segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O relato de um torcedor !!!

Antes de mais nada gostaria de deixar claro que este artigo não tem a menor intenção de ser imparcial ou coerente com o que foi a partida. Tenho simplesmente a intenção de relatar a maior emoção que já vivi na minha curta vida, até aqui.

Eu não sou carioca. Sou mineiro. Da cidade de Ubá, interior do estado. Aliás tenho imenso orgulho disso. Mas como minha cidade natal fica mais próxima do Rio de Janeiro do que da capital mineira, BH, muitas pessoas escolheram os times cariocas para torcer. E eu, por influência do meu pai, sou rubro-negro! Sempre ouvi meu pai contar as histórias do lendário time de Zico, na década de 80! Ele teve a sorte de viver no Rio nos anos de 1981 a 1983 e vibrar muito com o Mengão no Maracanã! Eu sempre ouvia essas histórias me perguntando: será que um dia vou ter uma emoção dessas?

Me mudei para o Rio no dia 30/12/2008. Desde então passei a acompanhar, in loco, os jogos do meu time no maior estádio do mundo. Foram 15 jogos que eu acompanhei este ano. E tive a felicidade, e a sorte, de não ver nenhuma derrota do meu time. Assisti a um jogo épico contra o Botafogo na final do Carioca, onde fomos tri-campeões apenas nos penaltis. Assisti o início da arrancada no Brasileiro até o dia histórico que vou levar para sempre em minha memória.


Esse dia começa em 26/11/2009, data que a direção do Flamengo definiu para o início das vendas de ingressos para o jogo Flamengo x Grêmio, que poderia dar ao Fla um título brasileiro após 17 anos na fila! Naquela quinta-feira, o campeonato tinha o São Paulo na liderança, seguido do Flamengo, do Inter e do Palmeiras. Porém, o Fla jogaria contra o Corinthians fora de casa no domingo seguinte, e só uma vitória manteria as chances de título! E daí? Um flamenguista é, antes de tudo, otimista por natureza. Acordei às 6h30 da manhã naquele dia. Fui até à Gávea e me deparei com uma fila de quase 1km! Não desanimei e resolvi esperar. E esperei! Muito! 10 horas para ser mais exato. Após 10 horas eu tinha o ingresso que me garantiria o direito de ver o meu time ser campeão brasileiro! Todos me chamaram de louco! Eu prefiro me achar apaixonado! Apaixonado pelo meu clube! Como outros 35 milhões de brasileiros!



No dia 29/11/2009 o Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 0 e, beneficiado pela derrota do São Paulo frente ao Goiás, chegou à liderança do Brasileiro pela 1ª vez! Na 37ª rodada! Bastaria vencer o Grêmio para comemorar o hexacampeonato (vou poupar a mim e a vocês de contar a história do título de 87, legitimamente vencido pelo Flamengo!). A semana mais longa de toda a minha vida, sem dúvida, foi essa que passou. 7 dias que pareciam meses, anos!

"A maior torcida do mundo faz a diferença"! Mais uma vez !!!

Mas o domingo, 06/12/2009, finalmente chegou! O dia em que o Flamengo poderia ser campeão brasileiro novamente, após 17 anos! E eu poderia assistir a tudo, ao vivo! Acordei as 10 da manhã. Tenso, nervoso, ansioso! Ouvia no rádio a movimentação nos arredores do Maraca. Muitos torcedores que não conseguiram ingresso foram até lá na esperança de conseguir uma entrada. Os cambistas faziam a festa! Ao meio-dia me encontrei com meus amigos e fomos para o Maracanã! Animados e otimistas, mas ao mesmo tempo, tensos, nervosos e ansiosos.

A via crúcis do dia 26/11 iria se repetir, e com requintes de crueldade! Como não consegui ingresso de arquibancada, fui de cadeira. Quando cheguei ao portão 16 para tentar entrar pude sentir na pele como é tratado o torcedor nos estádios de futebol. Policiais despreparados e funcionários perdidos por parte da Suderj (empresa estatal que administra o Maracanã) levavam pânico e terror para uma simles entrada em uma partida. Mas eu não ia desistir ali. Como diz a letra dos Engenheiros do Havaí: "eu não vim até aqui para desistir agora...". Me lembrei das 10 horas na fila. Do ano inteiro em que eu pude acompanhar o meu time. Sofrendo, gritando, xingando, rezando, comemorando!! Eu não ia desistir. E fui até o fim, espremido como gado, mas consegui chegar até a roleta e entrei no templo maior do futebol mundial!

Pronto, agora bastaria ao meu time vencer os reservas do Grêmio. Grêmio? O pior visitante do campeonato, com apenas 1 vitória? Com 8 reservas? Podendo tirar de seu maior rival o título de campeão, caso perdesse? É claro que o Flamengo venceria tranquilamente, diante de 90 mil apaixonados torcedores, nada poderia dar errado. Pois bem, esqueceram de avisar aos garotos do Grêmio que era para entregar o jogo, como foi falado durante toda a semana. Uma bobagem, aliás!

Um primeiro tempo em que parecia que o Grêmio brigava pelo título e o Flamengo estava de férias. Aos 21' do 1º tempo o Grêmio abriu o marcador após um escanteio! Um minuto depois veio a noticia do gol do Inter. Naquele momento o Inter era campeão e o Fla vice! Um filme começava a passar na minha cabeça! A lembrança dos fracassos recentes do Flamengo em seu estádio. O meu otimismo era dominado pelo medo. E dentro de campo o time não correspondia. Estava apático, sem brios. A torcida estava calada. Porém, mesmo jogando muito mal, aos 31' ,David, um zagueiro reserva, chuta no canto e empata. Era fundamental que o Fla empatasse ainda no 1º tempo para que meu otimismo voltasse. E voltou, com toda força. Eu e todo o Maracanã voltamos a acreditar! "Vamos Flamengo, Vamos ser campeões...!" gritávamos a plenos pulmões! Terminava o 1º tempo e o empate ainda dava o título ao Inter, o maior rival do Grêmio.

Era preciso uma nova postura no 2º tempo. Afinal, o Flamengo disputava um título. Tinha que jogar como campeão. E jogou! Voltou no 2º tempo com outra postura e sufocou o Grêmio até conseguir o gol da vitória. A torcida sentia e empurrava. O goleiro do Grêmio resolveu encarnar o espírito lutador do povo gaúcho (que heresia alguém pensar que um gaúcho vá entregar facilmente a rapadura!) e defendia até pensamento.

O Flamengo chegou ao gol aos 24' do 2º tempo. Ronaldo Angelim cabeceou para o fundo das redes após cruzamento de Petkovic. Os 2 a 1 reconduziam o Flamengo à liderança. Faltavam 20 minutos para o hexa! E o tempo que até então passava rápido demais, resolveu travar. Sem dúvida foram os 20 minutos mais longos de toda minha vida. E mais tensos. Meu coração batia no compasso de uma bateria de escola de samba.

Eu estava a poucos minutos de ter a mesma emoção que meu pai tanta vezes me contou. Eu não entendia. Mas às 18h58 do dia 06 de dezembro de 2009 eu saberia! O Flamengo era campeão brasileiro após 17 anos de longa espera. E um filme novamente passava em minha mente. Dessa vez as horas na fila, a batalha de um ano acompanhando um time que fez jus à camisa que envergavam, as histórias do meu pai, tudo isso passava pela minha cabeça, ao mesmo tempo que lágrimas incontroláveis caíam pelo meu rosto e berros insandecidos faziam de mim uma criatura descontrolada! Eu abraçava meus amigos e agradecia a Deus e ao meu clube pela inesquecível tarde/noite que me proporcionaram!

O dia em que eu vivi a maior emoção da minha vida! Eu vi o meu Flamengo ser campeão brasileiro, in loco !!!

Eu jamais vou esquecer o dia 06 de dezembro de 2009!

Nenhum comentário: