quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Comentarista da Palavra Fácil!

Foi assim que Luiz Pineda Mendes, ou apenas Luiz Mendes, ficou conhecido ao longo de sua ilibada carreira de narrador e depois comentarista de futebol. Foram mais de 50 anos dedicados ao rádio e ao futebol. Mas neste 27 de outubro de 2011 a voz potente do palavra fácil se calou para sempre, deixando órfãos milhares de fãs pelo país.

Mendes nasceu na cidade gaúcha de Palmeira das Missões, localizada no Norte do Rio Grande do Sul. Por ser gaúcho, o jornalista nunca escondeu ser torcedor do Grêmio e do Botafogo, por sua ligação posterior com a cidade do Rio de Janeiro. Na capital fluminense Mendes ajudou a fundar a principal rádio brasileira, a Rádio Globo (em 1944), onde se mantinha trabalhando até pouco mais de um mês atrás, quando sua debilitada saúde o impediu de continuar.

Mendes foi testemunha ocular de grandes momentos do futebol brasileiro ao participar da cobertura de 16 Copas do Mundo, a primeira delas aqui no Brasil, em 1950. Foi na voz dele que os brasileiros escutaram o fatídico gol do uruguaio Giggia, o do título uruguaio sobre a nossa seleção em pleno Maracanã. Mas Mendes pode acompanhar, in loco, os demais seis títulos mundias conquistados pelo Brasil.


Uma das grandes contribuições de Mendes ao jornalismo esportivo foi a "Grande Resenha Facit", uma espécie de embrião das mesas redondas de debates que existem hoje. O programa foi ao ar na extinta TV Rio durante a década de 50 e contava, além de Luiz Mendes, com nomes da envergadura de Armando Nogueira, João Saldanha e Nelson Rodrigues.

Este blogueiro esteve com Mendes apenas uma vez cara a cara! Foi um momento único para mim. Durante o lançamento da biografia do narrador José Carlos Araújo, em 2009. Na ocasião o verdadeiro Garotinho fez o seu diário Globo Esportivo de uma livraria no Leblon e eu, como fã que sou, fui acompanhar. Minha emoção ao chegar perto de Luiz Mendes foi única e eu jamais irei esquecer. Ele me tratou com muito respeito e humildade! Como todo grande gênio!

Agora Luiz Mendes e sua palavra fácil irão compor a mesa redonda do céu, com nomes como Sandro Moreira, Armando Nogueira, João Saldanha, Mário Filho, Nelson Rodrigues e tantos outros! Vai com Deus LUIZ MENDES!

Nenhum comentário: