domingo, 8 de novembro de 2009

O bom filho à casa torna

No dia 08/05/2009 fora escrito aqui neste espaço sobre o início da luta do Vasco para voltar à Série A, local, aliás, de onde jamais deveria ter saído. O texto explanava sobre a superioridade do clube da colina sobre os demais concorrentes, tanto no plano histórico, como no campo, com uma equipe muito superior às demais.




Mesmo assim, vale ressaltar a campanha do Vasco. A equipe não subiu ontem, quando derrotou o Juventude por 2 a 1 no Maracanã, em tarde de recorde de público. Até porque foi um dos piores jogos do clube nesta Série B. Mas o Vasco veio subindo a cada rodada, com vitórias convincentes, atuações marcantes. Com um grupo comprometido, a começar com o excelente treinador Dorival Júnior, o Vasco recupera o seu prestígio dentro da história do futebol brasileiro.




Não é preciso repetir os motivos que levaram o Vasco à Série B. Eles já foram amplamente divulgados e debatidos. Eu mesmo já escrevi o quão desastrosa fora a era Eurico Miranda no clube. Não apenas pela queda, que foi o desfecho fatal. Mas pelo fato de ter transformado o Vasco em um dos clubes mais antipatizados do Brasil. Logo o Vasco, clube pioneiro contra o preconceito, ao aceitar em seu elenco jogadores negros e pobres, em uma época que o esporte era exclusivamente praticado pela elite. O orgulho da colônia portuguesa, que teve seu ápice com a construção de São Januário, fora minada por Eurico ano a ano.
O Vascão está de volta!

Mas agora o pesadelo acabou. Roberto Dinamite devolveu ao Vasco sua aura simpática e querida. Maior ídolo da história do clube, Dinamite vem fazendo uma administração irretocável. Poucos citam isso, mas a contratação do dirigente Rodrigo Caetano, para comandar o futebol, foi decisiva para o acesso. Caetano, para quem não sabe, foi quem devolveu o Grêmio também à 1ª Divisão e o fez chegar até a final da Libertadores, dois anos depois.

O torcedor do Vasco deve comemorar, e muito, o título da Série B, que certamente irá para a sala de troféus de São Januário. Mas não pode esquecer, além dos motivos que levaram o clube à Série B, que o elenco está ainda aquém da grandeza do Vasco. Sim, porque na minha concepção, um clube deste tamanho, não pode brigar para não cair apenas, tampouco ficar perambulando numa parte mediana da tabela. O Vasco tem de disputar o título. Como gigante que é. E com este time, na minha visão, não dá. Há que reforçar a equipe para a Série A em 2010.
Rivalidades à parte, é bom ter o Vasco de volta à Série A. Lugar de clube grande é na elite. Com todo respeito à torcida de equipes de porte menor, é mil vezes mais interessante contar com um Vasco na 1ª Divisão, do que termos um Barueri ou um Santo André.

O Gigante da Colina, o Machão da Gama, voltou. Para a sua casa. Foi apenas passar uma temporada num spa, para se reciclar. E agora volta para casa. Seja bem-vindo Vascão !!

Nenhum comentário: