terça-feira, 1 de novembro de 2011

Porquê o Flamengo dançou?

Esta pergunta é feita por muitos rubro-negros e até por rivais! A resposa é muito simples: o Flamengo está praticamente fora da briga pelo heptacampeonato brasileiro porque não apresenta o mínimo de ambição para chegar lá! A incrível derrota diante de um fraquíssimo Grêmio evidencia o que digo! O Fla abriu 2 a 0 no primeiro tempo diante de um Olímpico lotado e poderia ter decido a parada. Mas, como foi de praxe ao longo de todo o ano, o time recuou como um se pequeno fosse e foi facilmente dominado pelos gaúchos!

Vanderlei Luxemburgo tem enorme responsabilidade nisso. Ele insiste em um esquema que sobrecarrega uma defesa fraca e volantes inconstantes até do ponto de vista emocional, casos de Airton e Williams. A covardia de Luxa causou ao time a perda da Copa do Brasil (quando chamou o Ceará para o seu campo no jogo do Engenhão) e pode representar o vexame de uma não classificação para a Libertadores.


É possível ir muito além do que o Flamengo está hoje, mesmo com um zagueiro da inoperância do Wellinton. Para isso, a formação do time deveria se basear na força ofensiva. Mesmo criticado, Devid tem 13 gols no campeonato e sempre marca quando necessário. Ronaldinho e Thiago Neves dispensam qualquer apresentação. E os melhores momentos do Fla nas últimas rodadas aconteceram com presença do jovem garoto Thomás no time. Se ele tem talento e personalidade, tem que jogar!

Luxemburgo é dos mais vencedores treinadores da história do futebol brasileiro. Mas sua recente teimosia faz com que a maioria de seus últimos trabalhos fracasse. E esse discurso de projeto disso ou daquilo outro pode convencer nos outros clubes que ele comandou, mas não no Flamengo. Um clube com uma torcida imensa e com uma folha salarial milionária não pode brigar apenas por uma vaga na Libertadores! Tem de lutar por títulos, mesmo que não os consiga sempre. Mas tem que mostrar postura para tanto!

Nenhum comentário: