terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Balanço do Brasileirão!

No dia 09 de maio de 2009 eu postei aqui neste blog um texto, onde tentei fazer um prognóstico sobre o que aconteceria no Campeonato Brasileiro que se iniciaria naquele sábado. Antes de mais nada, eu errei quase tudo! Mas como só erra o pênalti quem bate, vamos ao que eu disse lá em maio e o que aconteceu:

*Briga pelo título: São Paulo, Inter, Corinthians e Cruzeiro

Neste quesito até que acertei a metade. São Paulo e Inter brigaram pelo caneco até a última rodada. O Inter acabou vice e o São Paulo terminou na 3ª posição. O Cruzeiro acabou abdicando da competição em sua primeira metade, mas arrancou no final e terminou no G4. O Corinthians desmantelou sua equipe, após o título da Copa do Brasil, e não conseguiu mais que um 10º lugar.

*Vagas pra Libertadores: Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Sport

Também não fui tão mal assim. O Palmeiras só perdeu a vaga para a Libertadores na última rodada. Além disso, liderou a competição por 19 rodadas, e foi a equipe que mais vezes esteve no topo. O Flamengo, que não fez um bom primeiro turno, arrancou de maneira impressionante até chegar ao título, que não vinha há 17 anos. O Grêmio acabou sendo uma das decepções deste campeonato e jamais chegou a brigar efetivamente pela Libertadores. O Sport fez muita gente cair do cavalo, pois além de não brigar na parte de cima da tabela, acabou na lanterna e rebaixado para a Série B em 2010.

*Vagas pra Sul-Americana: Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Coritiba, Vitória e Santos
*Zona da Marola: Goiás, Avaí e Santo André

Este tópico merece um esclarecimento. Ninguém briga por vaga na Sul-Americana. As equipes que ficam fora do G4 acabam caindo na Sul-Americana como prêmio de consolação, e a maioria abdica da competição ao escalar reservas. Já as equipes que escapam do rebaixamento, acabam comemorando uma vaguinha em uma competição internacional. Mas no ano seguinte fazem o mesmo das demais: escalam equipes reservas. Portanto em maio eu defini estas equipes como sendo as equipes que fariam mais figuração na competição. Pois bem, Botafogo e Fluminense lutaram até o último instante para não cair. O Atlético-MG acabou surpreendendo e lutou até a 34ª rodada pelo título. O Coritiba esteve sempre próximo da zona de rebaixamento, e acabou por cair na última rodada. Vitória e Santos fizeram figuração durante todo o campeonato. O Goiás chegou a estar no G4 e no fim acabou caindo, mas tirou pontos de Flamengo e São Paulo na reta final. Mas terminou apenas em 9º. O Avaí foi a grande surpresa do campeonato, e se não tivesse um início tão ruim teria chegado ao G4 no final. O Santo André acabou caindo.

*Briga contra o rebaixamento: Barueri, Atlético-PR e Náutico

Fui bem neste tópico. O Barueri jamais brigou contra a queda, o que me surpreendeu. O Furacão só se livrou da queda na 37ª rodada. O Náutico caiu nesta mesma rodada. Sete equipes acabaram pulverizando a briga contra a queda. Além das que eu imaginei estiveram lá o Botafogo, o Fluminense, o Coritiba, o Sport e o Santo André.

*Subirão da Série B para a A: Vasco, Portuguesa, Bahia e Figueirense

O Vasco era barbada. Portuguesa e Figueirense estiveram na briga até o fim, mas morreram na praia. O Bahia, confesso que era mais uma torcida do que realmente uma possibilidade, acabou brigando contra a queda para a Série C. Se juntam ao Vasco na Série A em 2010, Ceará, Atlético Goianiense e Guarani.

*O craque do campeonato: Ronaldo

Esta é uma escolha subjetiva. Mas errei feio. Não há cristo que considere Ronaldo o craque do campeonato, nem o mais louco dos corinthianos. O craque na visão da CBF foi Diego Souza, do Palmeiras. Na minha opinião foi um jogador que nem tinha clube quando o campeonato começou: Petkovic, do Flamengo.

*O artilheiro: Adriano e Ronaldo, empatados

Mais um acerto pela metade. Adriano terminou a competição no topo da tabela de artilheiros, ao lado de Diego Tardelli, do Atlético-MG, com 19 gols. Acredito que a lesão que Ronaldo sofreu na mão, e que o deixou fora por 2 meses, acabou tirando o craque desta briga. Mesmo assim ele marcou 12 gols na competição e foi o principal marcador do Timão.

*A revelação: Taisson, do Inter

Também errei. Na premiação da CBF, Fernandinho do Barueri foi a revelação. Concordo com a escolha. Taisson acabou se perdendo após um belo primeiro semestre, junto com todo o time do Inter. Destacaria também as participações de Diogo Renan, do Atlético-MG e Williams, do Flamengo.

Os premiados da CBF - Análise:

Na noite de ontem a CBF entregou a taça de campeão ao Flamengo, e escolheu o craque do campeonato, a seleção, o craque da torcida, a revelação, a torcida de ouro, o melhor treinador e o melhor árbitro.

*Goleiros: Foram indicados Bruno, do Flamengo, Vítor, do Grêmio e Marcos, do Palmeiras. O escolhido foi Vítor. Concordo com a escolha. Foi o mais regular. Bruno foi decisivo no final da competição, mas falhou muito no 1º Turno. Marcos está muito abaixo do que já foi um dia.

*Laterais-Direitos: Jonathan, do Cruzeiro, levou o prêmio. Léo Moura, do Flamengo, e Vítor do Goiás, foram indicados também. Não concordei com a escolha de Jonathan, apesar de ter feito um bom campeonato. Vítor é o melhor lateral-direito do futebol brasileiro e foi o melhor do campeonato.

*Zagueiros-Centrais: André Dias, do São Paulo (que foi muito vaiado por ter dito que o Flamengo era um time pequeno, durante o campeonato) foi o eleito na votação, que teve ainda Danilo, do Palmeiras e Chicão, do Corinthians. Acredito que Dias venceu mais pela falta de qualidade dos concorrentes do que por sua própria competência.

*Quartos-Zagueiros: Miranda, do São Paulo, é incontestável. Melhor zagueiro do país disparado e melhor do campeonato. Ronaldo Angelim, o herói do hexa do Flamengo e Réver, do Grêmio, foram os outros indicados.

*Laterais-Esquerdos: Júlio César, do Goiás, venceu Kléber, do Inter e Armero, do Palmeiras. Escolha justa, pois Júlio César é muito superior a estes concorrentes. O Goiás tem a melhor dupla de laterais do país.

*Volante-Direito: Não concordei com a escolha de Hernanes, do São Paulo. É um baita jogador, mas fez um campeonato irregular. Williams, do Flamengo, foi o melhor na minha visão. Além deles, Pierre, do Palmeiras, foi indicado. Se não tivesse se machucado poderia levar este prêmio seguramente.

*Volante-Esquerdo: Dois atletas do Inter foram indicados: Guiñazu e Sandro. Além deles, Maldonado, do Flamengo. Guiñazu venceu merecidamente. Foi um dos destaques do Inter. Maldonado esteve muito bem, mas jogou poucos jogos. Mas foi decisivo no hexa do Fla.

*Meia-Direita: Diego Souza, do Palmeiras, era barbada. Fez um ótimo campeonato e destoou na fase ruim do Palmeiras. Foram indicados também Cleiton Xavier, do Palmeiras e Souza, do Grêmio.

*Meia-Esquerda: Outra barbada. Petkovic, do Flamengo, ressurgiu das cinzas e foi, para mim, o craque do campeonato. Venceu Marcelinho Paraíba, do Coritiba e Conca, do Fluminense, que foi o melhor jogador do tricolor na competição.

*Ponta de Lança: Muito merecido o prêmio para Diego Tardelli, do Atlético-MG. Foi disparado o nome do Galo na competição. Fred, do Fluminense, que quando quis jogar foi decisivo, pena que quis apenas no final, e Fernandinho, do Barueri, também foram indicados.

*Atacante: Adriano, do Flamengo, venceu com todos os méritos. Ao lado de Pet foi decisivo para o hexacampeonato. Iarley, do Goiás e Ronaldo, do Corinthians, também foram indicados.

*Treinador: Andrade, do Flamengo, foi o eleito. O homem que mais títulos brasileiros tem na história do futebol, mostrou que é competente, sem precisar ser arrogante. Silas, do Avaí, e Celso Roth, do Galo, também foram merecidas indicações.

*Craque: Como já disse, Diego Souza, do Palmeiras, venceu. Fez um ótimo campeonato, mas não foi mais decisvo que Petkovic, do Flamengo, na minha visão.

*Revelação: Fernandinho, do Barueri, levou com todos os méritos. Dificilmente fica no clube paulista para o ano que vem.

*Craque da Galera: Esta é uma votação popular, onde os torcedores decidem pela internet. Conca, do Fluminense, venceu Pet, do Flamengo e Hernanes, do São Paulo. Acabou sendo justo pelo empenho do argentino ao longo de todo o campeonato.

*Árbitro: Héber Roberto Lopes foi o menos pior, em um Brasileirão marcado por erros inaceitáveis de arbitragem.

*Torcida de Ouro: Como o Flamengo foi o campeão também na média de público, acabou levando, de novo, este prêmio. Mas poderia ter sido feita uma menção honrosa a outras duas torcidas cariocas: Fluminense e Vasco. Aliás que show deu o torcedor carioca em 2009!

Enfim, chegou ao seu final o mais emocionante Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Com 6 equipes pleiteando o caneco, acabou se sagrando campeã aquela que foi decisiva contra os adversários diretos. O Flamengo, nos confrontos diretos, contra os principais concorrentes levou a melhor na maioria. E perdeu poucos pontos para as equipes inferiores. Errou menos, foi campeão.

Decepção para Grêmio e Palmeiras, que tinham times para fazer mais do que fizeram. Surpreendente as campanhas de Avaí e Atlético-MG, apesar de a torcida do Galo ter se decepcionado no final. Era o máximo que o time poderia atingir.

Na parte de baixo menos mal que nenhuma equipe dos grandes centros caiu desta vez. Com a volta do Vasco, as 12 maiores forças do país voltam a disputar a Série A. Uma pena o futebol do nordeste ter apenas um representante. Mas como não acredito em rebaixamento injusto, fizeram por merecer Coritiba, Santo André, Náutico e Sport.

Como sempre ocorre no sistema de pontos corridos, houve justiça em todas as posições!

Que venha 2010!

Nenhum comentário: