sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Procurando Pêlo em Ovo

Na cultura popular quando se diz que alguém está procrando pêlo em ovo é porque esta pessoa está criando problemas onde não existe, afinal pêlo em ovo é uma coisa que não existe. São os neuróticos e adeptos das teorias de conspiração, que preferem criar justificativas a reconhecer um erro ou uma derrota.

É o que setores da mídia esportiva estão fazendo agora para justificar a derrota do Flamengo diante do Botafogo, pela semifinal da Taça GB. O Botafogo venceu por 2x1, com um gol de Caio aos 38 minutos do segundo tempo, quendo o Flamengo dominava inteiramente o jogo. O Rubro-negro não teve competência nas finalizações e o Botafogo teve. E por isso, venceu. É tão simples como deduzir que pêlo em ovo não existe.

Mas como algumas pessoas têm que criar justificativas esdrúxulas, a culpa é do carnaval. Porque se os jogadores do Flamengo não tivessem caído na folia na Sapucaí, o Botafogo não teria vencido. Se Adriano tivesse ido treinar no sábado, certamente teria feito 5 gols na partida. Se Vágner Love não tivesse enchido a cara no camarote da Brahma, com certeza não teria perdido o caminhão de gols que perdeu no jogo. Ora, me poupem!

Porquê não valorizar que Joel armou um verdadeiro ferrolho defensivo e ganhou o jogo nos contra-ataques? Sim, porque o Bota chutou duas vezes no gol e fez dois gols. Aproveitamento de 100%! Isso deveria ser mais exaltado do que a velha e idiota lorota de que na Gávea existem regalias para uns e para outros não. De fato o Flamengo é um clube mais liberal do que devia, reconheço. Mas daí creditar a isso uma derrota vai uma longa distância. Lembro-me da revelião de jogadores do Corinthians, na década de 80, contra a concentração, que ficou conhecida como democracia corinthiana.

Concentração nunca ganhou jogo. Que o diga Romário. O fato de jogadores irem curtir o carnaval não configura falta de foco na partida, porque ao que me consta não faltou empenho a qualquer jogador do Fla em campo. E quem precisa de foco, com todo o respeito, é máquina filmadora. Jogador tem que jogar. Só que às vezes as coisas não dão certo. Isso acontece em qualquer esfera de atividade profissional.

O Flamengo deve pensar agora em sua estreia pela Libertadores, na próxima quarta, 24/02. E deixem os caçadores de pêlo em ovo criando teorias esdrúxulas para as derrotas que ainda virão, até porque é esporte. Se ganha e se perde. É normal.

Nenhum comentário: