terça-feira, 10 de novembro de 2009

Intolerância

Esta semana o mundo comemora, aliviado, a queda do "Muro de Berlim", que durante quase 30 anos dividiu a capital alemã em duas: comunistas e capitalistas. Apesar de ser uma barreira física que envergonha o povo da Alemanha até hoje, o muro simbolizava a divisão do mundo durante a Guerra Fria. Sua queda, em 09/11/1989, representou a reunificação da Alemanha e o fim da Guerra Fria.

Pois bem, em plena semana que o mundo comemora os 20 anos do fim da divisão, o Brasil, na pessoa jurídica da Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), na cidade de São Bernardo do Campo, comete um ato de intolerância inaceitável: uma aluna é expulsa da faculdade, por estar trajando um vestido "muito curto", o que contraria os "princípios éticos e morais" do estatuto da instituição. Conversa! Por acaso fumar maconha também contraria tais princípios? E colar durante as provas? Sim, porque tudo isso acontece nos espaços internos de qualquer faculdade brasileira, e é uma coisa notória, todo mundo sabe. Falo com a autoridade de quem foi estudante universitário por 4 anos.

Eu concordo com a tese de que cada pessoa deve ter discernimento e bom senso, ao sair de casa, para um ambiente de estudos. Acredito que o traje da aluna realmente não é o mais adequado para uma universidade. Mas este julgamento deve ser dela, e somente dela. É o livre-arbítrio, que aliás está garantido na Constituição Federal de 1988. Se a roupa é ou não adequada, é o indivíduo quem deve saber. A decisão da UNIBAN é arbitrária e inaceitável. Em pleno ano de 2009, 20 anos após a queda do Muro de Berlim.

Lamentável !!

Propaganda Ideológica no ENADE

Falando em arbitrariedade, lá vamos nós falar do governo Lula de novo. A última dos petistas foi praticar propaganda ideológica do governo, em pleno ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), prova que avalia cursos superiores e alunos por todo o país. Algumas perguntas induziam os alunos a concluir que a mídia só faz criticar o presidente Lula, como por exemplo, o episódio em que o presidente afirmava que a crise mundial era apenas uma "marolinha" (o que não era verdade) e a mídia, cumprindo o seu devido papel, criticou o chefe do executivo nacional. A questão dá razão à Lula ao dizer, no enunciado, que hoje a imprensa mundial lhe dá razão. Ou seja, ai do aluno que não concordasse com a tese de Lula, errava a questão.

Sem contar as questões que citam a campanha do governo a favor do uso consciente de sacolas plásticas e o enaltecimento de obras do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. É mais uma tentativa desse governo de cercear as liberdades individuais. E desta vez é ainda pior: ao usar estudantes universitários, alguns ainda vulneráveis a este tipo de abordagem tendenciosa.

Deve ser por isso que Lula tem 80% de aprovação. Usando deste tipo de expediente, à lá Hugo Chavez !!

Qual será o próximo passo presidente?

Nenhum comentário: