quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Cuca não é o culpado

Mais uma vez a diretoria do Flamengo demonstra o quão é amadora e passional. A demissão de Cuca do comando técnico da equipe comprava esta tese. Cuca assumiu o Fla (nesta segunda passagem) ainda em dezembro de 2008. Comandou o time em 39 partidas, e perdeu apenas 7. 60% de aproveitamento. Sim, Cuca só perdeu sete jogos nesse ano. E caiu.

E porquê caiu? Porque os comandantes do rubro-negro conduzem o time com um nível de amadorismo assustador. Antes mesmo do confronto com o Barueri, o presidente em exercício do Flamengo (quem é o presidente do clube?) declarou que, caso o time não vencesse, a situação do treinador ficaria insustentável. Ora, quem pode trabalhar com tranquilidade assim?

Não é de hoje que a paixão fala mais alto que a razão na Gávea. Aliás, esta é uma marca dos dirigentes cariocas. Só Flu está no terceiro treinador nesta temporada.

O Flamengo conquistou, neste ano, o tricampeonato carioca. Foi eliminado na Copa do Brasil pelo Inter, que para muitos tem o melhor plantel do Brasil, jogando de igual para igual com o adversário. Vinha em 5º lugar no Brasileiro, até a sequência atual de 4 jogos sem vencer. Perdeu Ibson, o melhor jogador da equipe. Se o trabalho não era bom (a derrota para o Resende nas semifinais da Taça GB não pode ser esquecida) também estava longe de ser ruim.

Cuca deixa o clube em 11º lugar e com apenas 7 derrotas no ano. É lamentável o amadorismo dos dirigentes do Flamengo. Será por isso que o clube não vence um Brasileiro há 17 anos?

Kléber Leite anuncia a demissão de Cuca. "O futebol é dinâmico", declarou o treinador.

Cuca é um injustiçado

Alex Stival, o Cuca, é um profissional dos mais injustiçados na história recente do futebol brasileiro. Taxado de perdedor e pé frio, é um exímio montador de equipes. Um rápido exercício de reflexão comprova tal tese.

O time do Goiás, que em 2003, saiu da Zona de Rebaixamento para o 9º lugar, tendo feito a melhor campanha do 2º turno, foi comandado por Cuca.

No ano seguinte, já no São Paulo, Cuca levou para o tricolor nomes como Danilo e Josué, que seriam campeões mundias no ano seguinte. Sim, Cuca foi quem iniciou a montagem do vitorioso São Paulo de 2004 a 2008.

Apesar de não ter conseguido nenhum título, foi no Botafogo que Cuca mostrou sua competência. No brasileiro de 2007 vinha encantando o Brasil com uma equipe que jogava um futebol vistoso e ofensivo. Até a abertura da janela (em julho) o Bota liderou o Brasileiro por 10 rodadas. Sem contar as semifinais da Copa do Brasil, em 2007 e 2008.

Cuca é muito competente. Mas é injustiçado. Certamente assumirá outro clube ainda neste brasileiro.


Nenhum comentário: