quinta-feira, 25 de abril de 2013

Em que planeta vive Felipão ?

O empate do Brasil diante do Chile no novíssimo e moderno Mineirão não deve ser levado à ferro e fogo porque alguns de nossos principais jogadores não puderam atuar, pois o duelo não foi em uma data oficial da Fifa. Só que mesmo assim arrancar um ponto diante do outrora freguês Chile, tendo sido dominado a maior parte do encontro é algo constrangedor. Ainda mais preocupante é notar que as convicções que Felipão tem de futebol são mais apropriadas aos anos 2000.

Felipão tem convicções táticas da década passada. (Foto: Karime Xavier/Folhapress)

A entrevista que nosso treinador deu essa semana para o jornal Folha de São Paulo é estarrecedora. Entre outros absurdos, Felipão afirma que volante com caraterísticas de boa saída de bola é bom apenas para imprensa, que nosso time está no nível dos principais favoritos à Copa e assegura que prefere a seleção de 1994 à de 1982, pois a primeira foi vencedora. E bradou, depois que o Barcelona foi humilhado pelo Bayern de Munique da Champions League, "quero ver agora pedirem para o Brasil jogar como eles". Como se tudo que os espanhois fizeram nos últimos cinco anos fosse desprezível.

A realidade é que a escolha de Felipão para treinar o Brasil foi um tremendo tiro no pé de dona CBF. Seus conhecimentos táticos, de que é preciso volantes marcadores, laterais velozes e atacantes altos, podiam funcionar lá em 2002, mas em pleno 2013, estão totalmente ultrapassados. Será que Felipão assiste os jogos da Champions League ?

Massacre Alemão

Falando na principal competição interclubes do mundo, o que dizer dos dois autênticos bailes de bola aplicados pelos alemães do Bayern de Munique e do Borussia Dortmund aos poderosos espanhois do Barcelona e do Real Madrid? Em dois jogos, 8 a 1. Aquilo sim é um futebol  moderno, com volantes inteligentes, atacantes rápidos, goleadores e aplicados taticamente. A Alemanha joga hoje o melhor futebol do mundo e pode ser tetra campeã do mundo em pleno país do futebol.

A titulo de curiosidade para os superticiosos: O Brasil foi tetra em 1994, 24 anos depois de ser tri em 1970. A Itália também esperou os mesmos 24 anos até ser tetra em 2006. A Alemanha, tricampeã em 1990, completa 24 anos na fila em 2014. Xiiiiii......

Perguntar não ofende

Esquecendo a questão salarial e financeira, e atendo-me apenas no aspecto técnico, questiono o seguinte: será que Ibson está tão mal assim que nem na reserva deste Flamengo ele tem futebol para estar?

Em tempo...

Muda Mangueira !!!!

Nenhum comentário: