segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Restam 10

O Campeonato Brasileiro atinge a rodada 28 e com ainda 30 pontos em disputa é absolutamente impossível fazer qualquer tipo de prognóstico, tanto na parte de cima, como na parte de baixo da tabela. De certo mesmo, pelo menos por enquanto, é que seis clubes lutam pelo título e sete seguem lutando contra a queda para a Série B, apesar de que dois deles (América-MG e Avaí) me parecem fadados ao rebaixamento. Neste post tentarei dissecar a quantas anda a briga no Brasileiro em cada pate da tabela. Confira abaixo:

Título:

Essa edição do Brasileirão por pontos corridos me parece ser a que apresenta mais candidatos ao título a tão pouco tempo do fim da competição. São seis gigantes do nosso futebol pleiteando o caneco. Desde 2006, o campeão brasileiro faz em média 73.6 pontos. O atual líder (Corinthians) aparece com 51 pontos e para atingir tal marca precisaria de mais 22 pontos, em 30 a serem disputados. Um aproveitamento pouco provável, o que nos leva a crer que o campeão este ano terá a menor pontuação da era dos pontos corridos, que pertence ao Flamengo-2009, que fez 67 pontos.

Na minha opinião Flamengo e Corinthians é quem possuem as tabelas "menos complicadas" até o fim da competição, tendo pela frente apenas um concorrente direto (no caso dos cariocas o Vasco e no caso dos paulistas, o Botafogo já na próxima rodada). E por aparecer quatro pontos à frente dos rubro-negros eu apontaria o Corinthians hoje como grande favorito ao penta!

Até o fim, teremos seis jogos entre os concorrentes diretos, e eles serão cruciais para a definição do campeão. E o Vasco terá quatro destes duelos. Botafogo e Fluminense, terão de se recuperar já na próxima rodada sob pena de perder contato com os líderes. No caso do alvinegro, ainda há um  jogo a menos a cumprir contra o Santos, fora de casa. Portanto, colocaria Corinthians e Flamengo com mais possibilidades e os demais (Vasco, São Paulo, Botafogo e Fluminense) correndo por fora.

Libertadores:

A luta para chegar à principal competição do continente tem dois senões! O primeiro deles é o fato de o Vasco (já garantido por ter vencido a Copa do Brasil) estar dentro do pelotão de frente, o que abre uma vaga ao 5º colocado. Entretanto, caso outro clube (Botafogo, São Paulo ou Flamengo) vença a Copa Sul-Americana esta 5ª vaga será suprimida e se o Vasco for o campeão da competição internacional, a vaga ficaria com o vice da mesma competição, também excluindo o 5º lugar do brasileiro.

Se o 5º lugar garantir a vaga e se for levada em consideração a pontuação média dos clubes que terminaram nesta colocação, o número mágico é 61! Pontuação que distancia o atual 5º lugar (Botafogo) em 15 pontos do número ideal. Portanto, 50% de aproveitamento nas rodadas finais. Mas eu não descarto nesta briga aindo o Internacional. Coritiba e Palmeiras têm chances remotíssimas!

Rebaixamento:

Desespero, teu nome é Minas Gerais! Infelizmente são grandes as chances de pelo menos dois mineiros estarem na Série B em 2012. E não me surpreenderei se os três estiverem. E devem fazer companhia a Avaí e América-MG, virtualmente rebaixados. Isso porque os times citados precisam somar pelos 23 e 21 pontos em 30 a disputar, respectivamente, tomando-se por base que 44 pontos é o número que livra da queda.

A ferrenha briga contra o rebaixamento deve ter ainda os desesperados Atlético-PR e Atlético-MG, o entregue Cruzeiro, o sonolento Ceará e o aguerrido Bahia, que me parece com boas chances de escapar. Vislumbrando que o Furacão não parece oferecer muita força, dá para sacramentar: o clássico entre Cruzeiro e Atlético, na última  rodada definirá o destino de ambos em 2012! Será teste para corações fortes!

Assim como serão as dez rodadas finais onde não dá para fazer qualquer tipo de previsão. É acompanhar e torcer!

Um comentário:

Anônimo disse...

isso ae jorna!!