quarta-feira, 30 de março de 2011

O Brasil está na crista da onda

Repare o leitor que o Brasil, em diversas áreas, deixou de ser o eterno país do futuro para se tornar uma realidade factível de uns tempos para cá. No esporte esta tendência se confirma com as vitórias para sediar as próximas Copa do Mundo (em 2014) e Olimpíadas (em 2016, no Rio). E nada melhor para representar o esporte do que a principal modalidade disputada no país: o futebol. Vivemos um momento único em nosso território.

A confirmação pelo Vasco essa semana do retorno de Juninho Pernambucano, aliada à apresentação pelo São Paulo de Luis Fabiano evidenciam este momento diferente que vive nosso futebol. Isso sem falar nas voltas de Adriano e Liedson, para o Corinthians e Ronaldinho Gaúcho, para o Flamengo. Ainda podemos citar Fred e Deco, no Fluminense, Rivaldo, no São Paulo, Elano, no Santos, Guilherme no Atlético-MG, apenas para ficar naqueles que me recordo. Todos jogadores de ponta na minha visão, mesmo que alguns em fim de carreira.

Outrora seria utopia para o torcedor imaginar a presença de tantos craques jogando aqui em nosso futebol. E hoje ainda estamos conseguindo competir com os europeus quando se abrem as famigeradas janelas. Basta recordar o caso de Neymar, que recusou oferta do poderoso Chelsea, da Inglaterra, para permanecer no Santos. Apenas não podemos enfrentar, ainda, a vontade de alguns de nossos atletas de jogar lá fora.

Tal momento só reforça que o Campeonato Brasileiro, que começa em maio, será um dos melhores dos últimos anos, o que aliás vem ocorrendo temporada após temporada. Resta aos amantes do bom futebol torcer para que os clubes brasileiros invistam cada vez mais no retorno destes grandes nomes, mas que também se preocupem com a renovação e apostem na revelação de novos talentos. O nosso futebol só tem a ganhar!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

O momento do futebol brasileiro realmente é muito bom. Mas os jogadores que estão voltando, são os que estão com mais de 30 anos.
Vc esqueceu de citar quie o Vasco repatriou o Maestro Felipe em 2010.
Abraços