segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bem-vindo Coelho !

A Série A em 2011 promete ser das melhores dos últimos tempos. Depois que Coritiba, Bahia e Figueirense garantiram acesso, foi a vez do América-MG confirmar que no próximo ano vai se juntar aos grandes times do futebol brasileiro. Tratam-se de quatro equipes, se não são gigantes, tradicionais e que ajudaram a escrever a história do esporte bretão no Brasil. Coritiba e Bahia, inclusive, já foram campeões na elite.

O Coelho, como é chamado o América-MG, volta à elite depois de nove anos afastado. Foi rebaixado em 2001 e chegou a cair para a Série C em 2005, onde permaneceu no ano seguinte e em 2007 amargou a exclusão das competições nacionais. Chegou inclusive a ser rebaixado no Campeonato Mineiro no mesmo ano. Em 2009 começou seu processo de reerguimento com o título da Série C e o retorno para a B neste ano, onde garantiu a volta à elite para o ano que vem.

Os torcedores do Coelho (e de todos os outros times mineiros que gostam do América) devem comemorar muito a volta para o lugar onde o clube jamais poderia ter saído. Mas é bom todos botarem as barbas de molho para o próximo ano. Com o atual elenco, o América não vai conseguir permanecer na elite. Na última rodada por pouco não entregou a quarta vaga para a Portuguesa. O insosso empate contra a fraca Ponte Preta garantiu o acesso.

Apesar de hoje estar à margem dos gigantes Atlético e Cruzeiro, o América é um dos times grandes que compõe o futebol no estado de Minas Gerais. Foi fundado em 1912 e daqui a dois anos completa o seu centenário. Nenhum outro clube brasileiro conseguiu um feito que o Coelho já conseguiu: dez títulos estaduais consecutivos (entre 1916 e 1925). Além disso, possui três títulos nacionais, um regional (Copa Sul-Minas em 2000), 15 estaduais (o último em 2001) e venceu a Copa São Paulo em 1996.


Já revelou vários jogadores para o futebol brasileiro, dentre eles destacam-se Éder, Euller, Fred, Gilberto Silva, Palhinha, Tostão e Tupãzinho. E o futebol mineiro volta a ter três representantes na elite do futebol nacional, depois de dez anos. Parabéns aos torcedores do coelho e a todos os mineiros que gostam do América. São muito bem-vindos!

2 comentários:

Mauricio Motta disse...

Parabens ao América-MG pela volta depois de uma década.
O Coelho voltou pq foi mais regular que os adversários, mas concordo quando diz que o time precisa de uma reformulação e principalmente uma renovada, já que é um time velho.
Você desenterrou o Tupãzinho hein.
Abraços

José Renato Oliveira disse...

Parabéns ao América!
E que faça uma reformulação no seu elenco, para brigar por uma posição digna no brasileirão 2011.