terça-feira, 5 de outubro de 2010

A volta de um velho conhecido

A crise sem precedentes que abate o Flamengo há algum tempo fez uma nova vítima. Após a queda do maior ídolo da história do clube, Zico, foi a vez do treinador Silas ser demitido do comando da equipe, após uma vitória apenas em dez partidas. A diretoria do Fla, desta vez, agiu muito rápido e já anunciou a volta do polêmico e vencedor Vanderlei Luxemburgo para tentar livrar o atual campeão brasileiro do rebaixamento. Curiosamente a volta se da num momento de adversidade, mas ela acontece após uma vontade mútua de ambos e de namoros mal sucedidos anteriores.

Recentemente eu escrevi aqui neste espaço que Vanderlei Luxemburgo precisava de um tempo para reciclar sua forma de pensar o futebol e seu trabalho. Não é porque fechou com o Flamengo que eu vou mudar de posicionamento. Continuo achando que ele precisava dar uma parada para pensar se queria continuar seguindo como treinador ou se investiria numa carreira de manager, o que sempre foi seu grande projeto.


Luxa na época que saiu do Fla em 95.
Ele retorna com um desafio imenso.

Mas eu também disse neste recente texto que Luxemburgo tem um currículo invejável capaz de colocá-lo em qualquer grande equipe do futebol brasileiro. Não vejo nenhum treinador no Brasil com o currículo mais vasto que o dele. O retorno do treinador ao Flamengo ér para uma missão muito complicada e absolutamente clara: livrar o clube de maior torcida do país de um inédito rebaixamento. Para isso ele terá que se contentar de apenas comandar treinamentos e a equipe em jogos, sem dar palpites a gestão. Talvez a partir do próximo ano ele possa exercer tal função.

Vanderlei Luxemburgo nunca escondeu de ninguém o seu clube do coração: é flamenguista desde a infância já atuou pelo clube na época de jogador. Foram 153 partidas e nove gols marcados por Luxa, que se auto-denominava um lateral esforçado. Luxa também já passou no Fla como treinador. A primeira passagem se deu em 1991, quando ainda era um treinador em ascenção: 52 jogos, 24 vitórias, 14 empates e 14 derrotas. Ganhou apenas a Taça Estado do Rio de Janeiro. Retornou em 1995, já como então bi-campeão nacional dirigindo o Palmeiras. Em 46 jogos, foram 28 vitórias, nove empates e nove derrotas. Com um time galáctico nas mãos saiu após perder a queda de braço com Romário.

Luxa é o quarto treinador do rubro-negro na temporada, e o clube iguala o recorde de 2005, quando brigou de forma dramática contra a queda para a Série B. O Vanderlei que retorna ao Fla, 15 anos depois, já venceu cinco brasileiros, vários estaduais, passou pela seleção brasileirae o Real Madrid. Sem dúvida é o mais competente e vitorioso treinador que o Fla conta nesta temporada. Mas ele terá uma missão diferente da que se acostumou ao longo de sua vitoriosa carreira: vai lutar contra um rebaixamento, que seria trágico tanto para o clube como para o próprio Luxemburgo. Que tenha sorte.

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Luxemburgo tem que chegar na humildade para livrar o Fla da zona de perigo. Sem dar palpites em áreas que não são as dele.
Trata-se de um técnico muito vitorioso, mas que há muito tempo não arruma nada, mas sem dúvida é muito melhor que Andrade, Rogério Lourenço e Silas.