quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Os brasileiros na Libertadores - Parte 2

Terminado o reinado de Momo, segue a temporada do futebol brasileiro. E se for verdade aquela máxima de que o ano só começa de fato no Brasil quando termina o carnaval, os torcedores de Atlético-MG e Fluminense vão estar ligados nas estreias de seus clubes na Copa Libertadores. E dando sequência à série do Futebol e Samba que conta a história dos brasileiros na maior competição continental, é a vez dos estreantes desta quarta-feira de cinzas. O Galo já encara uma pedreira: recebe no caldeirão do Independência o São Paulo, que passou sem sustos pelo inoperante Bolívar na fase preliminar. O Flu mede forças com o venezuelano Caracas, fora de casa.

Libertadores, um trauma atleticano

O time do Galo de 1972: melhor participação da história

A história do Atlético na Libertadores começou 41 anos atrás, quando o clube mineiro chegou à edição de 1972 por ter sido o campeão brasileiro de 1971. Curiosamente naquela oportunidade o São Paulo também foi adversário ainda na primeira fase. Os paulistas, aliás cruzaram com o Galo também sem sua segunda participação em 1978. Em sua primeira participação o clube não passou da primeira fase.

A segunda vez do Galo na Libertadores (1978) é até hoje a melhor da história do Atlético na competição. Disputou o triangular semi-final com os argentinos Boca e River e terminou na quinta posição. Entretanto foi a Libertadores de 1981 que jamais saiu da cabeça dos torcedores alvi-negros. O Galo acabou caindo na primeira fase depois de três jogos polêmicos com o Flamengo. As equipes empataram os dois compromissos na Fase de Grupos e em um jogo desempate rodeado de confusões e que não terminou, o Fla foi declarado vencedor depois de muita briga nos bastidores. Os atleticanos não engolem a eliminação até hoje. 

A última vez do Atlético na Libertadores foi há 13 anos: em 2000 chegou até a fase de quartas de final. Acabou eliminado pelo Corinthians, o mesmo algoz que ganhou do Atlético a finalíssima do Brasileirão em 1999. Esta é, portanto, a quinta vez do Atlético Mineiro na Copa Libertadores.

Fluzão quase lá...

Em 2008 o Flu perdeu a final de forma traumática
O torcedor tricolor sofre com as piadas dos rivais, que alegam que o clube não tem um título internacional de expressão. Polêmicas à parte, o fato é que de uns anos pra cá é que o tricolor tem frequentado a principal competição continental das Américas. O clube foi vice-campeão em 2008 depois de uma histórica campanha (deixou pelo caminho os gigantes São Paulo e Boca Juniors-ARG) mas acabou perdendo o título em pleno Maracanã para a LDU-EQU, nos pênaltis.

Até 2008 a história tricolor na Libertadores, entretanto, se resumia a duas pífias participações. Em 1971 o Flu chegou por ter sido campeão brasileiro no ano anterior e acbou caindo ainda na primeira fase. A frustração se repetiu em 1985, quando o clube ficou sem conseguir vencer um único jogo. O Fluminense chegou também a disputar a Libertadores em 2011 (caiu nas oitavas) e em 2012 (caiu nas quartas). É a primeira vez na história do clube que se disputará a Libertadores pelo terceiro ano seguido, totalizando a quinta participação.

Nenhum comentário: