terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dunga é coerente!

Não sou nenhum entusiasta de Dunga como treinador, assim como nunca fui do mesmo como jogador. Mas é inegável concordar. O treinador da seleção é extremamente coerente em suas convocações e dificilmente vai haver uma grande mudança no nome dos convocados para o Mundial da África do Sul, em junho.

A lista divulgada hoje para o amistoso contra a Irlanda, em 2 de março, tem muito poucas surpresas e uma ausência, a de Ronaldinho. Há pouco tempo escrevi aqui mesmo no blog que o clamor pela volta do craque era exagerado e antecipado e que isso poderia afetá-lo, como de fato aconteceu. Desde o jogo contra a Inter, pelo Italiano, que Ronaldinho voltou a se omitir nas partidas. Portanto não merecia estar na lista de hoje.

Dunga manteve seu setor defensivo quase que intacto em relação à última lista de 2009. Manteve Júlio César incontestável no gol. Não entendi a volta de Doni, em detrimento de Vítor, do Grêmio, que é muito mais goleiro e vem jogando muito mais. Mas como são 3 goleiros na Copa, acredito que ele irá à África. Os laterais Maicon e Daniel Alves também são unânimes, mas a ala esquerda segue sendo testada. Os "cobaias" da vez são Michel Bastos, do Lyon e Gilberto, do Cruzeiro, talvez a grande novidade da lista. É bom lembrar que o jogador vem atuando no meio pelo Cruzeiro, mas quando entrou, em 2006, deu conta do recado. Vamos aguardar! A zaga também está fechada para a Copa: Juan, Lúcio, Luisão e Thiago Silva vão à África, salvo se alguém se lesionar.

Dunga, técnico da seleção. Não podem reclamar de falta de coerência!

No meio campo, Dunga ainda tem algumas dúvidas. E eu questiono muito esta formação escolhida pelo técnico, apesar de achar coerente com o que ele, Dunga, pensa!. Não dá para engolir 07 jogadores, de um total de 08 convocados para o setor, com características mais defensivas que ofensivas. O certo seriam 04 para cada lado. Gilberto Silva e Josué já não demonstram merecimento com atuações convincentes há um bom tempo. Felipe Mello, apesar das boas atuações na seleção, foi eleito o pior jogador jogador do Italiano ano passado. Ramires e Kleberson pelo menos tem qualidade no toque de bola e são habilidosos. Júlio Batista parece o mesmo caso de Josué e Gilberto Silva. Joga com o nome! Kaká é o grande craque da seleção, apesar da lesão no púbis. Por isso tendo a concordar com quem deseja a volta de Ronaldinho, apesar de achar que ele não atua bem há um longo período. Mas mesmo mal ele é muito melhor que Júlio Batista e Elano, outra teimosia de Dunga que eu realmente não consigo entender.

O ataque, na minha visão, tem nomes incontestáveis também. Não dá para sair dos nomes de Robinho, Adriano, Luís Fabiano e Nilmar. Como Dunga é muito coerente e os nomes escolhidos vêm cumprindo com o papel que deles se espera, estes serão os atacantes do Brasil na Copa. Os entusiastas de Ronaldo que se conformem. O gordo não jogará o Mundial da África do Sul. E o culpado é exclusivamente ele. Desde 2006 nunca fez uma atuação sequer que o fizesse merecedor de uma convocação. Parem de lutar contra os fatos!

A conhecida coerência de Dunga me faz concluir que uma vaga no gol, duas na lateral-esquerda e uma no meio-campo, são as únicas que restam para definir o time que enfrentará a Coréia do Norte, em 15 de junho de 2010, pela estreia na Copa do Mundo da África do Sul.

Nenhum comentário: