terça-feira, 23 de novembro de 2010

A safra de sambas do Grupo Especial para 2011


Enfim chegou um dos momentos mais aguardados para os amantes do carnaval e dos sambas-enredo. Chega às lojas nesta terça-feira o CD com a versão oficial dos sambas das 12 escolas do Grupo Especial. Apesar de possuir bons sambas, achei a safra deste ano um pouco mais fraca em relação ao ano passado, sem dúvida o melhor ano da década em relação a bons sambas. Também considerei a gravação mais precária se comparada com a de 2010. Achei que as baterias ficaram um pouco abafadas pelos coros das agremiações. A LIESA e os produtores do CD inovaram ao colocar os intérpretes anunciando a escola seguinte. A ideia é simpática, mas eu achei que ficou forçado. Me lembrou 2005, quando colocaram "fogos" e o locutor oficial da Sapucaí para anuciar as escolas. Ficou forçado. Abaixo a minha opinião sobre cada samba, pela ordem do CD:

01. Unidos da Tijuca: O samba deste ano ficou melhor que o do ano passado, que definitivamente não foi o responsável pelo merecedíssimo título. O enredo tem a cara de Paulo Barros e pode levar a escola ao bi. Achei que o competente Bruno Ribas grita demais no samba, abafando além da conta a bateria e o coro da escola. Gostei do refrão do meio: "É o boom, quem não viu/A casa caiu". Com a bateria de mestre Casagrande esta parte do samba pode agitar na avenida.

02. Grande Rio: Um samba mediano da escola de Caxias, mas que pelo menos é melhor que o do ano passado. Achei o intérprete Wantuir tímido demais no canto. Ano passado ele se comunicava muito mais com o coro e a bateria. Não gostei da introdução com uma espécie de paradinha afro. O enredo não é Florianópolis? Não entendi sinceramente. A segunda passagem do refrão ficou interessante com a paradinha dos ritmistas de mestre Ciça no trecho "Meu Rio te abraça Floripa tão bela/A tua história virou carnaval".

03. Beija-Flor: Um dos grandes sambas do ano. Eu acho sinceramente que dificilmemte perde o carnaval com o enredo sobre Roberto Carlos. A comoção em torno do desfile srá imensa. Aliada a isso um samba muito bom. Achei o melhor da Beija, desde 2005, quando ganhou o carnaval com a história dos jesuítas. Neguinho, como sempre, canta com a competência habitual. O coro da escola também ficou muito legal. Tem um trecho que o cavaco faz um acorde que lembra a música "Detalhes". Ficou lindo. O trecho mais bonito do samba é o que diz, "de todas as marias vêm as bênção lá do céu", que vem cantado na introdução pelo coro da escola. Vai pegar.

04. Vila Isabel: Depois da sambaço de 2010 sobre Noel Rosa e a decepção com seu não funcionamento na avenida, a Vila vem para 2011 com um samba bom. Assim como na maioria das escolas a gravação ficou burocrática, mas o samba é animado. Tem a cara de Tinga, que não tinha o perfil para cantar a obra-prima de Martinho da Vila ano passado. Os dois refrões são bons. Mas o trecho que mais me agrada é "charme em tom sensual/moldaram a beleza no meu carnaval". Como diz o samba, "respeite a coroa em meu pavilhão". É bom respeitar a Vila Isabel.

05. Salgueiro: Eu vou ser chamado de louco, porque não vi ninguém ainda concordar com esta tese. Mas na minha visão o samba do Salgueiro é o melhor do Grupo Especial para 2011. Espetacular, com melodia que destoa da tradição "alto astral" do Salgueiro. A letra é bastante clara com relação ao enredo, o Rio no cinema. Este ano a escola vem com três intérpretes. Além do marcante Quinho, Serginho do Porto e Leonardo Bessa cantam no CD. É muito bonito o trecho que diz "meu Salgueiro, o Oscar sempre é da academia", que faz um trocadilho com o apelido da escola (Academia do Samba) e a academia de Hollywood.

06. Mangueira: Uma das melhores gravações do CD. A introdução com Beth Carvalho falando de Nelson Cavaquinho e logo em seguida o coro cantando forte o refrão ficaram espetaculares. Quando saiu a escolha do samba eu não gostei, mas o presidente mostra que estava certo. O samba é muito bom, principalmente nos refrões, destaque para o do meio: "trago um violão/pro Zicartola Opinião". Se em outros anos a Mangueira conseguiu voltar nas campeãs graças ao canto da comunidade, este ano falando de um dos maiores mangueirenses de todos os tempos a coisa não tende a ser diferente. Olho na Mangueira!

07. Mocidade: Não gostei do samba da escola. Mas também com um enredo sobre agricultura, os menos culpados são os compositores. Nego, com seu vozeirão, tenta levantar o samba na gravação, que até ficou boa, mas não é suficiente para fazer o samba pegar. Depois de vir com um bom hino em 2010 e quase retornar no Desfile das Campeãs, eu não acredito na escola de Padre Miguel em 2011, pelo menos no que tange ao samba. É o pior de todo o Grupo Especial.

08. Imperatriz: Outro belo samba para 2011. Nada que se compare com o espetacular hino de Ramos ano passado, mas este ano a melodia também está linda. Como de costume, Dominguinhos do Estácio demonstra todo o seu vozeirão no CD. Espero que mantenha na avenida, o que acabou não ocorrendo este ano. A bateria de mestre Marconi dá um verdadeiro show na segunda passagem do samba. Dá para ouvir até as cuícas. Eu não me lembro de um samba -enredo em que dá para ouvir o som das cuícas. Sambaço da Imperatriz Leopoldinense!

09. Portela: Depois da ascenção entre 2007 e 2009, a Portela veio com um samba ridículo em 2010. Mas ainda bem que este ano, Madureira está muito bem representada pela águia em 2011. O samba é muito bom. Esse foi outro que não me agradou na versão das eliminatórias, mas Gilsinho e a gravação levantaram o samba. Gosto da parte "oi leva mar, oi leva...". Pode erguer as arquibancadas. A Portela deve navegar em mares mais tranquilos em 2011.

10. Porto da Pedra: A escola de São Gonçalo tem um dos melhores sambas dos últimos anos. O refrão "O tablado consagrando a criação/é arte, vida em transformação" é espetacular. E o refrão do meio também é muito bom. "A bruxa boa vem aí, eu quero ver" promete levantar não só a comunidade do Tigre, mas toda avenida. Mais uma vez um excelente desempenho de Luizinho Andanças. O melhor samba do Porto desde o "Apartheid" em 2007.

11. União da Ilha: A melhor gravação de todo o CD. Ito Melodia, o coro da escola e a bateria dão um verdadeiro show na faixa do CD. Mas o samba não é tão bom quanto o do ano passado, quando a escola retornou ao Grupo Especial depois de nove anos afastada. O refrão principal me agrada e é bem a cara da alegre escola da Ilha do Governador: "Hoje eu quero brindar a Ilha/Nesta avenida dos sonhos brilhar..." Boa sorte para a simpática escola.

12. São Clemente: Falando em alegria, a amarelo e preto da Zona Sul volta ao Especial com sua simpatia de sempre. Despreocupada e leve, a São Clemente cantará na avenida o próprio Rio de Janeiro. E depois da vergonhosa junção dos sambas, o que foi muito suspeito, a escola até que vem com um hino bonito para 2011. O refrão principal ("Sou carioca e São Clemente/Irreverente, minha paixão") é quase um samba exaltação da própria escola. A Sapucaí vai abrir seu carnaval com um bom samba. Mas é difícil fazer outro prognóstico para a São Clemente, que não seja o retorno para o Grupo de Acesso.

2 comentários:

Mauricio Motta disse...

Não ouvi todos os hinos, mas dos que escutei gostei da Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel (nesta ordem).
Não achei a Mocidade tão ruim assim, mas talvez o coração verde e branco esteja falando mais alto,mas você detonou a escola de Padre Miguel.
Sobre a junção na São Clemente, tem nome e sobrenome: Helinho 107 que não pode ficar fora quando a escola está no Grupo Especial,por isso deram um jeito da parceria dele entrar.
Pior que isso é só o Leonardo Bessa como intérprete oficial do Salgueiro.
Abraços

José Renato Oliveira disse...

Guilherme pegou pesado com o samba da minha Mocidade heim!!!

Não achei tão ruim assim, mas concordo contigo que o do ano passado foi melhor.