segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Duelo de gigantes

Corinthians e Vasco somam 8 conquistas do Brasileirão e possuem uma certa tradição em seus confrontos diretos, sendo o principal deles a final do Mundial de Clubes, vencido pelos paulistas em pleno Maracanã no ano 2000. Depois de passarem pelo ostracismo da segundona, parece que o caneco deste Brasileirão vai ficar mesmo entre os dois clubes.

Se formos analisar a posição na tabela de ambos e a distância para os principais concorrentes ainda não dá para cravar que o caneco ficará apenas entre os dois. Mas tomando por base a forma como vêm jogando Vasco e Corinthians e a constante claudicância de seus adversários, eu acredito que dificilmente um dos dois não será pentacampeão brasileiro.


E qual tem mais possibilidades de vencer? Se um dos critérios a se analisar for a tabela de jogos de ambos, eu vejo uma certa vantagem para os paulistas, que até o fim encaram cinco adversários desesperados e tem como dois últimos adversários clubes que devem estar já de férias nas últimas rodadas: Figueirense e Palmeiras. Este último um grande rival que pode se motivar e tentar atrapalhar. Já o Vasco tem pela frente seus três grandes rivais e além disso apenas o Avaí como adversário teoricamente mais fácil. Um caminho muito mais tortuoso que o seu rival até o final, como podemos verificar na tabela de ambos abaixo:

Vasco (São Paulo-C; Santos-F; Botafogo-N*; Palmeiras-F; Avaí-C; Fluminense-N*; Flamengo-N*)
Corinthians (Avaí-C; América/MG-F; Atlético-PR-C; Ceará-F; Atlético/MG-C; Figueirense-F; Palmeiras-C)

*Os clássicos cariocas têm sido disputados no Engenhão (campo neutro), mas o Vasco luta para exercer o mando de campo nos duelos contra Botafogo e Flamengo. A CBF ainda não definiu onde serão os jogos!

Em uma rápida simulação no site Globoesporte.com, onde coloquei apenas os resultados dos jogos destes dois clubes, cheguei a um duplo empate de 70 pontos, com o Corinthians terminando à frente com mais vitórias. Mas se o Corinthians tem adversários teoricamente mais tranquilos, o Vasco (na minha concepção) possui um time melhor e que vem apresentando o futebol mais regular do campeonato. Isso sem contar no "Fator Ricardo Gomes", um verdadeiro golpe psicológico. Estas são as vantagens do Vasco neste duelo em minha opinião.

Restando apenas sete rodadas não dá mesmo ainda para cravar nada, até mesmo que será um desses dois o campeão. Aguardemos o desenrolar do Brasileirão mais emocionante da era dos pontos corridos!

Nenhum comentário: