domingo, 13 de dezembro de 2009

Porquê Lula é popular?

Nas últimas pesquisas de opinião pública divulgadas pelos principais institutos do Brasil, o presidente Lula aparece com mais de 80% de aprovação. É o maior índice de popularidade de um presidente da república, desde a abertura política, em 1985! E o que mais impressiona é que Lula faz um governo extremamente controverso, até mesmo no que tange à sua relação com a imprensa! Mas porquê Lula é tão popular?

Para quem costuma ler este blog, não é nenhum segredo minhas críticas em relação ao Lula presidente da república (quanto ao Lula líder político, não o que questionar !), principalmente no que diz respeito à postura do chefe de nosso executivo em relação à mídia. Volta e meia Lula joga na imprensa a culpa por alguns índices ruins de seu governo. Mas mesmo assim Lula consegue esses incríveis números de popularidade.

Porquê o presidente é tão popular? Por que ele diz o que o povo quer ouvir!

E ele os consegue por um motivo muito simples. Lula fala direto ao povo. Usa a linguagem que o povo entende. Já era de se esperar, até por que Lula é o primeiro presidente da história a vir diretamente do povo. Vale lembrar que ele foi torneiro mecânico e foi galgando passos até chegar ao posto de presidente.

Na semana passada uma enxurrada de críticas atingiram o presidente, porque ele disse o termo "merda" ao se referir à situação de alguns brasilieiros. Ora, deixemos de sermos hipócritas! Vamos ao contexto: Lula disse que não importava para ele o partido político de alguns líderes do estado do Maranhão, mas sim o que fazia sentido era saber se o povo está na "merda" e tentar mudar esta situação! Esqueçamos a situação partidária, até por que duvido que Lula ignore o partido político de seus colegas ao anunciar investimentos. Mas o foco deste post não é esse.

A elite intelectual do país logo se levantou em coro: "que absurdo! que horror! um presidente não pode falar palavrão! Lula é burro! como esperar outra atitude de um analfabeto?" Ora, me poupem. Quer dizer que nós podemos xingar, mas o presidente não pode? É por isso que Lula tem tanta popularidade meus amigos! Ele poderia ter dito que para ele importava mais era a situação de penúria dos brasileiros, mas preferiu ser curto e grosso: "O povo está na MERDA!"

Lula atinge seu principal público alvo com esta declaração: o povo. E o povo é quem lhe dá o seu melhor feedback: 80% de aprovação! Para desespero dos "pseudo-intelectuais"!

Nenhum comentário: