sábado, 17 de dezembro de 2011

O buraco é bem mais embaixo

Santos e Barcelona duelam neste domingo em um dos confrontos mais esperados deste século pelo mundo do futebol. Quem vencer conquistará o topo do mundo. Claro que ninguém é louco em não creditar o total favoritismo ao Barcelona nesta partida. Os espanhois hoje jogam o melhor futebol do mundo, possuem o craque do momento (Messi é o maior jogador do planeta inquestionavelmente) e uma equipe muito competitiva, com um futebol envolvente e bonito.

Mas como diriam os antigos, devagar com o andor pois o santo é de barro. Ou seria o Santos? Trocadilhos à parte, relembremos as outras passagens do Barcelona pelo Mundial? Campeão em 2009 pela única vez derrotando os argentinos do Estuadiantes. E vice contra dois brasileiros: o São Paulo em 1992 e o Internacional em 2006. Nesta última decisão todos se lembram quem era o franco favorito? Pois é.

A realidade é que o último clube brasileiro derrotado por um europeu em um Mundial foi o Palmeiras em 1999. De lá pra cá, o São Paulo superou o Liverpool em 2005 e o Inter o Barça em 2006, como citado acima. Até hoje foram 13 confrontos entre brasileiros e europeus nos Mundiais  de Clubes. Os brasileiros saíram vitoriosos oito vezes e os europeus cinco. Nem sempre a força econômica dos rivais do velho continente determina vitórias dentro das quatro linhas.


Também é verdade que a imprensa espanhola trata o Santos com um enorme respeito, mais até do que nossa própria mídia, que só falta entregar a taça ao Barcelona. Eu vejo que este respeito tem um responsável: Neymar. O garoto foi decisivo na vitória do Santos sobre o Kashiwa e uma manchete do jornal Munmdo deportivo evidencia o respeito: "Neymar dá o cartão de visitas ao Barça".

Os espanhois são francos favoritos! Possuem Messi, Xavi, Iniesta e uma constelação de estrelas capaz de vencer o Santos ou qualquer adversário do mundo quantas vezes forem necessárias. Entretanto em um jogo único, tudo pode acontecer. E os brasileiros também possuem jogadores de talento. Não acharei nenhum absurdo se o Brasil sair do Japão novamente campeão do mundo!

Nenhum comentário: