quarta-feira, 3 de abril de 2013

O caminho não é mais tão curto

A Copa do Brasil foi criada em 1989, nos moldes das copas europeias, e passou a dar ao seu campeão uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Por contar com várias equipes de pouca expressão no cenário nacional, usou-se dizer por aqui que o caminho mais curto para chegar à principal competição das Américas era ganhar o torneio nacional. Desde 2001 os clubes que disputavam a Libertadores não podiam jogar a Copa do Brasil, tornando o caminho ainda mais fácil para os grandes, apesar de algumas zebras que aconteceram ao longo desses 25 anos.

Mas a partir da edição de 2013, a grande novidade é o retorno das equipes que disputam a Libertadores. Elas só entrarão na competição a partir do segundo semestre, quando a Libertadores já terá terminado. Terão acesso diretamente à fase de oitavas de final e se unirão aos demais nove classificados das fases preliminares e ao Vasco, que herdou do São Paulo a vaga, já que o tricolor irá disputar a Sul-Americana e está impedido de jogar a Copa do Brasil, por uma questão esdrúxula de nosso calendário. Aliás, quem estiver na fase final da Copa do Brasil e também tiver vaga garantida na Sul-Americana, vai ceder a vaga, uma vez que as competições acontecem de forma simultânea. 

Em 2012 o título ficou com o Palmeiras

Por contar com os melhores times do país, a Copa do Brasil deixa de ser um atalho tão fácil para a Libertadores. Como exemplo, basta lembrar a edição de 2012, vencida pelo Palmeiras com um time muito limitado e que acabou rebaixado no fim da temporada. A partir deste ano esta situação fica bem difícil de se repetir, apesar de estar longe de ser descartada.

Como a competição só termina em novembro, é cedo para apontar favoritos. Mas é impossível deixar de fora os times da Libertadores, principalmente Atlético-MG, Fluminense, Corinthians e Grêmio. Dos que terão de jogar já nas fases iniciais destaco Cruzeiro, Botafogo, Internacional e Santos. Flamengo, Vasco e Palmeiras correm por fora e precisarão se reforçar muito se sonham com o título.

Que comece a democrática e surpreendente Copa do Brasil !

Nenhum comentário: