quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A bipolaridade rubro-negra

A torcida do Flamengo e o próprio clube recebem muitas alcunhas devido à enorme mania de grandeza que os cercam. Algumas são positivas, outra negativas. Faz parte. Mas nenhuma delas é tão justa quanto à bipolaridade tanto da instituição como do seu torcedor. É usual ver no rubro-negro um exagerado desespero no caso de derrotas e uma alucinante empolgação no caso de vitórias.

Senão vejamos o que aconteceu nos últimos dias e vem sendo uma tônica na temporada 2013, devido ao processo de formação de um time limitado. O Flamengo goleou o campeão da Libertadores (Atlético-MG) por 3 a 0 no domingo, 04. Apenas três dias depois jogou muito mal diante da fraca Portuguesa e foi castigado com um empate na bacia das almas, com direito a gol do goleiro Lauro, aquele mesmo que marcou no próprio Fla quando atuava pela Ponte Preta no Brasileiro de 2003, nas mesmas circunstâncias.

Euforia x Depressão. O Flamengo no divã!

Depois da vitória contra o Galo foi aquela empolgação nas redes sociais, chegando ao cúmulo de menosprezar um time que acabou de provar que é disparado o melhor do continente. Exagero típico do rubro-negro. Com o jogo da Lusa foi o oposto, o empate com gosto de derrota fez muito torcedor sacramentar que o clube dessa vez não escapará do rebaixamento e que os atletas comandados por Mano Menezes são um bando de perebas. Percebem a bipolaridade?

A realidade é que o elenco do Flamengo está longe das tradições gloriosas do rubro-negro, é forçoso reconhecer. Mas também não é esse bando atroz de pernas de pau que a torcida acredita nos momentos ruins. Mano, ao assumir o clube, pediu cinco reforços. Já chegaram Marcelo Moreno, André Santos e Chicão. Nomes experientes e consagrados. Restam um meia, o caso mais urgente, e um atacante que jogue pelo lado. Um elenco limitado que vai sim intercalar vitórias com derrotas, devido à sua inexperiência e fraquezas, como deixou claro o gol da Lusa

Tanto o desespero quanto a euforia, tão rubro-negros quanto seus mais de 40 milhões de torcedores, não podem servir de parâmetro.  

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Agora é pra valer !!!



A Copa do Brasil começa de verdade a partir de agora. O sorteio dos confrontos sorriu para Corinthians, Vasco e Inter, que pegaram as carne assadas Luverdense-MT, Nacional-AM e Salgueiro-PE. Os grandes têm obrigação de avançar.

Teremos dois confrontos entre mineiros e cariocas que na minha visão serão os mais eletrizantes. O Botafogo, em ótimo momento, encara o Galo, campeão da América. Imprevisível! O Flamengo tem o Cruzeiro pela frente, com os mineiros vivendo ótima fase e o rubro-negro se reconstruindo. Dois jogaços, que eu espero que aconteçam nos templos Mineirão e Maracanã!

Um outro confronto interessante e que opõe dois gigantes será Grêmio x Santos. As duas equipes não vivem bom momento e nem de longe lembram os times de 2010, quando na mesma Copa do Brasil fizeram um confronto épico. Na ocasião deu Santos. Nessa acho o Grêmio ligeiramente favorito.

Fechando os duelos teremos Palmeiras x Atlético-PR que, apesar do Verdão estar na Segundona, tem mais time e tradição e acredito que passe. O duelo Fluminense x Goiás pode ser perigoso para o tricolor, caso o time de Luxemburgo continue a atuar de maneira desinteressada como vem fazendo. O time do Goiás é certinho e tem o rechonchudo, porém matador, Walter.

Os confrontos, agrupados pelas chaves sorteadas:

Corinthians* x Luverdense (Favorito: Corinthians)
Santos x Grêmio* (Favorito: Grêmio)

Internacional x Salgueiro* (Favorito: Internacional)
Palmeiras x Atlético-PR* (Favorito: Palmeiras)

Fluminense x Goiás* (Favorito: Fluminense)
Vasco* x Nacional (Favorito: Vasco)

Botafogo x Atlético-MG* (Favorito: Impossível determinar)
Cruzeiro x Flamengo* (Favorito: Cruzeiro)


* Times que fazem a partida de volta em casa !