e Atlético Júnior, além do vice Brasileiro de 1983, o Santos. Campanha irreparável na primeira fase, com direito a dois chocolates nos santistas e vaga tranquila assegurada. Na segunda fase novamente o Grêmio foi o calcanhar de aquiles do Flamengo. Os dois gigantes atropelaram o Los Andes da Venezuela e iriam decidir nos confrontos diretos quem chegaria à final. No Sul, Grêmio 5 a 1 e no Rio, Fla 2 a 1. Os gaúchos passaram à final pelo saldo de gols e perderam o título para o Independiente-ARG.

O Flamengo ficou afastado da Libertadores sete anos, até retornar em 1991, já sem o esquadrão de Zico e cia. Chegou por ter sido campeão da recém criada Copa do Brasil em 1990. Ao lado do campeão brasileiro Corinthians e dos uruguaios Nacional e Bella Vista, o Fla fez a melhor campanha do grupo e chegou às oitavas, onde eliminou o inexpressivo Unión Táchira-VEN. Nas quastas de final o rival foi o poderoso Boca Juniors-ARG. No jogo de ida no Rio, vitória por 2 a 1. Na Bombonera derrota por 3 a 0 e eliminação.

Em 1993 o penta-campeão brasileiro Flamengo disputaria a fase de grupos da Libertadores ao lado de América de Cali e Atlético Nacional, ambos colombianos, além do campeão da Copa do Brasil de 1992, o Internacional. Os gaúchos caíram ainda na primeira fase e os demais concorrentes avançaram. Nas oitavas de final o Fla despachou o Minerven-VEN com direito a goleada de 8 a 2 no Maracanã. Entretanto nas quartas de final, a decepção veio ao defrontar o São Paulo, então campeão e que viria a conquistar o bi. Empate no Rio e derrota em São Paulo decretaram mais uma eliminação.

Depois de ficar nove anos afastado (um recorde do clube), o Flamengo voltou à Libertadores em 2002 como campeão da extinta Copa dos Campeões de 2001. E daria início a uma coleção de vexames que marcam as participações rubro-negras na competição desde então. Em um grupo que tinha Once Caldas-COL, Universidad Católica-CHI e o futuro campeão de 2002, Olímpia-PAR, o Flamengo fez a pior participação de sua história, sendo eliminado ainda na primeira fase e segurando a lanterna de seu grupo.

Em 2007 o Flamengo chegaria à Libertadores graças ao título da Copa do Brasil de 2006. O grupo do rubro-negro era fraquíssimo (Real Potosí-BOL, Maracaibo-VEN e Paraná Clube) e por isso o Fla fez a melhor campanha de sua história em uma primeira fase de Libertadores, perdendo apenas dois pontos. Entretanto de nada adiantou. O Fla encarou o pequenino Defensor Sporting-URU nas oitavas e acabou eliminado depois de perder de 3 a 0 no Uruguai e vencer por 2 a 0 no Rio

Em 2008 o Fla bisava sua participação na competição pela primeira vez desde os anos 80, e novamente fez boa campanha na primeira fase em uma chave que contava com o Nacional-URU e os peruanos Cienciano e Bolognesi. Entretanto a segunda melhor campanha de toda primeira fase não impediu o maior mico da história do clube. Nas oitavas, goleou o América-MEX fora por 4 a 2 e diante de estupefatos rubro-negros no Maracanã foi derrotado por 3 a 0 pelos reservas do time mexicano. Vexame histórico!

Depois de se tornar campeão brasileiro 17 anos depois do último título, o hexacampeão Flamengo chegou à Libertadores em 2010 com pompa de favorito. A campanha na primeira fase foi sofrida no grupo que tinha os chilenos Universidad Católica e Universidad de Chile e o Caracas-VEN. Classificado na bacia das almas o Flamengo acabou com o sonho do Corinthians de conquistar a competição no ano de seu centenário ao eliminar os paulistas nas oitavas. Entretanto o algoz rubru-negro, La-U, acabou com os sonhos do Flamengo ao vencer em pleno Maracanã por 3 a 2 e perder por 2 a 1 no Chile. Nem a melhor campanha do Fla desde 1993 atenuou a frustração.

Em 2012 pela primeira vez o Flamengo teve de encarar a chamada Pré-Libertadores por ter sido o 5º
colocado no Brasileiro de 2011. Passou pelo Real Potosí-BOL com alguma dificuldade e caiu no grupo que tinha Olímpia-PAR, Emelec-EQU e Lanus-ARG. Apenas dois bons jogos e outras atuações sofríveis culminaram com uma inesperada eliminação ainda na primeira fase, tal qual ocorrera há dez anos atrás.

Esta é a não tão rica história do Fla na Libertadores da América! Será que a eliminação com requintes de crueldade não foi boa para os torcedores, já que desde o feito inédito de Zico e cia. o Flamengo só faz passar vergonha na principal competição do ano? É uma boa tese a se pensar!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Desafiando o impossível?

O Flamengo fez uma força enorme para ser eliminado ainda na primeira fase da Libertadores ao ceder uma vitória praticamente certa para o Olímpia e perder de maneira inacreditável para o Emelec. Mas matematicamente ainda possui chances de avançar às oitavas da competição continental. A matemática rubro-negra não tem mistérios, tem que vencer o Lanús no Engenhão e torcer para que o jogo Olímpia-PAR x Emelec-EQU termine empatado. A partida será disputada no estádio Defensores del Chaco em Assunção, capital paraguaia.

Tomando por base as pífias atuações do Fla nesta Libertadores, é bem provável que a equipe de Joel sequer vença os argentinos e fique a dever de fazer a sua parte. Mas conseguindo o resultado positivo no Rio eu acho bem plausível que os cariocas passem de fase, afinal tanto Olímpia quanto Emelec dependem apenas de suas forças para avançar e um empate não é nenhum resultado esdrúxulo.

Se formos tomar por base as duas últimas edições da Libertadores, tivemos classificações dramáticas do próprio Flamengo em 2010, quando tinha de vencer na última rodada e ainda depender de quatro resultados distintos. Tudo deu certo, o Fla passou e ainda tirou o Corinthians que fizera a melhor campanha. Ano passado o Flu tinha de vencer por dois gols de diferença na última rodada o Argentinos Júniors e ainda torcer por um empate entre América-MEX e Nacional-URU, e conseguiu. Foi eliminado pelo Libertad-PAR nas oitavas.


O torcedor do Flamengo ainda se recorda do Brasileiro de 1992, quando precisava de uma combinação de resultados para chegar à decisão. Para tanto, teria de vencer o Santos (feito que conseguiu no Maracanã pelo placar de 3 a 1) e torcer para o arqui-rival Vasco derrotar o São Paulo em São Januário. Apesar dos pedidos de "entrega" dos vascaínos, o cruz-maltino fez 3 a 0, e ajudou o Flamengo a conquistar o pentacampeonato brasileiro.

Entretanto nem tudo são flores. Em algumas oportunidades, ao longo da história, quando precisou de combinação de resultados o Fla fracassou. Nos Brasileiros de 1985, 1998 e 1999 precisava de vencer e torcer por outros placares para chegar à fase final. Elas não vieram e o Fla ainda não fez a sua parte em algumas ocasiões. Também está na memória do rubro-negro o estadual de 1994, onde o Flamengo dependia de um empate no jogo entre Vasco e Fluminense para se sagrar campeão. O cruz-maltino fez 2 a 0, foi tricampeão e o Fla ficou com o vice.

Histórias não faltam de momentos em que o Flamengo e outros times desafiaram os números (quem não se recorda das arrancadas do Fla em 2007 e do Flu em 2009 no Brasileiro?) e conseguiram triunfar, ou não! Logo mais, é um olho no Engenhão, outro no Defensores del Chaco e coração na boca! Aguardemos!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Banana Dinamite

Beira à comédia pastelão a desmedida reação de Roberto Dinamite após a derrota para o Flamengo sábado! Primeiro porque, a meu ver e no entender de muita gente gabaritada, não houve penalidade no limitado Thiago Feltri (ele pula antes da chegada do pífio Welinton) e a marcação do pênalti em Léo Moura é absolutamente indiscutível! Como diria o jornalista Marcelo Barreto, "foi muito pênalti". Portanto não há o que reclamar ou chorar!

E aos vascaínos (não foram todos) que corroboram com a atitude intempestiva do banana Roberto Dinamite, cabe lembrar que quando o presidente da Federação era Eduardo Viana o Vasco ganhou um Carioca com direito a W.O. e outros desmandos absurdos, sem falar no treinador do Itaperuna que abandonou o futebol em 1997 depois de seu clube ser descaradamente roubado em São Januário, tudo capitaneado pelo "saudoso" Caixa D'Água e seu inseparável companheiro, Eurico Miranda. É triste, mas o Vasco paga pelos anos de opressão de Eurico. Não que o clube tenha sido prejudicado nessa ocasião (como de fato fora nos duelos contra o Flamengo no Brasileirão em 2011), mas todo castigo ainda é pouco!

Quanto a Roberto Dinamite, que trate de explicar o que acontece na base do Vasco, que se configura numa vergonha para a grandiosa história do clube, com direito até a morte de um inocente garoto por falta de alimentação (!?) E o que falar sobre o superfaturamento na venda de pacotes de turismo para a final da Copa do Brasil em Curitiba ano passado? Roberto, ao invés de balbuciar lamúrios após derrotas, poderia nos explicar a quantas andam as finanças do Vasco, sabidamente combalidas e que culminam com atrasos em salários do time e a venda do passe do ídolo Dedé a um grupo de investidores!

Será que Roberto Dinamite também vai ser machão para responder a estes questionamentos? Claro que não, porque não passa de um frouxo!

O resto é mimimi.... Sem mais para o momento!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Atravessou o Samba

Ronaldinho Gaúcho, logo que fora contratado pelo Fla, escolheu sua trilha sonora favorita, para um clip que o Esporte Espetacular exibiria: "O show tem que continuar", bela música composta pelo saudoso Luiz Carlos da Vila. O show de Ronaldinho em campo a gente parou de ver há algumas temporadas. Mas seu excelente desempenho nas noites e pagodes cariocas estão todos os dias nas páginas dos jornais. Nada contra, mas ele ganha 1,3 milhões por mês para tocar pandeiro? Eu não creio!

A verdade é que o Flamengo vem colecionando vexames (sim, VEXAMES) a cada Libertadores que disputou desde 2002. E aí a culpa não é somente de Ronaldinho, Joel e da atual diretoria. Sempre escorado em seu gigantismo e no otimismo de sua torcida, as pessoas que comandam o Fla tratam o futebol como se este fosse uma brincadeira! E como disse um dia João Havelange, futebol é coisa muito séria, pelo menos aqui no Brasil.


Quando o assunto no Fla é a Libertadores o amadorismo toma ares de galhofa. Relembremos... Em 2007 o Fla caiu para o inexpressivo Defensor após tomar um sacode por 3 a 0 no Uruguai, com direito a briga dentro do vestiário protagonizada por Juninho Paulista. No ano seguinte sucumbiu diante do América-MEX em um episódio que todos sabem como se sucedeu. Em 2010 o Fla, diante de 80 mil pessoas no Maracanã, foi inteiramente dominado pelo Universidad de Chile, com direito à atraso da delegação rubro-negra para chegar ao jogo devido ao trânsito carioca. É ou não é um escárnio?

Neste 2012 o Fla tem uma mínima chance de passar. Matematicamente eu até acho plausível um empate entre Olímpia e Emelec, mas o Fla vencer o Lanús em casa é que são elas! Como o torcedor pode confiar numa equipe que leva seis gols do Olímpia (o mesmo que tomou um sacode do Lanus) e três no mesmo jogo do inexpressivo Emelec, que havia marcado apenas um em toda a competição?

O Flamengo precisa descer do salto em que se encontra há pelo menos vinte anos e perceber que não é porque tem tantos títulos e a maior torcida do mundo isto basta! Não, não basta! Tem de haver planejamento, seriedade, foco e acima de tudo ATITUDE! Não é admissível que jogadores que joguem pelo Flamengo entrem em campo borrados de medo contra quem quer que seja, ainda mais contra um Emelec! Se não acordar o Fla corre o risco de viver de seu grandioso passado, o que a maior legião de adeptos do planeta decididamente não merece!