segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CBF reconhece títulos anteriores ao Brasileirão

Acabou a discussão. Acostumada a fazer lambanças, a CBF marcou um golaço e reconheceu como legítimos campeões brasileiros os vencedores das Taças Brasil e Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) antes de 1971. A medida era uma antiga reivindicação de clubes que foram vencedores destes torneios, que de fato representavam a principal competição nacional à época.

Com a decisão, Flamengo e São Paulo deixam de ser os clubes com mais conquistas de brasileiros (ambos têm seis títulos) e dão lugar a Santos e Palmeiras, que se dividem na ponta com oito títulos nacionais. A medida favorece ainda o atual campeão brasileiro Flumiense, que chega a três títulos, o Bahia, o Botafogo e o Cruzeiro, que de um título passarão a ter duas conquistas nacionais cada.

E se antes Pelé amargava a mancha em sua vitoriosa carreira de jamais ter vencido um título brasileiro, agora o rei do futebol se torna também o maior vencedor de títulos nacionais, com seis conquistas, ao lado de Coutinho, Lima, Mengávio e Andrade. A medida faz com que o Bahia e não mais o Atlético Mineiro seja agraciado com o título de primeiro campeão brasileiro da história, já que o time nordestino venceu a primeira edição da Taça Brasil em 1959 em cima do Santos de Pelé.

A Taça Brasil foi criada um ano depois do primeiro título mundial do Brasil, em 1958, com o intuito de reunir os campeões estaduais do país e gerar uma forma de classificatória para a recém criada Taça Libertadores da América, em 1960. Em sua primeira edição, o representante brasileiro foi o Bahia, vencedor da primeira edição. Botafogo, Cruzeiro e Palmeiras também venceram a competição ao longo de nove anos de disputa. Mas o Santos de Pelé foi o grande vencedor da Taça Brasil com cinco conquistas consecutivas, o que faz do time praiano o maior vencedor de títulos nacionais consecutivos na história.

A partir de 1967, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa passou a ser a principal competição nacional e a Taça Brasil (em 1967 e 1968) passou a dar uma vaga nesta competição, que durou até 1970, quando deu lugar ao atual Brasileirão em 1971. Palmeiras, duas vezes, Santos e Fluminense conseguiram vencer a competição, que também dava vaga na Taça Libertadores do ano seguinte.

A acertada decisão da CBF reestruturou a geografia de conquistas nacionais e coroou o estado de São Paulo como o maior detentor de tpitulos nacionais em todos os tempos, com nada menos que 27 conquistas. Vencedor dos dois últimos brasileiros, o Rio de Janeiro possui agora 15 títulos. Atrás dos dois vêm Rio Grande do Sul (cinco títulos), Minas Gerais (três), Paraná (dois), Bahia (dois) e Pernambuco (um).

Confira na lista abaixo como fica o ranking dos clubes campeões brasileiros. Agora são 18 os clubes campeões brasileiros:

1º: Santos e Palmeiras - 8 títulos

3º: Flamengo e São Paulo - 6 títulos

5º: Corinthians e Vasco - 4 títulos

7º: Internacional e Fluminense - 3 títulos

9º: Grêmio, Cruzeiro, Botafogo e Bahia  - 2 títulos

14º: Atlético-MG, Guarani, Atlético-PR, Coritiba e Sport - 1 título

3 comentários:

Periquito 70 disse...

Só posso dizer uma coisa: chupa bambi! Tradição não se compra!

Zé Renato disse...

Até que enfim a CBF agraciou os clubes campeões antes de 1971.

Bela medida! Agora só falta a Copa União de 1987! rsrsrsrs

Mauricio Motta disse...

Agora foi criado um padrão e acaba aquela discussão. Santos e Palmeiras são os maiores campeões do Brasil. É uma justiça aquele timaço do Santos.
Agora na relação de campeões tem algo errado. Ou o Flamengo é penta ou o Sport é campeão. Não dápara os dois estarem na lista, atépq o título de 1987 não foi dividido.
Abraços