segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Que saudades Baêa !

A grande notícia do final de semana esportivo foi sem dúvida o retorno confirmado do Bahia para a elite do futebol brasileiro. Local de onde ele jamais poderia ter saído. Depois de sete longos anos amargando a Série B e até a Série C, o time com a maior torcida do Nordeste retornou para a Série A com uma vitória sobre por 3 a 0 sobre a Portugesa.

Se o Baêa, como é chamado carinhosamente pelos torcedores no estádio, terá um time à altura de sua grandeza na primeira divisão ainda não se sabe. Mas será muito bom poder rever a grande festa que os torcedores do clube farão nas arquibancadas. Hoje sem a Fonte Nova, a casa do Bahia é o estádio de Pituaçu. A julgar pela grande festa do último sábado, teremos muitos momentos de alegria na Bahia, a terra mais animada deste país.


Campeão Brasileiro da Primeira Divisão em 1988, o Bahia vinha amargando tristes dias. Caiu em 2003 da Série A e chegou ao fundo do poço com mais um rebaixamento para a Série C em 2005. Retornou para a Segunda Divisão em 2007 e vinha fazendo campanhas medianas, chegando a brigar para não retornar à Série C. Mas este ano, comandado no começo por Renato Gaúcho e depois por Márcio Araújo o clube sempre esteve frequentando o G4 e este retorno é merecidíssimo.

Poucos sabem, mas o Bahia é um dos co-fundadores do Clube dos 13, ao lado dos 12 gigantes clubes das principais prças esportivas brasileiras: Rio, São Paulo, BH e Porto Alegre. Hoje na 19ª colocação no ranking da CBF, o Esporte Clube Bahia, além do Brasileiro de 1988, venceu a Taça Brasil de 1959, equivalente ao principal título nacional na época. Além disso o clube venceu a Copa do Nordeste duas vezes (2001 e 2002) e tem 43 estaduais, o último em 2001. O Baêa é muito bem-vindo de volta. Estavámos com saudades!

2 comentários:

José Renato Oliveira disse...

Prefiro um Bahia ruim na primeira divisão, do que os barangas do Grêmio Prudente, Avaí.

Parabéns à Nação Tricolor do Nordeste. Merecido.

Agora o bom trabalho deve continuar, não deve se iludir com elenco da Série B. Reforços deverão ser contratados para dar equilíbrio ao atual elenco.

Mauricio Motta disse...

É muito receber o Bahia de volta. Apesar de toda tradição do clube nordestino, o descenso foi merecido em 2003, já que não tinha bom time, mas agora acho que será dificil os baianos voltarem para a Série B.
A diretoria deve ter aprendido com o baque os torcedores fanáticos do Bahia não merecem passar por este pesadelo mais uma vez.
Será ótimo ter o Campeão Brasileiro de 1988 de volta.
Parabéns Bahia. Parabéns torcida.