quinta-feira, 4 de julho de 2013

Depois do baile, hora de limpar o salão !

Nem o mais otimista torcedor brasileiro imaginou desfecho tão apoteótico. A seleção brasileira venceu todos os jogos na Copa das Confederações, com direito a um verdadeiro massacre na final contra o temido time da Espanha. A campanha foi inquestionável, com 14 gols marcados e apenas 3 sofridos. Mas a história recente orienta a não se empolgar tanto com o título da Copa das Confederações. Jamais o campeão do mundo venceu o torneio teste do ano anterior. A própria seleção, que venceu as últimas três edições do torneio, acabou caindo na Copa do Mundo.

Para chegar mais forte ainda no Mundial do Brasil, a seleção precisa jogar bem com maior regularidade. Nesta Copa das Confederações a única partida em que o Brasil foi soberano o jogo todo foi justamente a final contra os espanhois. Correu sérios riscos diante de México, Itália e principalmente Uruguai. Felipão parecia estar certo quando defendeu a tese de que acertando a defesa, era meio caminho andado para ter um time competitivo.


A defesa brasileira sofreu apenas três gols na competição, média de apenas 0,6 por partida. Mas Felipão sabe que o setor defensivo precisa de muitos ajustes para a Copa do Mundo. A dupla titular de zagueiros, Thiago Silva e David Luiz, apesar de excelentes tecnicamente vem jogando muito pilhada e em um duelo contra atacantes velozes e técnicos, isso pode ser fatal. A meu juízo saída de bola do time precisa melhorar. Não é raro ver Júlio César e os zagueiros arriscarem chutões. Tática equivocada a meu ver, uma vez que Luiz Gustavo e Paulinho tem qualidade para sair com a bola dominada.

A Copa das Confederações serviu, além de acertar um espinha dorsal, para mostrar ao mundo do futebol que não será fácil jogar contra o Brasil aqui no nosso território. A seleção brasileira dificilmente perde um jogo atuando em casa e o clamor popular que os jogos causaram será ainda mais forte ano que vem. O Brasil proporcionou ao torcedor um baile de futebol na final. Resta agora organizar o salão para a festa que realmente interessa: a Copa do Mundo, em 2014!

Nenhum comentário: