quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Balanço do Brasileirão 2010

Assim como fiz aqui no blog em 2009, resolvi repetir a dose este ano e bolar uma espécie de balanço final do Brasileirão que se encerrou no último domingo. Como também aconteceu em 2009 eu me meti a dar uma de "Mãe Dinah" e dar pitacos sobre o que achei que fosse acontecer em termos das disputas de título, vagas para Libertadores e Sul-Americana e Rebaixamento. E se ano passado o resultado foi mediano, desta vez ele foi catastrófico!


*Briga pelo título: Cruzeiro, Santos, Flamengo e Grêmio.

Em 7 de maio eu afirmei que Cruzeiro, Santos, Flamengo e Grêmio duelariam pelo caneco. Errei feio. Apenas os mineiros chegaram a brigar de fato pelo título e terminaram com o vice-campeonato. O Santos, desmanchado e garantido na Libertadores, fez figuração e terminou apenas na oitava colocação. Campeão no ano passado, o Flamengo fez a pior campanha de uma equipe vencedora no ano anterior, terminou em 14º lugar e pode ficar de fora até da Sul-Americana. O Grêmio não chegou a brigar pelo título, mas teve uma bela arrancada no segundo turno e terminou na quarta posição e pode se garantir na Libertadores se o Goiás perder a Copa Sul-Americana.

*Vagas pra Libertadores: São Paulo, Inter, Atlético-MG e Corinthians.

Como o post de apresentação do Brasileiro foi feito antes da definição da Libertadores, eu apostei que o Inter brigaria por uma das vagas. Mas os gaúchos garantiram a vaga cpom a conquista do torneio continental e também usaram o Brasileiro para se preparar para o mundial, terminando na sétima posição. Depois de disputar a principal competição das Américas sete vezes seguidas, o São Paulo fez a pior campanha desde 2005, terminando na nona colocação. O Corinthians acabou brigando pelo título e garantiu-se na Libertadores com o terceiro lugar. O Atlético-MG brigou contra o rebaixamento até as últimas rodadas e acabou apenas na 13ª posição.

*Vagas pra Sul-Americana: Botafogo, Fluminense, Palmeiras, Vasco.

No post de abertura da competição eu acabei por subestimar o campeão brasileiro Fluminense, que fez uma campanha regular, mantendo-se quase que o tempo todo na ponta e garantindo o título de campeão depois de 26 anos de jejum. O Botafogo, surpreendentemente, lutou pela Libertadores até a última rodada, mas ficou mesmo com a vaga na Sul-Americana. Vasco e Palmeiras fizeram um campeonato morno, sem sustos e chances de uma posição acima da intermediária.

*Zona da Marola: Goiás, Atlético-GO, Avaí e Vitória.

Naquela regição em que ninguém vai a lugar nenhum e nem cai para a segundona, acabei "cravando" duas equipes rebaixadas: Goiás e Vitória. As outras duas também brigaram até o final, escapando nas últimas rodadas. Como o Brasil vai ter seis vagas na Libertadores e oito na Sul-Americana em 2011, a zona da marola ficou com apenas duas vagas (Avaí e Atlético-GO) mas po0de terminar com três, caso o Goiás conquiste a Sul-Americana e o Flamengo perca a vaga na competição continental.

*Briga contra o rebaixamento: Guarani, Ceará, Atlético-PR, Prudente.

Neste tópico acabei acertando dois dos rebaixados: Guarani e Prudente. Os demais em nenhum momento se sentiram ameaçados. O Ceará chegou a liderar a competição e terminou na zona de classificação da Sul-Americana. Vai disputar uma competição internacional depois de 16 anos. O Atlético-PR chegou até a frequentar a zona de rebaixamento no início mas arrancou e disputou vaga na Libertadores até a 37ª rodada, terminando o campeonato na quinta colocação e garantindo a primeira das vagas na Copa Sul-Americana.

*Subirão da Série B para a A: Santo André, Portuguesa, Ipatinga e Sport.

No acesso para a Série A em 2010, acabei errando todas as vagas. Sem nenhuma equipe de ponta como nos últimos anos, a competição trouxe de volta equipes com tradição no cenário nacional: Bahia, Coritiba, Figueirense e América-MG, que estava afastado da elite havia nove anos. A disputa da elite em 2011 promete ser das mais equilibradas dos últimos tempos.

*O craque do campeonato: Paulo Henrique "Ganso" (Santos)

Acredito que nove entre dez torcedores ou especialistas apostariam no camisa dez santista para craque da competição. Mas quis o destino que ele sofresse uma lesão no meio da competição e ficasse impossibilitadio de ser o protagonista da competição. Vaga que couba a Conca. O argentino conduziu o tricolor carioca ao título e recebeu com justiça o prêmio de craque do Campeonato Brasileiro de 2010.

*O artilheiro: Diego Tardelli (Atlético-MG)

Um dos artilheiros da edição de 2009, Tardelli acabou engolido pelo mau momento do Atlético-MG e marcou apenas dez gols nesta edição do Brasileirão. O goleador do Brasileirão em 2010, com folgas, foi Jonas do Grêmio. Ele marcou 23 gols, seis a mais que Neymar, o segundo colocado. Foi o maior número de gols de um artilheiro do Brasileirão desde 2004. O atacante foi decisivo na arrancada do Grêmio no segundo turno, que culminou com o título simbólico da segunda parte da competição.

*A revelação: Diego Renan (Cruzeiro)

Na premiação da CBF, o troféu de revelação ficou com Bruno César do cOrinthians. Foi merecido. Mas o lateral-esquerdo Diego Renan do Cruzeiro fez um belo campeonato e acabou indicado como um dos três laterais de sua posição ao fim da competição. Não foi a maior revelação, mas se destacou positivamente.

A edição de 2010 do Campeonato Brasileiro serviu para confirmar o bom momento que vive o futebol carioca dentro das quatro linhas. Depois da conquista do Flamengo em 2009, o Fluminense renovou o título do estado e quebrou um jejum de 26 anos não só sem conquistas de Brasileiro suas, mas também rompeu um jejum de quase três décadas em que os cariocas não venciam dois brasileiro em sequência. O resgate não se deu apenas com o título tricolor, mas também pelo fato do Botafogo ter brigado o tempo todo na parte de cima da tabela. As má campanhas de Flamengo e Vasco acabaram sendo a mancha na edição deste ano para os cariocas. Sem estrutura, os clubes do Rio provam que futebol se ganha é com jogador. A perspectiva para 2011 é das melhores.

Que venha o Brasileirão 2011. o mais equilibrado do planeta bola!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Você como Mãe Dinah é uma piada. Também quem mandou apostar em Flamengo na disputa pelo título e no Atlético-MG na Libertadores? hahaha
Concordo quando vc diz que jogador é que ganha título.
Parabéns ao futebol carioca pelo bicampeonato brasileiro