domingo, 8 de julho de 2012

Fla x Flu é 100....

E 100 anos se passaram. Uma centena de temporadas desde que naquele 7 de julho de 1912 o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 2 no estádio das Laranjeiras, que na época não passava de um simples campo de futebol. Muito já se falou e escreveu sobre o Fla-Flu, livros foram publicados, debates entre as torcidas e até uma tola discussão sobre qual o maior clássico do Rio. Aqui não vamos dizer se é ou não, mas este blogueiro defende a tese de que o Fla-Flu está muito acima de um simples jogo de futebol. Faz parte da cultura popular do Rio de Janeiro, tal qual o carnaval, o samba, as praias.

A rivalidade entre os dois rivais já começa no surgimento do futebol do Flamengo, que se iniciou graças à uma rebelião de atletas do tricolor quer criaram a modalidade no clube rubro-negro, que era apenas um clube de regatas. Os tricolores se gabam de terem mais título em cima do rival que o contrário. E eles têm razão, pois em 11 finais há uma ampla vantagem tricolor: 8 a 3. Em contrapartida, os rubro-negros, além de terem se tornado recentemente nos reis do Rio, possuem mais vitórias no confronto geral. E até neste caso há divergências: para o Flu foram 380 jogos (com 119 vitórias do tricolor e 137 do rival), mas para o Fla este será o 391o. Fla-Flu (com 139 vitórias rubro-negras contra 123 tricolores).



Abaixo este blogueiro lista os 10 maiores Fla-Flus da história, segundo o Futebol e Samba, em uma avaliação de mero gosto pessoal. Nada de muita pesquisa os estudos detalhados. Vamos a eles:

01: 25/06/1995 - Fluminense 3x2 Flamengo: O maior Fla-Flu da história não poderia ser outro, e não por acaso ficou conhecido como o Fla-Flu do século. O Flamengo tinha uma constelação de estrelas, encabeçada pelo então melhor jogador do mundo Romário. Some-se a isso o fato do clube estar comemorando o centenário. O Fluminense estava há dez anos na fila desde o tricampeonato (83-84-85). Um empate dava o título ao Flamengo. Na grande final o Flu fez 2 a 0, diante de 120 mil pessoas no Maracanã. O Flamengo foi buscar o empate, mas Renato Gaúcho, com um gol de barriga, fez a alegria da torcida tricolor.

02: 15/12/1963 - Flamengo 0x0 Fluminense: Nesta partida foi registrado o maior público em partidas engtre clubes no futebol mundial, e Flamengo e Fluminense foram parar no Guiness Book. Foram 194.603 testemunhas daquele último jogo do Carioca de 1963. Tal qual em 1995, o Flamengo jogava pelo empate para se sagrar campeão. Apesar da pressão tricolor, o goleiro Marcial segurou até pensamento e o Flamengo foi campeão em cima do rival.

03: 11/12/1983 - Fluminense 1x0 Flamengo: No Carioca de 1983, Flamengo, Fluminense e Bangu fizeram um triangular final, apenas em três partidas. No primeiro jogo Bangu e Fluminense empataram em 1 a 1. Portanto o Fla-Flu era uma espécie de final, já que se o Fla vencesse seria campeão, e um empate eliminaria o tricolor. O jogo estava 0 a 0 até os 45 do segundo tempo e o tricolor sendo eliminado. Até que Delei lançou Assis e o atacante estufou as redes de Raul. O Flu venceu e acabou campeão na rodada seguinte, depois que o Flamengo derrotou o Bangu. Melhor impossível para os tricolores.

04: 02/12/1989 - Flamengo 5x0 Fluminense: O templo do Fla-Flu sempre foi o Maracanã, mas um dos maiores da história aconteceu fora de lá. Foi em Juiz de Fora que o maior jogador da história do clube, Zico, disputou o último jogo oficial com a camisa rubro-negra. E foi um show rubro-negro. O Galinho abriu o placar marcando de falta (claro) e o Fla ainda marcou com  Renato, Luís Carlos, Uidemar e Bujica. Chocolate histórico.

05: 16/12/1984 - Fluminense 1x0 Flamengo: Tal qual aconteceu em 1983, o carioca foi decidido em um triangular final, desta vez com a dupla Fla-Flu acompanhada do Vasco. O Flu derrotou o Vasco na primeira rodada (2x0) e o Fla também superou o rival (1x0). Na última partida, quem vencesse seria campeão e o Fluminense, por ter feito um saldo superior, precisava empatar o Fla-Flu. 153 mil pessoas no Maracanã. Aos 30 minutos da etapa final Assis provou porque era o carrasco rubro-negro, e marcou o gol do bi-campeonato tricolor.

06: 19/12/1991 - Flamengo 4x2 Fluminense: Esta foi a última vez que o Flamengo superou o rival em uma final. O rubro-negro estava havia cinco anos na fila desde a conquista de 1986. Na primeira partida da final, empate por 1 a 1. No jogo de volta só restava ao Flu vencer e forçar um terceiro jogo. Mas deu Flamengo, e de virada. Uidemar, Gaúcho e Zinho marcaram e Júnior fez o gol do título. Havia o rumor na época de que Júnior encerraria a carreira depois daquela partida. Mas o maestro jogou até 1993, dando tempo ainda para erguer o pentacampeonato brasileiro em 1992.

07: 03/04/2005 - Fluminense 4x1 Flamengo: Em 1980 o Papa João Paulo II veio ao Brasil e foi fotografado com uma bandeira do Flamengo. Mas a música feita para sua visita foi adotada pelos tricolores, que a entoavam sempre no Maracanã. O papa faleceu em 02 de abril de 2005, véspera de um Fla-Flu que decidiria a Taça Rio. Na hora da entrada em campo os tricolores cantaram a música em homenagem a João Paulo II, o que não faziam depois de muito tempo. No jogo o Flu atropelou o rival, foi campeão e conquistou o Estadual em cima do Volta Redonda.

08: 01/02/2004 - Flamengo 4x3 Fluminense: Ainda no início da temporada 2004, teríamos o primeiro Fla-Flu. Os tricolores montaram um timaço que tinha Romário, Roger, Ramon e Edmundo. E venciam o Fla-Flu por 3 a 1, dando show no Maracanã. A torcida gritava olé ainda na primeira etapa. Mas o Flamengo virou com gols de Jean, Felipe e com dois do desconhecido lateral Roger, o personagem do jogo. Os rubro-negros se vingaram ao fim da partida e entoaram a música "Poeira", sucesso na voz de Ivete Sangalo.

09: 10/02/2008 - Fluminense 4x1 Flamengo: Em 2008, pela primeira vez na história, a dupla Fla-Flu disputaria junta a Copa Libertadores. Na ante-véspera da estreia o Fla escalou os reservas, mas o Flu (que estrearia depois) colocou os titulares. O Flu atropelou com direito a três gol de Thiago Neves, que comemorou dançando o funk "Créu". Coincidência ou não, a música embalou o carnaval daquele ano. Mas carnaval mesmo foi da torcida tricolor no Maraca.

10: 03/03/2001 - Flamengo 1x1 Fluminense: Dizia o tricolor Nelson Rodrigues que o Sobrenatural de Almeida adorava aprontar contra o Fluminense em Fla-Flus. E ele resolveu aparecer neste em 2001. Era a final da Taça Guanabara e o jogo terminou empatado em 1 a 1. Na disputa de penaltis o Fla superou o rival por 5 a 3, ficando com o título. Mas uma cobrança chamou a atenção. O lateral Cássio partiu para a bola, o goleiro Murilo fez a defesa, mas o Sobrenatural encarregou de empurrar a bola para o fundo do gol. Só no Fla-Flu!

Este são os 10 grandes Fla-Flus para o Futebol e Samba. Neste domingo no Engenhão mais um capítulo desta história será escrita! Aguardemos com atenção, pois como disse Nelson Rodrigues, o Fla-Flu começou 40 minutos antes do nada!     

Um comentário:

Celso Coelho disse...

Fla x Flu quem te viu quem te vê. Um clássico desfigurado. O jogo dos 100 anos, fora da rivalidade do campeonato carioca, aquela que o perpetuou.

Sem Maracanã, sem público, sem craques. Num joguinho "MEQUETREFE", o Flu, o menos ruim, venceu.

Tentaram de todas as formas promover o outrora, mais charmoso, o clássico dos milhões, mas nem mesmo a capacidade do Engenhão foi completa.

E pensar que na decisão de 1963, 194.603 torcedores encheram o Maracanã fazendo com que aquele Fla x Flu se tornasse até hoje o jogo de maior público do planeta entre dois times.

A conclusão é única: JÁ NÃO SE FAZ UM FLA X FLU COMO ANTIGAMENTE. Que Pena!