domingo, 31 de outubro de 2010

O jogador do campeonato

Ainda restam seis rodadas para o término do Campeonato Brasileiro e não me atrevo a arriscar ainda quem vai ser o grande campeão deste ano. Mas eu não tenho medo de dizer que, na minha concepão, o grande nome deste Brasileirão é o argentino Darío Conca, do Fluminense. Ele tem sido decisivo nos momentos em que o Flu mais necessita de seu futebol. Sua exibição contra o Grêmio, na última quinta-feira, foi a grande atuação de um atleta nesta edição do Brasileiro.

Conca mostrou que além de ser diferenciado tecnicamente é dotado de uma enorme generosidade, fato raro de encontrarmos em jogadores argentinos. Ao marcar seu segundo contra o Grêmio, em jogada toda feita por Washington, o meia apontou para o atacante, que amarga um jejum de dez partidas sem marcar, e o mostrou para o torcida mostrando que o verdadeiro autor do gol era o ex-sãopaulino. Uma imagem marcante deste Brasileirão.



Há muito tempo eu não vejo um jogador ser tão decisivo em um Campeonato Brasileiro como Conca tem sido em 2010. Ano passado Pet e Adriano conduziram o Fla ao hexa. No tricampeonato do São Paulo não aconteceu um grande destaque e o time vencia contando com uma forte coletividade. Talvez o último grande destaque individual de uma equipe campeã brasileira tenha sido outro argentino: Carlitos Tevez do Corinthians pegou o troféu em 2005 e o entregou aos corinthianos.

Darío Conca era desconhecido dos brasileiros até vir para o Vasco em 2007. Se destacou na campanha mediana do Gigante da Colina no Brasileiro daquele ano e foi contratado pelo Flu em 2008 para a Libertadores. Desde então o argentino vem fazendo grandes exibições com a camisa tricolor. Este ano, com a concorrência de jogadores muito mais badalados que ele, Conca é sem dúvida o grande nome do Campeonato Brasileiro e caso o Fluminense rompa um jejum de 26 anos sem títulos brasileiros, o torcedor tricolor tem muito a agradecer a Darío Conca.

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Tinha que ser argentino né? Eleéo melhor do campeonato e o segundo melhor é o Montillo que também é hermano,assim como Tevez,último grande destaque individual de uma equipe no Campeonato Brasileiro.
Quer dizer que é raro generosidade em jogadores argentinos? Vc é muito anti-Argentina.