quinta-feira, 25 de julho de 2013

Galo Libertado !!!

Está registrado na bandeira do estado de Minas Gerais para quem quiser ler o lema de todos os mineiros, "Libertas Quae Sera Tamen", do latim, "Liberdade, ainda que tardia". Não poderia haver definição melhor para a conquista histórica da Copa Libertadores da América pelo Clube Atlético Mineiro, o Galo mais lindo do mundo de acordo com sua apaixonada, e hoje mais feliz do que nunca, torcida.

Um título cunhado com suor, lágrimas, sangue e um quê de roteiro de filme de terror. Senão vejamos: o pênalti milagroso defendido por Victor na bacia das almas diante dos mexicanos do Tijuana, a improvável recuperação diante dos argentinos do Newells Old Boys, com direito a gol aos 40 do segundo tempo e o gran finale contra o Olimpia nos dramáticos pênaltis. Uma epopeia rumo à conquista da América.

Não há o que contestar nesta conquista do Atlético. Apesar da reta final ter sido mais difícil do que deveria, o Galo fez disparada a melhor campanha da competição. Só perdeu um jogo na fase de classificação e foi copeiro na fase de mata-mata, com direito a um baile de bola sobre o poderoso São Paulo. De quebra o clube acabou com uma escrita que já durava 16 anos. Desde 1996 que o time de melhor campanha na fase inicial não conquistava a competição, a última vez foi o River, da Argentina.

A Libertadores é do Galo finalmente !
A vitoriosa campanha não está calcada apenas na frieza dos números. A consagração de Cuca como melhor treinador do Brasil, o renascimento de Ronaldinho Gaúcho como jogador vencedor (o único na história quem tem a Bola de Ouro da FIFA, a Copa do Mundo, a Champions League e a Libertadores) e o surgimento de um talentoso jogador, Bernard. A espinha dorsal de um time experiente, vencedor e de extrema qualidade. Os segredos para se chegar aos títulos. O Galo que não conquistava um de expressão há tantos anos.

Foi a quarta Libertadores consecutiva do futebol brasileiro (Inter em 2010, Santos em 2011, Corinthians em 2012 e Galo em 2013). Um recorde de nosso futebol. Futebol que sobra no continente. Nossos clubes são os melhores da América e parece que definitivamente aprenderam a jogar a Libertadores. Estamos há 5 títulos de alcançar os argentinos, questão de tempo.

E como gosta de cantar a apaixonada torcida do Galo, "o nosso time é imortal". Agora mais do que nunca, um imortal libertado, ainda que tardiamente !!!

Nenhum comentário: