segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Rádio jamais morrerá !

Desde que a TV chegou ao Brasil, lá na década de 50, surgiu a tese de que o Rádio acabaria. Não resistiria à força da TV, com sua vantagem de possuir a imagem do fato, contra apenas o áudio no Rádio. Aliás, dizia-se também que o Rádio sepultaria os jornais e revistas., quando de seu surgimento em 1922. Pois a TV está aí, cada vez mais forte, mesmo com o surgimento da internet. O Rádio mantém seu fiel público, assim como a mídia impressa.

O radialista André Ribeiro, que assim como este blogueiro possui uma incorrigível paixão pelo veículo, e esteve na última semana na faculdade FACHA falando aos alunos da pós graduação em "Jornalismo esportivo", vê com preocupação este embate entre TV e Rádio. "O sonho da TV é acabar com o Rádio. Eles acham que a gente suja a imagem deles", detonou Ribeiro.

Ribeiro, que já trabalhou nas Rádios Tupi e Manchete como setorista de Flamengo e Fluminense, agora comanda um ambicioso projeto da Rádio Tamoios, de Fortaleza (CE), que visa a angariar mercado no Rio de Janeiro. Com anos de experiência nesta mídia, o jornalista deliciou os alunos do também radialista Fábio Tubino com histórias de bastidor do famoso veículo. Como no dia em que o Fluminense derrotou o Flamengo na final do estadual de 95. "Eu estava sem condições psicológicas de continuar o meu trabalho. Um companheiro de outra rádio, tricolor, veio me zoar. Eu o mandei para aquele lugar, e fui embora para casa, ainda com o microfone e os fones no ouvido. Cheguei em casa com os fones ainda no ouvido", lembra Ribeiro, flamenguista incorrigível.

O jornalista também explanou sobre a difícil relação entre os repórteres e as assessorias de imprensa dos clubes e dos jogadores de futebol. "Esses caras não são assessores, são 'atrapalhadores da imprensa'. Eles só querem dificultar o nosso trabalho. Eu sou do tempo em que os repórteres iam para dentro dos vestiários, tinham uma relação pessoal com jogadores e dirigentes. Isso acabou", reclamou.

Voltando a falar sobre o veículo Rádio, Ribeiro demonstra pessismismo com relação ao futuro do radialismo. "A cada dia que passa, a TV tenta prejudicar mais o nosso trabalho. Eles se acham donos do evento, só porque pagam. Eles vão acabar com o rádio, este dia está cada vez mais próximo", lamentou.

O grande André Ribeiro que desculpe este humilde blogueiro, sem nenhuma experiência no veículo, mas vai me permitir uma discordância: o Rádio jamais acabará!

Nenhum comentário: