quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O samba do ano

Faltando apenas uma escola para definir o seu hino oficial para o carnaval 2011 (a Estácio faz sua final de samba-enredo nesta sexta) eu não tenho medo em cravar: o samba do ano para o próximo carnaval é do Império Serrano. A obra composta pelo lendário Aluísio Machado sob a ajuda de Henrique Hoffman, Paulinho Valença, Popeye, Victor Alves e Zé Paulo sobre a vida e a música de Vinícius de Moares é dos melhores sambas que eu já ouvi nos últimos tempos.

Mergulhado em uma crise sem precedentes, o Império busca superação onde melhor poderia buscar: a sua histórica ala de compositores. Sem dinheiro, com sua comunidade em guerra e amargando o segundo ano consecutivo no Grupo de Acesso, a escola de Madureira tem tudo para lutar para um retorno ao Grupo Especial, local que é seu por direito. A escolha deste samba evidencia ainda mais esta ideia.



O refrão é fantástico e pode fazer o imperiano arrepiar de emoção quando os intérpretes entoarem "CANTAR! É PRECISO CANTAR/APLAUSOS NO SEU DESPERTAR/COM A BENÇÃO DE PAI OXALÁ /VININHA... VELHO, SARAVÁ". São melodia e letra dignos de representar a obra de um dos maiores poetas da música brasileira.

O samba da parceria consegue aliar uma melodia muito bonita, com uma letra clara e objetiva (apesar de citar pouco as músicas do poetinha), sem ser arrastado e nem virar aquela marchina carnavalesca que nos acostumamos a ver em muitas escolas desde a década de 90 pra cá. Na minha visão, a primeira parte é a mais bonita do samba melodicamente e culmina com um refrão do meio que lembra a aproximação de Vinícius com a cultura afro: "CAÔ... MEU PAI XANGÔ/SE O CANTO É DE OSSANHA/VOU BATER O MEU TAMBOR /"LAMENTO DE EXU" QUE O POETINHA CANTOU".

Na parte final do samba a parceria se preocupa mais em explicitar as músicas de Vinicius. Apesar de ter uma melodia mais acelerada, preparando para a volta do refrão principal, o samba não perde em qualidade, principalmente na parte final, onde a bateria poderá usar e abusar de bossas: "EU VOU/SÓ PRA VER COMO É QUE É /NUMA ARCA DE NOÉ /REVELAR MINHA/MAIOR PAIXÃO /COMO ORFEU NUMA MANHÃ DE CARNAVAL /"UM AMOR EM CADA CORAÇÃO"

Escola de sambas clássicos, o Império Serrano terá para o carnaval 2011 uma obra digna de sua grandeza e tradição. A 12ª vitória de Aluísio Machado pode alavancar a agremiação a lutar pela volta ao Grupo Especial. Samba, tradição e comunidade pra isso todos sabemos que tem de sobra. É torcer para que o velho Império mostre, como diz um velho samba exaltação, "quem não acreditar poderão até provar, porquê melodia mora é lá, no Prazer da Serrinha".

2 comentários:

Maurício Motta... disse...

Realmente é um samba sensacional. O Império é o grande favorito no acesso, caso não ocorra nada de anormal.
Para salvar a Escola da crise, nnada melhor do que recorrer aos seus grandes compositores.
Este samba vai pegar no Carnaval. Disso não tenho dúvidas.
Abraços

Matheus Motta disse...

Você está certo. Estou sem palavras. Realmante é o samba do ano. Vamos ganhar