segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A Temporada 2011


Terminada a Temporada 2011 no futebol brasileiro, os clubes correm atrás de reforços para 2012 e os torcedores ainda fazem o balanço de seus clubes em meio às festas de final de ano. Alguns estão tendo um natal alegre outros nem tanto, pelo menos no aspecto futebolístico. Nesse post o Futebol e Samba faz esta análise da temporada de cada um dos grandes clubes brasileiros e ainda divulga a nova pontuação do Ranking Futebol e Samba. Mãos à obra:

Corinthians: O ano começou tenebroso com a inacreditável eliminação na Fase Preliminar da Copa Libertadores para o inexpressivo Tolima-COL. Fato inédito na história para clubesa brasileiros. Ainda no primeiro semestre, o Timão sucumbiu na final do Paulistão diante do Santos. No brasileiro a única esperança de voltar à Libertadores. O técnico Tite foi pressionado durante todo o ano, mas conseguiu levar o clube à conquista de seu quinto título brasileiro. Uma conquista a meu ver inquestionável, já que o Corinthians liderou 27 das 38 rodas da competição. Saldo positivo no fim.

Palmeiras: O grande rival do Timão teve um ano pífio na minha opinião. Fez uma boa primeira fase no Paulistão, terminando na segunda colocação, tendo sido eliminado nos pênaltis pelo Corinthians na semifinal. Mas na Copa do Brasil protagonizou um vexame histórico: foi surrado pelo Coritiba por 6 a 0 e deixou a competição nas quartas de final. No Brasileiro, chegou a despontar no pelotão de frente no primeiro turno mas fez péssimo segundo turno, terminado em 11º lugar. Na Sul-Americana caiu diante do Vasco ainda na fase nacional da competição.

Santos: Podemos classificar o ano santista como excelente, o melhor dos grandes clubes brasileiros. A derrota diante do mágico Barcelona na final do Mundial não apaga a temporada espetacular do time da Vila Belmiro. No primeiro semestre campeão paulista quando disputava a Libertadores simultaneamente. Na principal competição continental, levou o troféu que apenas o time de Pelé havia conquistado pela última vez em 1963. No Brasileiro o foco se perdeu e o clube viveu dos lampejos de Neymar e da partida épica contra o Flamengo em agosto. O resultado foi o 10º lugar.

São Paulo: Ano muito ruim para o clube do Morumbi. Acostumado a comemorar títulos, os são-paulinos terão de se contentar em ficar fora da Libertadores pela segunda temporada consecutiva. Umalástima para o clube que se planeja todo ano para esta competição. No Paulistão terminou a primeira fase na ponta, mas caiu para o Santos de Neymar e Ganso na semifinal. Na Copa do Brasil uma eliminação vexatória para o Avaí, que acabou rebaixado no Brasileirão. Na fase nacional da Sul-Americana tirou o Ceará, mas caiu para o Libertad-PAR na fase internacional. No Brasileiro ficou a um ponto da zona de classificação para a Libertadores, terminado no 6º lugar.

Botafogo: Mais um ano frustrante para os botafogueneses. Se em 2010 veio o título carioca e uma quase vaga na Libertadores no Brasileiro, em 2011 nem isso. A má campanha do primeiro semestre custou o cargo de Joel Santana. Já com Caio Júnior o time foi eliminado nas oitavas da Copa do Brasil pelo Avaí em um jogo polêmico. No Estadual viu o domínio completo do grande rival Flamengo. Na Copa Sul-Americana usou de uma estratégia equivocada ao poupar titulares em uma partida em casa e acabou eliminado pelo Santa Fe-COL. Já no Campeonato Brasileiro esteve todo tempo no pelotão de frente, tendo por três oportunidades tendo tido a chance de assumir a ponta da competição. Foi muito mal na reta final, terminando na 9ª posição e mandando o técnico Caio Júnior embora a três rodas do fim.

Flamengo: Saldo negativo no meu modo de ver para os rubro-negros. O ano começou promissor com as chegadas de Felipe, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho. Domínio completo no Carioca, que foi conquistado de maneira invicta. Mas nas principais competições do ano fracassou e pior, viu o grande rival brilhar. Caiu para o Ceará na Copa do Brasil quando perdeu o primeiro jogo do ano em casa, já no mês de maio. No brasileiro fez ótimo primeiro turno, terminando na segunda colocação. Mas no segundo turno fez jogos horríveis, permanecendo 10 rodadas sem conquistar uma vitória sequer. Acabou em quarto lugar, garantindo uma vaga na Libertadores. A torcida ainda aturou a humilhação de ser surrado pela Universidad de Chile na Sul-Americana em pleno Engenhão por 4 a 0. E Ronaldinho ficou devendo no conjunto da obra.

Fluminense: Não foi um bom ano para os tricolores. Depois de serem campeões brasileiros na temporada 2010, a expectativa era a melhor possível. Mas o primeiro semestre foi muito ruim, com uma péssima campanha no Estadual, quando chegou a ser eliminado pelo Boavista na Taça Guanabara. Uma briga política fez o clube perder Muricy Ramalho para o Santos. Na Libertadores uma precoce eliminação nas oitavas para o Libertad-PAR. Na segunda metade do ano, o Flu trouxe Abel Braga e fez ótima campanha no Brasileiro, chegando a brigar pelo título até a 37ª rodada. O 3º lugar rendeu uma vaga na Libertadores pelo segundo ano consecutivo, fato inédti na história tricolor.

Vasco: 2011 foi o ano da redenção vascaína. E olha que ele começou como os últimos havia terminado: com vexames. Quatro derrotas seguidas e a pior campanha da história no início do Estadual. Recuperado e com Ricardo Gomes no comando, o Vasco perdeu a Taça Rio e viu o rival Flamengo ganhar de forma invicta o título. Mas o título inédito da Copa do Brasil foi o pontapé inicial para um segundo semestre intenso e glorioso, apesar de sem títulos. O problema de saúde de Ricardo Gomes fez dos jogadores do Vasco verdadeiros gladiadores em campo. O vice do Brasileirão e a eliminação na Sul-Americana não mancham o ano da volta do grande Vasco da Gama.

Grêmio: O tricolor gaúcho fez uma temporada ruim. Conquistou apenas o Gaúchão diante do grande rival Internacional. Na principal competição do ano, a Libertadores, foi eliminado pelo Universidad Católica-CHI já nas oitavas de final. No Brasileirão, frequentou na maioria da competição a parte de baixo da tabela, terminando na 12ª colocação. Nem Renato Gaúcho e nem Celso Roth deram jeito no Grêmio e, 2011.

Internacional: O ano começou com o Inter detentor do título de Campeão da Libertadores, mas ainda com a ressaca de um vexame sem precedentes no Mundial, ao ser eliminado pelo Mazembe. Em 2011 o Inter deixou a Libertadores ainda nas oitavas ao ser eliminado pelo Peñarol-URU e ainda perdeu o Estadual. No Brasileiro, depois de campanha irregular, conseguiu na bacia das almas a última vaga para a Libertadores ao terminar na 5ª colocação.

Atlético-MG: 2011 foi como 2010 e como infelizmente têm sido na história recente do Galo: um ano a se lamentar. Perdeu o Estadual para o grande rival, o Cruzeiro. Na Copa do Brasil conseguiu a proeza de ser eliminado pelo Grêmio Prudente na segunda fase. Na Copa Sul-Americana foi eliminado ainda na fase nacional para o algoz Botafogo. Como vem sendo praxe brigou para não cair no Brasileiro até as últimas rodadas, escapando no fim. Quando tinha chances de empurrar o grande rival para a Série B, protagonizou um dos grandes vexames da sua história: foi surrado por 6 a 1 para o Cruzeiro. Péssimo ano do Galo. E 2012 não aparenta que será muito diferente.

Cruzeiro: Começou o ano arrasador, terminando a primeira fase da Libertadores com a melhor campanha e vencendo o Estadual sem fazer nenhuma força. Recebeu a alcunha de "Barcelona das Américas". Entretanto nas oitavas da Libertadores foi eliminado dentro de casa pelo Once Caldas-COL. A diretoria desmanchou o time e o torcedor celeste sofreu como nunca no segundo semestre. Cuca saiu Joel chegou. Joel saiu e Vágner Mancine chegou. E as derrotas se acumulavam. Os cruzeirenses só respiraram aliviados na última rodada depois de surrarem o arqui-inimigo Atlético por 6 a 1 e garantirem a permanência na Série A depois de um segundo turno em que venceram apenas dois jogos. Para o que os cruzeirenses se acostumaram foi um ano difícil.

Ranking Futebol e Samba - 2ª Edição:

Pouca coisa se alterou no Ranking desde sua criação, no primeiro semestre de 2011. O Corinthians, campeão brasileiro, chegou aos 940 pontos e encostou no rival Palmeiras, 7º colocado com 950 pontos. A ponta segue folgada nas mãos do São Paulo e as demais posições permaneceram inalteradas. Confira a classificação de seu time:

1- São Paulo: 1.630 pts.
2- Santos: 1.500 pts.
3- Grêmio: 1.100 pts.
4- Flamengo: 1.100 pts. (os gaúchos seguem na ponta por terem uma Libertadores a mais)
5- Internacional: 1.060 pts.
6- Cruzeiro: 1.040 pts.
7- Palmeiras: 950 pts.
8- Corinthians: 940 pts.
9- Vasco: 710 pts.
10- Atlético-MG: 590 pts.
11- Fluminense: 540 pts.
12- Botafogo: 410 pts.

Nesta última postagem do Blog Futebol e Samba em 2011 aproveito para desejar um excelente 2012 cheio de realizações e conquistas. E, claro, muito Futebol e Samba para todos! 

Nenhum comentário: