quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Insensatez!

Todo ano é a mesma coisa. O Campeonato Brasileiro dá 4 vagas para a Libertadores, 8 para a Sul-Americana e 4 clubes caem pra Segunda Divisão. Mas na verdade quem não vai pra principal competição do continente e escapa da Série B diz ao fim da temporada: "pelo menos fomos para a Sul-America". Aí chega o ano seguinte e é hora de disputar o tal torneio e o que se vê são verdadeiros vexames!

Ora, a Sul-Americana dá uma vaga na própria Libertadores e de maneira mais fácil (na minha opinião) do que a Copa do Brasil ou o próprio Brasileiro. Isso sem falar que é uma conquista internacional ora bolas. Conta muito para o prestígio e a marca dos clubes lá fora. E se Flamengo e Botafogo acabarem fora da Libertadores? Certamente irão pensar que pela Sul-Americana o caminho seria bem menos complicado.

 
O alvinegro deu vexame ao ser surrado pelo pífio Independente Santa Fé-COL e o Flamengo dificilmente reverterá a surra que levou de seu algoz Universidad de Chile. O Vasco, apesar de já estar na Libertadores e lutar pelo penta no Brasileiro, não fez um bom papel ao ser derrotado pelo Aurora-BOL. Ainda pode reverter e se classificar, mas já anunciou que irá com um time misto. E o São Paulo é o único que provavelmente irá dar valor à Sul-Americana, mas só porque suas chances no Brasileiro são remotas.

Eu vejo que a solução para que os clubes deem valor à Sul-Americana passa por uma mudança no calendário. Deviam disputar a Sul-Americana de forma paralela à Libertadores, assim não teriam a concorrência do Brasileiro e poderiam se dedicar à competição como ela merece. Agora, é uma insensatez muito grande alguns técnicos darem de ombros para  a Sul-Americana desta forma e fazerem nossos clubes virarem chacota no cenário internacional!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

O Vasco é o Brasil na Copa Sul-Americana.
Abraços