quarta-feira, 21 de março de 2012

Futebol e Serenidade

A Libertadores ao longo destes mais de 50 anos de existência ganhou a fama de ser uma competição muito dificil, principalmente pela característica que algumas partidas tomaram por serem extremamente pegadas. Não faltam casos de duelos que se transformaram em verdadeiras batalhas, como a decisão da edição de 1981, quando o Flamengo precisou superar além dos jogadores do Cobreloa-CHI, a extrema violência dos atletas chilenos. Quando for defrontar o Libertad-PAR neste quarta, o Vasco terá pela frente este clima. Caberá a seus jogadores cair ou não na pilha adversária.

O jogo, que será disputado no caldeirão de São Januário, tomou ares de guerra, principalmente pelo fato de o Vasco ter sido muito prejudicado pela arbitragem na partida disputada no Paraguai (empate em 1 a 1). Na ocasião, os brasileiros apanharam muito dos jogadores paraguaios, mas não souberam revidar, uma vez que Diego Souza foi expulso ao desferir uma cotovelada no adversário. Outro fator que acirra os ânimos para este jogo, é o fato de que alguns atletas vascaínos teriam sido xingados de macacos pela torcida paraguaia. Dedé acusou os vizinhos de racismo.


Clima tenso que só prejudica um lado: o Vasco. Sim, porque na bola a diferença entre brasileiros e paraguaios é abissal, com vantagem para os cruzmaltinos. Entretanto, se entrar neste clima de guerra, o time do técnico Cristóvão Borges dificilmente conseguirá o seu objetivo, que é vencer. Primeiro porque o Libertad é o time de coração do presidente da Conmebol Nicoláz Leóz e qualquer polêmica de arbitragem tende a ser pró-Libertad. E segundo porque o clube paraguaio têm sido constante nas últimas Libertadores, o que confere maior experiência a eles, por mais incrível que isso possa parecer. Alguns jogadores do elenco vascaíno têm demonstrado não saber jogar a Libertadores.

Entretanto, se o Vasco colocar a bola no chão e a cabeça no lugar, deve sair vitorioso com folgas de São Januário. Ainda mais porque o estádio estará lotado pelos vascaínos que sabem da necessidade de uma vitória contra um adversário direto na luta pela vaga. Em caso de sucesso o Vasco fica com boas chances de avançar às oitavas da Libertadores. Mas caso sofra uma derrota ou arranque apenas um empate, a volta do clube carioca à principal competição das Américas fica próxima de ser tornar um fiasco!

Nenhum comentário: