terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sambas Enredo 2012 - Grupo Especial

Enfim todas as 13 escolas do Grupo Especial já definiram seus hinos oficiais parta o carnaval 2012 e os trabalhos de gravação do CD oficial já tiveram início na Cidade do Samba! Abaixo faço um breve comentário sobre o que achei de cada samba e o leitor poderá ouvir a versão ainda não-oficial de cada um! Quando o CD for lançado (geralmente no início de dezembro) farei uma análise mais aprofundada!

Beija-Flor: Fez uma junção de duas parcerias e achei que o samba ficou aquém da capacidade da ala de compositores da escola. A obra de JR Beija-Flor e companhia era superior e deveria ter levado sozinha!


Unidos da Tijuca: Um belo samba que tem um trecho com uma das mais belas melodias deste carnaval ("Simbora que a noite já vem/Saudade do meu São João/Respeita 'véio' Januário/Seus oito 'baixo', tinhoso que só")


Mangueira: Não era meu samba favorito nas eliminatórias. Mas o de 2011 também não foi bem aceito no início e funcionou muito bem no CD e na avenida. Vamos aguardar a versão oficial!


Vila Isabel: Tem um dos mais belos sambas deste ano. A parceria entre Arlindo Cruz e o multi-campeão André Diniz produziu uma bela obra para falar de Angola! Destaque para o trecho que promete emocionar: "Pelos terreiros (Dança, jongo, capoeira)/Nasci o samba (Ao sabor de um chorinho)". Vai emocionar!


Salgueiro: Alguns criticaram a obra vencedora de Marcelo Motta e companhia, mas eu achei boa, apesar de considerar o samba de Xande de Pilares mais encorpado. Mas os salgueirenses vêm com uma obra forte em 2012.


Imperatriz: Para mim é o grande samba do carnaval! O escritor Jorge Amado será cantado com toda pompa pela escola com um samba de melodia e letra lindas. Parabéns a Jefferson Lima e seus parceiros pelo espetáculo de samba! Coisa corriqueira nos últimos anos em Ramos.


Mocidade: Um samba valente, melhor do que o de 2011, mas que não agradou à comunidade de Padre Miguel! Refrão pra cima, como vem sendo uma tônica da escola! É esperar pra ver como vai se sair na voz do novo intérprete Luizinho Andanças.


Porto da Pedra: A pior ala de compositores do carnaval só podia produzir o pior samba também. Some-se a isso um enredo absurdo sobre o leite. Sinceramente não sei o que essa escola faz no Grupo Especial.


São Clemente: A decisão mais polêmica do Grupo Especial. Afinal o samba de Eugênio Leal e seus parceiros foi aclamado pela quadra, mas quem levou foi a parceria de Ricardo Góes. O refrão principal tem um inacreditável "Tem bububu no bobobó/Sem sassarico é o 'ó'". Pelo menos é engraçado, o que combina com a escola.


Grande Rio: Se nada acontecer, a Grande Rio briga pelo título e vem com um samba muito forte para falar sobre superação. Novamente o compositor Edispuma levou em Caxias. Os dois refrões principais são fortes e a parte final tem uma melodia muito bonita.


Portela: Outro sambaço! Enfim a Portela volta a ter um samba entre os melhores do carnaval. A parceria de Wanderley Monteiro acertou em cheio. Pelo menos no aspecto musical a Portela briga forte em 2012!


União da Ilha: Outra escola que optou pela junção de duas parcerias. Eu gostei do resultado final. Muito bem sacado o trecho que faz uma espécie de ponte entre o Rio e Londres (tema da escola). "Vou botar molho inglês na feijoada/Misturar chá com cachaça".


Renascer de Jacarepaguá: A escola estreante no Grupo Especial vem com um samba bom para falar do pintor pernambucano Romero Britto. E como abre o carnaval, optou por uma obra animada e de certo modo bonita! Agiu certo a direção da escola!

Um comentário:

Egnaldo Ferraz disse...

Gostei muito dos Sambas da Portela, Salgueiro e Grande Rio, sou apaixonado pela Mocidade, mas... eu achei o samba muito fraco, tomara que na avenida ele me mostre ao contrario!!!!