segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Incontestável

Uma das maiores virtudes da fórmula de pontos corridos é sempre conferir justiça a quem é campeão, uma vez que sempre vence quem soma mais pontos. Mas poucas vezes se viu um campeão tão incontestável em um Campeonato Brasileiro. Com três rodadas de antecipação o Fluminense confirmou o que quase todo mundo já sabia que iria acontecer, só restava definir quando: o tetra-campeonato brasileiro. Dono da melhor campanha da história da era dos pontos corridos, desde que 20 clubes passaram a disputá-lo em 2006, o Flu tem o melhor ataque, a melhor defesa, o maior número de vitórias e o menor de derrotas, além do artilheiro isolado do campeonato, Fred com 19 gols.

Os críticos do estilo de jogar do time de Abel alegam que o clube ganha seus jogos sem apresentar nenhum brilhantismo. Pode até ser, mas o fato é que o Fluminense se tornou um time mortal e traiçoeiro, que dá uma falsa impressão de domínio ao adversário e nas raras oportunidades que tinha, matava o jogo. O tricolor de Abel Braga neste 2012 foi talvez o time que mais comprovou aquela famosa tese futebolística, de que quem não faz leva!

Fred foi o craque do campeonato

Outro ponto que fez do Fluminense o grande campeão de 2012 com três rodadas de antecipação foi possuir em seu elenco jogadores acostumados a títulos e com talento de sobra para resolver um jogo com uma bola, uma chance. Um goleiro espetacular e que garantiu vários pontos, como Diego Cavalieri. Um volante moderno e que faz muito mais que destruir jogadas, como Jean. Um meia que alia muita técnica a uma disposição incrível, como Thiago Neves e um atacante implacável, como Fred, auxiliado pelo talentoso e ousado Wellinton Nem. Sem falar de Deco, que pouco joga e dos reservas de luxo Wagner e Rafael Sóbis, que jogariam em qualquer elenco como titulares.

Como sempre acontece no futebol brasileiro, sempre que um clube conquista um título uma chuva de insinuações de isso ou daquilo toma conta dos noticiários. Os adversários, que não tiveram a mesma competência do Flu, afirmam que as arbitragens ajudaram, mas é muito estranho que os dez pontos de vantagem consolidados sobre o segundo colocado tenham sido obra de um esquema de favorecimento. Impossível acreditar. A verdade é que o quarto título brasileiro do Fluminense pode ser definido em uma só palavra: Incontestável!

Nenhum comentário: