quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Construindo a imagem de ídolo

Eu sempre defendo a tese de que o ídolo não necessariamente precisa ser um craque ou um grande jogador! Basta lembrar o exemplo recente de Obina, atacante que hoje atua na China e que foi ídolo de duas das torcidas mais apaixonadas e exigentes do Brasil: Flamengo e Atlético-MG. Mas o que Dedé, o zagueiro iluminado, vem fazendo neste ano pelo Vasco já o coloca na galeria de grandes ídolos do Gigante da Colina. Me arrisco a dizer que é o grande ídolo do clube no pós-fase áurea (fim dos anos 90 e início dos anos 2000).

A épica vitória sobre o inexpressivo Universitario-PER teve em Dedé o seu grande responsável. Se os defensores vascaínos conseguiram a façanha de sofrer dois gols do time peruano, o "mito" (como a torcida o apelidou) redimiu-se marcando dois gols que conduziram a equipe do técnico Cristóvão Borges à semifinal da Copa Sul-Americana, com boas chances de conquistar o título! E para deixar a jornada do zagueiro ainda mais histórica, ele completou na noite mágica seu 100º jogo com a camisa do Vasco.


Dedé tem a persistência dos grandes ídolos e, se não é um zagueiro ainda do nível de um Thiago Silva, já mostra sinais de que poderá se tornar um grande nome nesta posição. Anderson Vital da Silva foi revelado pelo Volta Redonda em 2008 e acertou com o Vasco após o bom estadual de 2009 que havia feito pelo Voltaço. Quase não foi usado naquele ano e recebeu inúmeras críticas quando assumiu a condição de titular, já em 2010. Me recordo que quando ele formava dupla com Titi (hoje no Bahia), os torcedores rivais faziam chacota da dupla apelidando-a de trapalhona! Mas Dedé superou a desconfiança e vai escrevendo seu nome na história do Vasco!

Eu só espero que tanto o Vasco, quanto o próprio Dedé, continuem pensando de forma grande, como fazem por exemplo o Santos e Neymar, que confirmaram a permanência do atacante no Brasil, no mínimo, até 2014. Dedé é zagueiro de nível de seleção brasileira e de atuar em um grande clube europeu. Tem que continuar escrevendo as páginas monstruousas que vem conseguindo no Gigante da Colina. O ano da redenção do Vasco é o ano de Dedé!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Mitológico Dedé. Entre os brasileiros da posição, atualmente, só perde para Thiago Silva.
Valeu Dedeckembauer!