sábado, 7 de julho de 2012

O legado da Eurocopa

Terminou a Eurocopa e mais uma vez com alegria espanhola. A "Fúria" atropelou a Itália na final com inquestionáveis 4 a 0, apesar de na minha visão o time de Vicente Del Bosque não ter encantado tanto assim ao longo de toda a competição. Mas quando realmente valia, a Espanha deu show. E entrou para a história, ao empilhar duas Euros e uma Copa do Mundo no período de quatro anos. Feito inédito no futebol europeu.

Mais que o bicampeonato espanhol, a Euro deixa um legado esportivo para sa próxima Copa do Mundo, a ser disputada no Brasil. Parece que finalmente as grandes seleções enxergam o óbvio: é preciso ter jogadores de qualidade e valorizar a posse de bola para vencer. Foi isso que mostraram as melhores equipes da competição, até as outrora pragmáticas Itália e Alemanha.


No caso dos alemães eu creio ser o país que possui o maior número de jogadores talentosos. Entretanto, por se tratar de uma geração muito jovem, parece ser clara a dificuldade nos jogos decisivos. Foi assim em 2008 na final da Euro contra a Espanha na própria Copa de 2010, contra a mesma adversária e diante da Itália na semifinal.

Os italianos surpreenderam com um estilo de jogo muito mais ofensivo do que a sua gloriosa história indica. O jovem e problemático Mario Balotelli, aliado com a categoria e experiência de Andrea Pirlo, fizeram do time de Cesare Prandelli a surpresa da competição, depois do fracasso na Copa de 2010. E os portugueses finalmente puderam ver um Cristiano Ronaldo se destacando com a camisa da seleção.

Para o Mundial do Brasil, ao lado dos sul-amdericanos Argentina, Brasil e Uruguai, as quatro seleções semifinalistas da Euro devem brigar peo título. Mas mais que isso, a maioria destes países jogam sempre com a valorização da posse de bola, mas com vias de objetividade e com o destino do gol. Que futebol é resultado já se sabe há séculos, mas vencer jogando bonito é muito mais fácil. Uma pena que muitos treinadores brasileiros (que ironia!) parecem discordar!

Nenhum comentário: