quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Clássico é clássico

Que o campeonato brasileiro de futebol, este ano, está espetacular, ninguém duvida. Que a disputa nas partes de cima e de baixo da tabela também está sensacional, também é um fato. Mas o que mais chama a atenção na edição de 2009, é o fato de gigantes do futebol brasileiro estarem pleiteando a taça de campeão. São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Internacional e Cruzeiro somam 20 títulos brasileiros. Dos 38 disputados até aqui.

O confronto deste domingo, entre Atlético-MG x Flamengo, evidencia esta tese. Ocupando a 3ª posição na tabela, o Galo recebe o Mengão, que tem 2 pontos a menos e fecha o G4 da competição. E mais. O duelo resgata uma antiga rivalidade, que vinha adormecida após anos em que os clubes passaram a dar mais tristezas que alegrias a suas torcidas.

Para os mais novos e alguns jogadores do Fla, que disseram não conhecer a história desse clássico: Flamengo e Atlético já jogaram 90 vezes, com 35 vitórias do rubro-negro, 27 empates e 28 vitórias dos mineiros. Foram 258 gols marcados até hoje. Atlético e Flamengo têm as melhores médias de público do campeonato deste ano. Quase 40 mil pessoas por jogo. E na história dos brasileiros, juntos lideraram as médias de público por 19 edições. Com certeza ao fim desse ano, esse número chegará a 20.

Mas este confronto não fica resumido à rigidez dos números. Quem não se lembra da memorável decisão do Brasileirão de 1980? Flamengo e Atlético chegaram ao Maracanã para a grande final com dois timaços. Zico, Adílio e Andrade de um lado. Reinaldo, Éder e Toninho Cerezo do outro. Era a base da seleção brasileira. O Atlético jogava por um empate, pois vencera no Mineirão a primeira partida, por 1 a 0. O Flamengo esteve na frente por duas ocasiões (mas o Galo empatara bravamente, com Reinaldo jogando no sacrifício). Porém ao fim da partida, Nunes marca um gol antológico e garante para o Fla seu primeiro troféu de campeão brasileiro. Diante de 155 mil pessoas no Maraca.

Zico: um dos grandes nomes da história do clássico.


E o que dizer da humilhante goleada imposta pelo Galo (6 a 1) em 2004, na cidade de Ipatinga? As duas equipes vinham mal na tabela de classificação, brigando contra o rebaixamento. O clima era tenso. E o Galo foi impiedoso: fez 2 a 0 no primeiro tempo e mais 4 no segundo. O Fla descontou com Jean. Alex Mineiro foi o nome do jogo, marcando 2 gols. Júnior Baiano fora expulso com 2 minutos de jogo. Após o jogo, na chegada ao Rio, atletas do Flamengo se envolveram em uma briga com os torcedores do clube.

A torcida do Galo lota o Mineirão. "Clássico das Multidões"

Momentos que marcam a trajetória deste grande clássico. Momentos que voltam à tona após anos, agora com novos atores. Adriano e Petkovic de um lado, Diego Tardelli e Ricardinho de outro. Nomes que dignificam a história do confronto. Será um jogo sensacional. Histórico, como já foram muitos outros.

Pelo fato de ser disputado no Mineirão e do Galo ter sido mais regular ao longo de todo o campeonato, acredito que o Galo parte com um leve favoritismo para o jogo do próximo domingo. Mas não me arrisco a fazer qualquer previsão. Mas uma coisa me arrisco a dizer: quem vencer, continua na briga pelo título, quem perder luta pelo G4.

Só não dá pra perder este jogaço.

Nenhum comentário: