segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Maraca é nosso?

O novo Maraca em nada lembra o velho...

 Muito se falou sobre a "reabertura" do Maracanã, que aconteceu no último sábado, 27. Os mais saudosistas lamentaram a morte do velho Maraca, onde o rico e o pobre se encontravam no Rio, em prol do futebol. Os defensores de que era preciso renovar se encantaram com a beleza do novo estádio, que é inegável que ficou lindo, mas fecharam os olhos para o inacabamento de uma obra que já teve sua entrega adiada três vezes. E tenho cá minhas dúvidas que ele fique realmente pronto até o fim de maio, data limite estipulada pela Fifa para a Copa das Confederações.


O grande cerne desta questão, na minha opinião, está calcado em dois pilares gravíssimos. O primeiro deles é o assustador desperdício de dinheiro público para um objetivo supérfluo em um país que ainda tem uma saúde doente e uma educação primária. As obras do Maracanã custaram próximo de R$ 1 bilhão desde 2005 até hoje. E com sua privatização nem 50% deste valor será recuperado. Ou seja, R$ 500 milhões de dinheiro público foi pelo ralo. E não há conforto ou modernidade que justifique tal desperdício. E nem Copa do Mundo.

O outro fator, de ordem sociológica e ideológica e, portanto, menos grave, é a latente elitização que engole o futebol brasileiro desde o início deste século. E esta obra do Maracanã é um ponto definitivo neste aspecto. A geral não existe mais, a arquibancada foi definitivamente substituída pela cadeira numerada, famosa na canção "O campeão", de Neguinho da Beija-Flor. O novo Maracanã ficou belo, mas será para poucos, muito pocos.

Dilema tricolor

O técnico Abel Braga vive um dilema decisivo nesta altura da temporada. E tudo dependerá do resultado diante do Emelec no Equador nesta quarta. Se vencer bem, poderá usar o que tem de melhor na final da Taça Rio contra o Botafogo, que é favorito e tem a vantagem de empatar para ficar com o título. Mas e se o Fluminense precisar fazer o resultado na outra semana contra os equatorianos? Abel poupará seus principais jogadores diante do Bota? Vale lembrar que em 2012, Abel sacrificou Deco para ficar com o título Carioca, mas perdeu o meia para o jogo de volta contra o Boca pelas quartas da Libertadores e acabou eliminado. Valeu a pena?

Começou bem

Como era esperado, o deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMDB-RJ) foi eleito o novo presidente da agremiação. E suas primeiras medidas foram acertadíssimas, as contratações da carnavalesca Rosa Magalhães (campeã do carnaval 2013 com a Vila Isabel) e do coreógrafo Carlinhos de Jesus, que volta à escola onde fez seus melhores trabalhos. Que todos tenham boa sorte na recondução da Velha Manga aos caminhos das vitórias...

Falando nisso, PARABÉNS ESTAÇÃO PRIMEIRA !

Mequetrefes

Precisavam reabrir o principal estádio do Brasil na Copa com este amistoso sem sal entre amigos do Ronaldo e amigos do Bebeto? Deixaram de fora os maiores nomes que fizeram a história do Maraca! Bola fora.....

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Em que planeta vive Felipão ?

O empate do Brasil diante do Chile no novíssimo e moderno Mineirão não deve ser levado à ferro e fogo porque alguns de nossos principais jogadores não puderam atuar, pois o duelo não foi em uma data oficial da Fifa. Só que mesmo assim arrancar um ponto diante do outrora freguês Chile, tendo sido dominado a maior parte do encontro é algo constrangedor. Ainda mais preocupante é notar que as convicções que Felipão tem de futebol são mais apropriadas aos anos 2000.

Felipão tem convicções táticas da década passada. (Foto: Karime Xavier/Folhapress)

A entrevista que nosso treinador deu essa semana para o jornal Folha de São Paulo é estarrecedora. Entre outros absurdos, Felipão afirma que volante com caraterísticas de boa saída de bola é bom apenas para imprensa, que nosso time está no nível dos principais favoritos à Copa e assegura que prefere a seleção de 1994 à de 1982, pois a primeira foi vencedora. E bradou, depois que o Barcelona foi humilhado pelo Bayern de Munique da Champions League, "quero ver agora pedirem para o Brasil jogar como eles". Como se tudo que os espanhois fizeram nos últimos cinco anos fosse desprezível.

A realidade é que a escolha de Felipão para treinar o Brasil foi um tremendo tiro no pé de dona CBF. Seus conhecimentos táticos, de que é preciso volantes marcadores, laterais velozes e atacantes altos, podiam funcionar lá em 2002, mas em pleno 2013, estão totalmente ultrapassados. Será que Felipão assiste os jogos da Champions League ?

Massacre Alemão

Falando na principal competição interclubes do mundo, o que dizer dos dois autênticos bailes de bola aplicados pelos alemães do Bayern de Munique e do Borussia Dortmund aos poderosos espanhois do Barcelona e do Real Madrid? Em dois jogos, 8 a 1. Aquilo sim é um futebol  moderno, com volantes inteligentes, atacantes rápidos, goleadores e aplicados taticamente. A Alemanha joga hoje o melhor futebol do mundo e pode ser tetra campeã do mundo em pleno país do futebol.

A titulo de curiosidade para os superticiosos: O Brasil foi tetra em 1994, 24 anos depois de ser tri em 1970. A Itália também esperou os mesmos 24 anos até ser tetra em 2006. A Alemanha, tricampeã em 1990, completa 24 anos na fila em 2014. Xiiiiii......

Perguntar não ofende

Esquecendo a questão salarial e financeira, e atendo-me apenas no aspecto técnico, questiono o seguinte: será que Ibson está tão mal assim que nem na reserva deste Flamengo ele tem futebol para estar?

Em tempo...

Muda Mangueira !!!!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Todo carnaval tem seu fim

A acachapanta e inconteste goleada aplicada pelo Bayern de Munique sobre o Barcelona nas semifinais da Champions League na última terça-feira, 23, acendeu uma discussão no mundo do futebol. Teria acabado a era  Barcelona, que encantou o mundo entre 2008 e 2012? A nova ordem mundial do futebol teria nos alemães da Baviera os novos donos da bola? Talvez seja precipitado analisar apenas porque os catalães sofreram uma inesperada derrota por 4 a 0, já que seu principal astro, Lionel Messi, está lesionado. O Barcelona não sofria derrota deste tamanho desde 2007.

Mas eu considero sim que vivemos um período transitório no futebol. O Barcelona, desde que perdeu o treinador Josep Guardiola, passou a ser um time, ainda que no seu nível de excelência, muito mais possível de ser batido que outrora. Tanto que basta recordarmos três momentos chave desde a saída de Guardiola. A eliminação para o Chelesa na Champions League 2011-2012, as derrotas para o Real Madrid já na atual temporada e a categórica derrota para o Bayern de Munique.

Messi assiste à festa alemã! Fim de uma era? (Foto: AP)
   


A história do futebol nos conta que todo grande esquadrão que marcou época teve seu período de auge e de queda. O Santos de Pelé perdeu do Corinthians, algo que jamais havia acontecido, em 1968 marcando o fim de uma era. O Flamengo dos anos 80, já sem Zico, perdeu um título carioca para o Fluminense em 1983 marcando o início do fim daquele time de sonhos. Pode ser que a derrota do Barça seja o marco zero de uma nova era.

O que não se pode esquecer e nem questionar é o lugar que esta geração do Barcelona tem na história do futebol. O encanto que causaram Messi, Iniesta, Xavi e companhia, tudo com o comando de Josep Guardiola, nos amantes do futebol está para sempre gravado nos anais do futebol. E como se diz na gíria do futebolês, ele é cíclico. Guardiola agora irá assumir o Bayern, que já joga um futebol tão vistoso como aquele Barcelona e ainda possui a aplicação tática da escola alemã. 

Parece que chegou a quarta-feira de cinzas para o Barcelona! Até o próximo carnaval....

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Salvem a Portela

Portela, querida Portela, razão da vida de dez entre dez portelenses, como diz um dos zilhões de antológicos sambas exaltação. Você, Majestade do Samba, que completa hoje 90 anos, possui o respeito que todos que chegam a essa idade merecem. Continua elegante e as marcas do tempo quase não se notam, externamente.

Mas você sabe que por dentro está doente, tem um câncer já em estágio avançado. O tumor Nilo precisa ser tratado com um tratamento de choque. O melhor remédio vem das mãos de seu filho mais ilustre, com todo o respeito que qualquer baluarte seu mereça, mestre Monarco. Todo portelense deve estar sempre ao lado dele. Porque Monarco não é um portelense, ele é a Portela.

Falar de sua história, cheia de páginas belas Portela? Não preciso, afinal, se eu for falar de você, eu hoje não vou terminar! Mais 90 anos de vida, e que esteja saudável a partir daqui!

Salve a Portela!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Gigantes feridos

Eu não me recordo em um passado recente de fases tão macabras envolvendo (ao mesmo tempo) os rivais cariocas Flamengo e Vasco. Ambos estão precocemente eliminados do Estadual de maneira melancólica e possuem times que estão há anos luz de suas tradições. Os vascaínos possuem apenas um ponto na Taça Rio e já amargam duas goleadas sofridas em clássicos. Os rubro-negros somaram cinco pontos no segundo turno, mas as derrotas para Audax e Resende sacramentaram a eliminação do maior campeão estadual do Rio.

O alento para os rubro-negros, ao menos por enquanto, é o discurso de reestruturação do clube prometido pela nova diretoria, com vistas a recuperar a credibilidade do Flamengo e recolocá-lo no caminho das glórias de outrora. Para os rivais vascaínos o horizonte pode ser ainda pior. Com um time muito fraco dentro de campo e o presidente Roberto Dinamite completamente perdido, o Gigante da Colina já é apontado como candidato ao rebaixamento no Brasileiro. Sem dinheiro para investir em reforços, o torcedor vascaíno terá um ano de muito sofrimento pela frente. E os rubro-negros também!

Tensão no Flu

Sem Deco, Thiago Neves, Wellinton Nem e agora Fred, o Fluminense vê seu time se enfraquecer justamente nos momentos decisivos do primeiro semestre. Uma derrota nesta quarta para o Grêmio pode tirar o clube da zona de classificação da Libertadores e obrigar a uma vitória na última rodada contra o Caracas. Isso sem falar nas finais da Taça Rio. Vale lembrar que em 2012, Abel Braga não poupo jogadores no Estadual, que acabou vencendo, mas sacrificou a classificação na Libertadores.

Bota Abaixo do Século XXI

No início do Século XX, o então prefeito do Rio, Pereira Passos, promoveu na cidade inúmeras obras que trouxeram inúmeras melhorias e avanços. Dentre elas o surgimento da Avenida Central (hoje Avenida Rio Branco). Mas o carioca pagou um elevado preço com as intervenções. O mais caro foi o surgimento das favelas, devido à "limpeza" étnica promovida pela prefeitura no centro da cidade. O período ficou conhecido como "Bota-Abaixo".

O novo Maracanã! Que preço pagaremos?




Pois mais de cem anos depois, o prefeito Eduardo Paes pretende ser um novo Pereira Passos. Com os grandes eventos que se avizinham, o Rio é um enorme canteiro de obras. Mas para isso, a prefeitura vem promovendo nova "limpeza" na cidade. Vide o que foi feito no Mudeu do Índio e a futura demolição da escola Friendereinch. Tudo isso para que? Criar estacionamentos para o Maracanã na Copa e Olimpíadas. Vergonhoso !!


O Maraca é nosso?

É nesta quinta, 11, que saberemos quem administrará o Maracanã pelo próximo ano. E é bom ficar de olho.

Constrangedor

A entrevista do ministro do esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP), ao programa Roda Viva da TV Cultura, desta segunda-feira, 08, pode ser resumida em uma palavra: Constragimento! 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O irresistível Galo

Já classificado com sobrar para as oitavas da Copa Libertadores, o Atlético segue atropelando sem dó nem piedade seus adversários. A vítima da vez foi o Arsenal-ARG, que já havia sido massacrado por um impiedoso 5 a 2 na Argentina e sofreu novo revés, desta vez em Belo Horizonte, pelo mesmo placar. Para terminar com a melhor campanha da primeira fase, o Galo precisa de uma vitória simples sobre o São Paulo na última rodada. Mas pode conseguir o feito sem entrar em campo, caso o Velez-ARG perca pontos até lá.
Ronaldinho vem jogando o fino.

O segredo do Galo na minha visão é seu quarteto ofensivo, com o craque Ronaldinho, o promissor Bernard, o matador Diego Tardelli e o guerreiro Jô. Todos iniciam a marcação ainda no campo de defesa do adversário. O Atlético joga com uma intensidade ofensiva que impressiona. E quando atua no Independência é quase impossível o adversário respirar (já são 43 partidas sem perder em casa). Na fase de mata-mata tudo muda, mas o Galo de Cuca é o time a ser batido no momento.

E a certidão do futebol ?

A nova diretoria do Flamengo vem trabalhando muito bem nos bastidores e conquistou uma enorme vitória fora das quatro linhas, no afã de moralizar o clube. O anúncio de que conseguiu todas as certidões negativas de débito com a União permite ao Fla receber incentivos e patrocínios de estatais. Nos bastidores da Gávea fala-se em uma proposta da Caixa Econômica Federal com valores de R$ 35 milhões por ano. Superiores ao que o banco paga ao Corinthians.

Entretanto dentro de campo a coisa continua muito negativa. O time não tem nenhum padrão de jogo e vive dos lampejos individuais dos ainda verdes Rafinha e Rodolfo. Para sonhar com títulos ou boas campanhas no Brasileiro e na Copa do Brasil o elenco precisa de ao menos seis nomes de qualidade, que cheguem para tomar conta da posição. A zaga é pífia, o meio não existe e o ataque ineficiente. Há muito o que fazer dentro de campo também.

Samba das cadeiras

Desde que acompanho o mundo do samba e do carnaval, há quase 20 anos, eu jamais vi um período de pós-carnaval tão movimentado. A dança das cadeiras atingiu seu ápice com um troca-troca envolvendo as poderosas Vila Isabel e Unidos da Tijuca. Os casais de mestre-sala e porta-bandeira trocaram de casa e a Vila perdeu Tinga, o intérprete, para a Tijuca. Em contrapartida Gilsinho, ex-cantor da Portela, é o novo puxador da azul e branco da Zona Norte. Isso porque ainda estamos em abril. O ritmo da dança, claro, é o samba....

Coincidência?

Só eu estou achando estranho que essa interdição do Engenhão tenha acontecido às vésperas da licitação do Maracanã ?

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O caminho não é mais tão curto

A Copa do Brasil foi criada em 1989, nos moldes das copas europeias, e passou a dar ao seu campeão uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Por contar com várias equipes de pouca expressão no cenário nacional, usou-se dizer por aqui que o caminho mais curto para chegar à principal competição das Américas era ganhar o torneio nacional. Desde 2001 os clubes que disputavam a Libertadores não podiam jogar a Copa do Brasil, tornando o caminho ainda mais fácil para os grandes, apesar de algumas zebras que aconteceram ao longo desses 25 anos.

Mas a partir da edição de 2013, a grande novidade é o retorno das equipes que disputam a Libertadores. Elas só entrarão na competição a partir do segundo semestre, quando a Libertadores já terá terminado. Terão acesso diretamente à fase de oitavas de final e se unirão aos demais nove classificados das fases preliminares e ao Vasco, que herdou do São Paulo a vaga, já que o tricolor irá disputar a Sul-Americana e está impedido de jogar a Copa do Brasil, por uma questão esdrúxula de nosso calendário. Aliás, quem estiver na fase final da Copa do Brasil e também tiver vaga garantida na Sul-Americana, vai ceder a vaga, uma vez que as competições acontecem de forma simultânea. 

Em 2012 o título ficou com o Palmeiras

Por contar com os melhores times do país, a Copa do Brasil deixa de ser um atalho tão fácil para a Libertadores. Como exemplo, basta lembrar a edição de 2012, vencida pelo Palmeiras com um time muito limitado e que acabou rebaixado no fim da temporada. A partir deste ano esta situação fica bem difícil de se repetir, apesar de estar longe de ser descartada.

Como a competição só termina em novembro, é cedo para apontar favoritos. Mas é impossível deixar de fora os times da Libertadores, principalmente Atlético-MG, Fluminense, Corinthians e Grêmio. Dos que terão de jogar já nas fases iniciais destaco Cruzeiro, Botafogo, Internacional e Santos. Flamengo, Vasco e Palmeiras correm por fora e precisarão se reforçar muito se sonham com o título.

Que comece a democrática e surpreendente Copa do Brasil !