segunda-feira, 14 de março de 2011

O resultado do carnaval em xeque

A vitória da Beija-Flor no Grupo Especial em 2011, a 12ª de toda a história da escola, deixou pairando no ar dos amantes do carnaval uma pulga atrás da orelha. Afinal, foi bem claro que o desfile da Unidos da Tijuca como um todo foi superior ao da escola Nilopolitana, pelo menos para boa parte do público e da crítica. E a escola da Zona Norte acabou com o vice-campeonato.

Pelo menos três jurados deixaram seu trabalho em xeque ao tirar muitos décimos de todas as agremiações e dar a nota máxima somente para a Beija-Flor. Será que o desfile da escola foi assim tão superior aos demais concorrentes? A diferença de 1,4 ponto para a segunda colocada foi merecida? Na minha opinião, a resposta é o não.

Em minha concepção as quatro primeiras colocadas eram mesmo as favoritas à briga do título. Tanto que foram justamente elas as primeiras. Um pouco mais para Beija-Flor e Tijuca, com Mangueira e Vila Isabel como possíveis surpresas. Parece loucura minha questionar o título de uma agremiação que nos últimos dez anos venceu seis vezes. Não que a escola não merecesse, mas talvez de todos esses títulos o de 2011 tenha sido o mais questionável.


E a cada ano o resultado do carnaval é mais estranho. A LIESA é absolutamente soberana nos julgamentos, sem receber qualquer tipo de auditoria. A prefeitura há anos tenta assumir a organização e o julgamento dos desfiles. Mas o lobby dos bicheiros impede tal mudança. Por isso, os jurados acabam julgando as agremiações de acordo com o seu nome ou o de seu homenageado, como foi o caso de Roberto Carlos na Beija-Flor em 2011.

Assim que tiver a oportunidade de rever todos os desfiles deste ano farei um post com minhas impressões do carnaval 2011. Mas mesmo antes disso eu posso atestar que o resultado do carnaval em 2011 deixou muito a desejar e não foi nem um pouco justo! Que para os próximos anos a coisa melhore, é o desejo de todos que amam o maior espetáculo da Terra.

2 comentários:

Mauricio Motta disse...

Também achei meio questionável este resultado. Acho que se o Salgueiro não tivesse dado tanto mole, poderia abocanhar a terceira posição.
Abraços

Edigar disse...

Sou leigo pra entender o porque de um jurado dar 9.8, 9.9 para uma escola de samba, realmente não entendo mesmo.

Fiquei muito surpreso com a Mangueira ter ganhado 9 na bateria, então qual é o critério pra se ganhar 10?

Concordo com o Maurício, Salgueiro deu vacilo e cá entre nós, não dá pra entender mais nada o que o Quinho canta na Sapucaí.

Beija Flor acertou no alvo com o enredo do Rei, vão deixar o Rei perder? Jamais né? Sobre a Tijuca, é uma coisa linda de se ver, é genial, porém a forma do Paulo Barros fazer carnaval não me agrada, talvez eu seja do tempo da Portela e Império Serrano né? hahaha

Abraço