terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os postulantes ao caneco do Brasileirão

Há seis rodadas do final já é plauspivel afirmar que quatro equipes estão na briga pelo troféu de Campeão Brasileiro em 2010. E antes que me atirem pedras eu coloco sim o Botafogo nesta briga por um simples fato: ano passado, o campeão Flamengo era então o quarto colocado a seis rodadas do fim. Então porquê descartar o Botafogo? Eu não descarto não, pelo menos por enquanto.

Hoje em matéria do site Globoesporte.com foram estipolados 20 jogos como sendo decisivos para definir o campeonato em todas as suas brigas. Isto representa 30% do total de 60 partidas que ainda restam. É raro, se não for impossível, encontrar um campeonato no mundo que tenha tantos jogos decisivos a tão pouco tempo de seu encerramento.


O favorito para levar o título, na minha opinião, segue sendo o Fluminense. Mas as próximas duas partidas (disputadas em uma semana) serão decisivas para as pretensões tricolores. O confronto contra o relaxado Internacional em Porto Alegre na próxima quarta-feira e o clássico diante do carrasco Vasco no domingo. O Flu tem de fazer no mínimo quatro pontos nestes jogos se quiser continuar bem na disputa por um troféu que não vece há 26 anos. Isto porque o clube das Laranjeiras jogará apenas uma partida, das seis que restam, de fato em casa. E das que tem fora de casa, além do Inter, encara São Paulo e Palmeiras. É uma tabela ingrata.

Ponto Forte: Conca e volta de Emerson, Deco e Fred
Ponto Fraco: Tabela ingrata

Internacional (fora)
Vasco (neutro)
Goiás (casa)
São Paulo (fora)
Palmeiras (fora)
Guarani (casa)

O Cruzeiro, empatado em pontos com o Fluminense, segue muito firme na briga por seu segundo título brasileiro. Ao contrário dos cariocas, o Cruzeiro tem três confrontos em casa e provavelmente nas três rodadas finais encara adversários provavelmente sem pretensões na competição: Vasco, Flamengo e Palmeiras. Dois desses jogos serão em Minas. Mas o Cruzeiro tem um confronto direto contra o Corinthians, fora, na rodada 35 e suas pretensões de título serão definidas neste duelo.

Ponto forte: Adversários sem pretensão nas rodadas finais
Ponto fraco: Duelo de seis pontos fora de casa

São Paulo (casa)
Vitória (fora)
Corinthians (fora)
Vasco (casa)
Flamengo (fora)
Palmeiras (casa)

Candidato ao título de nove entre dez especialistas do futebol, o Corinthians vê suas chances de tpitulo escassearam a cada rodada. Neste momento o Timão encontra-se a três pontos dos líderes Fluminense e Cruzeiro. Não é uma distância tão grande do ponto de vista da tabela, mas o futebol que vem jogando e as ausências de jogadores importantes pode ser o fator negativo na luta pelo penta. Para chegar lá o Timão tem de vencer o próximo compromisso contra o Avaí e o duelo direto contra o Cruzeiro, ambos em casa. O clássico contra o São Paulo também é muito importante nas pretensões do time de Tite. Está difícil para o Corinthians.

Ponto Forte: Confronto direto em casa
Ponto Fraco: Futebol ruim e ausência de jogadores lesionados

Avaí (casa)
São Paulo (fora)
Cruzeiro (casa)
Vitória (fora)
Vasco (casa)
Goiás (fora)

Com um abismo em termos de elenco e seis pintos atrás da liderança eu entendo que me taxem de louco aqueles que não creem no Botafogo. Mas vamos raciocinar juntos. Em 2009, há seis rodadas do fim o Palmeiras liderava com os mesmos 57 pontos que hoje tem Flu e Cruzeiro, e o Flamengo era apenas o sexto com os mesmos 51 pontos que o Botafogo tem hoje. Todos sabemos quem foi campeão. Além disso a tabela do Botafogo é disparada a mais tranquila. Nenhum confronto direto e jogos relativamente facéis em casa. O desesperado Avaí fora e os prováveis relaxados Ceará e Grêmio também longe do Rio. Não duvidem do Botafogo.

Ponto Forte: Tabela tranquila
Ponto Fraco: Time esfacelado por lesões

Atlético-GO (casa)
Avaí (fora)
Ceará (fora)
Internacional (casa)
Prudente (casa)
Grêmio (fora)

2 comentários:

Zé Renato disse...

Muito boa análise Guilherme.

Acredito que o título está nas mãos de Cruzeiro e Fluminense. Mas não podemos subestimar o Corinthians. Já o Botafogo, para mim, é carta fora do baralho, apesar da excelente colocação.

Abç

Mauricio Motta disse...

A tabela do Botafogo é dispara a mais tranquila, mas acho dificil o time de Joel Santana passar os três que estão na frente.
Fluminense e Cruzeiro estão bobeando e o Corinthians está chegando. Acho que se o Timão vencer o São Paulo, vai se credenciar comoo grande favorito, mas a minha opinião é de que Muricy vai faturar o campeonato mais uma vez.