segunda-feira, 27 de julho de 2009

O prazer de torcer

É muito bom torcer pela seleção brasileira de Vôlei. Desde que começou a Era Bernardinho, em 2001, só faz ganhar, o escrete canarinho nas quadras do planeta. E se a Copa do Mundo é a principal competição para o futebol, a Liga Mundial está também neste patamar para o Vôlei masculino. E é aí que comprovamos nossa incrível superioridade. Antes de começar a edição de 2001, o Brasil havia vencido 1 vez (no Brasil, em 1993) contra inatingíveis 8 títulos da Itália.

Ao longo destes nove anos, só não fomos campeões nas edições de 2002 e 2008 (curiosamente perdemos em casa para Rússia e EUA, respectivamente). E atingimos 8 títulos, empatando com a Itália. Feito que parecia impossível. Além disso, conquistamos outros dez títulos ao longo desses anos, onde se destacam dois Mundiais (2002 e 2006) e uma Olimpíada (2004).

Mas o que mais chama a atenção neste time não é nem a óbvia eficiência. É a garra e luta que estes jogadores demonstram dentro da quadra. Se Bernardinho está promovendo uma renovação, com nomes como Bruno, Leandrão e Lucão, e nesta fator reside a explicação para tamanha raça, afinal ambos querem mostrar serviço e conquistar a titularidade, temos por outro lado nomes como Giba, Serginho e Murilo, amplamente consagrados, demonstrando a mesma vontade de vencer e jogar pela seleção.

Na partida de ontem, com dura vitória por 3 a 2, vimos uma seleção brasileira bem inferior aos anos dourados da Era Bernardinho. Arrisco-me a dizer que a seleção da Sérvia é melhor que a do Brasil. Mas jogando com uma garra incrível, os brasileiros conquistaram mais um título. E como o próprio Bernardinho salientou, saiu melhor que a encomenda, pois o processo de renovação não visava vencer a Liga, logo neste ano.

Saiu mesmo melhor que a encomenda. Mais uma vitória fantástica. Dá gosto torcer pela seleção brasileira.


Um comentário:

Débora Bravo disse...

Assino embaixo! É inexplicável a sensação de torcer para a seleção masculina de vôlei. Infelizmente, só tive a oportunidade de assistí-los ao vivo uma vez. Mas, mesmo pela televisão sinto uma emoção incrível. Torcer pelo Brasil é sempre um prazer. E esse fim de semana tem o Grand Prix no Maracanãzinho! Sorte para a seleção feminina. \o/